tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Lucas Lasota
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Re: tanques e blindados

#2341 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Set 22, 2016 5:48 am

Fui pego de surpresa com este projeto.

Os amigos teriam mais informações? É algo envolvendo o MSS 1.2?

Imagem

Exército realiza upgrade dos EE-9 Cascavel

http://www.defesaaereanaval.com.br/exer ... -cascavel/

UPD

Não tinha visto que o assunto foi discutido em outro thread. Obrigado aos participantes do debate.




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gabriel219
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Re: tanques e blindados

#2342 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 23, 2016 12:14 pm

Este tubo não parece ser um tubo com míssil mas sim um para apenas experimentação. Se caso for algo real, deve ficar abaixo ou igual a 90 mm, talvez 80 mm (isso a olho nú, posso estar errado!).

Não conheço míssil anticarro operacional com este diâmetro, apenas foguetes guiados ou não.




Lirolfuti
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Re: tanques e blindados

#2343 Mensagem por Lirolfuti » Seg Set 26, 2016 9:13 am

Exército aposta no M-60A3TTS
O correspondente de DefesaNet atualiza os programas de viaturas blindadas de lagartas e rodas do Exército Brasileiro.

Pedro Paulo Rezende
Especial para DefesaNet

Brasília — A frota brasileira de 91 carros de combate M-60A3TTS (Tabk Thermal Sight) será integralmente recolocada em operação, reforçando a capacidade do Comando Militar do Oeste. Atualmente, apenas 60 viaturas estão em serviço. O Comando do Exército já encaminhou correspondência para a Secretaria de Defesa dos Estados Unidos solicitando os suprimentos necessários para a medida.

O mercado de sobressalentes do M-60 é bastante amplo e há pacotes de modernização desenvolvidos por Israel que ampliam a capacidade de sobrevivência, com o uso de blindagens modular e ativa, e o poder de fogo do modelo, que pode incluir um canhão de 120 mm em lugar do L-107 de 105 mm. Entre os planos da Força Terrestre está a aquisição de mais unidades de carros de combate Leopard 1A5, que substituiriam os remanescentes do lote de 128 Leopard 1A1 adquiridos da Bélgica na década de 1990.

Está em negociação com os Estados Unidos um lote de peças de reposição para os M60A3TT, incluindo motores, filtros, transmissões e outras equipamentos. Os carros M60A3TTS estão em operação no EB desde o fim dos anos 90.

O Exército Brasileiro pretende modernizar os Leopard 1A5BR brasileiros com a troca de todos os equipamentos eletrônicos de bordo e a adição de módulos de blindagem para melhorar a proteção dos carros de combate. Segundo uma fonte da Força Terrestre, a realização de um upgrade poderia acrescentar conhecimento tecnológico para as empresas da Base Industrial de Defesa. A frota de Leopard 1A1 não receberá qualquer atualização. Equipada com um sistema de estabilização desenvolvido pela SABCA seria extremamente caro convertê-lo a um padrão mais atual.

No entanto, a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) do Brasil já alertou o Exército Brasileiro que a frota de Leopards 1A5BR se aproxima do fim de sua vida útil. A empresa já se prepara para o processo de substituição da frota de carros de combate em operação pela Força Terrestre, incluindo os M-60A3 TTS. Localizada no município gaúcho de Santa Maria, encaminhou um questionário para o Comando do Exército solicitando dados suficientes para a elaboração de um novo projeto.

— Estimamos que a partir de 2020 os carros de combate do Exército vão perder sua validade e precisamos decidir agora como poderemos cumprir suprir os requisitos futuros da Força Terrestre — disse uma fonte da KMW. — Precisamos de, no mínimo, cinco anos para elaborar um novo desenho. (Nota DefesaNet publicará um Estudo Prospectivo sobre o desenvolvimento de um Carro de Combate nacional)

Entre as propostas em estudo, uma delas emprega o chassi de um veículo de combate de infantaria sobre lagartas, possivelmente embasado no Puma, um produto oriundo de uma joint venture entre a KMW e a Rheinmetall, com uma torre não tripulada. Há uma segunda, que tem uma configuração tradicional. A última utilizaria a plataforma do Boxer com oito rodas.

— Qualquer decisão da empresa depende da evolução econômica do país, mas temos de levar em conta que precisamos de no mínimo cinco anos para elaborar um projeto — ressaltou a fonte. — Se avaliarmos a situação de outros programas, veremos que as metas estão muito abaixo do previsto.

