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Re: AVIBRAS
Enviado: Sex Mar 08, 2019 3:28 pm
por zela
Alguma notícia sobre os testes na Barreira do Inferno?
Re: AVIBRAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2019 3:30 pm
por henriquejr
Um mistério esse teste. Poucos dias antes da data dos lançamentos eu vi uma viatura lançadora de foguetes e uma viatura de comando e controle, sendo levadas por carretas, na BR-101, aqui em Natal.
Re: AVIBRAS
Enviado: Dom Mar 10, 2019 9:51 pm
por artmesq
Fiz um estudo superficial do alcance do MTC300 baseados nos dados da reportagem do Estadão (
https://www.forte.jor.br/2018/03/26/mis ... olvimento/).
Pressupondo que o motor tenha as especificações similares ao TJ1000 da Turbomachine.
MOTOR (Especificações da Turbomachine)
Modelo: TJ1000
Empuxo: 1100lbf = 500kgf
Consumo: 1.16Kg/Kgf/h
PESO
Ogiva: 200Kg
Motor: 70Kg
Buster: 210Kg
Estrutura: 220Kg
Sensores: 50Kg
Peso Total: 1400Kg
Combustível: 1400 - 750 = 650Kg
TEMPO DE VÔO
Supondo que o consumo especificado é para vôo de cruzeiro e que a turbina do Tomahawk tem um empuxo máximo de 317.5kgf desenvolvendo uma velocidade de cruzeiro de 890km/h que é maior que a do MTC300 (800km/h), conservadoramente podemos atribuir um empuxo de cruzeiro de 300kgf para o MTC300 uma vez que a turbina TJ1000 é superdimensionada para o MTC.
Empuxo de cruzeiro: 300Kgf
Consumo por hora: 1.16Kg/Kgf/h*300Kgf= 348Kg/h
Tempo: 650Kg/348Kg/h = 1.88h
ALCANCE
Velocidade de cruzeiro: 800Km/h
Alcance: 800km/h*1.88h = 1504Km
Note que a Turbomachine possui um turbofan (TF-1200) que possui basicamente as mesmas dimensões da TJ1000, mas com um consumo semelhante ao Tomahawk (0.68Kg/Kgf/h) mas quase o dobro de empuxo do Tomahawk sendo apenas 20kg mais pesada que a TJ1000. Fazendo uso desse turbofan o alcance poderia ser aumentado em aproximadamente 70% o que daria um alcance de 2557Km semelhante ao máximo alcance do Tomahawk.
Re: AVIBRAS
Enviado: Dom Mar 10, 2019 11:55 pm
por FCarvalho
Se houver um mínimo de vida inteligente no MD, esse programa do MTC da Avibrás poderá gerar uma família extensa e longeva de mísseis de cruzeiro para todas as ffaa's. Com alcance, carga bélica e vetores múltiplos.
Não conheço dissuasão melhor do que por o inimigo em dúvida sobre o real alcance e capacidade das nossas defesas. É principalmente, da nossa vontade em dispor dela.
Abs
Re: AVIBRAS
Enviado: Dom Mar 10, 2019 11:57 pm
por Brasileiro
Li em algum lugar que o EB já pediu para extender o alcance do MTC-300 para de 300 para 500 km..
Ok, tem potencial para um alcance bem maior, praticamente só colocando combustível. Mas o EB tem os pés no chão. Se quiserem lançar alguma coisa a mais de 1000 km, o país vai preciar investir em infra-estrutura estratégica, como aviação de reconhecimento (radar, óptico e eletrônico) de longo alcance, VANTs estratégicos, satélites de alta resolução etc. Afinal, ninguém dispara um Tomahawk às cegas, você precisa identificar o alvo, estudá-lo e depois verificar os danos pós-ataque. Fazer isto, nas profundezas das defesas do inimigo (>1000 km) não é tarefa banal.
O MTC (Míssil Tático de Cruzeiro), pelo que o próprio nome diz, é de aplicação tática. E para isso, temos meios suficientes para explorar muito bem o potencial de um míssil de alcance de 500 km, com R-99A/B, P-3BR, SGCD-1 etc.
