Por mais que a gente especule, tudo vai depender do custo final para a MB obter X caças navais e da vontade da MB, GF, Indústria em obter tal know how. Se o S. Gripen for compatível com esse figurino, ok. Caso contrário, será buscada outra opção, com certeza.FCarvalho escreveu:Por isso que eu digo que este projeto do Sea Gripen está mais para ilusão de ótica do que para a realidade.
Ninguém em sã consciência irá embasar um projeto de caça com apenas 48 undes, mesmo com toda a comunalidade do mundo com uma versão terrestre.
Simplesmente as contas não batem. Então acho que alguém vai ter que fazer muitas contas para realmente saber o que vamos fazer com o futuro da aviação naval e seus Nae's. Quer dizer, se um dia chegarmos a ter mais que um, claro. Mesmo um novo.
abs.
FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
É bem por aí. Vontade e necessidade nem sempre casam em relação a defesa no Brasil. É a realidade.
abs.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Quantos MiG-29K (naval) foram encomendados no INÍCIO do projeto de navalização do caça???
Entendo que existem alterações significativas na estrutura do caça. Mas as partes mais CARAS, mais sensíveis do caça não mudam quase nada.
Alterar estrutura leva um certo tempo e um certo dinheiro mas não é nada absurdo como alguns sugerem.
Na minha opinião, até mesmo para 24 unidades, daria para produzir o Sea Gripen. E apostaria que sairia mais barato que o Rafale M.
Entendo que existem alterações significativas na estrutura do caça. Mas as partes mais CARAS, mais sensíveis do caça não mudam quase nada.
Alterar estrutura leva um certo tempo e um certo dinheiro mas não é nada absurdo como alguns sugerem.
Na minha opinião, até mesmo para 24 unidades, daria para produzir o Sea Gripen. E apostaria que sairia mais barato que o Rafale M.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Outra coisa, a SAAB disse que com 60 encomendas da Suécia JÁ DARIA PARA TOCAR O BARCO com o Gripen E.
Se 60 ou 80 unidades são suficientes para cobrir os custos de desenvolvimento de um caça novo.
Imagine apenas os custos das alterações para versão naval, que é obviamente um desenvolvimento MENOR do que o do Gripen E.
Se 60 ou 80 unidades são suficientes para cobrir os custos de desenvolvimento de um caça novo.
Imagine apenas os custos das alterações para versão naval, que é obviamente um desenvolvimento MENOR do que o do Gripen E.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
O problema é que as partes mais sensíveis do caça tem que mudar bastante para tolerar as 'porradas' que a aeronave dá no convés e existe toda uma proteção extra necessária (principalmente nos componentes sensíveis) contra os efeitos do mar.Luís Henrique escreveu:Quantos MiG-29K (naval) foram encomendados no INÍCIO do projeto de navalização do caça???
Entendo que existem alterações significativas na estrutura do caça. Mas as partes mais CARAS, mais sensíveis do caça não mudam quase nada.
Alterar estrutura leva um certo tempo e um certo dinheiro mas não é nada absurdo como alguns sugerem.
Na minha opinião, até mesmo para 24 unidades, daria para produzir o Sea Gripen. E apostaria que sairia mais barato que o Rafale M.
Absurdo nunca é... depende de quanto você está disposto a pagar.
Quanto ao Mig-29 o seu desenvolvimento já estava praticamente completo pago pelos russos na década de 90. Esse projeto foi reaproveitado, como base para o Mig-29k atual.
Desenvolver uma aeronave do zero para operar em um ambiente complexo como o marítimo e ainda pagar pelos seus custos de produção nunca vai sair mais barato do que uma aeronave cujo desenvolvimento já está pago a não ser que sejam de duas categorias distintas.
No fim pode até ser que a MB entorte as suas prioridades e entre na Aventura de desenvolver um avião naval e ser o único cliente do mesmo, mas que isso vai sair barato e vai ser 'fácil'... acho bom não se iludir.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
O Gripen E não é um caça novo, é uma evolução de um existente o que é mais barato que desenvolver do zero, a navalização de um caça é um processo ainda mais simples.Luís Henrique escreveu:Outra coisa, a SAAB disse que com 60 encomendas da Suécia JÁ DARIA PARA TOCAR O BARCO com o Gripen E.
Se 60 ou 80 unidades são suficientes para cobrir os custos de desenvolvimento de um caça novo.
