Vinicius Pimenta escreveu:Olha cara, a sensação de segurança vai muito da parte psicológica. Com a exploração por parte da mídia de uma espetacularização da violência, realmente a impressão que se passa, mais pra quem é de fora, é de uma cidade onde se precisa andar de colete e capacete balístico em todo lugar.
Não vejo a violência normal do Rio de Janeiro maior do que a de outras cidades do país. É claro que temos situações específicas sim, uma violência absurda em vários pontos, especialmente nos quais o Estado não controla áreas inteiras da cidade (favelas). Mas não acho que seja razão, ao menos pra mim, para dizer que não me sinto seguro em nenhum lugar.
Também não me parece correto comparar realidades de outros países. Mesmo assim, quantos não são os assaltados, estuprados, assaltados dentro do Central Park? E será que você se sentiria seguro, sei lá, em um dos guetos de Miami? De qualquer forma, mais correto é comparar a realidade brasileira.
Na próxima segunda-feira serão postadas aqui dezenas de notícias alarmantes. Serão divulgadas as estatísticas de criminalidade de julho desse ano, comparado a julho do ano passado. TODOS os índices terão aumento, alguns muito expressivos. A exploração midiática do fato será grande. Mas poucos irão se prender aos reais motivos. Lembro que em julho do ano passado era época do PAN do Rio. Havia mais 20 mil policiais nas ruas da cidade. Os índices de criminalidade baixaram incrivelmente. Em julho desse ano, quando nem mais a FNS está no Rio (não faz falta, inútil), o natural é que os índices tenham voltado ao "normal". E aí, como vai ficar a sensação de segurança da população? Todo mundo vai ficar desesperado vendo os índices aumentarem.
Mas Vinícius, sou carioca, nasci, fui criado e moro em Copa e sempre andando por todo o Rio...Tijuca, Méier, Olaria, Bonsucesso, Piedade, Abolição etc... Conheco isso aqui e não é impressão de quem é de fora. Conheci tambem alguma coisa justamente da cidade que citou, Miami..e justamente já andei em becos de Ft.Lauderdale de madrugada, e com uma cara de Brasileiro e vestido como um, nunca tive problemas nem receio de nada. Já vi sim, por exemplo, dono de loja puxar uma Calibre 12 pra expulsar um velho que tava escondendo produtos da loja de conveniência no casaco...
Cara, o Rio não ta pra brincadeira...me revolto quando que não conhece a cidade fala que aqui não da nem pra andar no calçadão e outras besteiras, mas reconheco que a violência do Rio já está acima da normal em uma cidade grande. E isso é problema nacional, pois Cidade Grande no Brasil TEM indices de violência altos. SP, BH, BSB e as cidades do entorno... Comparei com outro país por que a segurança feita nessas cidades grandes que citei parecem ser corretas, os índices são bem menores que os comuns em cidades grandes aqui do Brasil.
Em São Paulo o Policial usa colete pra tudo, aqui que precisamos MAIS dele indiscutivelmente, vamos abrir mão dele em algumas áreas? Tomara mesmo que a PM não faça isso.