O afundamento da corveta Cheonan

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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gaitero
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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#241 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 22, 2010 9:45 am

DELTA22 escreveu:Também estou meio desconfiado desse negócio. [049]
O Mk-48 ADCAP tem cabeça de guerra de uns 300 kg, 1600 kg no total (+ ou -)...
Esse nós sabemos o que faz...

http://www.abc.net.au/science/k2/moments/img/s1448475.jpg
Jin Jones escreveu:Não sou especialista mas, um torpedo com mais de 100 kg de explosivos atingindo o alvo...
O que sobraria dele ?
Para mim está estranho, esse monte de peças inteiras.
Agora, não sei o meu amigo Jin, mas eu não acredito que um motor elétrico tão pequeno fique inteiro depois de uma explosão como a de um torpedo... Motor forte pra kct... Tem lógica isso, Jin??? :shock:

[]'s.
Os novos torpedos tem ação dupla. Com o impacto do explosivo, a aproximadamente 15 Metros de profundidade do casco, que causa o rompimento parcial do navio, e o segundo impacto, que é o da bolha, e que força a super extrutura com um movimento fatal, partindo-a em duas partes, alguns expecialistas dizem que o impacto da bolha é tão grande ou maior do que o da explosão original.

Já os torpedos mais antigos como o Torpedo Norte Coreano não devem ter esta tecnologia de explosão, ou seja, apenas explodem no navio, por isto o impacto é muito menor.




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#242 Mensagem por JL » Sáb Mai 22, 2010 10:55 am

Olha pessoal algumas considerações:

Não tem porque ser tão estranho ter sobrado a peça de propulsão mostrada nas fotografias, simplesmente porque quando a ogiva explode, não existe absolutamente nada prendendo ou segurando esta peça (note diferente do casco do navio, que pela massa impõem uma resistência a explosão). Assim é análogo ao efeito de um projétil de arma de fogo, detonada a pólvora no cartucho o projétil livre sai pelo cano. Com a explosão da ogiva a frente contra o casco ou abaixo do casco, o rotor do motor elétrico, o eixo e os hélices foram disparados em direção contrária, note que são peças sólidas (eixo e hélices) e o rotor é bastante compacto e com bastante metal.
Claro que se estas peças estivessem espremidas contra uma parede sólida elas também seriam mais danificadas, mas o que ocorre é que elas são simplesmente arremetidas com explosão. Isto é normal com bombas, a parte mais sólida e que esta relativamente solta, é arremassada como um estilhaço.

Esta ação de midget submarine esta demonstrando como os submarinos pequenos, são perigosos em águas rasas, onde um Kilo ou Scorpene não pode navegar facilmente. Os sul coreanos estão dizendo que o submarino autor da proeza é um novo modelo, intermediário entre o Classe Sang-O e o classe Yugo, exatamente semelhante ao Ghadir, cujas as imagens são facilmente encontradas na internet.

Eu diria que o Ghadir, não tem nada de iraniano, é simplesmente o submarino norte coreano exportado e que os iranianos com a costumeira cara de pau, falaram que é projeto deles, para não mostrar a conexão norte coreana.

O blog do planeman ilustra o texto

http://planeman-bluffersguide.blogspot.com/




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#243 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 22, 2010 11:21 am

JL escreveu:Olha pessoal algumas considerações:

Não tem porque ser tão estranho ter sobrado a peça de propulsão mostrada nas fotografias, simplesmente porque quando a ogiva explode, não existe absolutamente nada prendendo ou segurando esta peça (note diferente do casco do navio, que pela massa impõem uma resistência a explosão). Assim é análogo ao efeito de um projétil de arma de fogo, detonada a pólvora no cartucho o projétil livre sai pelo cano. Com a explosão da ogiva a frente contra o casco ou abaixo do casco, o rotor do motor elétrico, o eixo e os hélices foram disparados em direção contrária, note que são peças sólidas (eixo e hélices) e o rotor é bastante compacto e com bastante metal.
Claro que se estas peças estivessem espremidas contra uma parede sólida elas também seriam mais danificadas, mas o que ocorre é que elas são simplesmente arremetidas com explosão. Isto é normal com bombas, a parte mais sólida e que esta relativamente solta, é arremassada como um estilhaço.

Esta ação de midget submarine esta demonstrando como os submarinos pequenos, são perigosos em águas rasas, onde um Kilo ou Scorpene não pode navegar facilmente. Os sul coreanos estão dizendo que o submarino autor da proeza é um novo modelo, intermediário entre o Classe Sang-O e o classe Yugo, exatamente semelhante ao Ghadir, cujas as imagens são facilmente encontradas na internet.

Eu diria que o Ghadir, não tem nada de iraniano, é simplesmente o submarino norte coreano exportado e que os iranianos com a costumeira cara de pau, falaram que é projeto deles, para não mostrar a conexão norte coreana.

O blog do planeman ilustra o texto

http://planeman-bluffersguide.blogspot.com/
Será que não seria o contrário?

Não seria o Iran exportando submarinos a Coréia do Norte???




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#244 Mensagem por Skyway » Sáb Mai 22, 2010 12:32 pm

Até onde eu sei sobre esse submarino, é mesmo uma versão de um projeto norte coreano exportado ao Irã.


Um abraço!




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#245 Mensagem por gaitero » Sáb Mai 22, 2010 12:56 pm

Skyway escreveu:Até onde eu sei sobre esse submarino, é mesmo uma versão de um projeto norte coreano exportado ao Irã.


Um abraço!
Puxa...

Obrigado pela informação... :wink:




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#246 Mensagem por JL » Sáb Mai 22, 2010 5:31 pm

A linha do repasse de tecnologia é a seguinte. Primeiro a Itália tradicional no campo, repassou tecnologia para a Iuguslávia que passou a desenvolver os seus submarinos, resultando nos Heroj - 3 unidades e na excelente classe Sava e vários tipos de submarinos Midget. A Iuguslávia na sua fase de maior reclusão passou a tecnologia para os Norte coreanos, que desenvolveram o Yugo, que tem esse nome por causa desta conexão. Depois o Sang. Agora o Irã começou a trocar figurinhas com a Coréia do Norte e surgiu este submarino engraçado.

Não é somente este submarino que o Irã compartilha com os norte coreanos a tecnologia, também tem uma versão do Styx o P-15 Termit, modificado na Coréia do Norte, com motor a jato, eles o denominamo RA AD e a inteligência ocidental chama de KN01 a versão norte coreana. Quem fez primeiro eu francamente não sei. Mas que deve ser o mesmo míssil é bem provavel. Exatamente este tipo de míssil cruiser com 300 km de alcance que os norte coreanos ficam de vez em quando disparando em direção ao oceano par encher o saco dos sul-coreanos.

Outro ponto de coincidência muito grande é a área de balísticos. Sugiro que o leitor compre a revista Força Aérea deste mês que fala da conexão Síria norte-coreana.

Agora que o afundamento da Cheonan serve de alerta para o que os midget iranianos podem fazer no raso Golfo Pérsio. É o renascimento dos submarinos Midget, tão comuns na IIGM, usados pelos japoneses, alemães, italianos e ingleses.




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#247 Mensagem por Enlil » Sáb Mai 22, 2010 5:53 pm

De fato eles são bem pequenos:

Imagem

Ghadir class (Iran Navy)




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#248 Mensagem por FOXTROT » Sáb Mai 22, 2010 6:44 pm

Quantas unidades dessas coisa feias e letais o Irã possui?




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#249 Mensagem por guilhermecn » Sáb Mai 22, 2010 6:46 pm

FOXTROT escreveu:Quantas unidades dessas coisa feias e letais o Irã possui?
Bem colocado :D




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#250 Mensagem por FOXTROT » Sáb Mai 22, 2010 6:53 pm

guilhermecn escreveu:
FOXTROT escreveu:Quantas unidades dessas coisa feias e letais o Irã possui?
Bem colocado :D
:D

guilhermecn imagina o temor da US Navy em ter uma de suas poderosas e caríssimas unidades afundadas por esse feioso.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#251 Mensagem por guilhermecn » Sáb Mai 22, 2010 6:57 pm

FOXTROT escreveu:
guilhermecn escreveu: Bem colocado :D
:D

guilhermecn imagina o temor da US Navy em ter uma de suas poderosas e caríssimas unidades afundadas por esse feioso.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Isso nem é o problema !

Imagine o Ego deles com esses afundamentos :twisted:




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#252 Mensagem por Enlil » Sáb Mai 22, 2010 7:16 pm

:lol:...




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#253 Mensagem por JL » Sáb Mai 22, 2010 10:40 pm

Com certeza pelo menos quatro unidades. No you tube tem até um vídeo que mostra parcialmente o interior de um deles.




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#254 Mensagem por Jin Jones » Sáb Mai 22, 2010 10:48 pm

DELTA22 escreveu:Também estou meio desconfiado desse negócio. [049]
O Mk-48 ADCAP tem cabeça de guerra de uns 300 kg, 1600 kg no total (+ ou -)...
Esse nós sabemos o que faz...

http://www.abc.net.au/science/k2/moments/img/s1448475.jpg
Jin Jones escreveu:Não sou especialista mas, um torpedo com mais de 100 kg de explosivos atingindo o alvo...
O que sobraria dele ?
Para mim está estranho, esse monte de peças inteiras.
Agora, não sei o meu amigo Jin, mas eu não acredito que um motor elétrico tão pequeno fique inteiro depois de uma explosão como a de um torpedo... Motor forte pra kct... Tem lógica isso, Jin??? :shock:

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Oi Delta !

O Skyway tem razão.
Eu cometi o erro de confundir a explosão d`ebaixo d`agua com uma sobre o solo.
Uma bomba lançada de um avião realmente sobra pouco, mas um torpedo quando explode, uma boa parte da sessão traseira deve permanecer intacta.




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Re: O afundamento da corveta Cheonan

#255 Mensagem por DELTA22 » Sáb Mai 22, 2010 11:09 pm

Verdade... acabei por concluir isso também umas páginas atrás.

[]'s.




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