Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: OPERAÇÃO POLICIAL NO RIO

#2401 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 7:59 pm

Skyway escreveu:
LeUzZ escreveu:Acho que não Skyway, na reportagem diz "áreas de risco".
Se era pra comprar um blindado leve, pq não comprar aquele da agrale? Pelo menos era 4x4.

E onde no Rio hoje não é "área de risco"?.. :(

Minha pergunta é, o BPVE(que muito provavelmente vai operar tal blindado, como bem colocou o vinícius) vai deixar de usar o Mug tambem? Vai fazer patrulha com uniformezinho "tipo administrativo"?
A minha área não é de risco. Há N áreas tranquilas ou com violência normal de grandes cidades.

Aquele uniforme é mais pro patrulhamento em áreas turísticas. Não vão mudar a farda padrão.
Pereira escreveu:A idéia inicial do caveirinha não é entrar em combate e sim substituir a viatura tipo carro popular sem blindagem alguma.

Pelo que entendi,a 'missão' é a mesma:ronda ostensiva e se necessário - descer,efetuar prisões e só em ultimo caso (como acontece com as viaturas) trocar tiros.

Por isso essa grande área envidraçada e ser descartável a torreta.

Foi o que me veio a cabeça.
Exatamente. É para dar maior proteção que os veículos normais nessas vias que são extremamente perigosas. Mas são vias expressas, não existe necessidade de um blindado militar. Os Caveirões sim, não poderiam ser os atuais na minha opinião. Esse aí está excelente para a função que foi planejado.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2402 Mensagem por Skyway » Sex Out 10, 2008 8:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
A minha área não é de risco. Há N áreas tranquilas ou com violência normal de grandes cidades.

Aquele uniforme é mais pro patrulhamento em áreas turísticas. Não vão mudar a farda padrão.
Vinícius, onde moro tambem não é considerado área de risco, mas seja sincero, vc se sente seguro em algum lugar no Rio como se sentiria em uma cidade grande como NY ou São Francisco por exemplo?

O uniforme vai ser pra areas turisticas, tipo meu bairro, copacabana, o que na minha opinião, tendo 3 favelas quase na boca da praia e mais 2 rivais entre sí no Leme, é um risco a mais que os PM's vão estar correndo se não trabalharem de colete.

Não tem arrastões como na zona norte, mas quando uma favela tem confronto, não é incomum carros com bandidos serem vistos nas ruas. Já estouraram uma granada na Nossa Senhora de Copacabana atras do Copacabana Palace...

AD ASTRA PER ASPERA
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2403 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 8:37 pm

Olha cara, a sensação de segurança vai muito da parte psicológica. Com a exploração por parte da mídia de uma espetacularização da violência, realmente a impressão que se passa, mais pra quem é de fora, é de uma cidade onde se precisa andar de colete e capacete balístico em todo lugar.

Não vejo a violência normal do Rio de Janeiro maior do que a de outras cidades do país. É claro que temos situações específicas sim, uma violência absurda em vários pontos, especialmente nos quais o Estado não controla áreas inteiras da cidade (favelas). Mas não acho que seja razão, ao menos pra mim, para dizer que não me sinto seguro em nenhum lugar.

Também não me parece correto comparar realidades de outros países. Mesmo assim, quantos não são os assaltados, estuprados, assaltados dentro do Central Park? E será que você se sentiria seguro, sei lá, em um dos guetos de Miami? De qualquer forma, mais correto é comparar a realidade brasileira.

Na próxima segunda-feira serão postadas aqui dezenas de notícias alarmantes. Serão divulgadas as estatísticas de criminalidade de julho desse ano, comparado a julho do ano passado. TODOS os índices terão aumento, alguns muito expressivos. A exploração midiática do fato será grande. Mas poucos irão se prender aos reais motivos. Lembro que em julho do ano passado era época do PAN do Rio. Havia mais 20 mil policiais nas ruas da cidade. Os índices de criminalidade baixaram incrivelmente. Em julho desse ano, quando nem mais a FNS está no Rio (não faz falta, inútil), o natural é que os índices tenham voltado ao "normal". E aí, como vai ficar a sensação de segurança da população? Todo mundo vai ficar desesperado vendo os índices aumentarem.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Skyway
Sênior
Sênior

#2404 Mensagem por Skyway » Sex Out 10, 2008 8:54 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha cara, a sensação de segurança vai muito da parte psicológica. Com a exploração por parte da mídia de uma espetacularização da violência, realmente a impressão que se passa, mais pra quem é de fora, é de uma cidade onde se precisa andar de colete e capacete balístico em todo lugar.

