TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Cesardpf
Júnior
Júnior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24736 Mensagem por Cesardpf » Seg Dez 07, 2009 2:01 pm

Franz Luiz escreveu:Porquê prefiro o Rafale:

- Plataforma mais moderna das duas que existem. O F-18 é uma caça excelente
e daria grande poder para a FAB. Mas já recebeu botox demais.
O Rafale aparentemente (não tenho dados técnicos nem sou da área) aparenta um
menor RCS, característica de caças de 5a. Geração. Sei que ele não é de 5a. mas para mim é
o que mais se aproxima. Como não acredito que teremos um caça de 5a. tão cedo, prefiro
um que se aproxime disto e permita um seguro programa de roadmap para os próximos
30 anos. Para mim este caça é o Rafale.
O Gripen nos dará, após muito tempo e após muito gasto, o que o Rafale e o F-18 já fazem,
com o defeito de ainda ser um caça mais leve.
A França dependerá mais do Rafale e precisará pensar muito bem em mantê-lo moderno por mais tempo
do que os USA precisarão de seus F-18 com o F-35 entrando.
Poderemos nos aliar ao fabricante e conseguir mais do Rafale por mais tempo do que com o outro.
Também penso que chegou a hora de termos um caça mais pesado e capaz (uma espécie
de lavada de alma depois daquela recusa do F-4E nos anos 70).
Se bem planejada sua introdução e operacionalização do Rafale na FAB, poderemos já pensar em
uma segunda versão BR, no seu MLU, que o torne mais furtivo e nacionalizado em seus
componentes eletrônicos. Com tudo que estamos pedindo no FX-2 acho que teremos conhecimento
suficiente do aparelho e seus sistemas para fazê-lo por aqui. Depende de nós.
Se os franceses participarem então, melhor.
Penso que a plataforma RAFALE nos ofertará em 2025/20030 um caça ainda moderno e com mais chances de
sucesso neste MLU do que o F-18.
E ainda que o Rafale se apresenta como um bi-motor bem enxuto dentro de sua categoria, que permite que
opere em nosso PA atual ou que não obrigue que o próximo necessite ser um gigante.

Enfim, divagações de um simples entusiasta, não do Rafale, mas de nossa aviação.
Não de um apaixonado por um país ou com fobia pelo outro.
Apenas tentando ser lógico.
Comecei com o SU-35 e depois da Short-list entreguei meu coração ao Rafale.
Mas confesso que hoje não retornaria ao caça russo. Vejo a plataforma Rafale como um moderno
combatente que cabe melhor em nossas pretensões. Basta que acertem o preço e o custo do CLS
por no mínimo 15 anos, até o MLU.

Um abraço

Franz Luiz

:mrgreen: :mrgreen: X1.000.000 :mrgreen: :mrgreen:
ABRAÇO
Paulo

PRick

#24737 Mensagem por PRick » Seg Dez 07, 2009 2:03 pm

Juliano_ssa escreveu:Rápidas

Prosseguiram nesta semana as conversas sobre a proposta da Dassault para venda de caças Rafale ao Brasil. Nas reuniões entre oficiais da FAB e técnicos franceses discutiram-se os detalhes finais do negócio.

fonte. NOTIMP: 341/2009 de 07/12/2009
Creio que esse deve ser o motivo da demora no FX-2, não se quer anunciar um vencedor, mas partir logo para a assinatura do contrato direto.

[]´s

gaitero
Sênior
Sênior

#24738 Mensagem por gaitero » Seg Dez 07, 2009 3:07 pm

Santiago escreveu:Revista IstoÉ dessa semana....
Rápidas

Prosseguiram nesta semana as conversas sobre a proposta da Dassault para venda de caças Rafale ao Brasil. Nas reuniões entre oficiais da FAB e técnicos franceses discutiram-se os detalhes finais do negócio.
A data certa esta chegando..

Só espero que tudo se resolva..

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#24739 Mensagem por gaitero » Seg Dez 07, 2009 3:10 pm

Paulo Pantanal escreveu:DECISÃO DO FX2..............SERÁ QUE ESTE FATO PODE INFLUENCIAR?????
O governo norte-americano pode cair fora da disputa pela venda de caças de última geração ao Brasil. E não é porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, andam se estranhando por causa de Honduras. O motivo é outro. O Exército brasileiro entrou em negociações com a Rússia para adquirir o sistema antiaéreo Tor-M2E, desenvolvido principalmente para abater o caça F/A 18 Super Hornet, aquele que a Boeing pretende vender ao Brasil. Como o Ministério da Defesa, no programa FX-2 da aeronáutica, exige a transferência de tecnologia dos aviões de caça para adquiri-los, isso permitiria ao Brasil desenvolver taticamente ainda mais o sistema antiaéreo russo.

