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Re: Su-35 News

Enviado: Dom Set 07, 2008 8:13 pm
por Carlos Mathias
Como já foi dito aqui, até o SU-35BM estar sendo vendido, poderá haver um AESA enorme naquele nariz. Como tamanho de antena, capacidade de refrigeração e potência elétrica disponível ainda são dados importantíssimos, ainda assim o SU-35BM terá um radar melhor.

Veja bem Projeto, são duas classes diferentes de radar e avião. Nunca, jamais um Rafale vai comportar um radar como o SU-35BM é capaz de fazê-lo, ou como o F-22, que tem praticamente o mesmo diâmetro/espaço disponível no nariz. Ora, se os EUA são líderes nessa área e ainda preferiram um grande radar, creio que a França não conseguirá um radar revolucionário o suficiente para diminuir a importância do tamanho da antena.

A menos que a Dassault reprojete o Rafale a coloque ali um grande nariz.

E sobre a Rússia e AWACS, devemos nos lembrar que a Rússia tem a maior cobertura radar do mundo. E mais os AWACS.

Saudações!

Re: Su-35 News

Enviado: Dom Set 07, 2008 9:24 pm
por knigh7
G-LOC escreveu: Se o inimigo tem aeronaves furtivas então estamos ferrados. Até 2015 o inimigo será a USAF. Depois poderá ser também outros países com o F-35. Mais adiante poderá ser o PAK FA.
É por isso que eu sou contrário a idéia da FAB em substituir ao longo do tempo todas as aeronaves de caça pelo vencedor do FX2.
Adquiri-se agora um lote e depois de 2020 inicia-se um novo processo de seleção.

Re: Su-35 News

Enviado: Dom Set 07, 2008 10:15 pm
por Anderson TR
G-LOC escreveu:
PRick escreveu: Agora não entendi nadinha, estamos falando de radar de caças, e você aponta um TO, um cenário. Se você tem AEW rastreando, os caças não precisam usar seus radares. O modo Spot nesse caso perde o sentido, eu diria que o modo Spot seria usado em determinadas circunstâncias, como na ausência de aviões AEW ou na presença de aeronaves furtivas.
Se o TO não tem AEW então devemos estar operando a longa distância. Ai já começa a falar de aeronave de longo alcance e automaticamente um grande radar.

Se o inimigo tem aeronaves furtivas então estamos ferrados. Até 2015 o inimigo será a USAF. Depois poderá ser também outros países com o F-35. Mais adiante poderá ser o PAK FA. Pelo menos na defensiva o alerta poderá ser dado por radares em terra de baixa frequencia e ai o interceptador usa o modo spot. Tem que ter uma grande antena e ser bem potente.

Por outro lado um radar AESA varre o espaço muito rápido. A diferença para um MESA é ter um alcance de acompanhamento igual ao de detecção. O alcance não aumenta, mas a qualidade sim. Uma outra diferença é a probabilidade de detecção. Em uma RED FLAG com F-15 e F22 com AESA foram detectados 96% dos inimigos contra 75% das missões anteriores (pelos radares dos caças). Lembro de um combate entre F15 e Mig23 onde uma esquadrilha foi vetorada em direçaõ a outra. Os caças se cruzaram sem serem detectados. Quando os F-15 davam meia volta para evitar os SAM sirios no líbano um piloto de F15 viu um Mig23 tambem dando a volta e ai sim iniciou o combate. Eram oito caças e ninguém conseguiu um contato.

G-LOC
Interessante essa análise....Então se os sistemas de detecção dos caças daqui para frente tiverem um sistema stealth ou um sistema de leitura reduzida , ou seja, conseguirem cada vez mais se esconder um dos outros e dos sistemas de detecção disponíveis, com uma tecnologia que camufle sua presença,o combate corpo a corpo(vetor contra vetor) pode ser uma realidade???? E se for uma realidade, quais são os caças mais furtivos????Eu já ouvi falar muito bem da capacidade corpo a corpo dos caças Russos.....Isso pode se tornar uma vantagem para os vetores Russos e sua política de caças furtivos???

