Túlio escreveu:É?
NOTA OFICIAL
Eu, Túlio, declaro para os devidos fins que o processo chamado de FX acabou: será comprada uma quantidade de caças Su-35BM Flanker e fim.
Publique-se
Cumpra-se
![[018]](./images/smilies/018.gif)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Túlio escreveu:É?
NOTA OFICIAL
Eu, Túlio, declaro para os devidos fins que o processo chamado de FX acabou: será comprada uma quantidade de caças Su-35BM Flanker e fim.
Publique-se
Cumpra-se
Fecho contigo neste raciocínio. Raciocínio apoiado inclusive pela END.Bender escreveu:caixeiro escreveu: Parece que esqueceram de avisar que nao e mais...
Abracos Elcio Caixeiro
Me desculpe Caixeiro,mas pra quem quer tots até da meia de tricôt da vó do dono da Saab ou Dassault e da coleirinha de tricôt da vó do Obama,essa istória de só 36 não é crivel.Fico com o Copac e a declaração que esse é o primeiro lote.
Agora se o dinheiro sumir depois do primeiro lote,eu acredito até em mais F5 do Fudeudvezquistão.
Sds.
Túlio escreveu:É?
NOTA OFICIAL
Eu, Túlio, declaro para os devidos fins que o processo chamado de FX acabou: será comprada uma quantidade de caças Su-35BM Flanker e fim.
Publique-se
Cumpra-se
Caro Orestes,orestespf escreveu: Olá Roberto,
desculpe-me pela demora, estou com visitas, logo...
Aqui não cabe condicional, é fato mesmo. Explico: existe uma negociação e ponto! Não tenho como entrar no mérito sobre uma negociação se concretizar ou não, foge ao meu controle. Uma coisa é dizer que existe um boato sobre SAAB & Embraer devido ao FX-2 (isto eu nego, pois não sei mesmo), outra coisa é dizer que existe uma negociação comercial entre as duas empresas. Sobre esta última, não há boatos (fui claro???).
Túlio escreveu:Sério agora, mantenho minha posição: Gripen NG como programa conjunto entre SAAB e EMBRAER. Digam o que disserem, as empresas são tecnologica e comercialmente complementares e compatíveis entre si, vai ser um p* caça (LO de luxo, mantenho também) e avançaremos muito num terreno onde mal sabemos andar (e claudicando...).
A questão é assim, para mim: se for PROGRAMA DE GOVERNO, dá Rafale ou mesmo Super Hornet; se for PROGRAMA DE ESTADO, não tem como não dar Gripen NG: desenvolver junto x copiar o que nos deixarem, há opção aí?
Ah, esqueci: o Gripen Demo voa com GE, quem garante que o NG (ou E/F, como preferirem) vai fazer o mesmo? Uma Eurojet ia bem, não?
Minha opinião, senhores.
Olá Roberto,rcolistete escreveu:Caro Orestes,orestespf escreveu: Olá Roberto,
desculpe-me pela demora, estou com visitas, logo...
Aqui não cabe condicional, é fato mesmo. Explico: existe uma negociação e ponto! Não tenho como entrar no mérito sobre uma negociação se concretizar ou não, foge ao meu controle. Uma coisa é dizer que existe um boato sobre SAAB & Embraer devido ao FX-2 (isto eu nego, pois não sei mesmo), outra coisa é dizer que existe uma negociação comercial entre as duas empresas. Sobre esta última, não há boatos (fui claro???).
Bem, eu achei estranho seu comentário anterior afirmando que era fato (Saab & Embraer) pois na mesma mensagem afirmava ser especulação. Por isso quis confirmar.
O que eu chamo atenção é que, ao falar em fato, tal como repetiu acima, você assume uma responsabilidade implícita e poderá ser cobrado depois sobre isso, aqui no fórum, por alguns participantes (não por mim exatemente). Ou não ser cobrado mas se "queimar", digamos assim. Estou dando a dica para você não se estressar depois, fórum não é para isso.
Por exemplo, em 2008, um certo jornalista conhecido por nós postou em fórum internacional que o caça X tinha ganho o FX-2, dando quantidade e outros detalhes. Isso não aconteceu, se o mesmo jornalista disser novamente que sabe o vencedor, poucos vão acreditar depois da 1a vez.
Grande abraço,
Roberto
Concordo em grau, número e gênero, Túlio! Mas, se me permite, com um "porém": desde que tudo isso seja do jeito que estamos imaginando.Túlio escreveu:Sério agora, mantenho minha posição: Gripen NG como programa conjunto entre SAAB e EMBRAER. Digam o que disserem, as empresas são tecnologica e comercialmente complementares e compatíveis entre si, vai ser um p* caça (LO de luxo, mantenho também) e avançaremos muito num terreno onde mal sabemos andar (e claudicando...).
A questão é assim, para mim: se for PROGRAMA DE GOVERNO, dá Rafale ou mesmo Super Hornet; se for PROGRAMA DE ESTADO, não tem como não dar Gripen NG: desenvolver junto x copiar o que nos deixarem, há opção aí?
Ah, esqueci: o Gripen Demo voa com GE, quem garante que o NG (ou E/F, como preferirem) vai fazer o mesmo? Uma Eurojet ia bem, não?
Minha opinião, senhores.
