marcio cenci escreveu:primeiro e ultimo comentario de quem acompanha o projeto fx2 desde que era apenas fx.O presidente com suas declarações a respeito da preferencia pelo rafale conseguiu muitos problemas:Problema 1,se a escolha da fab fosse diferente da dele.Problema 2.O que fazer com os insatisfeitos da força.problema 3.Se verdadeiros os numeros do rafale como justificar as discrepancias de custos de manutenção.problema 4.O que vai fazer com os militares,que pedirão aposentadoria por revolta. Caregando 25000 paginas do fx2 para vazar na internet,sendo que os mesmos serão esmiucados nos sites, blogs e partidos de oposisão em tempo recorde. SOLUÇÃO; Ele dira que falou aquilo para forçar os concorentes à melhorarem seus precos e ofertas.Escolhe o que a FAB quer e fala em alto e bom som ,EU SOU MUITO ESPERTO,economizei xxxxx milhões para o bem do brasil. Opinião pessoal:GRIPEN NG BR
Olha, se você comparar os caças, verá que cada qual tem sua vantágem... Se considerar uma compra de 120 unidades, verá que todos terão capacidade para cobrir 100% do território nacional.
Se considerar os armamentos, verá que todos utilizarão os mesmos. Se considerar o radar, verá que todos terão aparentemente, um radar AESA, que terá uma faixa muito proxima de alcançe. Talvez com uma leve vantágem para o Americano.
Se considerar o custo de aquisição, verá que o rafale por desvantagens básicas, como o preço de sua moeda local, e o custo amortizado de seu desenvolvimento, além de outros custos, como segundo motor, quando comparado ao Gripen, acaba tornando-o mais caro.
Se considerar a capacitação local, todos darão margem para suspeitas, talvez o Básico e o encencial seja oferecido em todos os casos, sendo que alguns tem uma leve vantágem por primar pela aquisição de alguns sistemas que são produzidos por empresas nacionais, e/ou internacionais, mas que possuem uma filial no Brasil.
Se você considerar que o caça tem que ser livre de equipamentos americanos, então o Gripen e o F/A-18 não venceriam, mas se observar que a relação Brasil-EUA é boa, e que a própria Embraer é muito dependente de seus sistemas, então não teria motivos para esperar que 2 dos 3 caças da SL, tendo tecnologia americana, não seriam escolhidos por este motivo.
Se você considerar a aliança estratégica Brasil-França, aposta do governo, verá que esta aproximação traz algumas vantágens interessantes, mas que se analizar o atrazo na escolha, verá que a situação da França esta cada vez pior. Talvez a relação França-Dassault não esteja tão boa... Ou, talvez a França prometeu mais do que a Dassault poderia oferecer...
Se você considerar que a opção do governo vá de encontre com a FAB, então tudo bem, aguardamos a melhora da oferta do Rafale... Mas se ela não for, então a opção da FAB pode sim recair para o gripen, ou para o F/A-18... Motivo? O Gripen, assim como so demais, atendem todas as necessidades da FAB, e além disso, o Gripen é o que técnicamente oferece o menor custo operacional... Já o F/A-18 é o que oferece o melhor equipamento, o que tem o maior tamanho e o que possui os sensores mais avançados...
Sendo assim... Creio que o governo, escolhendo previamente o Rafale, deve ter seus motivos, porém para que tal opção se confirme, o Rafale tem de ser aceito pela FAB, mas para isto é necessiaro que ao menos que o caça tenha uma proximidade em relação ao segundo colocado, nem vou citar o primeiro...
Se a sitação esta difícil, e assim continuar, então a escolha deve recair ao preterido da FAB.
Eu tenho minhas dúvidas quanto a escolha do gripen...
Creio que o escolhido pela FAB seja o F/A-18...