Franz Luiz escreveu:Porquê prefiro o Rafale:
- Plataforma mais moderna das duas que existem. O F-18 é uma caça excelente
e daria grande poder para a FAB. Mas já recebeu botox demais.
O Rafale aparentemente (não tenho dados técnicos nem sou da área) aparenta um
menor RCS, característica de caças de 5a. Geração. Sei que ele não é de 5a. mas para mim é
o que mais se aproxima. Como não acredito que teremos um caça de 5a. tão cedo, prefiro
um que se aproxime disto e permita um seguro programa de roadmap para os próximos
30 anos. Para mim este caça é o Rafale.
O Gripen nos dará, após muito tempo e após muito gasto, o que o Rafale e o F-18 já fazem,
com o defeito de ainda ser um caça mais leve.
A França dependerá mais do Rafale e precisará pensar muito bem em mantê-lo moderno por mais tempo
do que os USA precisarão de seus F-18 com o F-35 entrando.
Poderemos nos aliar ao fabricante e conseguir mais do Rafale por mais tempo do que com o outro.
Também penso que chegou a hora de termos um caça mais pesado e capaz (uma espécie
de lavada de alma depois daquela recusa do F-4E nos anos 70).
Se bem planejada sua introdução e operacionalização do Rafale na FAB, poderemos já pensar em
uma segunda versão BR, no seu MLU, que o torne mais furtivo e nacionalizado em seus
componentes eletrônicos. Com tudo que estamos pedindo no FX-2 acho que teremos conhecimento
suficiente do aparelho e seus sistemas para fazê-lo por aqui. Depende de nós.
Se os franceses participarem então, melhor.
Penso que a plataforma RAFALE nos ofertará em 2025/20030 um caça ainda moderno e com mais chances de
sucesso neste MLU do que o F-18.
E ainda que o Rafale se apresenta como um bi-motor bem enxuto dentro de sua categoria, que permite que
opere em nosso PA atual ou que não obrigue que o próximo necessite ser um gigante.
Enfim, divagações de um simples entusiasta, não do Rafale, mas de nossa aviação.
Não de um apaixonado por um país ou com fobia pelo outro.
Apenas tentando ser lógico.
Comecei com o SU-35 e depois da Short-list entreguei meu coração ao Rafale.
Mas confesso que hoje não retornaria ao caça russo. Vejo a plataforma Rafale como um moderno
combatente que cabe melhor em nossas pretensões. Basta que acertem o preço e o custo do CLS
por no mínimo 15 anos, até o MLU.
Um abraço
Franz Luiz
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
ABRAÇO
Paulo