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Re: AVIBRAS

Enviado: Ter Mar 12, 2019 12:34 pm
por FCarvalho
A questão do orçamento para investimento e custeio das ffaa's sempre foi fulcral.
Mas com um general no MD, o vice outro general, o PR militar, e outra dezena de oficiais generais no primeiro escalão do governo, tá muito difícil desamarrar esse bode.

Abs

Re: AVIBRAS

Enviado: Ter Mar 12, 2019 6:29 pm
por artmesq
Existem outras especificações diferentes da que foram recentemente publicadas pelo Estadão, que ao meu ver fazem mais sentido. O site oficial do CETEX (http://www.ctex.eb.mil.br/projetos-em-a ... -técnicas/) apresenta um peso e velocidade respectivas de 1140Kg e 1050Km/h. Fiz o mesmo estudo do alcance do MTC300, veja abaixo:

Pressupondo que o motor tenha as especificações similares ao TJ1000 da Turbomachine.

MOTOR (Especificações da Turbomachine)
Modelo: TJ1000
Empuxo: 1100lbf = 500kgf
Consumo: 1.16Kg/Kgf/h

PESO
Ogiva: 200Kg
Motor: 70Kg
Buster: 200Kg
Estrutura: 200Kg
Sensores: 50Kg
Peso Total: 1140Kg
Combustível: 1140 - 720 = 420Kg

TEMPO DE VÔO
Supondo que o consumo especificado é para vôo de cruzeiro e que a turbina do Tomahawk tem um empuxo máximo de 317.5kgf desenvolvendo uma velocidade de cruzeiro de 890km/h que é menor que a do MTC300 (1050km/h) e sabendo que a força de arrasto é diretamente proporcional a superfície de arrasto e o quadrado da velocidade, encontramos:

Empuxo de cruzeiro: 317.5*(45^2/52^2)*(1050^2/890^2)=331Kgf
Consumo por hora: 1.16Kg/Kgf/h*331Kgf= 384Kg/h
Tempo: 420Kg/384Kg/h = 1.1h

ALCANCE
Velocidade de cruzeiro: 1050Km/h
Alcance: 1050km/h*1.1h = 1155Km

Utilizando o turbofan (TF-1200) da Turbomachine que possui basicamente as mesmas dimensões da TJ1000, mas com um consumo semelhante ao Tomahawk (0.68Kg/Kgf/h) mas quase o dobro de empuxo do Tomahawk sendo apenas 20kg mais pesada que a TJ1000. Fazendo uso desse turbofan o alcance poderia ser aumentado em aproximadamente 70% o que daria um alcance de 1960Km.

Re: AVIBRAS

Enviado: Ter Mar 12, 2019 6:53 pm
por Crisaman
Caro artmesq

Essas suas contas são muito boas. Acho que você está bem perto de descobrir o alcance real do MTC300.

Re: AVIBRAS

Enviado: Ter Mar 12, 2019 7:36 pm
por artmesq
Crisaman escreveu: Ter Mar 12, 2019 6:53 pm Caro artmesq

Essa sua conta são muito boas. Acho que você está bem perto de descobrir o alcance real do MTC300.
Obrigado Crisaman,
Esse tema de misseis é bem interessante e relevante para defesa nacional. Apesar de ter trabalhado em muitos projetos aeronáuticos, ainda não tive oportunidade no desenvolvimento de mísseis. Enquanto isso fico fazendo os meus chutes aqui.
Grande abraço!

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 9:56 am
por Luís Henrique
A Avibras precisa oferecer uma versão desse míssil para a MB. Imaginem pegar os desenvolvimentos do MANSUP, e colocar tudo dentro do MTC300, teríamos um míssil anti-navio E de Ataque terrestre com mais de 1000 km de alcance.