Re: Su-35 News

Enviado: Dom Set 07, 2008 10:27 pm
por AlbertoRJ
BlInDaDo-BR escreveu:
G-LOC escreveu: Se o TO não tem AEW então devemos estar operando a longa distância. Ai já começa a falar de aeronave de longo alcance e automaticamente um grande radar.

Se o inimigo tem aeronaves furtivas então estamos ferrados. Até 2015 o inimigo será a USAF. Depois poderá ser também outros países com o F-35. Mais adiante poderá ser o PAK FA. Pelo menos na defensiva o alerta poderá ser dado por radares em terra de baixa frequencia e ai o interceptador usa o modo spot. Tem que ter uma grande antena e ser bem potente.

Por outro lado um radar AESA varre o espaço muito rápido. A diferença para um MESA é ter um alcance de acompanhamento igual ao de detecção. O alcance não aumenta, mas a qualidade sim. Uma outra diferença é a probabilidade de detecção. Em uma RED FLAG com F-15 e F22 com AESA foram detectados 96% dos inimigos contra 75% das missões anteriores (pelos radares dos caças). Lembro de um combate entre F15 e Mig23 onde uma esquadrilha foi vetorada em direçaõ a outra. Os caças se cruzaram sem serem detectados. Quando os F-15 davam meia volta para evitar os SAM sirios no líbano um piloto de F15 viu um Mig23 tambem dando a volta e ai sim iniciou o combate. Eram oito caças e ninguém conseguiu um contato.

G-LOC
Interessante essa análise....Então se os sistemas de detecção dos caças daqui para frente tiverem um sistema stealth ou um sistema de leitura reduzida , ou seja, conseguirem cada vez mais se esconder um dos outros e dos sistemas de detecção disponíveis, com uma tecnologia que camufle sua presença,o combate corpo a corpo(vetor contra vetor) pode ser uma realidade???? E se for uma realidade, quais são os caças mais furtivos????Eu já ouvi falar muito bem da capacidade corpo a corpo dos caças Russos.....Isso pode se tornar uma vantagem para os vetores Russos e sua política de caças furtivos???
Os mais furtivos são os norte-americanos de 5ª geração e entre os menos furtivos estariam os russos da família Flanker, como os Su-27/30. Estimam melhorias nesse sentido no Su-35BM.

Abraços

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 8:17 am
por Pepê Rezende
PRick escreveu:Se considerarmos que o SU-35 e o Rafale representam filosofias diferentes, quase opostas, enquanto um aposta num espécie de conceito do Super F-15, levando as últimas conseqüências o conceito gerado por volta de 1965 a 1970. O outro aposta nas redes, na discrição e atuação em conjunto, ou o conceito gerado durante as décadas de 1980/1990. Com uso extensivo de aeronaves AEW, radares terrestres, comando e controle atráves de uma grande rede. Inclusive agora, com aeronaves UAV´s e UACV´s.

Os caminhos são bem claros, e apesar de o Rafale e o SU-35 terem as duas capacidades, cada um se destaca, num dos 02 cenários descritos acima. Atuação isolada ou atuação em conjunto.

[ ]´s
O Su35BM tem um excelente datalink e pode alimentar dados de um AWACS nos mísseis, mas foi concebido para operar com mais independência. Uma formação pode ficar totalmente desligada, alimentada pelos dados do líder, por exmplo. A idéia em geral é de um caça mais ofensivo, que possa operar com algum sucesso longe de um AWACS. O Rafale é mais defensivo.