Até temos capacidade de criar um missil de 2000 km de alcance, colocar no computador de bordo as coordenadas conhecidas do palácio presidencial de algum inimigo na América do Sul e ameaçar destrui-lo. Baita dissuasão! Mas não teremos como saber se o tal presidente está lá dentro ou não, e depois vamos ter notícia da explosão pela mídia, porque não temos como verificar. Ou seja, um negócio bem manco e aquém do que poderia ser...
Por enquanto, acho que está muito bom. Mais do que isso, para conseguir tirar proveito de um 'Tomahawk', o investimento vai ter que ser muito maior do que no míssil em si.
um abraço
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 12:16 am
por FCarvalho
Apesar da P&D das ffaa's via de regra trabalharem de costas uma para as outras, pela quantidade de programas em execução ou planejados, atingir essa capacidade é só questão de tempo e decisão.
De novo, se houver mínima vida inteligente no MD a coisa toda sai.
Mas, queremos um Tomahawk tupiniquim?
Ninguém respondeu até agora essa questão.
Abs
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 6:56 am
por gabriel219
Brasileiro escreveu: ↑Dom Mar 10, 2019 11:57 pm
Li em algum lugar que o EB já pediu para extender o alcance do MTC-300 para de 300 para 500 km..
Ok, tem potencial para um alcance bem maior, praticamente só colocando combustível. Mas o EB tem os pés no chão. Se quiserem lançar alguma coisa a mais de 1000 km, o país vai preciar investir em infra-estrutura estratégica, como aviação de reconhecimento (radar, óptico e eletrônico) de longo alcance, VANTs estratégicos, satélites de alta resolução etc. Afinal, ninguém dispara um Tomahawk às cegas, você precisa identificar o alvo, estudá-lo e depois verificar os danos pós-ataque. Fazer isto, nas profundezas das defesas do inimigo (>1000 km) não é tarefa banal.
O MTC (Míssil Tático de Cruzeiro), pelo que o próprio nome diz, é de aplicação tática. E para isso, temos meios suficientes para explorar muito bem o potencial de um míssil de alcance de 500 km, com R-99A/B, P-3BR, SGCD-1 etc.
Até temos capacidade de criar um missil de 2000 km de alcance, colocar no computador de bordo as coordenadas conhecidas do palácio presidencial de algum inimigo na América do Sul e ameaçar destrui-lo. Baita dissuasão! Mas não teremos como saber se o tal presidente está lá dentro ou não, e depois vamos ter notícia da explosão pela mídia, porque não temos como verificar. Ou seja, um negócio bem manco e aquém do que poderia ser...
Por enquanto, acho que está muito bom. Mais do que isso, para conseguir tirar proveito de um 'Tomahawk', o investimento vai ter que ser muito maior do que no míssil em si.
um abraço
Mas isso já vem sendo desenvolvido. Para solucionar a parte de confirmação de acerto de alvos, eu sou favorável a incluir um sensor EO/IR que tire uma foto antes do impacto e envie para algum satélite ou outro meio nosso, exatamente o que as bombas Spice fazem.
Isso ajudaria muito na confirmação de alvos de oportunidade, por exemplos. Já para estruturas estratégicas, como Hidrelétricas, não teria extrema necessidade, pois sabemos onde está e imagens de satélite mostrariam o estrago feito, além de vants.
Estudos feitos sobre estruturas estratégicas já devem existir.
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 7:00 am
por gabriel219
artmesq escreveu: ↑Dom Mar 10, 2019 9:51 pm
Fiz um estudo superficial do alcance do MTC300 baseados nos dados da reportagem do Estadão (
https://www.forte.jor.br/2018/03/26/mis ... olvimento/).
Pressupondo que o motor tenha as especificações similares ao TJ1000 da Turbomachine.