Aí instala 8 em cada Corveta Tamandaré. E 16 em uma futura Fragata. E o MANSUP instala também pelo menos 4 e oferece para exportação.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 10:36 am
por gabriel219
As diferenças do MTC-X para o Harpoon são de 830 mm de tamanho, 110 mm de largura e 512 kg. Já para o MM-40BII a diferença é de 703 mm de tamanho, 102 mm de largura e 470 kg de peso. Ou seja, não seria problema adapta-lo até mesmo na Corveta Barroso, que seria uma excelente plataforma pra testes, sendo lançado como os dois mísseis citados acima.

A ogiva de 200 kg é mais que os suficiente para atacar navios, mas acho que poderiam aumentar para 400 kg e colocar a nova turbina, para manter o alcance. Teríamos um belíssimo míssil de ataque, tanto anti-navio quanto alvos em terra, sem precisar operar dos tipos de mísseis (AN e de Cruzeiro).

A MB deveria ter embarcado nessa junto com o EB há muito tempo, muito provavelmente o MTC teria terminado em menos tempo e sendo ainda mais eficaz, com uma guiagem terminal ativa - para o EB poderia ser passiva, com sensor EO/IR, não sei se seria possível adaptar sensores nacionais de mísseis WVR nele, capazes de gravar imagens e envia-las.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 3:55 pm
por FCarvalho
MB e FAB cedo ou tarde vão acabar aderindo ao projeto do MTC e apor suas versões. E a Avibrás sabe disso.
Tudo agora é só questão de tempo e dinheiro.

Abs

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 8:16 pm
por Crisaman
FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 3:55 pm MB e FAB cedo ou tarde vão acabar aderindo ao projeto do MTC e apor suas versões. E a Avibrás sabe disso.
Tudo agora é só questão de tempo e dinheiro.

Abs
Caro Carvalho.

Já está em andamento. A versão aerotransportada já foi testado um míssil de manejo em Canoas semana passada e as versões navais também estão a caminho.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 9:56 pm
por Zelhos

Re: AVIBRAS

Enviado: Qua Mar 13, 2019 11:55 pm
por FCarvalho
Crisaman escreveu: Qua Mar 13, 2019 8:16 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 3:55 pm MB e FAB cedo ou tarde vão acabar aderindo ao projeto do MTC e apor suas versões. E a Avibrás sabe disso.
Tudo agora é só questão de tempo e dinheiro.
Abs
Caro Carvalho.
Já está em andamento. A versão aerotransportada já foi testado um míssil de manejo em Canoas semana passada e as versões navais também estão a caminho.
Esse é o caminho da lógica. Infelizmente não temos no país como sustentar mais de uma empresa com expertise em mísseis dada a realidade do tema defesa no Brasil. Então é melhor assegurar o que já existe do que reinventar a roda e repetir erros passados.
Um míssil é um sistema bem complexo e envolve muita engenharia. Várias empresas podem e fazem parte do projeto do MTC. É assim vamos levando.
Boa sorte e bons ventos para a Avibrás e companhia nesse projeto.

Abs

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Mar 14, 2019 11:25 am
por Crisaman
FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 11:55 pm
Crisaman escreveu: Qua Mar 13, 2019 8:16 pm
Caro Carvalho.
Já está em andamento. A versão aerotransportada já foi testado um míssil de manejo em Canoas semana passada e as versões navais também estão a caminho.
Esse é o caminho da lógica. Infelizmente não temos no país como sustentar mais de uma empresa com expertise em mísseis dada a realidade do tema defesa no Brasil. Então é melhor assegurar o que já existe do que reinventar a roda e repetir erros passados.
Um míssil é um sistema bem complexo e envolve muita engenharia. Várias empresas podem e fazem parte do projeto do MTC. É assim vamos levando.
Boa sorte e bons ventos para a Avibrás e companhia nesse projeto.

Abs
Caro Carvalho

O mais importante é o apoio das forças armadas. E eu acho que finalmente a coisa está mudando pra melhor.

