Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Jacobs
Sênior
Sênior

Re: Su-35 News

#2341 Mensagem por Jacobs » Sex Set 05, 2008 2:15 pm

Isso foi na época do F-X1, e era o Su-27SK, uma versão downgraded do Su-27 original.

Imagem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2342 Mensagem por Carlos Lima » Sex Set 05, 2008 3:17 pm

Ed SP escreveu:Não teve uma história de dois Su-30 em Campinas para uma demonstração, saiu até na coluna de algum jornal que não lembro o nome..........que fim deu isso?
Não era verdade :cry:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#2343 Mensagem por Oziris » Sex Set 05, 2008 3:27 pm

Que droga! :cry:

[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2146 vezes
Agradeceram: 2730 vezes

#2344 Mensagem por knigh7 » Dom Set 07, 2008 2:30 am

Pessoal, numa edição da revista Combat Aircraft, que um usuário de um outro fórum disponibilizou na internet:

http://rapidshare.com/files/143196738/C ... 5.pdf.html

relata que o alcance de 350-400km do radar Irbis E é para modo de varredura localizada:

The Irbis E is capable to track-while-scan for up to 30 aerial targets, eight of which can be tracked simutaneously. In the so-called long-range detection mode (within a limited sector) Irbis-E can detect a fighter-type target at 350-400Km; the normal detect range is half this distance.

Atenciosamente

soultrain
Sênior
Sênior

#2345 Mensagem por soultrain » Dom Set 07, 2008 8:59 am

E o alcance máximo dos outros radares é em que modo?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
knigh7
Sênior
Sênior

#2346 Mensagem por knigh7 » Dom Set 07, 2008 10:15 am

soultrain escreveu:E o alcance máximo dos outros radares é em que modo?

Boa questão.

PRick

#2347 Mensagem por PRick » Dom Set 07, 2008 10:57 am

knigh7 escreveu:

Boa questão.

O modo BEAM ou SPOT não é considerado no Ocidente para determinar alcance de radar, porque só pode ser utilizado quando está se buscando um alvo, quando já sabemos sua posição. Como o nome já diz, o radar começa a rastrear somente uma área muito pequena, isso deixa o caça muito vulnerável.

Esse modo de operação aumenta muito o alcance. Não serve para ser comparado.

[ ]´s

knigh7
Sênior
Sênior

#2348 Mensagem por knigh7 » Dom Set 07, 2008 11:21 am

PRick escreveu:
knigh7 escreveu:
Boa questão.

O modo BEAM ou SPOT não é considerado no Ocidente para determinar alcance de radar, porque só pode ser utilizado quando está se buscando um alvo, quando já sabemos sua posição. Como o nome já diz, o radar começa a rastrear somente uma área muito pequena, isso deixa o caça muito vulnerável.

[ ]´s
Valeu pelo esclarecimento.

soultrain
Sênior
Sênior

#2349 Mensagem por soultrain » Dom Set 07, 2008 11:25 am

O modo BEAM ou SPOT não é considerado no Ocidente.

Prick, isso é facto ou opinião?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#2350 Mensagem por Bourne » Dom Set 07, 2008 11:33 am

Então, eu como mero rapaz ingênuo que tem que usar seu rostinho bonito para conseguir o que quer, entendi duas coisas. A primeira é que o alcance máximo do radar do Su-35 não é tudo isso que se propaga aqui no fórum. A segunda é que na comparação do radar do Su-35 com outros ocidentais, está se usando parâmetros diferentes para medir o alcançe máximo, o que dá vantagem ao radar do Su-35. :idea: :idea: :idea:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6841 vezes
Agradeceram: 7131 vezes
Contato:

#2351 Mensagem por Túlio » Dom Set 07, 2008 12:01 pm

PRick escreveu: O modo BEAM ou SPOT não é considerado no Ocidente para determinar alcance de radar, porque só pode ser utilizado quando está se buscando um alvo, quando já sabemos sua posição. Como o nome já diz, o radar começa a rastrear somente uma área muito pequena, isso deixa o caça muito vulnerável.

[ ]´s
Discordo frontalmente, embora com o mesmo respeito de sempre pelo nosso querido colega PRick. Para mim, ao menos, o argumento usado é pouco consistente (lembremos que sempre que se fala num caça como o Flanker, Rafale, um concorrente do FX, portanto, pensamos na FAB) já que a presença de AEW/AWACS (R99) cria as condições necessárias a que se use o modo mencionado. Quem tem R99 não manda seus caças se virarem sozinhos com seu radar de bordo, mas os vetora na melhor rota para um alvo já detectado, servindo o radar(Irbis, RBE, APG, etc.) apenas para dirigir os mísseis contra ele.

Aliás, sempre ficarei surpreso com comparações que me parecem -a MIM, entendam - puro 'super trunfo', como caças se enfrentando sem AEW/AWACS, sendo que a FAB já está em grande parte inserida na doutrina NCW, na qual a ausência de aviões-radar são item 'no go' para qualquer missão de combate, POWS!!!

Ademais, essa charla de alcance máximo de radar me parece sem sentido, se o AEW/AWACS já detectou o alvo a centenas de quilômetros, por que cargas d'água iria o caça 'locar' no alvo a tão grande distância, sem dispor de um míssil com alcance suficiente para o ataque? Só serviria para alertar o inimigo, alimentando seu RWR com sinal detectável. A meu ver, o correto seria o caça seguir discretamente ('enxergando' via data-link) rumo ao alvo para, ao chegar ao alcance da NEZ, aí sim, ligar o radar, travar no alvo e disparar...

É o que penso.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
rcolistete
Sênior
Sênior

#2352 Mensagem por rcolistete » Dom Set 07, 2008 12:12 pm

knigh7 escreveu:
Boa questão.
Olá pessoal,

Quando se cita o alcance de detecção de um radar, o normal é citar o modo normal de detecção, em que se varre um grande volume (que, de qualquer forma, nunca é o volume esférico completo) rapidamente.

O modo de varredura lenta, restrito a um volume espacial pequeno, é sim útil em certas situações, sendo também citado para outros caças que não o Su-35BM : o F-22 com seu APG-77 tem um alcances estimados "absurdos" de altos (nesse modo lento e restrito espacialmente) : 400 km para RCS de 1 m^2 e 525 km para RCS de 3 m^2.

No mais, essas considerações sobre o Irbis-E restauram um pouco a lógica, o Irbis-E é (na verdade, promete ser) :

- melhor (em algumas dezenas de %) que outros radares de caças atuais, ao ter alcance de 175-200 km contra alvos do tipo caça em varredura normal (outros caças têm alcance de 130 a 180 km). Enfim, o Irbis-E não é revolucionário para ter o dobro do alcance do Captor, APG-77, etc, tal como alguns acreditam/acreditavam;

- inferior ao APG-77 AESA e que custou muito tempo e investimento dos EUA. O substituto do Irbis-E, o Sh-121 que é AESA talvez consiga se igualar ou ultrapassar o APG-77;

- o Irbis-E não substitui um avião AEW (aliás, radar nenhum de caça o faz), por diferentes razões (alcance, volume de detecção, número de alvos que podem ser detectados e acompanhados, etc).

[]s, Roberto

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2353 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Set 07, 2008 12:18 pm

Acho que o que o Prick quis dizer, e que concordo, é que a comparação "super trunfo" de alcance dos radares modernos, bastante comum, deveria se focar em modos de operação normais e conhecidos. Como não existem dados confiáveis a esse respeito e como não sabemos a que modos se referem os alcance máximos divulgados por alguns fabricantes, ou publicações, quando o divulgam, o que perde o sentido é a COMPARAÇÃO dos alcances conhecidos e não a VALIDADE desses modos de operação.
Reitero que o alcance máximo do Irbis-E, com toda certeza, é muito bom. Só que as comparações costumam exagerar isso levando em conta os 350/400 km, não enfatizando COMO e com O QUE comparar.

Abraços

Alberto -
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6841 vezes
Agradeceram: 7131 vezes
Contato:

#2354 Mensagem por Túlio » Dom Set 07, 2008 12:23 pm

- o Irbis-E não substitui um avião AEW (aliás, radar nenhum de caça o faz), por diferentes razões (alcance, volume de detecção, número de alvos que podem ser detectados e acompanhados, etc).
Concordo especialmente com a parte citada; expressa claramente o porquê de eu me espantar tanto com os 'super-trunfos' ao estilo 'meu radar é mais forte que o teu'...

Combate aéreo, nos dias atuais, é mais trabalho de equipe do que nunca, acabou já faz tempo a época gloriosa dos dogfights ao estilo 'cada um por si' e poder contar apenas com o ala, hoje todo mundo é ala de todo mundo e o AEW/AWACS é o olho de todos.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
PRick

#2355 Mensagem por PRick » Dom Set 07, 2008 12:26 pm

Túlio escreveu:
PRick escreveu: O modo BEAM ou SPOT não é considerado no Ocidente para determinar alcance de radar, porque só pode ser utilizado quando está se buscando um alvo, quando já sabemos sua posição. Como o nome já diz, o radar começa a rastrear somente uma área muito pequena, isso deixa o caça muito vulnerável.

[ ]´s
Discordo frontalmente, embora com o mesmo respeito de sempre pelo nosso querido colega PRick. Para mim, ao menos, o argumento usado é pouco consistente (lembremos que sempre que se fala num caça como o Flanker, Rafale, um concorrente do FX, portanto, pensamos na FAB) já que a presença de AEW/AWACS (R99) cria as condições necessárias a que se use o modo mencionado. Quem tem R99 não manda seus caças se virarem sozinhos com seu radar de bordo, mas os vetora na melhor rota para um alvo já detectado, servindo o radar(Irbis, RBE, APG, etc.) apenas para dirigir os mísseis contra ele.

Aliás, sempre ficarei surpreso com comparações que me parecem -a MIM, entendam - puro 'super trunfo', como caças se enfrentando sem AEW/AWACS, sendo que a FAB já está em grande parte inserida na doutrina NCW, na qual a ausência de aviões-radar são item 'no go' para qualquer missão de combate, POWS!!!

Ademais, essa charla de alcance máximo de radar me parece sem sentido, se o AEW/AWACS já detectou o alvo a centenas de quilômetros, por que cargas d'água iria o caça 'locar' no alvo a tão grande distância, sem dispor de um míssil com alcance suficiente para o ataque? Só serviria para alertar o inimigo, alimentando seu RWR com sinal detectável. A meu ver, o correto seria o caça seguir discretamente ('enxergando' via data-link) rumo ao alvo para, ao chegar ao alcance da NEZ, aí sim, ligar o radar, travar no alvo e disparar...

É o que penso.

Agora não entendi nadinha, estamos falando de radar de caças, e você aponta um TO, um cenário. Se você tem AEW rastreando, os caças não precisam usar seus radares. O modo Spot nesse caso perde o sentido, eu diria que o modo Spot seria usado em determinadas circunstâncias, como na ausência de aviões AEW ou na presença de aeronaves furtivas.

O que disse, é que não podemos comparar o alcance no modo SPOT com os modos normais, qual seja, radar no modo de alcance, que implica em grandes ângulos de varredura, esse é o modo normal, quando o radar trava e continua a varredura, já tem um alcance menor. Então é preciso sabermos qual o modo de varredura, para podermos comparar. E dar alcances no modo SPOT, é a meu ver manobra de vendedor. Tudo para dizer; olha o alcance do meu radar. Mesmo que dentro do TO isso seja uma medida errada, como você mesmo falou.

A cultura aqui é; vamos usar o máximo o radar, a cultura russa é assim, enquanto outros estão indo na direção contrária.

[ ]´s

Responder