Um mês de missão da NATO na Islândia
Um destacamento da Força Aérea Portuguesa, composto por 85 militares e 4 aeronaves F-16M, está na Islândia, desde o passado dia 1 de fevereiro, integrado na missão da NATO “Icelandic Air Policing”, na Base Aérea de Keflavík.
Com a missão de policiamento aéreo, o destacamento português realizou, em condições meteorológicas adversas, tanto de dia como de noite, 55 missões em 112 horas de voo.
A missão dos militares portugueses naquele teatro de operações prossegue durante mais um mês, até ao dia 30 de março.
WOW, numa média simples são umas 28 horas de voo por aeronave/Piloto num só mês!
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Mar 04, 2022 1:27 pm
por FCarvalho
Dizem as más línguas da internet que os russos estão voando bem mais que antes no Atlântico Norte, e que os esquadrões de bombardeiros deles andam bastante ativos.
Com certeza trabalho não irá faltar pelos próximos 30 dias.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Seg Mar 14, 2022 11:11 am
por joaolx
FCarvalho escreveu: ↑Sex Mar 04, 2022 1:27 pm
Dizem as más línguas da internet que os russos estão voando bem mais que antes no Atlântico Norte, e que os esquadrões de bombardeiros deles andam bastante ativos.
Com certeza trabalho não irá faltar pelos próximos 30 dias.
Pode ser que voltem para casa a nado
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Seg Mar 14, 2022 11:49 am
por FCarvalho
Espero que todos usem coletes salva vidas
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Abr 08, 2022 3:14 am
por P44
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Abr 15, 2022 12:22 pm
por LM
Do FD:
Esquadra 201 Falcões
15-04-22
Intercâmbio de Pilotos USAF / FAP
Esta semana, os Falcões despediram-se do Falcão “Burn”. Major Piloto Aviador da United States Air Force serviu a nossa FA, voando connosco durante os últimos três anos. Regressa novamente à USAF, onde continuará a voar o F-16. Uma vez Falcão, Falcão para sempre!
A origem do intercâmbio de pilotos com a USAF data já de 1958, aquando da chegada dos F-86 Sabre a Portugal. De facto, o nascimento da Esquadra 201 foi acompanhado por dois pilotos norte-americanos responsáveis por ministrar a instrução inicial em F-86 aos aviadores nacionais. Depois de um interregno temporal, o intercâmbio de pilotos restabeleceu-se com a aquisição da aeronave F-16 em 1994. Atualmente, envolve, não só a a presença de um aviador da USAF em Portugal, mas também o envio de um piloto instrutor nacional para os Estados Unidos.
O intercâmbio de pilotos é uma ferramenta essencial para fortalecer as relações entre Aliados. Contribui significativamente para a interoperabilidade da FA, através da uniformização e atualização das mais diversas Táticas, Técnicas e Procedimentos de operação.
14 de Abril às 11:55 ·
Fique com algumas imagens da participação da Força Nacional Destacada na missão de policiamento aéreo da #NATO - "Icelandic Air Policing", na Islândia.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Abr 20, 2022 12:16 pm
por cabeça de martelo
FORÇA AÉREA: AERONAVES F-16M COMPLETAM 100 MIL HORAS DE VOO AO SERVIÇO DE PORTUGAL
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Abr 20, 2022 1:48 pm
por FCarvalho
Essas tensões todas no leste europeu fizeram alguém na FAP, no governo e\ou no vosso parlamento mover-se no sentido de começar a pensar a substituição dos F-16, ou segue o trem do jeito que está à espera de dias melhores
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Abr 22, 2022 3:49 pm
por joaolx
FCarvalho escreveu: ↑Qua Abr 20, 2022 1:48 pm
Essas tensões todas no leste europeu fizeram alguém na FAP, no governo e\ou no vosso parlamento mover-se no sentido de começar a pensar a substituição dos F-16, ou segue o trem do jeito que está à espera de dias melhores
FCarvalho escreveu: ↑Qua Abr 20, 2022 1:48 pm
Essas tensões todas no leste europeu fizeram alguém na FAP, no governo e\ou no vosso parlamento mover-se no sentido de começar a pensar a substituição dos F-16, ou segue o trem do jeito que está à espera de dias melhores
Upgrade aos F-16 + F-35A
Novos, ou vão esperar a aposentadoria dos alemães
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Abr 28, 2022 2:25 pm
por LM
Oito F-16M portugueses e dois EuroFighter Typhoon, da Força Aérea do Reino Unido, realizaram uma missão de treino tático sobre a Base Aérea N.º 5, em Monte Real.
Este treino de combate tem como objetivo aperfeiçoar a interoperabilidade entre unidades aéreas da NATO, permitindo exercitar táticas, técnicas e procedimentos.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sex Abr 29, 2022 6:20 am
por LM
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Mai 19, 2022 6:34 pm
por LM
Do FD, agradecendo ao CJ o post:
AirForces Monthly, June 2022
European Fighter Survey: Portugal
Sticking with Falcons
Portugal currently flies 25 Lockheed Martin F-16AM/BM (MLU) Fighting Falcons – comprising 21 single seat F-16AMs and four two seat F-16BMs – from Base Aérea N° 5 (BA-5; Monte Real Air Base). The Força Aérea Portuguesa (FAP; PortugueseAir Force) originally acquired a total of 45 F-16A/B Block 15 sunder the Peace Atlantis I and II programmes. Delivered in 1994, the first batch comprised 20 new build F-16A/B Block 15OCU (Operational Capability Upgrade) aircraft to equip Esquadra 201 (201 Squadron) ‘Falcões’. This comprised 17 single-seat and three dual-seat examples.