Não vejo a violência normal do Rio de Janeiro maior do que a de outras cidades do país. É claro que temos situações específicas sim, uma violência absurda em vários pontos, especialmente nos quais o Estado não controla áreas inteiras da cidade (favelas). Mas não acho que seja razão, ao menos pra mim, para dizer que não me sinto seguro em nenhum lugar.

Também não me parece correto comparar realidades de outros países. Mesmo assim, quantos não são os assaltados, estuprados, assaltados dentro do Central Park? E será que você se sentiria seguro, sei lá, em um dos guetos de Miami? De qualquer forma, mais correto é comparar a realidade brasileira.

Na próxima segunda-feira serão postadas aqui dezenas de notícias alarmantes. Serão divulgadas as estatísticas de criminalidade de julho desse ano, comparado a julho do ano passado. TODOS os índices terão aumento, alguns muito expressivos. A exploração midiática do fato será grande. Mas poucos irão se prender aos reais motivos. Lembro que em julho do ano passado era época do PAN do Rio. Havia mais 20 mil policiais nas ruas da cidade. Os índices de criminalidade baixaram incrivelmente. Em julho desse ano, quando nem mais a FNS está no Rio (não faz falta, inútil), o natural é que os índices tenham voltado ao "normal". E aí, como vai ficar a sensação de segurança da população? Todo mundo vai ficar desesperado vendo os índices aumentarem.
Mas Vinícius, sou carioca, nasci, fui criado e moro em Copa e sempre andando por todo o Rio...Tijuca, Méier, Olaria, Bonsucesso, Piedade, Abolição etc... Conheco isso aqui e não é impressão de quem é de fora. Conheci tambem alguma coisa justamente da cidade que citou, Miami..e justamente já andei em becos de Ft.Lauderdale de madrugada, e com uma cara de Brasileiro e vestido como um, nunca tive problemas nem receio de nada. Já vi sim, por exemplo, dono de loja puxar uma Calibre 12 pra expulsar um velho que tava escondendo produtos da loja de conveniência no casaco...

Cara, o Rio não ta pra brincadeira...me revolto quando que não conhece a cidade fala que aqui não da nem pra andar no calçadão e outras besteiras, mas reconheco que a violência do Rio já está acima da normal em uma cidade grande. E isso é problema nacional, pois Cidade Grande no Brasil TEM indices de violência altos. SP, BH, BSB e as cidades do entorno... Comparei com outro país por que a segurança feita nessas cidades grandes que citei parecem ser corretas, os índices são bem menores que os comuns em cidades grandes aqui do Brasil.

Em São Paulo o Policial usa colete pra tudo, aqui que precisamos MAIS dele indiscutivelmente, vamos abrir mão dele em algumas áreas? Tomara mesmo que a PM não faça isso.

AD ASTRA PER ASPERA
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2405 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 11:11 pm

Skyway escreveu:Mas Vinícius, sou carioca, nasci, fui criado e moro em Copa e sempre andando por todo o Rio...Tijuca, Méier, Olaria, Bonsucesso, Piedade, Abolição etc... Conheco isso aqui e não é impressão de quem é de fora. Conheci tambem alguma coisa justamente da cidade que citou, Miami..e justamente já andei em becos de Ft.Lauderdale de madrugada, e com uma cara de Brasileiro e vestido como um, nunca tive problemas nem receio de nada. Já vi sim, por exemplo, dono de loja puxar uma Calibre 12 pra expulsar um velho que tava escondendo produtos da loja de conveniência no casaco...
Talvez se você vivesse constantemente sendo bombardeado com notícias de violência nesses locais, sua sensação fosse outra. De qualquer forma, como falei, é outra realidade.
Cara, o Rio não ta pra brincadeira...me revolto quando que não conhece a cidade fala que aqui não da nem pra andar no calçadão e outras besteiras, mas reconheco que a violência do Rio já está acima da normal em uma cidade grande. E isso é problema nacional, pois Cidade Grande no Brasil TEM indices de violência altos. SP, BH, BSB e as cidades do entorno... Comparei com outro país por que a segurança feita nessas cidades grandes que citei parecem ser corretas, os índices são bem menores que os comuns em cidades grandes aqui do Brasil.
Claro que não está pra brincadeira, jamais disse isso.
Em São Paulo o Policial usa colete pra tudo, aqui que precisamos MAIS dele indiscutivelmente, vamos abrir mão dele em algumas áreas? Tomara mesmo que a PM não faça isso.
Nunca vi informação de que a PM iria abandonar o colete. O BPTur já existe há muitos anos e sempre usou essa farda.