Essa posição é a mais pé no chão que existe quanto as ToTs!!!Inclusive quanto as possibilidades que o mercado Latino Americano tem para crescer, colocando novas possibilidades para um Caça que tenha as mãos da indústria brasileira, em um área de comércio (América do Sul) cujo maior banco de fomento é o BNDES....Ainda mais se à médio e longo prazo se consolidar o Projeto Sul Americano de Defesa....Vai dar o tempo certinho para o NG estar operacional e testando novas configurações....Túlio escreveu:Sério agora, mantenho minha posição: Gripen NG como programa conjunto entre SAAB e EMBRAER. Digam o que disserem, as empresas são tecnologica e comercialmente complementares e compatíveis entre si, vai ser um p* caça (LO de luxo, mantenho também) e avançaremos muito num terreno onde mal sabemos andar (e claudicando...).
A questão é assim, para mim: se for PROGRAMA DE GOVERNO, dá Rafale ou mesmo Super Hornet; se for PROGRAMA DE ESTADO, não tem como não dar Gripen NG: desenvolver junto x copiar o que nos deixarem, há opção aí?
Ah, esqueci: o Gripen Demo voa com GE, quem garante que o NG (ou E/F, como preferirem) vai fazer o mesmo? Uma Eurojet ia bem, não?
Minha opinião, senhores.
Túlio, este "detalhe" não é detalhe, é a chave da questão. Aliás não só para a SAAB, para a Embraer também, visto que ela precisa diversificar e investir em um setor que ela apenas arranha. Se ela seguir no mesmo "formato", vai esbarrar nas duas gigantes e aí pode bater no teto. O problema de bater no teto é a certeza de não expandir mais, é a certeza que a queda-livre se aproxima. Então ela também não tem escolhas, precisa ousar e muito. Sob a ótica comercial o que é necessário, nestas ocasiões, é ter uma oportunidade, uma motivação, e que neste caso se chama FX-2. Insisto, não estamos falando de algo grandioso "motivado" por 36 caças, falamos de uma grande janela, um espaço ímpar, daqueles que a Embraer sempre soube aproveitar como ninguém e que fez dela a empresa que é.Túlio escreveu:Para reforçar, um último mas não menos significativo detalhe: é questão de vida ou morte para a SAAB...
Eles precisam de dinheiro e vendas, que consolidem e mantenham a sustentabilidade da produção e desenvolvimento do caça (e mesmo de um suposto próximo, talvez o tale de 5G) e conseguir isso sozinhos lhes é IMPOSSÍVEL; ou se acupincham ou morrem...
A guerra fria ACABOU!!!
Mas o grande temor dos Hamburgers já saiu do páreo. Pelo menos na prática, saiu da Short-List o Su-35BM....O Gripen, na lógica seria ainda melhor para os EUA, a vitória deles pelas bandas de cá (claro se o F-18, ficar de fato pelo caminho), porém, o que eles achariam da possibilidade do surgimento de uma nova empresa de aviação de caça no cenário mundial???....O Gripen (SAAB) sempre teve total apoio do governo Norte Americano e a Embraer também, porém, os caras não olham só esses detalhes comerciais, a geopolítica também é muito visualisada....E olhando a aproximação de Russos e Chineses para as bandas de cá.....Essa possível nova empresa pode sim surgir com as bençãos dos EUA!!!Ou não???gaitero escreveu:Só para cutucar o Gaúcho...![]()
Nunca podemos esqueçer quem faz parte desta Short List.
Estados Unidos....
Eu tenho boa memória, alguns já esqueceram, se alguem quizer a notícia dificilmente irei encontrar, mas creio que até no DB ela foi publicada. Ela continha a seguinte notícia, '' F-X, Brasil, Pentágono deu sinal verde para o Rafale....''
Eu ainda acredito que a disputa esta viva e o Gripen tem chances, mas longe de mim ignorar o ignorável, o Rafale é o favorito, sempre foi o favorito, ficou ainda mais favorito com a saída do Su-35 e se mantém favorito agora....
O que todos estão tentando fazer, é equilibrar a situação, pois caso isto não seja feito, poderiamos encerrar já aqui o F-X e entrega-lo aos francêses, assim como foi feito com os Submarinos, Helicópteros, quiçá com as Fragatas e outros meios navais, sem contar eventuais mísseis e todo o resto que eventualmente deverá ser adquerido....
A reintegração da França ao comando da OTAN (aceitando a liderança dos EUA) pode muito bem ter incuido uma contrapartida, uma combinação entre França e EUA para a venda do Rafale ao Brasil. Absurdo?gaitero escreveu:Só para cutucar o Gaúcho...![]()
Nunca podemos esqueçer quem faz parte desta Short List.
Estados Unidos....
Eu tenho boa memória, alguns já esqueceram, se alguem quizer a notícia dificilmente irei encontrar, mas creio que até no DB ela foi publicada. Ela continha a seguinte notícia, '' F-X, Brasil, Pentágono deu sinal verde para o Rafale....''
Eu ainda acredito que a disputa esta viva e o Gripen tem chances, mas longe de mim ignorar o ignorável, o Rafale é o favorito, sempre foi o favorito, ficou ainda mais favorito com a saída do Su-35 e se mantém favorito agora....
O que todos estão tentando fazer, é equilibrar a situação, pois caso isto não seja feito, poderiamos encerrar já aqui o F-X e entrega-lo aos francêses, assim como foi feito com os Submarinos, Helicópteros, quiçá com as Fragatas e outros meios navais, sem contar eventuais mísseis e todo o resto que eventualmente deverá ser adquerido....