A grande preocupação estratégica do Exército não é com os vizinhos rebeldes — Paraguai e Bolívia —, muito menos com os aliados mais robustos e histriônicos, como a Argentina e a Venezuela. É com o pacto militar da Colômbia com os Estados Unidos, embora nossos generais não passem recibo disso. Ocorre que os norte-americanos são mais zelosos com segredos militares e relutam em ceder os códigos-fonte dos sistemas de ataque dos seus aviões de caça. Por causa disso, das duas uma: ou cairão fora do programa FX-2, ou simplesmente farão exigências inaceitáveis ao governo brasileiro. Ganham, com isso, os aviões concorrentes: o caça sueco Gripen NG, da Saab , e o francês Rafale, da Dassault.

FONTE: Correio Braziliense, via Notimp
Isto é uma piada, já debatemos sobre o tema aqui...

Não faz o menor sentido... E partiu de uma fonte meio ''problematica'', para não dizer outra coisa...

Fernando.Augusto
Novato
Novato

#24740 Mensagem por Fernando.Augusto » Seg Dez 07, 2009 4:05 pm

Olá pessoal, como vão?
Primeiramente, quero deixar claro que sou o cumulo do leigo, e entendo muito pouco do assunto, apesar de ter bastante interesse.
Uma dúvida que tenho é:

O Brasil compra um número X de aeronaves, para conseguir sua tecnologia para fabrica-los aqui após um tempo?
É essa a intenção desse projeto?

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#24741 Mensagem por Penguin » Seg Dez 07, 2009 4:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Aí é que você se engana meu caro amigo azul escuro com estrelinhas. :lol:
Dependendo do que se veja no horizonte pós escolha, o melhor é cancelar tudo mesmo, com o mesmo discurso de preço, de custos na casa dos bilhões e etc.
Evitaria-se prejuízos enormes depois da esquina, e o mundo não acabaria sem um FX esse ano. Quem esperou 60 anos pode esperar um pouco mais, se é que me entendes. 8-]
Entendi....ou Rafale ou nada. Hummm.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#24742 Mensagem por Penguin » Seg Dez 07, 2009 4:50 pm

Cotidiano -Transferência tecnológica

http://charges.uol.com.br/2009/09/15/co ... odo=baloes

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#24743 Mensagem por BrasileiroBR » Seg Dez 07, 2009 5:15 pm

não sei se ja foi colocado antes... mas..

HOTSITE do Correio Braziliense sobre a disputa do FX2, com muitas informações técnicas...

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... ASIL.shtml

Bender

#24744 Mensagem por Bender » Seg Dez 07, 2009 6:49 pm

PRick escreveu:
Juliano_ssa escreveu:Rápidas

fonte. NOTIMP: 341/2009 de 07/12/2009
Creio que esse deve ser o motivo da demora no FX-2, não se quer anunciar um vencedor, mas partir logo para a assinatura do contrato direto.

[]´s
Eu acredito que seja um "dos" :wink: para que fique tudo explicadinho nos miiiiniiiimos detalhes.

Sds.
:wink: :wink:

Paulo Pantanal
Júnior
Júnior

#24745 Mensagem por Paulo Pantanal » Seg Dez 07, 2009 6:55 pm

:cry: será que este anuncio será o presente de natal para os brasileiros. [000]
...pois já está muito atrasado.
Pesquisei em vários sites de forças armadas, mas não encontrei nada, alguém poderia me responder qual seria o número aproximado de caças para proteger o nosso brasil.. Ficarei grato..Pois nossos aviões são poucos e estão em fase de modernização, além do mais são muito antigo.
O BRASIL ACIMA DE TUDO...

DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Bender

#24746 Mensagem por Bender » Seg Dez 07, 2009 6:57 pm

Fernando.Augusto escreveu:Olá pessoal, como vão?
Primeiramente, quero deixar claro que sou o cumulo do leigo, e entendo muito pouco do assunto, apesar de ter bastante interesse.
Uma dúvida que tenho é:

O Brasil compra um número X de aeronaves, para conseguir sua tecnologia para fabrica-los aqui após um tempo?
Olá,o Brasil compra, de quem quer " vender ",a tecnologia que lhe interessa,junto com o pacote das aeronaves.