Pepê

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 2:12 pm
por Anderson TR
BlInDaDo-BR escreveu:
G-LOC escreveu: Interessante essa análise....Então se os sistemas de detecção dos caças daqui para frente tiverem um sistema stealth ou um sistema de leitura reduzida , ou seja, conseguirem cada vez mais se esconder um dos outros e dos sistemas de detecção disponíveis, com uma tecnologia que camufle sua presença,o combate corpo a corpo(vetor contra vetor) pode ser uma realidade???? E se for uma realidade, quais são os caças mais furtivos????Eu já ouvi falar muito bem da capacidade corpo a corpo dos caças Russos.....Isso pode se tornar uma vantagem para os vetores Russos e sua política de caças furtivos???
Os mais furtivos são os norte-americanos de 5ª geração e entre os menos furtivos estariam os russos da família Flanker, como os Su-27/30. Estimam melhorias nesse sentido no Su-35BM.

Abraços
Ah claro!!!!Mas quanto aos caças de 4º geração???....éh nesse sentido que falo, em comparação com as possibilidades que o Brasil possui para compra imediata...E outra duvida, Os F-35,F-22 já estão operando de verdade(efetivamente) nas respectivas forças??Ou ainda estão em fase de conclusão???...A fila tá grande, e se quer esse vetor(F-35) foi oferecido ao Brasil no ultimo Fx(2)....Se não me engano, nem os sócios desse projeto receberam suas cotas....e quanto aos simulados, esses aviões todos poderosos já participaram de algum no mundo???Contra outros vetores???Ou ainda é uma promessa nos moldes que foi o eterno F-117 Invisível...(sic.)

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 4:49 pm
por Carlos Mathias
Já participaram de várias simulações feitas especialmente para eles dentro dos EUA.

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 5:08 pm
por Pepê Rezende
G-LOC escreveu: Por outro lado um radar AESA varre o espaço muito rápido. A diferença para um MESA é ter um alcance de acompanhamento igual ao de detecção. O alcance não aumenta, mas a qualidade sim. Uma outra diferença é a probabilidade de detecção. Em uma RED FLAG com F-15 e F22 com AESA foram detectados 96% dos inimigos contra 75% das missões anteriores (pelos radares dos caças). Lembro de um combate entre F15 e Mig23 onde uma esquadrilha foi vetorada em direçaõ a outra. Os caças se cruzaram sem serem detectados. Quando os F-15 davam meia volta para evitar os SAM sirios no líbano um piloto de F15 viu um Mig23 tambem dando a volta e ai sim iniciou o combate. Eram oito caças e ninguém conseguiu um contato.

G-LOC
BlInDaDo-BR escreveu: Interessante essa análise....Então se os sistemas de detecção dos caças daqui para frente tiverem um sistema stealth ou um sistema de leitura reduzida , ou seja, conseguirem cada vez mais se esconder um dos outros e dos sistemas de detecção disponíveis, com uma tecnologia que camufle sua presença,o combate corpo a corpo(vetor contra vetor) pode ser uma realidade???? E se for uma realidade, quais são os caças mais furtivos????Eu já ouvi falar muito bem da capacidade corpo a corpo dos caças Russos.....Isso pode se tornar uma vantagem para os vetores Russos e sua política de caças furtivos???
Projeto escreveu: Os mais furtivos são os norte-americanos de 5ª geração e entre os menos furtivos estariam os russos da família Flanker, como os Su-27/30. Estimam melhorias nesse sentido no Su-35BM.

Abraços
BlInDaDo-BR escreveu: Ah claro!!!!Mas quanto aos caças de 4º geração???....éh nesse sentido que falo, em comparação com as possibilidades que o Brasil possui para compra imediata...E outra duvida, Os F-35,F-22 já estão operando de verdade(efetivamente) nas respectivas forças??Ou ainda estão em fase de conclusão???...A fila tá grande, e se quer esse vetor(F-35) foi oferecido ao Brasil no ultimo Fx(2)....Se não me engano, nem os sócios desse projeto receberam suas cotas....e quanto aos simulados, esses aviões todos poderosos já participaram de algum no mundo???Contra outros vetores???Ou ainda é uma promessa nos moldes que foi o eterno F-117 Invisível...(sic.)
A produção do F-35 ainda não começou. Para o Brasil, só estaria disponível em 2019/20, depois que os sócios do programa recebessem os primeiros lotes. O F-22 já é operacional.

