É, mas como ele usa o chassis comum da plataforma, não faz sentido esse preço insano que a BAE pede nele considerando que já há algumas centenas de CV90 em serviço pela Europa e todos os componentes eletrônicos e o canhão são componentes COTS, aliás, nada lá vai passar por desenvolvimento algum já que o projeto já existe, então também não há a justificativa de R&D inflando o valor final desse tanque leve.
UM MBT NACIONAL
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 793 vezes
Re: UM MBT NACIONAL
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6299 vezes
- Agradeceram: 6652 vezes
- Contato:
Que eu saiba nem mesmo o 105. Sobre o 120, venderam pelo menos o conceito para os polacos, que tentaram fazer aquela trapizonga pseudofuturista chamada PL-01. De qualquer modo, IFV com Pç pesada na torre vira MGS, isso até quem chama de MBT de "tanque" sabe.
PS.: já notei faz tempo que poucos leem posts mais longos que um tweet; em atenção a estes poucos, tipo o @gabriel219, deixei a parte mais dissertativa oculta, mas a aberta cabe, testei na minha conta lá.
Spoiler!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1954 vezes
- Agradeceram: 2477 vezes
O Leopard 2A4 tinha a mesma pressão sobre o solo que a 1A5. Mas as versões posteriores foram acrescentando peso, chegando a 11 toneladas a mais que a A4. É melhor mesmo a KMW buscar uma outra alternativa (desistindo do Leo2) para o projeto Nova Couraça.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Por quê? Se é essa moleza toda, só encomendar um Leo2 meio downgraded na blindagem, voltando pra umas 56t, pois mesmo a do A4 segurava 105, que é o que há e não vai mudar tão cedo na vizinhança.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- knigh7
- Sênior
Não é simples assim. Se fosse, a KMW nem tocaria no Puma.
Os requisitos apontam blindagem frontal com capacidade de resistir a munições APDS-T de 120mm disparadas a até 1.000 metros de distância. E blindagem (não apenas frontal) equivalente a 900mm de RHA.
Questão que fica: um carro de combate com as dimensões do Leo 2 é capaz de conciliar?
Qual é a "moleza toda"??
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
knigh7 escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 12:27 pm
Não é simples assim. Se fosse, a KMW nem tocaria no Puma.
Os requisitos apontam blindagem frontal com capacidade de resistir a munições APDS-T de 120mm disparadas a até 1.000 metros de distância. E blindagem (não apenas frontal) equivalente a 900mm de RHA.
Questão que fica: um carro de combate com as dimensões do Leo 2 é capaz de conciliar?
Qual é a "moleza toda"??
Puma é um IFV que, convertido em MBT (na verdade MGS), sai mais caro e oferece menos que um de verdade, então tá fora.
Sobre a "sensatez" dos ROB e a "moleza", já discorri no spoiler, se for me repetir fica maior que um tweet, além de redundante.
Sobre a "sensatez" dos ROB e a "moleza", já discorri no spoiler, se for me repetir fica maior que um tweet, além de redundante.
- knigh7
- Sênior
Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Escrevi "besteira" porque não li APENAS os requisitos da blindagem mas os "não-besteira" da Pç, onde até um 105 tem que fazer o que nem um 120/L55 faz.
Mas tá bão.
Mas tá bão.
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2382 vezes
O Puma com toda a blindagem jogada dele + motor frontal não chega nem perto de ter essa blindagem nele, mas ainda sim tem General molhando aknigh7 escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Sem falar no EB passando por cima do próprio ROB pra ter o CAESAR.
- knigh7
- Sênior
O ROB exige que o canhão tenha um calibre de 120mm e seja, no mínimo, L50...
- knigh7
- Sênior
O Puma e o Leopard são da KMW...seria muito mais prático para a empresa vender para nós o Leopard como ela faz mundo à fora.gabriel219 escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 1:09 pmO Puma com toda a blindagem jogada dele + motor frontal não chega nem perto de ter essa blindagem nele, mas ainda sim tem General molhando aknigh7 escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 12:57 pm Vc escreveu a besteira de propor reduzir a blindagem do Leo2 para chegar a pressão sem sequer atentar para os requisitos da blindagem. Se vc tivesse lido o ROB não teria escrito mas vc não lê nada além do que está em Fóruns.
Eu não dei a entender moleza alguma.mãocalcinha pra ter ele.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Então mudaram, pois o que li falava também em 105. Aliás, encabritei com aquela tabela que o @gabriel219 nos fez a gentileza de mostrar e, querendo saber mais, olha só o que achei (infelizmente não foi em Fórum ):
https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.c ... ontext=etd
Especial atenção à parte que menciona o Leo2A4 (ponte classe 60).
https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.c ... ontext=etd
Especial atenção à parte que menciona o Leo2A4 (ponte classe 60).
- knigh7
- Sênior
O ROB para o novo carro de combate continua o mesmo. Talvez vc tenha confundido com o ROB da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Corrente, que se trata da modernização dos Leo 1A5.
O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.
Obs: não estou defendendo o PUMA para o EB. E não entendo o que está ocorrendo com a Mitsubishi. Deveriam estar enchendo de propaganda a mídia especializada e colocando os generais no colo. Estão com a faca e o queijo na mão.
O ROB para o novo carro de combate é exigente quanto à blindagem(não apenas frontal), capacidade de fogo e também pelo peso. Não é fácil conciliar. O Mitsubishi Type-10 concilia. A KMW não está pegando o PUMA à toa.
Obs: não estou defendendo o PUMA para o EB. E não entendo o que está ocorrendo com a Mitsubishi. Deveriam estar enchendo de propaganda a mídia especializada e colocando os generais no colo. Estão com a faca e o queijo na mão.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
OK, concedo isso, porque tenho os PDFs originais no PC mas estou com preguiça de procurar, além de não ver sentido algum em me dar ao trabalho.
Onde diz que o Type 10 aguenta um tirambaço de um 120 de última geração a um km e ainda por cima tem proteção RHAe-equivalent de 900 mm "não apenas frontal", além do seu 120/L44 poder furar 1,20 m de aço a dois km? Nem o L55 com a Mun mais desgraçada do mundo faz isso, POWS!!!
Estás defendendo os indefensáveis ROB do EB, pelo que entendi: não existe hoje nem vai existir tão cedo tecnologia que permita conciliar a capacidade defensiva/ofensiva exigida com o peso máximo aceito.
PS.: as três respostas cabem em TWEETs.
- knigh7
- Sênior
O Paulo Bastos fez uma matéria que foi publicada na edição 161 da T&D sobre os futuros projetos de carro de combate no EB. Segundo ele, os requisitos foram fortemente inspirados no Type 10.Túlio escreveu: ↑Dom Nov 21, 2021 2:35 pmOnde diz que o Type 10 aguenta um tirambaço de um 120 de última geração a um km e ainda por cima tem proteção RHAe-equivalent de 900 mm "não apenas frontal", além do seu 120/L44 poder furar 1,20 m de aço a dois km? Nem o L55 com a Mun mais desgraçada do mundo faz isso, POWS!!!Estás defendendo os indefensáveis ROB do EB, pelo que entendi: não existe hoje nem vai existir tão cedo tecnologia que permita conciliar a capacidade defensiva/ofensiva exigida com o peso máximo aceito.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Nov 21, 2021 3:25 pm, em um total de 1 vez.