Fabricá-los aqui? Ai depende da nossa competência e se o que " compramos " e o acordo que assinarmos visando esse objetivo é abrangente e suficiente para essa empreitada,e se vamos ter fôlego$ e futuros governos interessados e com esse propósito.

São muitos " SEs " .

O futuro dirá.

Sds

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#24747 Mensagem por GDA_Fear » Seg Dez 07, 2009 7:02 pm

Santiago escreveu:Cotidiano -Transferência tecnológica

http://charges.uol.com.br/2009/09/15/co ... odo=baloes
kkkkk muito boa. :lol: :lol: :lol: :lol: [003] [003] [003] [003]

Bender

#24748 Mensagem por Bender » Seg Dez 07, 2009 7:44 pm

Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Aí é que você se engana meu caro amigo azul escuro com estrelinhas. :lol:
Dependendo do que se veja no horizonte pós escolha, o melhor é cancelar tudo mesmo, com o mesmo discurso de preço, de custos na casa dos bilhões e etc.
Evitaria-se prejuízos enormes depois da esquina, e o mundo não acabaria sem um FX esse ano. Quem esperou 60 anos pode esperar um pouco mais, se é que me entendes. 8-]
Entendi....ou Rafale ou nada. Hummm.
Após a desclassificação dos Russos,e com as declarações e movimentações que foram sendo feitas,na sequência,começou a se formar na minha mente justamente essa idéia.

E por mais que isso incomode a alguns,ou seja,a escolha política por excelência desde aquela época, é no que acredito.

E eu sou uma das pessoas que acredita na idéia,que a escolha desde o inicio não foi feita tendo em mente os equipamentos,e sim tendo em mente países,que proporcionassem independência dos EUA na questão dos caças.

Acredito por isso,que nem F18 e muito menos o Gripen são segundas opções,são somente os candidatos que dão credibilidade democrática ao processo de escolha,pode parecer incrível para alguns e absurdo para outros,mas a segunda opção na minha visão sempre foram os Russos,que nem sequer se encontram na disputa final dessa escolha.

A exclusão dos Russos do processo,poupou o Rafale do embate mais duro no campo do Hardware e no campo do PREÇO,que estaria causando nesse momento estragos inimagináveis nas intenções governamentais,incluive empurrados por uma legião de fanáticos de perder a vista no Brasil inteiro,coisa que nenhum dos outros candidatos consegue fazer,por mais que se configure uma diferença marginal,mas essa exclusão também poupou os russos.

Penso que o escolhido já é o Rafale desde a desclassificação Russa,e deverá ser o caça da FAB se tudo correr da forma e com as condições que o GF busca desde o inicio.

Mas se isso não ocorresse,o outro candidato do GF,estaria preservado dos embates e desgastes desnecessários da disputa,tanto na midia como em relação aos dois governos,sem recentimentos e sem acusações que pudessem impedir uma nova negociação saudavel e respeitosa.

E tem o melhor PREÇO,sem dúvida,se esse argumento chegasse a um ponto insustentável.

Sds.

gaitero
Sênior
Sênior

#24749 Mensagem por gaitero » Seg Dez 07, 2009 8:00 pm

Fernando.Augusto escreveu:Olá pessoal, como vão?
Uma dúvida que tenho é:

O Brasil compra um número X de aeronaves, para conseguir sua tecnologia para fabricá-los aqui após um tempo?
Bom dia Fernando... Fique a vontade para perguntar, este é o objetivo MORE deste fórum.

O Objetivo era este, mas o resultado foi diferente. Foi melhor eu diria...

Bom. Eu vou ter que separar cada caça e suas propostas.

No caso do Gripen, TODOS os 36 caças oferecidos neste lote inicial seriam fabricados localmente, e cerca de 40% de todas as peças seriam produzidas no Brasil. O maior problema deste, é que ele ainda é um projeto, ou seja, pode haver atrasos no cronograma, o que comprometeria a defesa do Brasil e o caça poderia vir a apresentar alguns problemas iniciais, o que é normal. Cabendo ao Brasil resolve-los, claro, com a participação ativa da SAAB.