Vinicius Pimenta

Skyway
Sênior
Sênior

#2406 Mensagem por Skyway » Sex Out 10, 2008 11:19 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Talvez se você vivesse constantemente sendo bombardeado com notícias de violência nesses locais, sua sensação fosse outra. De qualquer forma, como falei, é outra realidade.
Mas Vinícius, eu vivo por dentro das notícias de lá, tenho parentes e interesses lá. Não é como aqui nem de longe.

Não digo que é um lugar livre de violencia, mas é muito melhor que aqui nessa questão..

AD ASTRA PER ASPERA
iblek
Júnior
Júnior
Agradeceram: 1 vez

#2407 Mensagem por iblek » Sáb Out 11, 2008 11:16 pm

cicloneprojekt escreveu:
Skyway escreveu:Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Aérea envidraçada tá enorme. Os faróis não tem proteção, precisa de uma torreta protegida para usar pelo menos uma Mtr. .30, e de um adaptador para buldozer. Os pneus poderiam ser mais Off-roads, para subidas em morros, embora esta aparentemente não seja a função idealizada.
Pelas fotos apresentadas, o veículo esta mais para a SEAP que PMERJ.

Iblek

Rio de Janeiro
Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#2408 Mensagem por Hermes » Seg Out 13, 2008 8:28 pm

Tinha pensado a mesma coisa! O SOE se serviria muito bem deles transportando presos perigosos para audiências. Com certeza dificultaria em muito qualquer operação de resgate.

...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2409 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Out 14, 2008 1:39 am

Também acho muito intressante para o SOE. Nada impede.

Vinicius Pimenta

ZeRo4
Sênior
Sênior

#2410 Mensagem por ZeRo4 » Ter Out 14, 2008 3:10 am

Haheaieuaieuaiueuae. SOE com VTRs Blindadas?!?! Vcs estão de brincadeira... o SOE não tem nem VTR comum!!! Quem dirá blindadas :P

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2411 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Out 14, 2008 7:03 pm

Bom, acredito que a idéia seja dizer que poderia ser usada para transporte de presos de alta periculosidade. O responsável por essa escolta, seja qual for, deveria ficar bem feliz se pudesse contar com um veículo blindado.

Vinicius Pimenta

Hermes
Sênior
Sênior

#2412 Mensagem por Hermes » Ter Out 14, 2008 7:30 pm

Pois é, pelas características apresentadas do veículo, ele seria ótimo para essa função, seja no SOE ou na Polinter. Agora, se algum iluminado com poder de decisão vai perceber isso, ninguém sabe.

...
ZeRo4
Sênior
Sênior

#2413 Mensagem por ZeRo4 » Qua Out 15, 2008 1:54 am

Gente, obviamente estou brincando. A verdade é que o GTE mal tem carros convencionais que pensar num veículo blindado é utopia.

Abraços!

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
iblek
Júnior
Júnior
Agradeceram: 1 vez

#2414 Mensagem por iblek » Qua Out 15, 2008 5:14 pm

hmundongo escreveu:Pois é, pelas características apresentadas do veículo, ele seria ótimo para essa função, seja no SOE ou na Polinter. Agora, se algum iluminado com poder de decisão vai perceber isso, ninguém sabe.
hmundongo,
lamento informá-lo mas..."iluminado" e "poder de decisão" são mutuamente excludentes em nosso amado Estado.

Iblek

Rio de Janeiro
Hermes
Sênior
Sênior

#2415 Mensagem por Hermes » Qua Out 15, 2008 7:31 pm

Tenho de concordar com vocês quanto aos "nossos" governantes, mas se "talvez" venha algum para PM, quem sabe não venha também para a PCERJ ou SEAP (um ou dois e sem manutenção pós venda). Essa semana manuseei um MD97 do SOE, achei leve, mas de comandos meio duros e infelizmente o operador disse que não tinha dado nenhum tiro com ele ainda, mas que estava adorando o peso em relação ao MD2. Acho que por ser novo e "virgem" parecia meio emperrado...

...
Responder