Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2356 Mensagem por LM » Seg Nov 22, 2021 10:39 am

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Russian TU-95 Bear seen through the sensors of a Portuguese F-16 during an [Baltic] Air Policing mission. Allied fighters regularly intercept unidentified aircraft near NATO airspace. Photo courtesy of the Portuguese Air Force.
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NATO - Allied AIR COMMAND
Ramstein | Germany




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2357 Mensagem por P44 » Qui Nov 25, 2021 8:45 am





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2358 Mensagem por LM » Qua Dez 22, 2021 8:43 pm





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2359 Mensagem por P44 » Ter Jan 18, 2022 6:49 am

O CAÇA NORTHROP F-5E TIGER II NA FORÇA AÉREA PORTUGUESA: ERA PARA SER MAS NÃO FOI

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https://canalmilitarizando.com/2022/01/ ... s-nao-foi/




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2360 Mensagem por LM » Qui Fev 03, 2022 11:00 am

Força Aérea inicia missão da NATO na Islândia

Um destacamento de 85 militares e quatro aeronaves F-16M, da Força Aérea Portuguesa, iniciou, no início deste mês, a participação na missão da NATO “Iceland Air Policing”, através da Base Aérea de Keflavík, na Islândia.
A Força Aérea regressa, assim, à Islândia, onde já participou nesta missão em 2012, com o objetivo de garantir a presença aérea em tempo de paz, contribuir para a defesa coletiva e para um padrão comum de segurança e proteção em todo o espaço aéreo da NATO.
Os militares portugueses permanecerão naquele teatro de operações até 30 de março.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2361 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 03, 2022 3:44 pm

LM, é só vocês ou tem outros países nesse destacamento?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2362 Mensagem por LM » Qui Fev 03, 2022 9:17 pm

Neste momento, julgo, esta missão específica - “Iceland Air Policing” - é assegurada apenas pela FAP; mas, de certeza, tendo em conta os "tempos interessantes" que vivemos, há forças "reservadas" para a reforçar.

De notar que o transporte foi assegurado por um A400M belga.

Behind the scenes: Portugal deploying F-16s to Iceland

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2363 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 04, 2022 12:26 pm

Vai ser muito interessante poder ver os KC-390 portugueses operando em diversos lugares 'pitorescos' mundo afora, onde dificilmente veremos os da FAB chegar.
A Islândia é um deles. A vantagem que se tem de vender para países da OTAN é justamente o fato de que a mobilidade das forças militares da aliança nos permitirá demonstrar e provar in loco todas as muitas qualidades do projeto da Embraer.
Com certeza este será o melhor marketing que o avião precisa.
Questão de tempo agora até conseguirmos mais alguns clientes europeus depois de Portugal e Hungria.
A Suécia está muito bem cotada, e opera em um dos ambientes mais inóspitos que se pode ver um avião dispor de uma aeronave.
A ver se o imbróglio com os russos não nos ajudar a vender mais algumas unidades em lugares onde ele não teria muitas chances frente a pressões norte americanas.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2364 Mensagem por LM » Sex Fev 11, 2022 11:59 am

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Bombardeiros norte-americanos B-52 no Reino Unido para exercício planeado
As aeronaves, provenientes da base de Minot, na Dakota do Norte, aterraram na base de Fairford, 150 quilómetros a Oeste de Londres.
Mas passam pela Islândia...
Allied F-16s from the Força Aérea Portuguesa detachment in Iceland and Royal Air Force Typhoons from the UK met the United States Air Force 🇺🇸 B-52 to work out air-to-air maneuvers and escort the bomber to RAF Fairford to execute the long-planned Bomber Task Force mission."With an ever-changing global security environment, it's critical that our efforts with our Allies and partners are unified," said Gen Jeff Harrigian, NATO Allied Air Command Commander.
https://ac.nato.int/archive/2022/us-air ... europe-222




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2365 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 12, 2022 12:31 am

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2366 Mensagem por Lucubus » Sex Fev 18, 2022 7:31 pm





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2367 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 19, 2022 11:01 am

São 930 milhões por 5+1 e todo o apoio pós venda.
Até que está barato para o avião que irão receber, e as capacidades consequentes.
Desta vez os políticos portugueses acertaram na mosca ao investir no novo, ao invés do bom, nem tão bonito assim e essencialmente barato da FAP.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2368 Mensagem por LM » Sáb Fev 19, 2022 11:40 am

Caríssimo... se os políticos aparecerem junto (pelo que sei) da maioria dos militares e/ou dos participantes do FD (e entusiastas da defesa PT) a defender o investimento no KC-390... são linchados.

Entre os que preferem 2 ou 3 A-400M e C-295M apenas e os que aceitam este segmento mas com o Hércules (usados que sejam - há onde investir e não é em aviões novos de transporte) muito poucos consideram a hipótese do KC-390 como a melhor; e com saída das fábricas de Évora da Embraer e a redução da compra da FAB ainda pior.