No caso do Rafale. Os 6 primeiros caças seriam fabricados na França. E os outros 30 seriam fabricados na França, mas montados no Brasil. Sendo que a cada caça o índice de equipamentos fabricados no Brasil aumentaria, até chegar a aproximadamente 40%, no ultimo caça.

No caso do F/A-18. Os 6 primeiros caças seriam fabricados nos EUA. E os outros 30 seriam Fabricados nos EUA, mas a montagem final seria feita no Brasil. Além da fabricação de algumas partes da fuselagem. Estes seriam fabricados para o Brasil e para os EUA.

Segundo a FAB, o objetivo é chegar em 2020, com cerca de 90 caças, sendo que os demais terão tecnologias e modificações, especificadas e desenvolvidas pela FAB e pelas indústrias nacionais.
Paulo Pantanal escreveu::cry: será que este anuncio será o presente de natal para os brasileiros. [000]
...pois já está muito atrasado.
Pesquisei em vários sites de forças armadas, mas não encontrei nada, alguém poderia me responder qual seria o número aproximado de caças para proteger o nosso brasil.. Ficarei grato..Pois nossos aviões são poucos e estão em fase de modernização, além do mais são muito antigo.
O BRASIL ACIMA DE TUDO...
Não ha atraso. O problema é que este tema é muito delicado e é preciso ajustar a proposta, para beneficiar o Brasil e a FAB.

O Numero ideal, segundo a FAB. É de 120 caças, localizados em 5 bases aéreas. 24 em cada base e uma base em cada região do Brasil ( sul - sudeste - centro oeste - norte - nordeste ).

Hoje temos cerca de 50 AM-X, 56 F-5 e 12 Mirage-2000. Sendo que os F-5 devem concluir sua modernização até o fim de 2010, já para os AM-X, 44 devem iniciar o MLU, ou modernização, nos próximos anos.

Penguin
Sênior
Sênior

#24750 Mensagem por Penguin » Seg Dez 07, 2009 8:16 pm

Bender escreveu:
Santiago escreveu: Entendi....ou Rafale ou nada. Hummm.
Após a desclassificação dos Russos,e com as declarações e movimentações que foram sendo feitas,na sequência,começou a se formar na minha mente justamente essa idéia.

E por mais que isso incomode a alguns,ou seja,a escolha política por excelência desde aquela época, é no que acredito.

E eu sou uma das pessoas que acredita na idéia,que a escolha desde o inicio não foi feita tendo em mente os equipamentos,e sim tendo em mente países,que proporcionassem independência dos EUA na questão dos caças.

Acredito por isso,que nem F18 e muito menos o Gripen são segundas opções,são somente os candidatos que dão credibilidade democrática ao processo de escolha,pode parecer incrível para alguns e absurdo para outros,mas a segunda opção na minha visão sempre foram os Russos,que nem sequer se encontram na disputa final dessa escolha.

A exclusão dos Russos do processo,poupou o Rafale do embate mais duro no campo do Hardware e no campo do PREÇO,que estaria causando nesse momento estragos inimagináveis nas intenções governamentais,incluive empurrados por uma legião de fanáticos de perder a vista no Brasil inteiro,coisa que nenhum dos outros candidatos consegue fazer,por mais que se configure uma diferença marginal,mas essa exclusão também poupou os russos.

Penso que o escolhido já é o Rafale desde a desclassificação Russa,e deverá ser o caça da FAB se tudo correr da forma e com as condições que o GF busca desde o inicio.

Mas se isso não ocorresse,o outro candidato do GF,estaria preservado dos embates e desgastes desnecessários da disputa,tanto na midia como em relação aos dois governos,sem recentimentos e sem acusações que pudessem impedir uma nova negociação saudavel e respeitosa.

E tem o melhor PREÇO,sem dúvida,se esse argumento chegasse a um ponto insustentável.

Sds.
Prezado Bender,

Não faz sentido querer se livrar dos EUA e colocar 2 opções em 3 ligadas aos EUA.

Seria muito mais fácil ter eliminado essas opções antes do short list. Evitaria ter que enfrentar a pressão do poder econômico e político dos EUA.
O processo desde o início teria sido uma farsa? Por que haveria uma obsessão em comprar dos franceses se as negociações (e avaliações) ainda nem haviam começado?

[]s

Carlo M. Cipolla
Responder