Corveta Barroso
Moderador: Conselho de Moderação
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
E Digo que com 350Milhoes de dolares de duas Barroso poderiamos ter Meko-200a Com Aster-30 e Radar AESA.
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Fox escreveu:Ai que tá Eins, as corvetas (Fragatas Leves) da MB foram projetadas para proteger as águas territoriais brasileira! Para cumprir os tais compromissos internacionais temos as Fragatas, que em um futuro próximo precisarão ser substituídos por outras novas.
Sobre construir embarcações de pequeno deslocamento (300, 400...600 toneladas), sinceramente eu considero um desperdício, pois são embarcações pouco armadas e equipadas, que não devem ter um custo de construção muito menor que uma Barroso.
Em minha opinião, prefiro ter 10 fragatas leves do porte da K-130, Barroso, Lekiu, etc, do que 30 embarcações de pequeno porte. O único problema que vejo nas corvetas da MB é a ausência de mísseis antiaéreos, mas isso acontece não por falta de condições do projeto, e sim por opção ($$$) da MB!
Olá Grande Fox!
Uma dúvida!
No caso da Barroso, fica realmente parecendo que quiseram colocar uma Fragata no casco de uma Corveta! Inclusive, a Inhaúma/Barroso, possui previsão para colcoação de um lançador antiaéreo, do mesmo tipo dos lançadores óctuplos de Aspide. E como tu bem disse, as Corvetas não têm por questão financeira!
Mas uma dúvida que tenho é em relação aos NPO's, como o NPO-2000, da Marinha Portuguesa, e o NaPaOc da Emgepron! Eles não foram desenvolvidos para missões militares, e sim mais para Patrulha mesmo!
O que você acha deles?!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
-
- Sênior
Fragata x corveta
Caro "Einsamkeit",
Mas veja só, hoje temos 14 navios de escolta. Mas nenhum tem algo parecido com radar AESA 3D e mísseis AAe de área. Você acha que a MB tem condições financeiras de comprar/construir 14 navios de escolta com essa configuração ?
Eu acho que não. Por exemplo, a maioria (8 a 12) seria de navios de escolta EG (emprego geral), por exemplo corveta Barroso + AAe de curta-média distância (por US$ 150 mi cada), ou um misto de corvetas e fragatas EG, no nível das fragatas Niterói em termos de armamento. Mais umas 4 fragatas modernas como você disse, mais caras (US$ 350 mi a US$ 1 bi !!!), tendo capacidade de defesa AAe de área.
Assim como você deseja um monte de Meko-200 com defesa AAe de área, eu também gostaria de uns 8 submarinos com AIP (os 5 atuais convertidos para AIP e 3 novos), 4 subs nucleares, A-12 com Rafale, etc. Bastaria a MB ter os royalties do petróleo (US$300 mi por ano) e uns 10% do orçamento (US$400 mi por ano) da MB ser destinado a investimento para valer, que em 15 anos (US$10,5 bi) teríamos isso tudo e muito mais. Porém estamos no Brasil com os políticos e população nem aí para a área de defesa.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Mas veja só, hoje temos 14 navios de escolta. Mas nenhum tem algo parecido com radar AESA 3D e mísseis AAe de área. Você acha que a MB tem condições financeiras de comprar/construir 14 navios de escolta com essa configuração ?
Eu acho que não. Por exemplo, a maioria (8 a 12) seria de navios de escolta EG (emprego geral), por exemplo corveta Barroso + AAe de curta-média distância (por US$ 150 mi cada), ou um misto de corvetas e fragatas EG, no nível das fragatas Niterói em termos de armamento. Mais umas 4 fragatas modernas como você disse, mais caras (US$ 350 mi a US$ 1 bi !!!), tendo capacidade de defesa AAe de área.
Assim como você deseja um monte de Meko-200 com defesa AAe de área, eu também gostaria de uns 8 submarinos com AIP (os 5 atuais convertidos para AIP e 3 novos), 4 subs nucleares, A-12 com Rafale, etc. Bastaria a MB ter os royalties do petróleo (US$300 mi por ano) e uns 10% do orçamento (US$400 mi por ano) da MB ser destinado a investimento para valer, que em 15 anos (US$10,5 bi) teríamos isso tudo e muito mais. Porém estamos no Brasil com os políticos e população nem aí para a área de defesa.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Einsamkeit escreveu:Olha tudo depende do contexto, a alemanha hoje nao quer ter forças "ofensivas" pois se precissem teriam 2 ou ate 3 porta avioes e SSn tambem, tem uma postura defensiva e as K-130 entram nisso, eles tem dinheiro para dar de balde, agora nos nao e o dinheiro gasto nas barroso poderia ter sido gasto em uma fragata, defesa das Nossas aguas cabe ao P-3 e aos AMX modernizados com misseis, ja que apenas contra uma força muito fraca nossa força de superficie poderia combater pois temos pernas curtas (70km do Exocet II), O Custo de uma Barroso me parece bastante alto para um navio tao pouco armado, e para patrulha tem que ser um navio igual o portugues.
