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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#2461 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jun 10, 2007 11:30 am

alcmartin escreveu:
Alcantara escreveu:
alcmartin escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
F-15 é um caça nunca batido! É um aparelho que está muito à frente!!!

Não é bem o que o pessoal da USAF acha, não, Cabeça de martelo...


Hummm... seria bom você incluir nessa sua análise o fato desses "combates" servirem muito bem a "causa" norte-americana... veja que "alardear a superioridade inimiga" é um ótimo atalho para verbas e novos brinquedos (mesmo que a superioridade não seja tão grande ou até mesmo, não exista). :wink:
Abraços!!! :lol:


Não é minha análise, Alcantara. É a de um Gen. da USAF, que fico te devendo o nome e o artigo, porque não estou em casa. E concordo com ele, pois seu argumento é simples: época, objetivo p/o qual foi criado. E cada um desses foi projetado pensando no oponente.
O F15 foi o rei, em sua época. O SU27/30 veio depois. Como o F22 veio depois e é melhor que ambos...
É a evolução natural...e é claro que querem pedir verba c/isso, mas não desmerece o argumento.

abS!


Este material é muito especulativo, foi feito há um bom tempo atrás, quando USAF e USN buscavam apoios em seus programas de aquisição de F-22 e F-35 respectivamente.

Claro que um Su-30MKI, que é o top de linha da família, é superior a F-15s adquiridos há décadas, mas este quadro pode mudar com as versões básicas de Su-30MK e as últimas versões de F-15s equipadas com radares AESA, podemos ter um bom equilibrio entre ambos os vetores...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#2462 Mensagem por alcmartin » Dom Jun 10, 2007 11:54 am

Plinio Jr escreveu:
alcmartin escreveu:
Alcantara escreveu:
alcmartin escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
F-15 é um caça nunca batido! É um aparelho que está muito à frente!!!

Não é bem o que o pessoal da USAF acha, não, Cabeça de martelo...


Hummm... seria bom você incluir nessa sua análise o fato desses "combates" servirem muito bem a "causa" norte-americana... veja que "alardear a superioridade inimiga" é um ótimo atalho para verbas e novos brinquedos (mesmo que a superioridade não seja tão grande ou até mesmo, não exista). :wink:
Abraços!!! :lol:


Não é minha análise, Alcantara. É a de um Gen. da USAF, que fico te devendo o nome e o artigo, porque não estou em casa. E concordo com ele, pois seu argumento é simples: época, objetivo p/o qual foi criado. E cada um desses foi projetado pensando no oponente.
O F15 foi o rei, em sua época. O SU27/30 veio depois. Como o F22 veio depois e é melhor que ambos...
É a evolução natural...e é claro que querem pedir verba c/isso, mas não desmerece o argumento.

abS!


Este material é muito especulativo, foi feito há um bom tempo atrás, quando USAF e USN buscavam apoios em seus programas de aquisição de F-22 e F-35 respectivamente.

Claro que um Su-30MKI, que é o top de linha da família, é superior a F-15s adquiridos há décadas, mas este quadro pode mudar com as versões básicas de Su-30MK e as últimas versões de F-15s equipadas com radares AESA, podemos ter um bom equilibrio entre ambos os vetores...


Não, Plinio, eu não me referi a aquela reportagem que postei e sim ao processo que ela desencadeou. Primeiro foi a simulação da USAF, depois as manobras c/a India e os comentarios. Que culminaram na declaração do tal Gen. Nessa reportagem (e que novamente me desculpo por não postar, por estar salva no meu micro de casa), o Gen. defende verbas sim, p/o F22, mas alegando que superioridade em equipamento não é uma dádiva divina dada aos americanos...e a essa resistencia do pessoal em aceitar isso...
Aconteceu na IGm, na IIGM, na Coréia, no Vietnã...por que não há alguns anos atrás? Note que cito passado, porque o F22 JÁ mudou isso.

Visto que o problema(p/eles, não nosso) de recuperar a superioridade americana é passado, volto ao meu ponto(que deu inicio a questao), que é de equilibrar a FAB c/o possivel oponente. Concordo c/o equilibrio das ultimas versões do Eagle, mas fica a pergunta: vão nos vender?

