Família acusa militares de torturar jovem em São José dos Campos, SP
Ele disse ter sido agredido física e psicologicamente em treinamento.
Órgão da Aeronáutica aguarda resultado de exame para tomar providência.
Do G1 SP, com informação do Vnews
![Imagem](http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/11/28/agressao1.jpg)
Rapaz mostra hematomas em perna (Foto:
Reprodução/TV Vanguarda)
Uma família de São José dos Campos, no interior de São Paulo, acusa militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de torturarem um recruta durante um treinamento. Segundo os pais, o jovem de 19 anos voltou pra casa com vários machucados e com problemas psicológicos. Ele foi levado ao Instituto Médico-Legal amparado, sob efeito de medicamentos, para fazer exame de corpo de delito.
Ninguém da Aeronáutica quis se pronunciar. Em nota, o comando do DCTA informou que espera receber o boletim de ocorrência e os resultados de exames para tomar providências. Uma sindicância ou um inquérito policial militar poderão ser abertos.
O recruta entrou no DCTA há quatro meses. Segundo a família, ele sonhava servir na Aeronáutica. Um mês depois, se afastou para tratar o tornozelo quebrado. De volta, na semana passada, foi para um acampamento onde aprenderia várias técnicas de salvamento e sobrevivência. Mas, segundo os pais, não foi isso que aconteceu.
Durante os cinco dias em que ficou lá dentro, o rapaz teria sido torturado física e psicologicamente. "Ele chegou muito mal, transtornado, com estafa, estava delirando. Imediatamente eu levei ele para o Pronto Socorro Municipal", disse a mãe do jovem. "Quando a gente tirou a roupa dele, a gente começou a ver os hematomas. Colocaram o meu filho no pau-de-arara, isso não existe mais, amarraram os pés, as mãos e bateram nele" contou.
Ainda há marcas espalhadas pelo corpo.
"Me fizeram rastejar para lá e para cá, rolar. Me enfiaram em um buraco e me colocaram de xerife, para olhar os 150 recrutas. E se cada um deles fizesse uma burrada, eu é que pagava", acrescentou a vítima. Ele contou que teve de usar roupas molhadas. "Fome, sede, muita sede. Cada dia eu dormia dois minutos, cinco minutos. Eu estava exausto."
O recruta está recebendo tratamento psiquiátrico. Os pais disseram que vão pedir que o jovem seja desligado da aeronáutica, já que ele está sem condições de cumprir os oito meses que restam do alistamento.
##############################
Nisso que dá o cara servir achando que vai ser lobinho.