TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#24196 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 03, 2009 6:45 pm

Kratos escreveu:
RodrigoMF escreveu:O relatório foi apresentado e vai voltar para correção quantas vezes forem necessárias, até o conteúdo dele ser palatável para o Comandante em Chefe.
Mas é impossível condensar 26 mil páginas em uma apresentação power point de 12 páginas com musiquinhas fofas e videos engraçados.
Huahuahua... :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#24197 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 6:50 pm

Primeiro lugar é uma tese , não sei se conseguiremos ( 8-] ) fazê-la vingar .
Então porque esse eco todo na torcida azul????
Por outro lado , se vencer o mais barato , o que a indústria nacional prefira , o que a FAB goste , tenha ótimos offsets e ToTs
Ahã... Ahã... O GF só assina o cheque, né? Interessante essa tua tese...
bem aí não precisa adentrar no judiciário em busca de justiça-PORQUE AÍ JÁ ESTARÁ SE FAZENDO A ESCOLHA MAIS JUSTA PARA A DEFESA DE NOSSA SOBERANIA! :wink:
Isso na visão da torcida azul, porque aí, QUALQUER um pode questionar qualquer compra feita até hoje, inclusas aí as da MB.

Olha, tomara que a FAB faça um relatório extremamente favorável ao Rafale, porque creio eu se não for assim, ela vai ter de fazer um muito melhor em favor dos F-5E que estão nos lixões do mundo.

Desculpem o exagero, mas é para o nosso amigo Gomugomu não confundir as coisas. Mais uma vez, CREIO EU. :wink: 8-]

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#24198 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 03, 2009 6:50 pm

Não tem razão, S.Exa., o presidente da República, ao dizer “quem decidirá sou eu” – parece estar reproduzindo a frase atribuída a Luiz XIV “L’Etat c’est moi”- . Quem decide é a Constituição (art. 22 inciso XXVII) e a Lei 8666/93, que sobre a matéria exigem licitação.

Enquanto formos uma democracia, com respeito à lei e a Constituição- e não uma semi-ditadura, como a venezuelana, em que o presidente tudo faz, inclusive governar com leis habilitantes-, o presidente da República, seu servidor maior, deverá respeitá-las. Para o bem do Brasil que se faça a licitação. E se a França ganhar, que ganhe por motivos técnicos e não por preferências políticas.
Para mim essa é a parte que causou maior indignação daqueles que se mostraram contrários ao texto do jurista Ives Gandra, pois mostra o quão equivocado estava o presidente Lula ao dizer que é ele quem decide. Infelizmente, alguns colegas “embarcaram” nessa idéia e agora tentam justificar o injustificável.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Carlos Mathias

#24199 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 6:52 pm

Aêêêêêê !!!!!!!

Tô esperando o herói aparecer. :roll:

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#24200 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 03, 2009 6:53 pm

Quanto desespero.... :twisted: :twisted: :twisted:

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#24201 Mensagem por Dieneces » Qui Dez 03, 2009 6:54 pm

Carlos Mathias escreveu:
Falou bem CM, você torce!
Torcemos, cada um pelo que acredita ser melhor. :wink: Eu tenho consciência plena disso.
Quanto a minhas preferências bélicas , CM , vou citar algumas que já manifestei aqui no fórum e que bem nos serviriam: T-90 , T-84 , Igla , Tor M2 , Mi-6 , Mi-17 , Mi-28 , Ka-50/52 , BTR-80/90 , Pantsyr , AN-70/400/124 , IL-76...dos EUA me lembro do Blackhawk , do M-777 e de M-109 usados , somente... :wink: ah e de F-16Br quando aventaram essa possibilidade....

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Carlos Mathias

#24202 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 6:55 pm

Meu? KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Amigão, eu estou só observando as pessoas se agarrando em ofertas de 3 X 1, teorias jurídicas, ofertas de alianças estratégicas impossíveis, e eu que sou desesperado?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Me desculpe o amigo, mas atiraste na direção errada. :lol: Estou blindado por não mais poder ser alvo, na verdade eu posso atirar à vontade. 8-]

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#24203 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 03, 2009 6:57 pm

Não se preocupem, como já foi dito: Lula "é o cara".