O Exército Brasileiro estuda a modernização que a empresa ELBIT Systems fez nos M60A3TTS para o Exército da Tailândia. Há poucos detalhes disponíveis mas acredita-se que inclua além dos sistemas optrônicos, melhoria do sistema de estabilização e pontaria e um upgrade na blindagem. Ver imagem abaixo.
Imagem
Blindados sobre rodas

O Programa Guarani ganhou novo impulso com a liberação de recursos pela Financiadora de Projetos e Pesquisas (FINEP) para a fabricação de dois protótipos da viatura blindada de reconhecimento sobre oito rodas. Segundo o diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, General-de-Brigada Hélio de Assis Pegado, a equipe da FIAT-IVECO já trabalha no novo projeto, que será completamente novo, embora empregue alguns componentes da versão 6 x 6.
Para Pegado, a equipe que trabalha os requerimentos também determinou novas exigências na concorrência que selecionará a torre do novo blindado 8 x 8:

— Vamos priorizar a questão da transferência tecnológica e a logística — afirmou.

A torre deverá carregar um canhão de 105 mm e o projeto deve ser flexível para permitir requerimentos futuros que determinem a ampliação do calibre da peça. Até o momento, quatro concorrentes disputam o contrato: a OTO-Melara, associada com a IMBEL e a ARES; a CMI Defence da Bélgica, a DENEL Land Systems da África do Sul e a China North Industries Corporation (NORINCO).

Novos participantes poderão ser aceitos a partir da liberação de um novo RFP (requerimento para propostas). Uma alternativa mais barata seria a aquisição de carros de combate sobre rodas italianos Centauro B1, equipados com um canhão Oto Melara 105 mm que dispara munição compatível com a do L7 usado nos Leopard 1ª5BR e M-60A3TTS do Exército Brasileiro.

Segundo o general Pegado, o Programa VBTP-MR, que selecionou a IVECO como vencedora da concorrência Guarani, entregou 215 das 2.400 unidades 6 x 6 previstas pelo Exército. Os novos lotes deverão ser revisados segundo modificações propostas pela avaliação operacional da Força Terrestre.

A FCA (Fiat Chrysler Participações Brasil) está reforçamdo a administração da IVECO Defesa com a contratação de um Diretor brasileiro para a operação local.
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... M-60A3TTS/




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Re: tanques e blindados

#2344 Mensagem por eligioep » Seg Set 26, 2016 9:28 am

O Cascavel foi profundamente modificado.
Foram aproveitados o sistema de suspensão, diferenciais, carcaça e canhão.
Desde a torre, que foi aumentada em altura e comprimento, motor, caixa de marchas, sistemas eletro-eletrônicos, ar condicionado, capacidade de munição, optrônicos, sistema de pontaria laser/infravermelho, sistema termal, visores para comandante, atirador e motorista, lançador mísseis (Piranha), acionamento eletro-hidráulico da torre e do tubo canhão.....
Enfim, uma transformação muito grande.
Fotos..... não foram permitidas.
Será apresentado amanhã, em Brasília, na Exposição de Material de Defesa.
Ainda é protótipo, que sofrerá ainda alterações.




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Lucas Lasota
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Re: tanques e blindados

#2345 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Set 26, 2016 9:56 am

Obrigado por trazer estas informações em primeira mão!

Estabilização do canhão foi incluída neste protótipo? Fogo em movimento agora será possível?




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Re: tanques e blindados

#2346 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 26, 2016 10:25 am

Espero que esta fonte esteja redondamente enganada. Como é que o Exército ainda pretende modernizar os 1A5? Meu Deus, a própria KMW falou sobre o fim da vida útil do blindado em 2020 e ainda querem modernizar para operar no máximo por 10 anos, sendo que há uma enorme "liquidação" de Leopard 2A4 sendo vendidos a preços baixíssimos pra um blindado como o 2A4?

Há outros erros na reportagem, como os 128 Leopard 1A1 operacionais, menos de 40 estão, os M60 estão cobrindo a outra lacuna. Muitos 1A1 foram canibalizados e outros nem estão em condições de operar. Se caso os 128 estariam operando, os M60 estariam todos em baixa, já que os 1A5 estão ocupando as demais vagas. Pelo menos a ideia é essa quando falam em remanescência.

Não consigo entender a resistência ao 2A4. Se for por peso, bem, um M60 modernizado chega a pesar igual ou até mais que um 2A4 comum, que pesa até 55,15 toneladas pronto para combate. A diferença entre um 2A4 e um M60 é de 1 tonelada! Se operam o M60 sem qualquer problema, então não há motivos para se queixar de algo com 1 tonelada a mais.

Se não tem dinheiro, até entendo modernizar os M60, mas não é este o caso quando se espera uma verba de 11 bilhões no aumento de defesa, então a questão não tem nada a ver com dinheiro, peso também não é, a logística não é tão complicada, fizeram um baita sistema logístico para operar uma viatura obsoleta desde 1990. A única coisa que pode ser é a resistência mental em adquirir algo com a "enorme" quantia de uma tonelada a mais.

Eu nunca cheguei a ouvir nos bastidores que o EB pretende modernizar os 1A5, ouvi sim a proposta de adquirir para substituírem os 1A1 e os M60, mas agora que querem modernizar os M60 ao invés de 1A5, é muito embaraçoso. Como podem ter uma maior quantidade de um determinado carro de combate e pretende adquirir mais do mesmo mas ao mesmo tempo quer modernizar outro blindado que tem em menor quantidade de disponibilidade? Eu simplesmente não consigo entender mas vejo as opções para o que seja o pensamento:

1) Sabem que o 1A5 não dá mais caldo e pretendem adquirir outra viatura, mais provável que seja 2A4, modernizando os M60 por enquanto;
2) Querem modernizar os M60 e os 1A5, além de comprar mais, mesmo sendo alertados pela própria KMW que os 1A5 não darão mais caldo depois da década de 20, resistindo a comprar algo melhor por simples pensamento retrógrado; e
3) Não sabem o que estão fazendo ou estão achando que estamos em 1980.

Abs




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Re: tanques e blindados

#2347 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 26, 2016 10:27 am

eligioep escreveu:O Cascavel foi profundamente modificado.
Foram aproveitados o sistema de suspensão, diferenciais, carcaça e canhão.
Desde a torre, que foi aumentada em altura e comprimento, motor, caixa de marchas, sistemas eletro-eletrônicos, ar condicionado, capacidade de munição, optrônicos, sistema de pontaria laser/infravermelho, sistema termal, visores para comandante, atirador e motorista, lançador mísseis (Piranha), acionamento eletro-hidráulico da torre e do tubo canhão.....
Enfim, uma transformação muito grande.
Fotos..... não foram permitidas.
Será apresentado amanhã, em Brasília, na Exposição de Material de Defesa.
Ainda é protótipo, que sofrerá ainda alterações.
Obrigado pelas informações, mas se me permite uma pergunta, sobre o nome "Piranha" você quer dizer sobre o sistema (incluindo míssil) ou diz sobre o míssil Piranha em si? É algo sendo desenvolvido nos bastidores ou transformaram o míssil Ar-Ar em AT?




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Re: tanques e blindados

#2348 Mensagem por EDSON » Seg Set 26, 2016 10:28 am

Lirolfuti escreveu:Exército aposta no M-60A3TTS
O correspondente de DefesaNet atualiza os programas de viaturas blindadas de lagartas e rodas do Exército Brasileiro.

Pedro Paulo Rezende
Especial para DefesaNet

Brasília — A frota brasileira de 91 carros de combate M-60A3TTS (Tabk Thermal Sight) será integralmente recolocada em operação, reforçando a capacidade do Comando Militar do Oeste. Atualmente, apenas 60 viaturas estão em serviço. O Comando do Exército já encaminhou correspondência para a Secretaria de Defesa dos Estados Unidos solicitando os suprimentos necessários para a medida.

O mercado de sobressalentes do M-60 é bastante amplo e há pacotes de modernização desenvolvidos por Israel que ampliam a capacidade de sobrevivência, com o uso de blindagens modular e ativa, e o poder de fogo do modelo, que pode incluir um canhão de 120 mm em lugar do L-107 de 105 mm. Entre os planos da Força Terrestre está a aquisição de mais unidades de carros de combate Leopard 1A5, que substituiriam os remanescentes do lote de 128 Leopard 1A1 adquiridos da Bélgica na década de 1990.

Está em negociação com os Estados Unidos um lote de peças de reposição para os M60A3TT, incluindo motores, filtros, transmissões e outras equipamentos. Os carros M60A3TTS estão em operação no EB desde o fim dos anos 90.