O projeto TUPÃ eu acho que sai em breve. Projeto que interessa ao EB e talvez a marinha para os fuzileiros navais. O do míssil AA de médio alcance parece que vai sair do papel também e é interessante para as três forças. E o MTC que na minha opinião é o mais importante projeto estratégico da América Latina.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Mar 14, 2019 12:08 pm
por Zelhos
Luís Henrique escreveu: Qua Mar 13, 2019 9:56 am A Avibras precisa oferecer uma versão desse míssil para a MB. Imaginem pegar os desenvolvimentos do MANSUP, e colocar tudo dentro do MTC300, teríamos um míssil anti-navio E de Ataque terrestre com mais de 1000 km de alcance.

Aí instala 8 em cada Corveta Tamandaré. E 16 em uma futura Fragata. E o MANSUP instala também pelo menos 4 e oferece para exportação.
Segundo o Caiafa existe a POSSIBILIDADE de uma versão de lançamento vertical a partir do submarino nuclear, que prevê a integração do VLS, agora, se isso pode ser feito nesse primeiro ou no próximo eu não sei.

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Mar 14, 2019 2:07 pm
por Marcelo Ponciano
Crisaman escreveu: Qua Mar 13, 2019 8:16 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 3:55 pm MB e FAB cedo ou tarde vão acabar aderindo ao projeto do MTC e apor suas versões. E a Avibrás sabe disso.
Tudo agora é só questão de tempo e dinheiro.

Abs
Caro Carvalho.

Já está em andamento. A versão aerotransportada já foi testado um míssil de manejo em Canoas semana passada e as versões navais também estão a caminho.
Non creio!!!!!

Dá até vontade de chorar de felicidade com uma notícias dessas!!!!!!!!!!! Para pobres mortais como eu, que não temos acesso à informação na fonte, receber uma dessas é um presente.

Não vou perguntar a fonte porque eu presumo que o colega intencionalmente a omitiu por razões óbvias. Por isso, vou ter fé nas suas palavras!!!!

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Mar 14, 2019 5:13 pm
por FCarvalho
Crisaman escreveu: Qui Mar 14, 2019 11:25 am
FCarvalho escreveu: Qua Mar 13, 2019 11:55 pm Esse é o caminho da lógica. Infelizmente não temos no país como sustentar mais de uma empresa com expertise em mísseis dada a realidade do tema defesa no Brasil. Então é melhor assegurar o que já existe do que reinventar a roda e repetir erros passados.
Um míssil é um sistema bem complexo e envolve muita engenharia. Várias empresas podem e fazem parte do projeto do MTC. É assim vamos levando.
Boa sorte e bons ventos para a Avibrás e companhia nesse projeto.
Abs
Caro Carvalho
O mais importante é o apoio das forças armadas. E eu acho que finalmente a coisa está mudando pra melhor.
O projeto TUPÃ eu acho que sai em breve. Projeto que interessa ao EB e talvez a marinha para os fuzileiros navais. O do míssil AA de médio alcance parece que vai sair do papel também e é interessante para as três forças. E o MTC que na minha opinião é o mais importante projeto estratégico da América Latina.
Deus lhe ouça meu caro amigo. Deus lhe ouça.

abs

Re: AVIBRAS

Enviado: Qui Mar 14, 2019 5:14 pm
por FCarvalho
Zelhos escreveu: Qui Mar 14, 2019 12:08 pm
Luís Henrique escreveu: Qua Mar 13, 2019 9:56 am A Avibras precisa oferecer uma versão desse míssil para a MB. Imaginem pegar os desenvolvimentos do MANSUP, e colocar tudo dentro do MTC300, teríamos um míssil anti-navio E de Ataque terrestre com mais de 1000 km de alcance.
Aí instala 8 em cada Corveta Tamandaré. E 16 em uma futura Fragata. E o MANSUP instala também pelo menos 4 e oferece para exportação.
Segundo o Caiafa existe a POSSIBILIDADE de uma versão de lançamento vertical a partir do submarino nuclear, que prevê a integração do VLS, agora, se isso pode ser feito nesse primeiro ou no próximo eu não sei.
O mais sensato e testar o sistema antes em um modelo convencional e não ir direto para o subnuc.
Mas esse sou eu pensando alto aqui com os meus botões.

abs