Ele não é bobo. Ele manda geral. Ele tem aprovação de mais de 80%. Ele não pode ser enquadrado. Não é mesmo?! 8-]

Abraços,

Wesley

Bender

#24204 Mensagem por Bender » Qui Dez 03, 2009 6:58 pm

helio escreveu:
Bender escreveu:O artigo do Dr. Ives Granda não tem a intenção de marcar o campo juridico desse assunto dos caças,como um professoral esclarecimento,na minha visão é apenas mais uma ameaça velada,sob o manto do respeito que é devido ao academicismo dos professores eméritos,é mais uma bola levantada aos 45 do segundo tempo de um jogo perdido cujos adversários insistem em não aceitar a derrota,por isso saem convocando quem podem para defenderem como ilegal e "fora da lei" se a decisão do governo for pelo avião francês.

Pra mim,isso é vergonhoso,queria vêr(mas não vou) se o favorito explicito do governo fosse o F18 se o Dr. Gandra teria escrito estes parágrafos para colocar a decisão governamental em suspeição.

Mas esse pensamento é meu,que sou um notório e reconhecido paranóico :shock: Que vejo sabotagem em tudo quanto é coisa nesse processo.

Ps: Ainda bem que voce voltou PRick o Rafale não tem um defensor nesse forum,está abandonado desde sua partida com excessão do Alberto é claro,mas ele disfarça bem.

Sds.
Olá Bender
Eu tenho uma leitura diferente :
O assunto FX-2 passou a ser o foco dos holofotes das mídias de grande circulação ( influenciados por lobbies ou não) depois do nosso Presidente fazer aquela declaração precipitada a favor do Rafale no dia 7 de setembro passado.
Até então, embora tivessemos já mais de 1200 páginas deste assunto neste forum, não era um destaque tão grande na mídia.
A preferencia velada do nosso presidente ao Rafale, somente acordou os parlamentares e a opinião publica leiga.
O jurista Ives Gandra deu um parecer jurídico ao meu ver( quer agradem ou não) perfeito. Se formos ao pé da letra à legislação vigente ele está coberto de razão( a capitulação legal diz tudo), e isto senhores pode levantar pano pra manga e haver um confronto juridico não agora, mas num momento futuro caso haja problemas com o avião escolhido. Neste caso tanto o NJ ou o presidente podem ser processados com o delito de lesar os cofres da nação em adquirirndo em desacordo com a legislação vigente .
Finalmente, não considero que o parecer de Ives Gandra foi publicado aos 45 minutos do segundo tempo como vc alega, pois ao meu ver o jogo apenas começou a partir das declarações precipitadas de NJ e Lula, e acredite, não tem hora para terminar
( Entretanto como não sou advogado, e tem varios deles neste forum- o Prick é um deles- valeria a pena ouvir o parecer deles)

Um abraço

Hélio

Hélio
Oi hélio!
Realmente é uma questão (mais uma vez! :roll: ) de leitura pessoal,e várias já foram expostas.
Sem querer impor meu pensamento ou coisa parecida,faço um reparo a esta afirmação: a preferência do GF pelo caça francês nunca foi "velada",foi sempre explicita da parte do min. Nelson Jobim,e o 7 de Setembro foi somente a confirmação dessa preferência de forma direta pelo Sr. Pres. Lula.

Agora,a parte do seu texto que eu tomei a liberdade de aumentar :wink: são exatamente as intenções de ameaça "velada", embutidas no texto do dr.Ives,se voce as vê como "parte natural" do processo nessa altura do campeonato,tudo bem :wink: ,eu sei também que tem muita gente que acha que que "este tipo" de mensagem mandada por esse texto,é a confirmação de que realmente dependendo dos "desagradados" tudo pode ser apenas um inicio e não um fim.

Sds.