O Exército Brasileiro pretende modernizar os Leopard 1A5BR brasileiros com a troca de todos os equipamentos eletrônicos de bordo e a adição de módulos de blindagem para melhorar a proteção dos carros de combate. Segundo uma fonte da Força Terrestre, a realização de um upgrade poderia acrescentar conhecimento tecnológico para as empresas da Base Industrial de Defesa. A frota de Leopard 1A1 não receberá qualquer atualização. Equipada com um sistema de estabilização desenvolvido pela SABCA seria extremamente caro convertê-lo a um padrão mais atual.

No entanto, a Krauss-Maffei Wegmann (KMW) do Brasil já alertou o Exército Brasileiro que a frota de Leopards 1A5BR se aproxima do fim de sua vida útil. A empresa já se prepara para o processo de substituição da frota de carros de combate em operação pela Força Terrestre, incluindo os M-60A3 TTS. Localizada no município gaúcho de Santa Maria, encaminhou um questionário para o Comando do Exército solicitando dados suficientes para a elaboração de um novo projeto.

— Estimamos que a partir de 2020 os carros de combate do Exército vão perder sua validade e precisamos decidir agora como poderemos cumprir suprir os requisitos futuros da Força Terrestre — disse uma fonte da KMW. — Precisamos de, no mínimo, cinco anos para elaborar um novo desenho. (Nota DefesaNet publicará um Estudo Prospectivo sobre o desenvolvimento de um Carro de Combate nacional)

Entre as propostas em estudo, uma delas emprega o chassi de um veículo de combate de infantaria sobre lagartas, possivelmente embasado no Puma, um produto oriundo de uma joint venture entre a KMW e a Rheinmetall, com uma torre não tripulada. Há uma segunda, que tem uma configuração tradicional. A última utilizaria a plataforma do Boxer com oito rodas.

— Qualquer decisão da empresa depende da evolução econômica do país, mas temos de levar em conta que precisamos de no mínimo cinco anos para elaborar um projeto — ressaltou a fonte. — Se avaliarmos a situação de outros programas, veremos que as metas estão muito abaixo do previsto.

O Exército Brasileiro estuda a modernização que a empresa ELBIT Systems fez nos M60A3TTS para o Exército da Tailândia. Há poucos detalhes disponíveis mas acredita-se que inclua além dos sistemas optrônicos, melhoria do sistema de estabilização e pontaria e um upgrade na blindagem. Ver imagem abaixo.
Imagem
Blindados sobre rodas

O Programa Guarani ganhou novo impulso com a liberação de recursos pela Financiadora de Projetos e Pesquisas (FINEP) para a fabricação de dois protótipos da viatura blindada de reconhecimento sobre oito rodas. Segundo o diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, General-de-Brigada Hélio de Assis Pegado, a equipe da FIAT-IVECO já trabalha no novo projeto, que será completamente novo, embora empregue alguns componentes da versão 6 x 6.
Para Pegado, a equipe que trabalha os requerimentos também determinou novas exigências na concorrência que selecionará a torre do novo blindado 8 x 8:

— Vamos priorizar a questão da transferência tecnológica e a logística — afirmou.

A torre deverá carregar um canhão de 105 mm e o projeto deve ser flexível para permitir requerimentos futuros que determinem a ampliação do calibre da peça. Até o momento, quatro concorrentes disputam o contrato: a OTO-Melara, associada com a IMBEL e a ARES; a CMI Defence da Bélgica, a DENEL Land Systems da África do Sul e a China North Industries Corporation (NORINCO).

Novos participantes poderão ser aceitos a partir da liberação de um novo RFP (requerimento para propostas). Uma alternativa mais barata seria a aquisição de carros de combate sobre rodas italianos Centauro B1, equipados com um canhão Oto Melara 105 mm que dispara munição compatível com a do L7 usado nos Leopard 1ª5BR e M-60A3TTS do Exército Brasileiro.

Segundo o general Pegado, o Programa VBTP-MR, que selecionou a IVECO como vencedora da concorrência Guarani, entregou 215 das 2.400 unidades 6 x 6 previstas pelo Exército. Os novos lotes deverão ser revisados segundo modificações propostas pela avaliação operacional da Força Terrestre.

A FCA (Fiat Chrysler Participações Brasil) está reforçamdo a administração da IVECO Defesa com a contratação de um Diretor brasileiro para a operação local.
http://www.defesanet.com.br/leo/noticia ... M-60A3TTS/
Acho melhor gastar este dinheiro em um novo projeto pois esta modernização não é nada barata. Mas me parece que querem dar dinheiro para Israel que claro agradece.