Bom então o Brasil pretende ter uma força ofensiva?! Engraçado você não considerou P-3 e aos AMX (entre outras aeronaves) quando mencionou as tais embarcações de pequeno porte! Outra coisa, as Inhaúma/Barroso NÂO EXECUTAM FUNÇÂO DE PATRULHA. Uma coisa é uma coisa, outra coisa e outra coisa!
Exocet Block II a perna é curta?! Bom coloca o Block III (é o mesmo lançador) ou RBS 15 MK 3, que a perna fica mais longa!
Vou citar dois trecho do texto do site Infomar que vai matar as duas questões: custo alto, e que as corvetas da MB são destinadas a patrulha.
As origens do projeto que resultou nas corvetas da classe "Inhaúma" remontam a 1977. Inicialmente a Marinha do Brasil realizou estudos visando substituir as corvetas classe da "Imperial Marinheiro" até hoje em serviço nas Forças Distritais, por uma nova classe de navios-patrulha oceânicos (NaPaOc), com um deslocamento carregado de 700t. Em virtude da necessidade premente de substituir os velhos contratorpedeiros ex-US Navy, as especificações foram alteradas e o "Projeto NaPaOc" foi então rebatizado como "Projeto Corveta". Esta designação foi mantida por que parte dos recursos para o Projeto vieram dos royalties do petróleo com vinculação de verbas para a patrulha marítima.
A vida útil projetada de cada navio é de pelo menos 25 anos, a um custo de aquisição de US$120/150 milhões por unidade, com um índice de nacionalização da ordem de 40% para o primeiro navio da classe.
Portanto a MB utilizar a denominação “corveta” para destinar verbas do fundo naval (que deveria ser utilizado para construção, manutenção e operação de navios patrulhas) para melhorar as condições da marinha de guerra, ou seja, essa verba é um tapa buraco. Acho que explica um pouco o porque da pindaíba da MB, pois se estou enganado faz uns 3 ou 4 anos que a MB não sabe o que é fundo naval (o governo bloqueou)!
Einsamkeit escreveu:E Digo que com 350Milhoes de dolares de duas Barroso poderiamos ter Meko-200a Com Aster-30 e Radar AESA.
Será?
O custo de construção da Inhaúma/Barroso informado no Infomar varia entre 120 a 150 milhões, bom um custo bastante baixo se comparado aos valores das atuais fragata. Lembra dos valores das 4 Meko A200ACH que seria compradas pelo Chile?! O Degan mencionau por varias vezes esse valor (US$ 1,2 bilhão / 4 = 300 milhões) e se não me engano ele disse também que seriam utilizados alguns equipamentos retirados das atuais embarcações chilena (acredito que o Barak, MM-40, sensores, etc). Então em minha opinião, 350 mi para Meko A200 com Áster 30 + alguns ingrediente, fica meio difícil acreditar, né!
Einsamkeit escreveu:Meu deus, que escolta de comboios? nao somos os Americanos nao vamos suprir ninguem, a unica coisa que temos que escoltar sao forças tarefa e isso nao cabe a uma corveta, pois tem pouco armamento e deslocamento inadequado para o mar.
Enquanto as nossas embarcações estiverem lá não sei aonde.... quem fica na defesa? Quem ajuda embolar o meio campo? Quem estabelece uma linha de suprimento para a nossa esquadra, quando TO for perto do Brasil?
Reposta: as corvetas.
Falou!!!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Olha o Conceito de Fragata EG esta morto, a nao ser que voce use misseis enormes como os Russos supersonicos e com ogivas enormes, porque nao vejo navios a ficar trocando Misseis um contra um, Toda marinha grande com capacidade para enfrentar a MB tem componente aereo, se for os Americanos mesmo..........
As barroso sao leves demais como fragatas e pesadas como corvetas, pelo que sei o proposito de escolta esta no nome, voce acha que uma inhauma escoltaria o A-12 ate o meio do pacifico?, Entao nao é uma escolta,
So temos 9 escoltas hoje em dia, 6 niterois e 3 Greenhalgh, Uma fragata AA custa caro mais vale cada centavo, ainda mais para nos que nao temos uma aviaçao embarcada eficiente.