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#24205 Mensagem por guilhermecn » Qui Dez 03, 2009 6:58 pm

Cada dia que passa a novela mexicana "FX-2" fica mais intensa.
FX, a novela mais longa e escandalosa que o Brasil já viu.

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#24206 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 03, 2009 7:00 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu? KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Amigão, eu estou só observando as pessoas se agarrando em ofertas de 3 X 1, teorias jurídicas, ofertas de alianças estratégicas impossíveis, e eu que sou desesperado?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Me desculpe o amigo, mas atiraste na direção errada. :lol: Estou blindado por não mais poder ser alvo, na verdade eu posso atirar à vontade. 8-]
É interessante quando não se cita nomes e a carapuça assenta. Mas se ela não estiver apertando, fique a vontade. :twisted:

Abraços,

Wesley

Carlos Mathias

#24207 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 7:02 pm

Pode , pode claro, e vai ser. Cadê o herói pô? :roll: :lol:

Veja só quem em sete anos ele tá cansado de ser sacaneado pelos juristas, pelas empresas, por todo mundo :roll: :lol: . Por isso o nível ridiculamente alto de aprovação popular. 8-]

Amigão, eu acho que estás amarrando teu cavalo em toco podre, num vai nessa de que a coisa é inconstitucional não que isso é chute na canela.

Mas vamos pensar...
O que o amigo acha que aconteceria se a Boeing, por exemplo, babasse o FX por uma ação de inconstitucionalidade, mostrando que o presidente do Brasil é um ladrão safado, usurpador das riquezas e esbanjador do suado dinheiro dos pobres?

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#24208 Mensagem por Dieneces » Qui Dez 03, 2009 7:03 pm

CM , você está parecendo um ônibus desgovernado e sem freios a circular pelas ladeiras de Santa Tereza :mrgreen: ....Se vencer aquele que tenha melhores preço , ToTs , Offsets , avaliação operacional , etc...Aí estarão cumpridos os fundamentos de uma licitação-ESCOLHER O MELHOR NEGÓCIO !!! É para isso que se faz uma licitação. :wink:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#24209 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 03, 2009 7:07 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode , pode claro, e vai ser. Cadê o herói pô? :roll: :lol:

Veja só quem em sete anos ele tá cansado de ser sacaneado pelos juristas, pelas empresas, por todo mundo :roll: :lol: . Por isso o nível ridiculamente alto de aprovação popular. 8-]

Amigão, eu acho que estás amarrando teu cavalo em toco podre, num vai nessa de que a coisa é inconstitucional não que isso é chute na canela.

Mas vamos pensar...
O que o amigo acha que aconteceria se a Boeing, por exemplo, babasse o FX por uma ação de inconstitucionalidade, mostrando que o presidente do Brasil é um ladrão safado, usurpador das riquezas e esbanjador do suado dinheiro dos pobres?
O mesmo de sempre, pega o banquinho e vai sentar no canto da sala, melhor, pede para sair e vai tomar a ducha mais cedo. Ningém é blindado como se pensa aqui no DB e para tudo existe sempre a primeira vez. :idea:

Abraços,

Wesley

Carlos Mathias

#24210 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 03, 2009 7:07 pm

CM , você está parecendo um ônibus desgovernado e sem freios a circular pelas ladeiras de Santa Tereza :mrgreen:
A hã... Ahã...
Eu, né? Fui eu que surgi agora no desespero com essa tese de inconstitucionalidade, né? Pô, a torcida azul pelo menos devia assumir suas ações. :roll: :lol:
Se vencer aquele que tenha melhores preço , ToTs , Offsets , avaliação operacional , etc...Aí estarão cumpridos os fundamentos de uma licitação-ESCOLHER O MELHOR NEGÓCIO !!! É para isso que se faz uma licitação. :wink:
Mas estamos comprando jujubas?
E quem vai decidir tudo isso? A FAB sozinha?

Cara, se essa tese colar, qualquer um, qualquer um mesmo pode babar qualquer compra. Eu desconheço licitação para comprar armas estratégicas aqui no brasil.

Vamos à feira então, é isso que a azulada quer? :lol:

Responder