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Re: tanques e blindados

#2349 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 26, 2016 10:47 am

Se existem Leo2A4, Leo2A5 e Leo2A6 no mercado de usados com preços relativamente bons, porque insistir com o M-60 ???

Só existe uma resposta aceitável para mim. Geração de empregos no Brasil, absorção de tecnologias que poderão ajudar no desenvolvimento de um carro de combate NACIONAL no futuro.

Acredito que se pensam em modernizar o Leo1A5, o motivo deve ser exatamente o mesmo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: tanques e blindados

#2350 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 26, 2016 12:01 pm

Luís Henrique escreveu:Se existem Leo2A4, Leo2A5 e Leo2A6 no mercado de usados com preços relativamente bons, porque insistir com o M-60 ???

Só existe uma resposta aceitável para mim. Geração de empregos no Brasil, absorção de tecnologias que poderão ajudar no desenvolvimento de um carro de combate NACIONAL no futuro.

Acredito que se pensam em modernizar o Leo1A5, o motivo deve ser exatamente o mesmo.
Ue, mas que emprego seria gerado na modernização do M60 e do Leopard 1A5? No máximo alguns empregados que seriam responsáveis por montar os kits aqui, assim como é o M113. Tudo foi fabricado lá fora.

Perdemos a oportunidade de comprar 108 2A6 sendo cada um vendido por €1 milhão cada ex-Holanda, que é um preço incrível para um dos melhores carros de combate na atualidade, estaremos perdendo a oportunidade de adquirir 2A4 que pesa quase o mesmo do M60 atual, que se modernizado pode chegar até 59 toneladas, 4 toneladas mais pesado que um 2A4 pronto pra combate e pesando quase o mesmo que um Leopard 2A4 REVO. Um M60 modernizado ainda não terá o poder de um 2A4, será mais pesado e lento. Só concordei com a ideia de adquirir mais M60 se caso não houvessem mais opções de segunda mão para adquirir.

Não to conseguindo entender como alguém prefere modernizar blindados que não duraram até 2027, gastando milhões neles podendo comprar 2A4 que, sem modificação nenhuma, será igual ou superior a eles (em blindagem e mobilidade é garantido que será melhor).

Será que não viram o que ocorreu com a Marinha, que preferiu o plano de modernizar as Niterói e esperar o PROSUPER, jogando fora grandes oportunidades de segunda mão e termina hoje com o risco de perder sua esquadra inteira? Simplesmente não dá pra entender.

O 2A4 é totalmente operacional aqui, é apenas 1 tonelada a mais que nosso blindado mais pesado, o M60. Se querem modernizar o M60, sendo a versão Sabra II chega a 59 toneladas, então não faz sentido a desculpa por peso. A modernização Sabra II conta com ERA, blindagem modular e até ativa, custa mais de USD 1 milhão. Um 2A4 deve custar o mesmo, no máximo.

Se o sentido é absorver tecnologia, seria muito mais sensato optar pelo 2A4 e a modernização REVO que é muito mais recente que as tecnologias empregadas na modernização dos M60.




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Re: tanques e blindados

#2351 Mensagem por Bolovo » Seg Set 26, 2016 2:14 pm

EDSON escreveu:Acho melhor gastar este dinheiro em um novo projeto pois esta modernização não é nada barata. Mas me parece que querem dar dinheiro para Israel que claro agradece.
Alguém tem que mostrar aqueles vídeos dos M-60T Sabra turcos virando ferro-velho com os mísseis AC lá na Síria.

Caralho, que raiva.

Parece que esse povo estuda, estuda, estuda e não aprende porra nenhuma.




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Re: tanques e blindados

#2352 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 26, 2016 2:18 pm

Parece que a capacidade militar é a última na lista de prioridades...




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Re: tanques e blindados

#2353 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 26, 2016 2:20 pm

Marechal-do-ar escreveu:Parece que a capacidade militar é a última na lista de prioridades...
A prioridade é operar coisa que está defasada desde a década de 90, enquanto se pode comprar 2A4 por mais barato que um Guarani e, provavelmente, pelo mesmo custo da modernização dos M60.




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Re: tanques e blindados

#2354 Mensagem por Bolovo » Seg Set 26, 2016 2:23 pm

http://www.youtube.com/watch?v=DZTUr3DX0Ag

Repassar até chegar ao EB.

Grato.




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Re: tanques e blindados

#2355 Mensagem por mmatuso » Seg Set 26, 2016 3:00 pm

Só consigo ver como má gestão gastar dinheiro com essas banheiras dos anos 60.




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