MOTOR (Especificações da Turbomachine)
Modelo: TJ1000
Empuxo: 1100lbf = 500kgf
Consumo: 1.16Kg/Kgf/h
PESO
Ogiva: 200Kg
Motor: 70Kg
Buster: 210Kg
Estrutura: 220Kg
Sensores: 50Kg
Peso Total: 1400Kg
Combustível: 1400 - 750 = 650Kg
TEMPO DE VÔO
Supondo que o consumo especificado é para vôo de cruzeiro e que a turbina do Tomahawk tem um empuxo máximo de 317.5kgf desenvolvendo uma velocidade de cruzeiro de 890km/h que é maior que a do MTC300 (800km/h), conservadoramente podemos atribuir um empuxo de cruzeiro de 300kgf para o MTC300 uma vez que a turbina TJ1000 é superdimensionada para o MTC.
Empuxo de cruzeiro: 300Kgf
Consumo por hora: 1.16Kg/Kgf/h*300Kgf= 348Kg/h
Tempo: 650Kg/348Kg/h = 1.88h
ALCANCE
Velocidade de cruzeiro: 800Km/h
Alcance: 800km/h*1.88h = 1504Km
Note que a Turbomachine possui um turbofan (TF-1200) que possui basicamente as mesmas dimensões da TJ1000, mas com um consumo semelhante ao Tomahawk (0.68Kg/Kgf/h) mas quase o dobro de empuxo do Tomahawk sendo apenas 20kg mais pesada que a TJ1000. Fazendo uso desse turbofan o alcance poderia ser aumentado em aproximadamente 70% o que daria um alcance de 2557Km semelhante ao máximo alcance do Tomahawk.
Há muito tempo que desconfio desses "300 km" de alcance, principalmente pela turbina e o tamanho do tanque de combustível.
Se caso o MTC pode chegar até 1504 km e com uma nova turbina poderia, em tese, aumentar o alcance em 70%, eu colocaria a nova turbina, diminuiria o tamanho do tanque de combustível em 250 kg e completaria com uma ogiva maior de 450 kg, fazendo ele ter um alcance perto dos 1300 km-1500 km. Praticamente alcançaria qualquer alvo importante na AL.
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 1:12 pm
por FCarvalho
Fico imaginando a cara dos vizinhos ao norte da linha do Equador vendo a MB com subs capazes de lançar mísseis de cruzeiro com alcance de 2500 kms.
Para não falar que outro dia um moleque ainda na educação básica resolveu montar seu próprio reator de fusão no quarto de casa...
Abs
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 1:38 pm
por gabriel219
Pra um primeiro míssil, 1300-1500 km de alcance para nós é o suficiente. Gostaria mesmo que a Ogiva fosse maior, na casa dos 400-500 kg, junto com uma câmera EO/IR para travamento final. Esses sensores não iriam acrescentar muito no custo do míssil, encontramos até aqui no Brasil.
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 2:11 pm
por FCarvalho
O projeto como de praxe deve andar devagar e sempre.
Dependendo do interesse e investimento das demais forças, as características e desempenho serão colocadas.
O que não pode é desperdiçar a oportunidade que temos em mãos.
Abs
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 8:32 pm
por GIL
A existencia da Avibras ainda hoje, é algo para mim praticamente impensado, a existencia desse projeto entao beira o milagre
Re: AVIBRAS
Enviado: Seg Mar 11, 2019 9:34 pm
por FCarvalho
Só para a MB seriam no mínimo umas cinco versões de emprego.
Demanda nunca nos faltou. Já o resto...
Abs
Re: AVIBRAS
Enviado: Ter Mar 12, 2019 1:05 am
por Crisaman
Versão lançada do ar sendo testa no sul do país. Versão de manejo por enquanto. Só para testar as características aerodinâmicas do míssil acoplado a um F-5EM.
Re: AVIBRAS
Enviado: Ter Mar 12, 2019 8:10 am
por Luís Henrique
Sempre foi 'entendido' que os 300 km seriam para versão de exportação.
O míssil tem tamanho e peso parecido com o tomahawk.
Precisamos desamarrar nosso orçamento militar com a reforma da previdência e a exclusão do pagamento dos inativos pelo orçamento.
Para tocarmos esse é outros projetos com muito mais dinheiro.