4 Destroyer AA e 4 ASW + um A-12 com F-18c/d ja estaria perfeito para mim.
As barroso sao leves demais como fragatas e pesadas como corvetas, pelo que sei o proposito de escolta esta no nome, voce acha que uma inhauma escoltaria o A-12 ate o meio do pacifico?, Entao nao é uma escolta,
So temos 9 escoltas hoje em dia, 6 niterois e 3 Greenhalgh, Uma fragata AA custa caro mais vale cada centavo, ainda mais para nos que nao temos uma aviaçao embarcada eficiente.
4 Destroyer AA e 4 ASW + um A-12 com F-18c/d ja estaria perfeito para mim.
- Einsamkeit
- Sênior
Com o que uma Corveta vai proteger o Marajo? vai atirar de 40mm contra 2 Harpoon lançados de um F-18 voando rente ao mar?
O P-3 é para ASW mais pode ser utilizado para ASUW se armado com Exoce-III ou Harpoon, o que lhe daria uma boa distancia do alvo, e os AMX vao ser modernizados e ter esta opçao.
Olha uma inhauma nao protege nem a si mesma, nao vamos lutar contra o Uruguay, conflitos futuros provavelmente serao contra potencias, e pelo amor, o que uma inhauma pode fazer? no maximo afundar.
O P-3 é para ASW mais pode ser utilizado para ASUW se armado com Exoce-III ou Harpoon, o que lhe daria uma boa distancia do alvo, e os AMX vao ser modernizados e ter esta opçao.
Olha uma inhauma nao protege nem a si mesma, nao vamos lutar contra o Uruguay, conflitos futuros provavelmente serao contra potencias, e pelo amor, o que uma inhauma pode fazer? no maximo afundar.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Este é o problema das Inhaúma, veja a situação da proa dele...E olhem que o mar está calmo, imaginem se fosse em tempestade?
Eles tentaram resolver o problema na Barroso, aumentando a altura da parte frontal, mas se a mudança foi ou não bem sucedida, somente nos testes em mar, que ainda deverá levar uns 2 anos.
[abraços]
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
Volto a defender que a solução seria a substituição da peça de 114,5 mm por um lançador Albatroz, já utilizados pelas Niterói.
Essa mudança aliviaria o peso e, por conseqüência, melhoraria a estabilidade das Inhaumas, além de proporcionar as mesmas uma melhor proteção AAW.
Corveta Inhauma atualmente:
Corveta Inhauma com a peça de 114,5 mm substituida pelo lançador Albatroz:
PS: Aliás, também defendo que a Barroso receba o lançador Albatroz, mas sem a remoção da peça de 114,5 mm.
Peço desculpas a todos se este post aparenta arrogância da minha parte.
Essa mudança aliviaria o peso e, por conseqüência, melhoraria a estabilidade das Inhaumas, além de proporcionar as mesmas uma melhor proteção AAW.
Corveta Inhauma atualmente:
Corveta Inhauma com a peça de 114,5 mm substituida pelo lançador Albatroz:
PS: Aliás, também defendo que a Barroso receba o lançador Albatroz, mas sem a remoção da peça de 114,5 mm.
Peço desculpas a todos se este post aparenta arrogância da minha parte.
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
Ah, eu imagino que a simples troca do canhão 114,5mm por um sistema de míssil anti-aéreo não resolveria o problema da "proa naufragante". Acho que isso é um problema de projeto, uma falha.
Para mim, isso seria resolvido se eles já tivessem projetado a Barroso com aquela parte frontal da mesma altura da parte do meio, se é que vocês entendem (acho que não estou sabendo me expressar).
Talvez a troca do sistema de armas frontal apenas amenize o problema, mas não resolva.
Aliás, me parece que há um espaço para o Albatroz atrás do heliponto, assim como nas Niterói, então a minha proposta seria de colocar um sistema Albatroz atrás, sem abrir mão do canhão na frente, e levantar a parte frontal dele para que não fique tão rente a água. Mas claro, que isso só serviria para as próximas corvetas.
[abraços]
Para mim, isso seria resolvido se eles já tivessem projetado a Barroso com aquela parte frontal da mesma altura da parte do meio, se é que vocês entendem (acho que não estou sabendo me expressar).
Talvez a troca do sistema de armas frontal apenas amenize o problema, mas não resolva.
Aliás, me parece que há um espaço para o Albatroz atrás do heliponto, assim como nas Niterói, então a minha proposta seria de colocar um sistema Albatroz atrás, sem abrir mão do canhão na frente, e levantar a parte frontal dele para que não fique tão rente a água. Mas claro, que isso só serviria para as próximas corvetas.
[abraços]