Projecto novo (potencialmente pode ter problemas), falta de interligação com parceiros militares, muito poucos aviões a serem produzidos (manutenção, etc), segmento errado, investimento alto... é só escolher.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2369 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 21, 2022 1:52 pm

LM escreveu: Sáb Fev 19, 2022 11:40 am Caríssimo... se os políticos aparecerem junto (pelo que sei) da maioria dos militares e/ou dos participantes do FD (e entusiastas da defesa PT) a defender o investimento no KC-390... são linchados.
Entre os que preferem 2 ou 3 A-400M e C-295M apenas e os que aceitam este segmento mas com o Hércules (usados que sejam - há onde investir e não é em aviões novos de transporte) muito poucos consideram a hipótese do KC-390 como a melhor; e com saída das fábricas de Évora da Embraer e a redução da compra da FAB ainda pior.
Projecto novo (potencialmente pode ter problemas), falta de interligação com parceiros militares, muito poucos aviões a serem produzidos (manutenção, etc), segmento errado, investimento alto... é só escolher.
Olá LM, vamos tentar responder.

Penso que quem defende o investimento no KC-390 em Portugal talvez esteja vendo além do avião e da compra em si, mas nas perspectivas que ele trás não somente do ponto de vista operacional como industrial, emprego e renda, além do tecnológico ao país.
Até onde sei o negócio de Évora não deixará as fábricas ao léu e sem ocupação, pelo contrário, o que se diz que o que há lá será mantido e a Embraer segue negociando com aquela unidade industrial, agora sob auspícios de outrem.

Não tenho como imaginar A400M na FAP, seja lá a quantidade que for, sem me perguntar se haveria necessariamente recursos regulares, e suficientes, para manter um avião tão problemático, e caríssimo, de comprar e manter como o Airbus. E é sempre bom lembrar que quanto menor uma frota de aviões, mais altos os custos de sua manutenção e operação, além da disponibilidade ir ladeira abaixo por óbvio com tão pequena quantidade. Isto com certeza imporia aos C-295M ainda maior uso, e desgastes, já que são bem menos custosos ao bolso da FAP.

O Hércules é sem dúvida um vetor inquestionável, novo ou usado, mas aí não tenho como argumentar sobre se efetivamente sua substituição é um dano assim tão imenso à FAP que não possa ser reparado no longo prazo pela aquisição dos KC-390 e as muitas capacidades, e possibilidades, que trará consigo. Neste aspecto penso que só o tempo dirá o quanto isto foi um bom negócio para vocês. E acredito nisto, até prova em contrário.

Por fim, quanto ao projeto ser novo, bem, se olhares de perto vais perceber que basicamente tudo nele em termos de projeto, estrutura e recursos pode ser encontrado em qualquer prateleira mundo afora, e isto foi um requisito da FAB desde o começo. Assim, o riscos e os custos dele são reconhecidamente muito baixos; tanto que a FAB já acumulou mais de 4100 horas de voo com apenas 4 aeronaves sem nenhum incidente sequer até hoje. Aliás, os problemas com a pandemia e todo aquele imbróglio aqui em Manaus ano passado e retrasado demonstraram cabalmente a maturidade do projeto, que aliás, mostrou-se ser muito melhor do que o esperado. Isto afirmado e reconhecido pela própria FAB, oficialmente.

Agora quanto à "falta de interligação com parceiros militares, muito poucos aviões a serem produzidos (manutenção, etc), segmento errado, investimento alto", o avião ainda está entrando em operação na FAB, e tem em perspectiva boas razões para crer que além de Portugal e Hungria, muitos outros clientes ainda se juntarão ao clube. O contrato atual FAB e Embraer foi retificado para 22 aviões até 2034 (+ 12 anos de linhas de produção aberta) significa que além de termos tempo para repor as 6 unidades hora canceladas, ainda poderemos incluir outras 7 unidades conforme o mesmo. Ou seja, a FAB sozinha pode chegar apenas neste contrato até 35 undes, e além. O atual cmte deu a entender isso em entrevista. Se a economia ajudar e os políticos não atrapalharem. De certo que o avião da Embraer não será um Hércules do século XXI mas ele já deu o seu recado ao mercado militar e disse bem a que veio nas operações da FAB.

Por fim, como sempre digo por aqui, Defesa é um negócio caro, nunca foi barato, e nunca será. Tem quem quer, e quem pode. Há prós e contras entre investir e não investir nela. Claro, cada país com as suas prioridades. No que tange a FAP, não vejo o KC-390 como um mal investimento. Ele tende a se provar com o tempo, e até que tenhamos ele operando totalmente integrado ao escopo da FAP, poderemos afirmar com maior ou menor certeza se ele é de fato um bom ou mau investimento a vocês.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2370 Mensagem por LM » Sex Mar 04, 2022 12:34 pm

https://fb.watch/bxWCAu7uAH/ (vídeo)

Um mês de missão da NATO na Islândia
Um destacamento da Força Aérea Portuguesa, composto por 85 militares e 4 aeronaves F-16M, está na Islândia, desde o passado dia 1 de fevereiro, integrado na missão da NATO “Icelandic Air Policing”, na Base Aérea de Keflavík.
Com a missão de policiamento aéreo, o destacamento português realizou, em condições meteorológicas adversas, tanto de dia como de noite, 55 missões em 112 horas de voo.
A missão dos militares portugueses naquele teatro de operações prossegue durante mais um mês, até ao dia 30 de março.




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