Carlos Lima escreveu:Olá Srs,
É bom deixar claro que toda essa transferência de tecnologia Americana veio atrelada a contratos bem gordos para que isso pudesse ocorrer. Além disso no caso da MD foi uma história muito doida que envolveu, Varig, Governo e salvar a Embraer da Pindaíba.
Com relação ao AM-X a história não foi muito bem assim, pois parte da tecnologia relativa à materiais compostos veio da Itália. E com relação ao F-5 ela veio atrelada a FAB comprar 80+ unidades do avião que era o plano inicial. Como só ficou com 41 foi repassada somente parte da tecnologia planejada (que incluia a montagem do avião no Brasil, mas estava condicionada a 80 unidades compradas).
Com relação aos russos, não é só o Su-30 que eles repassaram... mísseis balísticos como o Bhramos não existiriam sem os russos, além da produção do Mig-21/27 (um dos poucos países do mundo a contar com a mesma versão russa do Mig-27 - não confundir com o Mig-23 BN), além é claro do Mig-29, o novo PA indiano (e o que está em construção) além de diversos tipos de navios e agora o PAK deles, e helis, e etc etc etc etc etc.
As relações de transferência de tecnologia entre Índia e Rússia, são díficeis de ignorar.
Problemas? Claro que existiram... estamos falando da relação entre países... mas de um modo geral as coisas são muito boas.
[]s
CB_Lima
Bom Dia Lima !
Pelo visto a ToT americana, para você, vem sempre acompanhada de um "SENÃO" ... já a ToT russa é "difícil de ignorar" ... segundo suas palavras.
Pois bem, cite aí pra "nois" qual a ToT francesa que já tivemos na "hixtória desfe paísf" ? ... nem o esquilinho com contrato assinado e tudo, meu amigo ... mas, quem sabe o amigo tenha informações que eu não tenho e nos esclareça ...
Enquanto o amigo acredita que a ToT russa é "difícil de ignorar" eu já acredito que seja "dificil de COMPROVAR" ...
Afinal é relativamente simples
COMPROVAR que uma empresa foi de fato receptora de tecnologia através de seus desenvolvimentos "solo" ... assim, a Embraer DESENVOLVEU AT-29 de comprovada e internacionalmente reconhecida eficiência (sob medida para o Sivan), participou do AMX com forte aplicação e modificações para requisitos da FAB, desenvolveu toda a família de jatos regionais de médio porte (EMB), modificou estruturalmente tais plataformas para a criação do E-99 AEW&C, que inclusive venceu concorrência nos EEUUs e não levou (por cancelamento do programa), idealizou, desenvolveu e fabricou a família de E-Jets (Regionais de grande porte), se tornando a terceira maior empresa aeronautica do mundo, cujo conceito já está em sua segunda geração com um impressionante sucesso ... vale ressaltar que o sucesso desse empreendimento está sendo copiado no mundo todo, no Canadá, Russia, China, Japão, ... e finalmente o KC-390 desafiando no mercado nada mais nada menos do que a "lenda" ... o C-130 Hercules da lockheed ... quer mais ?
Isso é COMPROVAR recebimento de ToT ... agora por favor faça o mesmo com a Índia e a inestimável inegável e "difícil de ignorar" ToT russa ... por favor, diga-nos onde a HAL APLICOU toda a tecnologia russa ? ... se nem o tejas ...
UM LIFT não levanta voo ?
Não venha nos falar em Brahmos, pergunto, os indianos conseguem FABRICAR Brahmos? ... ou tem que trazer da russia os motores com combustíveis líquidos e sólidos que os russos dominam completamente desde a guerra fria e seus misseis intercontinentais ?
O amigo "joga fumaça" ao citar fabricação sob licença do Mig 21/27 (29 é novidade para mim), confundindo "montagem sob licença" com ToT ... cara ... apertar parafuso sob supervisão russa não é e nunca foi ToT ... montar "lego" não é desenvolver, fabricar e montar, não vou nem falar de PAK, nem o maior dos crentes, crê em participação indiana no PAK.
Finalmente, já pensou porque o Brasil não opta por fabricar "sob licença" ? ... vou responder, porque não agrega NADA (vide esquilo) somos o maior montador de mundo e não conseguimos fazer nem Helis de brinquedo nacionais ... além de não agregar absolutamente NADA, ainda é uma relação de subserviência, com acompanhamento de auditores estrangeiros para assegurar que nenhuma "caixa preta" devidamente lacrada, será aberta ... é uma relação de Sr. Feudal com apertador de parafaso ...
Parafraseando uma matéria na Suíça ... "Non Merci, Monsieur !".
Cordialmente
kirk