In 1999, the FAP received 25 ex-USAF Block 15OCUs (21 F-16As and four F-16Bs, five for use as spares) to establish Esquadra 301 ‘Jaguares’ at the same base. These were second hand fighters with around 3,000 flying hours to be upgraded to the Mid-Life Update (MLU). The Portuguese technicians had to upgrade both the avionics system and the airframe structure under the Falcon Up/Structural Life Improvements Program (SLIP). Due to this, the first F-16AM/BM (MLU) squadron – Esquadra 301 – only became operational in November 2005, while Esquadra 201 didn’t receive its upgraded F-16s until 2011.
Since then, the fleet has received mission software updates M2, M4, M5, M6 and S1 and has been equipped with night-vision goggles (NVGs), a joint helmet-mounted cueing system (JHMCS), Northrop Grumman’s AN/AAQ-28(V)6 LITENING II advanced targeting pod, a night vision cueing and display (NVCD) system and GBU-12 Paveway II laser-guided bombs, GBU-31 joint direct attack munitions (JDAMs) and GBU-49 Enhanced Paveway II dual-mode GPS/laser-guided bombs. The last modification implemented was S1.1 and there is likely to be just one further upgrade, given that the other European F-16 operators have opted to acquire the F-35A.
At an operational level, the FAP’s most important deployments have been in support of various NATO Air Policing missions in the Baltic region (in 2007, 2014, 2016, 2018 and 2021), Iceland (2012 and 2022), Romania (2015 and 2017) and Poland (2019). The Portuguese F-16s have also been involved in operational qualification exercises, like the Tactical Leadership Programme (TLP) and the Fighter Weapons Instructor Training (FWIT) course. The former sees Portuguese pilots complete courses to obtain a Mission Commander qualification, while the latter is intended to confer a tactical instructor rating.
In addition, FAP F-16s have been present at exercises in Portuguese territory, both with national and international forces. In this case, one highlight was NATO’s Exercise Trident Juncture, which last took place in Portugal in 2015. Equally important was the NATO Tiger Meet 2021 held at Beja Air Base (BA-11) in southern Portugal and hosted by Esquadra 301, which was attended by seven flying squadrons from five allied countries and a NATO operated E-3A Sentry airborne early warning and control (AEW&C) aircraft. For this, the FAP committed six F-16AM/ BMs, as well as a P-3C CUP+ maritime patrol aircraft, an AW101 Merlin Mk.516 combat search and rescue helicopter and two AW119Kx Koala rotorcraft. The FAP was distinguished with the Best Operations and Best Tiger Painting awards, with the latter being applied to F-16AM (serial 15116) from Esquadra 301.
In recent years, Portugal has played an important role in the modernisation of the Romanian Air Force (RoAF) through the supply of several secondhand F-16AM/ BMs. Romania received a total of 12 F-16s from Portugal between 2016 and 2017, ordering them in a €628m deal in 2013. In 2019, the nation announced the purchase of five more – which had already been delivered – for €130m. The next two phases of the Romania contract are scheduled for 2023-2024 and the FAP will upgrade the aircraft configuration from the current M5.2R standard to M6.6. The first two aircraft will receive the update in Portugal next year, but the other 15 will be upgraded in Romania in 2024.
Discussions regarding the replacement of the F-16 have yet to be launched. For now, the priority is to keep them up-to date, hence the recent acquisition of 30 multifunctional information distribution system-joint tactical radios (MIDS-JTRS) to replace the MIDS Block Upgrade I system. Upgrading the platform’s GPS system is another priority. At the air-to-air combat level, the APG-66(V)2 pulse-doppler radar needs to be replaced by Northrop Grumman’s advanced APG-83 active electronically scanned array (AESA) radar, which equips the new F-16V Block 70/72 variant. It is also necessary to improve the jet’s self-defence capabilities with a missile warning system and radar warning receiver, a similar package to Block 70/72 standard in the ‘Viper’ configuration. From a structural perspective, the Portuguese F-16s have the potential to operate until the mid- 2040s. However, they will have to be constantly upgraded to gain relevant capabilities and participate in future operations alongside fifth-generation fighters.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sáb Mai 21, 2022 12:17 pm
por cabeça de martelo
NOVO SOFTWARE DOS F-16M DA FAP EM TESTES
A Força Aérea Portuguesa revelou em notícia no seu sítio de internet, ter decorrido uma campanha de testes da Tape ou OFP (Operational Flight Program - "sistema operativo") S2.3 do sistema de armas F-16 MLU, durante a pretérita semana.
Os trabalhos decorreram a partir da Base Aérea nº 5, em Monte Real, integrados na fase designada “In-country Development Test”, ao longo de 17 missões, e um total de 29 horas de voo.
De acordo com a notícia divulgada pela FAP, o evento, que foi gerido pelos pilotos de teste da BA5, foi acompanhado por uma comitiva de engenheiros americanos da "775th Test Squadron” e do “309th Software Engineering Group”, que irão usar os dados recolhidos para efetuar correções e melhorias no software, antes da implementação na frota operacional a partir de Setembro [de 2022].
Segundo a mesma FAP, a "campanha de testes atingiu todos os objetivos propostos", englobando "o trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Direção de Engenharia e Programas e técnicos da “Data Link Management Cell” da Força Aérea, assim como pelas equipas de manutenção e aprontamento da BA5, que garantiram a prontidão das aeronaves a 100%".
O F-16 n/c 15109, um dos protótipos da Tape S2.3 foi captado no radar virtual ADS-B a voar intensamente desde segunda-feira 2 de maio
A Tape 2.3 irá aportar uma melhoria nas capacidades ofensivas dos F-16M portugueses, quer na vertente de luta aérea, quer no ataque a alvos de superfície.
Recomendamos a leitura do seguinte artigo, para uma visão global do que envolve a actualização do sistema operativo dos F-16: