O avião da foto não parece estar com problemas ou com sinais de canibalização.
A primeira vista, só está sem o motor e com o trem de pouso recolhido.
Apesar disso, pode mesmo estar "inativo" ou "não-voável".
Como há uma decisão de parar a frota até o final de 2013, já deve estar em andamento um plano/programa de desativação.
Nessa situação, há corte drástico nos investimentos e na compra de suprimentos, além de uma diagonal de desativação de aeronaves.
É provável que venhamos a constatar uma gradual diminuição do número de aviões disponíveis, sem que isso tenha qualquer conotação de problema técnico.
É decorrente de um processo normal de desativação.
E tudo isso é coerente com a decisão estratégica de parar em 2013.
Caso resolvessem mudar de ideia e continuar a voar por mais tempo, não bastaria apenas decidir. Teriam que reinvestir e iniciar um plano de "reativação", pois a desativação certamente já está em andamento.
Essa reativação demoraria bastante para dar resultado, pois há itens que exigem "long lead time" entre o pedido e o recebimento.
Abraços,
O avião da foto não parece estar com problemas ou com sinais de canibalização.
A primeira vista, só está sem o motor e com o trem de pouso recolhido.
Apesar disso, pode mesmo estar "inativo" ou "não-voável".
Como há uma decisão de parar a frota até o final de 2013, já deve estar em andamento um plano/programa de desativação.
Nessa situação, há corte drástico nos investimentos e na compra de suprimentos, além de uma diagonal de desativação de aeronaves.
É provável que venhamos a constatar uma gradual diminuição do número de aviões disponíveis, sem que isso tenha qualquer conotação de problema técnico.
É decorrente de um processo normal de desativação.
E tudo isso é coerente com a decisão estratégica de parar em 2013.
Caso resolvessem mudar de ideia e continuar a voar por mais tempo, não bastaria apenas decidir. Teriam que reinvestir e iniciar um plano de "reativação", pois a desativação certamente já está em andamento.
Essa reativação demoraria bastante para dar resultado, pois há itens que exigem "long lead time" entre o pedido e o recebimento.
Abraços,
Justin
Justin bom dia.
Infelizmente a falta de simbiose entre a FAB e GF para um objetivo em comum, levou nossa aviação de caça a esta situação, total abandono, contar com M 2000C e F-5 retrofitado para garantir a soberania do Brasil só pode ser brincadeira se compararmos os vetores das Força Aéras dos paises aqui da região.
Já deveria ter acostumado, o Brasil(eiro) é assim mesmo, o pessoal esta mais preocupado com o final da novela "avenida Brasil" do que com nossa soberania.
E a fila anda, sempre acreditando em dias melhores.
Um dos melhores vídeos institucionais da FAB que já vi!!! Muito bom! Com direito a disparos de canhão noturno do AH-1 e bomba inteligente acertando o alvo na mosca!!!
Galera isso aí não é canibalização e a aeronave ainda não está desativada, na verdade a aeronave está parada por motivos de manutenção, é completamente normal em uma força aérea. A manutenção não é simples, são muitos sistemas e uma infinidade de peças, o fabricante do motor é uma empresa, o sistema de navegação é outra, armamento outra, o trem de pouso outra, etc... Se tivermos pane no motor mesmo que outros sistemas funcionem vai ser necessário a assistência da empresa fornecedora, vinda do exterior e a preços altos, por isso é bastante demorado, e a solução é por vezes pegar o motor de um avião que tem pane em outro sistema mas que está com o motor em boas condições.
Por isso ter uma determinada aeronave não significa que está operando totalmente a mesma, há vários fatores como as peças de reposição, os fornecedores, toda a cadeia que possibilita a operação do avião, que geralmente apresentam custos altíssimos. Por isso temos a questão importante da transferência tecnológica para possibilitar realizar grande parte destes serviços no país sem as dificuldades de recorrer sempre para empresas no exterior. O Mirage 2000 é um bom exemplo, é caro de manter e necessita de assistência de muitas empresas francesas, já o F-5 possui uma facilidade maior devido a modernização nos permite por exemplo que alguns de seus sistemas sejam manutenidos no país, facilitando a disponibilidade na linha de voo.
Sinceramente olhando essas fotos parece o mesmo caso do A-1B encostado no canto do hangar do ESM da BASM. Estava canibalizado e muito parecido com o mirage, sem trens, em cima de macacos, sem canopi, sem algumas carenagens, galleys etc...