Daí a minha preocupação em ter pelo menos, as táticas desenvolvidas por eles p/contrabalançar o jogo...

Abs!




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Plinio Jr
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#2463 Mensagem por Plinio Jr » Dom Jun 10, 2007 12:07 pm

alcmartin escreveu:
Não, Plinio, eu não me referi a aquela reportagem que postei e sim ao processo que ela desencadeou. Primeiro foi a simulação da USAF, depois as manobras c/a India e os comentarios. Que culminaram na declaração do tal Gen. Nessa reportagem (e que novamente me desculpo por não postar, por estar salva no meu micro de casa), o Gen. defende verbas sim, p/o F22, mas alegando que superioridade em equipamento não é uma dádiva divina dada aos americanos...e a essa resistencia do pessoal em aceitar isso...
Aconteceu na IGm, na IIGM, na Coréia, no Vietnã...por que não há alguns anos atrás? Note que cito passado, porque o F22 JÁ mudou isso.

Visto que o problema(p/eles, não nosso) de recuperar a superioridade americana é passado, volto ao meu ponto(que deu inicio a questao), que é de equilibrar a FAB c/o possivel oponente. Concordo c/o equilibrio das ultimas versões do Eagle, mas fica a pergunta: vão nos vender?

Daí a minha preocupação em ter pelo menos, as táticas desenvolvidas por eles p/contrabalançar o jogo...

Abs!


Eu sei, tbm vale ressaltar que os exercícios com os hindus foram extremamente favoráveis aos mesmos, parece-me que tudo foi uma bela jogada para o programa F-22 seguisse adiante e pelo visto deu certo...

Vou ser sincero, não vejo com bons olhos aquisição de F-15s, em qualquer versão, é uma aeronave que admiro muito e tem um belo histórico, mas temos outros bons vetores do mesmo nível e tão capazes e com mais futuro com os velhos Eagles....




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#2464 Mensagem por alcmartin » Dom Jun 10, 2007 12:22 pm

Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!




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#2465 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 10, 2007 2:42 pm

alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço




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Booz
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#2466 Mensagem por Booz » Dom Jun 10, 2007 3:11 pm

Bem, não sou um expert 9aliás, mto longe disto), sou apenas um interessado pelo tema segurança/estratégia - como um todo. Por isto, peço a complascência em reberem algumas dúvidas minhas como seguem:

1) Qual a relação custo operacinal do Eagle com outros caças do mesmo porte, tipo o Flanker?

2) Sabemos que NINGUÉM transfere total tecnologia, mas, também, sabemos que, de todos os países, aquele que menos transfere tecmologia militar é os EUA. Portanto, "noves fora" implicações políticas que todas às nossas ilações podem fazer, seria ÚTIL (do ponto de vista da benéfica interpolação da tecnologia na indústria nacional) adqüirimos o F-15?

3) Quais seriam as EXATAS razões para descartar caças russos?
Tecnologia ruim? Me custa crer. Afinal, os russos podem não ter o refinamento americano ou europeu, mas por muito tempo foram colossais oponentes do bloco ocidental - na verdade eles sozinhos. Sem dizer que com todo o rusticismo, e "parafusos anti-horário", colocaram em órbita uma estação espacial.

Penso que o F15 é um soberbo caça que, se vier, duvido venha com os equipamentos de última geração que foram-lhe implementado em sua última versão. Repito, um caça soberbo, um "senhor" honrado, mas que virá como uma caixa preta supersônica. Isto, sem citar os armamentos.
Um gap colossal, de uma performance maravilhosa, imanobrável (refriro-me às manipulações de códigos, armamentos etc).
Será que este caríssimo gap (quanto vai durar? Só D'us sabe) não acabará se tornando FX?




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amx2000
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#2467 Mensagem por amx2000 » Seg Jun 11, 2007 9:13 am

fonte: http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm





GILBERTO AMARAL
Operação Prata V

A Força Aérea Brasileira e a Força Aérea Argentina irão realizar, desta segunda a sexta-feira, na região sul do país, a Operação Prata V, que consiste no treinamento de pilotos e controladores da defesa aérea para combate ao tráfego ilícito de aeronaves na região fronteiriça. Segundo o brigadeiro-do-Ar Ricardo da Silva Servan, chefe do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, o exercício tem como finalidade estabelecer uma coordenação binacional efetiva de combate ao ilícito, por meio da criação de procedimentos aplicáveis às estruturas de defesa aérea existentes nos dois países.

Pega ou larga

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, foi direto ao cerne da questão, ao tratar com o descontentamento dos operadores de vôos, que querem desmilitarizar a área.

Em outras palavras, foi curto e grosso: quem não estiver satisfeito, que pegue o boné e pegue o primeiro vôo. O controle do espaço aéreo no Brasil continuará sob os cuidados dos militares da Aeronáutica.




Argentina e Brasil simulam guerra aérea

Brasileiros e argentinos promovem de hoje a sexta-feira uma guerra no céu. Durante a Operação Prata 5, as forças aéreas dos dois países participam da simulação de um combate entre aeronaves.

A missão treina pilotos e controladores da defesa aérea para combater o tráfego de aviões que transportam drogas, armas e contrabando na fronteira de Brasil e Argentina. A atividade é realizada a partir das bases aéreas de Santa Maria e da cidade argentina de Posadas, com o objetivo de abordar aviões suspeitos e, em último caso, abater os irregulares.

Serão usadas aeronaves-alvo que farão o papel do avião ilícito e cruzarão a fronteira entre os dois países. A Força Aérea Brasileira (FAB) utilizará aeronaves A-29 Super Tucano, que servirão de interceptadores.

Assim que os aviões forem detectados pelos radares, a FAB tomará providências, como fazer o primeiro contato para saber por que os aviões estão voando sem autorização. Cerca de 60 brasileiros participam da operação, que usará 20 aeronaves.

Ação conjunta resulta em maior eficácia

Conforme o major Gerônimo Jorge Vilela, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o trabalho conjunto entre Brasil e Argentina torna a passagem pela fronteira mais difícil:

- Antes interceptávamos um avião, mas não podíamos persegui-lo em céu argentino. A fuga era mais fácil.

A mesma operação é realizada pela FAB com países como Colômbia, Venezuela e Peru.




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#2468 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 11, 2007 11:13 am

juarez castro escreveu:
alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço


Pô, Juarez, me deixa sonhar, he,he! :D




WalterGaudério
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#2469 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jun 11, 2007 12:06 pm

juarez castro escreveu:
alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço


Olha virá algo grande e bom para a FAB lá dos EUA, é quase certeza. Mas tenho algumas dúvidas se virá F-15. Podem até ter sido ofertados, mas acho que a coisa está para, como já disse, o F-16 I soufa+F-16 A/B ICE.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
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#2470 Mensagem por orestespf » Seg Jun 11, 2007 12:42 pm

cicloneprojekt escreveu:
juarez castro escreveu:
alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço


Olha virá algo grande e bom para a FAB lá dos EUA, é quase certeza. Mas tenho algumas dúvidas se virá F-15. Podem até ter sido ofertados, mas acho que a coisa está para, como já disse, o F-16 I soufa+F-16 A/B ICE.

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O F-15 foi oferecido como uma opção bi-turbina, nada mais do que isso. Tem a vantagem de comunalidade de armamentos, mas é muito caro de operar e manter, além do mais, seriam usados mesmos. Estes sofreriam apenas uma "atualização", mas nada expressivo como radar AESA. Podem ser "compatibilizados" para armas nacionais, mas pára por aí.

A proposta americana está concentrada nos F-16 "adequados ao Brasil" e alguns usados.

Sds,
Orestes




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#2471 Mensagem por Morcego » Seg Jun 11, 2007 12:45 pm

orestespf escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
juarez castro escreveu:
alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço


Olha virá algo grande e bom para a FAB lá dos EUA, é quase certeza. Mas tenho algumas dúvidas se virá F-15. Podem até ter sido ofertados, mas acho que a coisa está para, como já disse, o F-16 I soufa+F-16 A/B ICE.

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X2

O F-15 foi oferecido como uma opção bi-turbina, nada mais do que isso. Tem a vantagem de comunalidade de armamentos, mas é muito caro de operar e manter, além do mais, seriam usados mesmos. Estes sofreriam apenas uma "atualização", mas nada expressivo como radar AESA. Podem ser "compatibilizados" para armas nacionais, mas pára por aí.

A proposta americana está concentrada nos F-16 "adequados ao Brasil" e alguns usados.

Sds,
Orestes


Talvez o SAITO esteja querendo manter a porta aberta, pq se alguma naba estourar, os americanos seriam os unicos que poderiam fornecer BI-TURBINA QUE PRESTE rapidinho.




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#2472 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 11, 2007 1:15 pm

orestespf escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
juarez castro escreveu:
alcmartin escreveu:Sem dúvida, é um belíssimo avião, excelente sistema de armas, mas em relação ao futuro...
Meu sonho era ver a FAB parar de ter esses gaps de 20,30 anos...e poder mudar meu avatar,he,he!!

Abs!


Alcmartin! Para isto acontecer deverá haver uma mudança radical na estrutura da força, se não não há alternativa.

Grande abraço


Olha virá algo grande e bom para a FAB lá dos EUA, é quase certeza. Mas tenho algumas dúvidas se virá F-15. Podem até ter sido ofertados, mas acho que a coisa está para, como já disse, o F-16 I soufa+F-16 A/B ICE.

sds

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X2

O F-15 foi oferecido como uma opção bi-turbina, nada mais do que isso. Tem a vantagem de comunalidade de armamentos, mas é muito caro de operar e manter, além do mais, seriam usados mesmos. Estes sofreriam apenas uma "atualização", mas nada expressivo como radar AESA. Podem ser "compatibilizados" para armas nacionais, mas pára por aí.

A proposta americana está concentrada nos F-16 "adequados ao Brasil" e alguns usados.

Sds,
Orestes


Bom, que sejam em boa quantidade então e c/bons buscapés inclusos. Ou adaptados p/isso.

abs!




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#2473 Mensagem por alcmartin » Seg Jun 11, 2007 1:36 pm

jp escreveu:Bem, não sou um expert 9aliás, mto longe disto), sou apenas um interessado pelo tema segurança/estratégia - como um todo. Por isto, peço a complascência em reberem algumas dúvidas minhas como seguem:

1) Qual a relação custo operacinal do Eagle com outros caças do mesmo porte, tipo o Flanker?

2) Sabemos que NINGUÉM transfere total tecnologia, mas, também, sabemos que, de todos os países, aquele que menos transfere tecmologia militar é os EUA. Portanto, "noves fora" implicações políticas que todas às nossas ilações podem fazer, seria ÚTIL (do ponto de vista da benéfica interpolação da tecnologia na indústria nacional) adqüirimos o F-15?

3) Quais seriam as EXATAS razões para descartar caças russos?
Tecnologia ruim? Me custa crer. Afinal, os russos podem não ter o refinamento americano ou europeu, mas por muito tempo foram colossais oponentes do bloco ocidental - na verdade eles sozinhos. Sem dizer que com todo o rusticismo, e "parafusos anti-horário", colocaram em órbita uma estação espacial.

Penso que o F15 é um soberbo caça que, se vier, duvido venha com os equipamentos de última geração que foram-lhe implementado em sua última versão. Repito, um caça soberbo, um "senhor" honrado, mas que virá como uma caixa preta supersônica. Isto, sem citar os armamentos.
Um gap colossal, de uma performance maravilhosa, imanobrável (refriro-me às manipulações de códigos, armamentos etc).
Será que este caríssimo gap (quanto vai durar? Só D'us sabe) não acabará se tornando FX?


Boa tarde, JP.
Não se desculpe...estamos todos aqui p/aprender.