Pepê

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:05 pm
por soultrain
O F-22 não está com muitas das capacidades do programa operacionais, o que é normal, assim como quando o F/A-35 começar a ser entregue, não terá muitas é o normal para qualquer aeronave militar.

[[]]'s

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:15 pm
por Carlos Lima
Honestamente,

dá até para entender que os franceses fizeram mesmo uma aeronave 'própria' para a França no caso do Rafale e na minha opnião esse foi o erro deles com relação à exportações 'no mundo de hoje'.

Em todo o caso, como estamos falando sobre o SU-35, levando-se em conta que o radar dele 'fará' operacionalmente bastante do que é dito, eu prefiro ele ao Rafale.

Obviamente que tudo depende mesmo qual a estratégia de operação a FAB acha mais apropriada para a Força para os próximos 40 anos.

[]s
CB_Lima

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:28 pm
por Carlos Mathias
Perfeito CB. Todos sabem que vindo o Rafale a FAB estará bem na fita, dura mas bem.

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:42 pm
por Adriano
Carlos Mathias escreveu:Perfeito CB. Todos sabem que vindo o Rafale a FAB estará bem na fita, dura mas bem.
Concordo.
Queria saber o que a FAB vai fazer até lá. Será que estão pensando em fazer como os americanos, que estão criando uma nova filosofia de emprego combinado F-22 + F-15?
Queria ver M-2000C operando afinado com F-5EM pois, em caso de conflito, ambos seriam imprescindíveis. Talvez a cruzex mostre algo nesse sentido.

[ ]´s

Adriano

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:45 pm
por Carlos Lima
Pois é CM, :D

Voltando ao SU-35...

Agora uma questão que estava pensando outro dia é que li em posts algum tempo atrás (se eu não me engano foram do Orestes - desculpe Orestes caso não sejam :oops: ) dizendo que a FAB escolheria uma aeronave agora "operacional" ...

Bom, o SU-35 ainda é um protótipo... Falando sério... isso teoricamente não seria algo que seria "contra" essa aeronave com relação a escolha?

[]s
CB_Lima

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:52 pm
por Carlos Lima
Adriano escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Perfeito CB. Todos sabem que vindo o Rafale a FAB estará bem na fita, dura mas bem.
Concordo.
Queria saber o que a FAB vai fazer até lá. Será que estão pensando em fazer como os americanos, que estão criando uma nova filosofia de emprego combinado F-22 + F-15?
Queria ver M-2000C operando afinado com F-5EM pois, em caso de conflito, ambos seriam imprescindíveis. Talvez a cruzex mostre algo nesse sentido.

[ ]´s

Adriano
É mesmo!

Eu talvez esteja pensando 'pequeno', mas ver a FAB de uma hora para outra operando quase que exclusivamente aeronaves de altíssimo desempenho (como o SU-35) e no futuro essas aeronaves em conjunto com uma aeronave de 5 Geração, me faz pensar em 3 hipóteses:

* 1 - Tudo isso é conversa fiada :cry:
* 2 - Talvez a coisa não seja exatamente assim e ainda teremos uma aeronave 'low' :)
* 3 - Estamos pensando como "Força Aérea de Combate" ao invés de "Suporte" e "Canhoneira do Exército" e isso é uma mudança gigantesca em termos de linha de pensamento em se tratando de FAB :mrgreen:

Espero que seja a número "3" e tenhamos $$$$ para manter tal mudança filosófica.

[]s
CB_Lima

Re: Su-35 News

Enviado: Seg Set 08, 2008 7:58 pm
por Carlos Mathias
A confirmarem-se todas as previsões e espectativas, termos sim ao longo de 20 anos uma nova FAB sob todos os aspectos.