Imagine apenas os custos das alterações para versão naval, que é obviamente um desenvolvimento MENOR do que o do Gripen E.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá camaradas, mas a própria SAAB já informou que a estrutura do GRIPEN já tem estrutura reforçada em seus pontos de stress para a já pensada futura versão naval:
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=37510
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Pessoal, não sei se vocês lembram, mas a SAAB já falava num Gripen Naval desde a época em que os primeiros modelos passaram a ser oferecido ao mercado internacional. Na época era oferecido como uma opção de menor custo para Royal Navy, enquanto o F-32 estava sendo desenvolvido.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Saab to complete Sea Gripen design work in UK
15:40 24 May 2011
Saab is to recruit a small team of engineers to staff a new design centre for its Sea Gripen concept in the UK, in an effort that could eventually lead to the construction of a flight demonstrator.
The Swedish company announced its plan following a 24 May meeting with Ministry of Defence officials in London, where it is also to open a new headquarters to accommodate the project team.
The move comes as Saab chief executive Håkan Buskhe has revealed a strategy to significantly expand the company's presence in the UK by pursuing fresh business opportunities. "The MoD is looking for competition," he said.
To open within the next few months following the recruitment of around 10 personnel, the design centre "will capitalise on the UK's maritime jet engineering expertise", Saab said. "Its first project will be to design the carrier-based version of the Gripen new-generation multi-role fighter aircraft based on studies completed by Saab in Sweden."
A concept-design phase lasting roughly 12-18 months will follow, after which Saab could choose to prepare a flight demonstrator, most likely at its Linköping site in Sweden. It hopes to work in partnership with selected UK companies to advance the project, as the nation's industry already provides 28% of the content for the Gripen NG.
Saab has described its Sea Gripen as an "ideal replacement for existing fleets and new [aircraft] carrier nations", and named Brazil and India as possible future customers. The concept was first explored around five years ago, and sources have said that the aircraft would be suitable for use on vessels with a displacement as low as 25,000t. Deliveries could be made from 2018.
Saab has around 200 employees in the UK, but according to Buskhe, "there's no reason why we couldn't be 10 times as big here. We believe the UK is a good ground to make an expansion from. We believe we have a gap to fill, and that we can show that it's possible to acquire extremely fine products that are affordable.
Buskhe: Saab wants to tap UK's maritime jet engineering expertise
"When you have cuts it's time to look into your normal procurement processes and challenge patterns that were used in the past. We believe we have something to bring to the table."
Acquisitions could be one possible route to meeting the growth ambition, but Buskhe said that any such move "must keep to the core values of Saab: that we can increase the product performance and decrease cost". The company has a net cash position of around SKr4 billion ($631 million).
http://www.flightglobal.com/news/articl ... uk-357137/
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
O que posso informar no momento: O Gripen terá sua versão naval. Na Índia complementarão as aeronaves de origem russa e no Brasil serão o vetor de caça e ataque da Aviação Naval.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Andei pesquisando nos foruns internacionais, e nos espanhóis o Sea Gripen vem sendo bastante citado como provável substituto dos Sea Harrier da marinha daquele país!
Observando os operadores de PA, temos ainda a Itália como cliente em potencial.
Observando os operadores de PA, temos ainda a Itália como cliente em potencial.
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- Carlos Lima
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Itália, Espanha = F-35B.henriquejr escreveu:Andei pesquisando nos foruns internacionais, e nos espanhóis o Sea Gripen vem sendo bastante citado como provável substituto dos Sea Harrier da marinha daquele país!
Observando os operadores de PA, temos ainda a Itália como cliente em potencial.
É só aguardar...
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Tenho minhas dúvidas quanto a isso... mas vamos ver!Carlos Lima escreveu:Itália, Espanha = F-35B.henriquejr escreveu:Andei pesquisando nos foruns internacionais, e nos espanhóis o Sea Gripen vem sendo bastante citado como provável substituto dos Sea Harrier da marinha daquele país!
Observando os operadores de PA, temos ainda a Itália como cliente em potencial.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá camaradas, acredito que os custos de operação e manutenção, fará diversos países reverem AS QUANTIDADES a serem compradas do F-35; então o SEA GRIPEN poderia ser um complemento para essas reduções.
É minha opinião.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
henriquejr escreveu:Tenho minhas dúvidas quanto a isso... mas vamos ver!Carlos Lima escreveu: Itália, Espanha = F-35B.
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