Mais uma especulação...
O cartaz para o S Tucano com o cocar da USAF certamente vai abrir mais algumas portas para a Embraer, incluindo aí o Iraque e o Afeganistão e daí Filipinas e mais alguns outros países Árabes e o México além de outros países que estão sofrendo pressão para não comprar essa aeronave já que suas verbas de Defesa são em parte subsidiadas pelos EUA.
Ao mesmo tempo o KC-390 como ficha de barganha da França não é tão assim influente, pois os franceses precisam mesmo de um substituto para os Transall e o candidato inevitável é o KC-390 (podem até não comprar, mas o KC-390 se encaixa como uma luva).
Já o cartaz de um S Hornet com o cocar da FAB (e eventualmente MB) quando todo mundo contava que seria o Rafale traria mais problemas para a Dassault do que benefícios para a Boeing já que o portifólio de Defesa da Boeing é bem razoável (mas $$$$ sempre é bom
).
Não sei se teria algum efeito para o Rafale em concorrências como a Índia/EAU/Suiça, mas não duvido se influenciar outras vendas.
Ao mesmo tempo o pessoal do Typhoon está fazendo 'liquidação' já que os seus 4 parceiros vão comprar bem menas aeronaves do que o originalmente planejado e isso também é um problema para a Dassault.
Anos atrás trabalhei dando consultoria para uma empresa que tinha um produto excelente, mas bem mais caro do que a concorrência... conclusão... muita pouca gente comprava, mas não vendia o suficiente para cobrir os seus custos de maneira razoável, sem contar a falta de vendas criava um 'ócio' e evasão perigosos para o seu futuro.
A nossa sugestão para aquela situação foi uma redução nos preços a ponto de terem algum prejuízo, e contar com o futuro suporte para reaver o seu prejuízo.
Conclusão... com a queda do preço, associado a um bom marketing e boas negociações hoje os caras estão com $$$$ novamente e o produto já está na sua 5 versão e todos estão felizes.
Com relação ao S Tucano / F-X / Rafale / Typhoon obviamente não sei de detalhes e os meus comentários são pura especulação.
[]s
CB_Lima