Quanto a suas questões, são um pouco dificeis de responder diretamente...
Os custos operacionais das aeronaves são dados dificeis de se obter, salvo os fornecidos pelo fabricante, dentro de um pacote oferecido. A gente "chuta" algo aproximado, quando se tem o consumo horário do motor, mas ainda assim falta a manutenção, que poderia ser terceirizada, ou não. O consumo normalmente é 1/3 ou as vezes até a metade do valor total.
P/o fX1(+o Rafale) o Pepe declarou aqui que a documentação oferecida a FAB dizia em termos de custo, incluindo manutenção, coisa de US19000 p/o SU35, US16000 p/o Rafale e US9000 p/o Gripen.
Faltaria alguem dizer algo p/o F16 (e F15) e o Mig29(35).

Quanto as razões p/se adquirir os caças americanos(ou russos) em detrimento de outros, parece que o fator político é que tem pesado mais.
É claro que preço e condições de entrega influenciam, mais o geopolítico sempre fala mais alto.

Quanto as razões tecnicas p/ se desqualificar tanto o SUkhoi quanto o Gripen, por ex., desconsidere...há um ditado antigo na aviação que diz que é o piloto que se adapta a aeronave e não o contrário...
Há países que operam eq. provenientes de fontes ocidentais e russas/chinesas, como a Finlandia, a India, Paquistão...

Espero ter esclarecido mais que confundido,he,he! :D

abs!




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#2474 Mensagem por Booz » Seg Jun 11, 2007 2:15 pm

Alcmartins, obrigado pelo conteste e explanação. Elas dirimiram sim minhas dúvidas. Aliás, concretou a idéia que fazia de quão pesada deve estar sendo a pressão yanque para adqüirirmos um dos seus modelos de caça. Neste ponto específico a Rússia só pode estrilar e fazer pirraça com a compra de nossa carne (vide notícias veículadas semana passada com a ameaça russa em passar a comprar carne argentina, chilena, colombiana e paraguiá, por motivos "sanitários" - Paraguay?!).

Mas, aí ficam questões em aberto.
Logicamente evidencia-se o maior custo operacional de caças bi-turbina (Flankers, Eagle, Super Hornet), em relação aos Falcons e Gripen. Mas, esses últimos atenderiam os requisitos da FAB (como alcançe)? E a propalada versão de "sugador de detritos" dos Falcons (que seria gerado pela altura e posicionamento das entradas de ar de suas turbinas? Sendo nossas pistas situadas em áreas rústicas não seria um grande problema?

De qualquer modo, do jeito que está é que não pode continuar. Em breve, se nada for feito em direção ao reaparelhamento da FAB, bem como das outras forças, estaremos equipando nossos GDA com "asas-delta".

Valeu mais uma vez Martins, grato. por suas explicações.




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#2475 Mensagem por Dieneces » Seg Jun 11, 2007 4:06 pm

jp escreveu:Alcmartins, obrigado pelo conteste e explanação. Elas dirimiram sim minhas dúvidas. Aliás, concretou a idéia que fazia de quão pesada deve estar sendo a pressão yanque para adqüirirmos um dos seus modelos de caça. Neste ponto específico a Rússia só pode estrilar e fazer pirraça com a compra de nossa carne (vide notícias veículadas semana passada com a ameaça russa em passar a comprar carne argentina, chilena, colombiana e paraguiá, por motivos "sanitários" - Paraguay?!).

Mas, aí ficam questões em aberto.
Logicamente evidencia-se o maior custo operacional de caças bi-turbina (Flankers, Eagle, Super Hornet), em relação aos Falcons e Gripen. Mas, esses últimos atenderiam os requisitos da FAB (como alcançe)? E a propalada versão de "sugador de detritos" dos Falcons (que seria gerado pela altura e posicionamento das entradas de ar de suas turbinas? Sendo nossas pistas situadas em áreas rústicas não seria um grande problema?

De qualquer modo, do jeito que está é que não pode continuar. Em breve, se nada for feito em direção ao reaparelhamento da FAB, bem como das outras forças, estaremos equipando nossos GDA com "asas-delta".

Valeu mais uma vez Martins, grato. por suas explicações.
JP , me permita uma observação . Argentina , Chile , Colômbia , nenhum desses tem carne para exportar , ao menos em quantidade expressiva e com preço acessível que é o que os Russos compram . No Paraguay a condição sanitária é pior que a do Brasil. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
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