tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: tanques e blindados

#2326 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 12, 2016 7:03 am

Clermont escreveu:
EDSON escreveu:Aqui temos o SABRA destruído. Os turcos terão que ajustar o uso de seus tanques ao que parece.

Mas será que não havia NENHUM outro curso de ação para o pelotão, a companhia e o batalhão de tanques do que permitir que suas viaturas sirvam de alvo para um inimigo, sabidamente equipado com mísseis antitanque pesados?

Pra mim parece tão errado perder um tanque desse jeito tão passivo...
Existir, existe!

Mas pelo que deu pra perceber, esse SABRA turco não possui nenhum sistema de detecção do laser emitido pelo lançador inimigo. Foram 14 segundos do lançamento até o blindado ser destruído, granadas de fumaça modernas cobrem o blindado em 10 e com sistema de detecção de laser detecta logo no ato.

Na minha opinião o correto nem é essa manobra, mas utilizar drones acompanhando os carros de combate. Nem é necessário um drone por carro de combate, mas um pelotão junto com algumas viaturas 4x4 utilizando drones, como Horus. A tripulação poderia receber imagens do drone e até controlar a câmera do mesmo, mas eles operando o drone de dentro do blindado seria muita coisa ao mesmo tempo.

Isso até poderia ser resolvido transformando o loader em operador de drone e coloca um sistema de carregamento automático. Mas na falta disso, o melhor é ter um sistema que consiga detectar os mísseis durante seu lançamento e lançar contra-medidas, como granadas de fumaça e movimentação, sistema de defesa ativa...




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Re: tanques e blindados

#2327 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 12, 2016 7:09 am

O cara falar que vale mais a pena ter 14 Leopard 1A5 que um Leopard 2A4 é um absurdo. O 2A4 destrói os 1A5 dando risada.

Não é porque é mais barato que é melhor, compramos em 2008 onde chovia dinheiro pra tudo quanto é lado, o Exército foi burro de ter comprado 1A5 ao invés de 2A4. Se pedisse a verba iria receber.

Na mesma época estava um leilão, a Polônia mesmo pagou milhares de euros por cada um, teve país que pagou 200 mil, Chile pagou 1 milhão com a atualização dos sistemas, munição e contrato de apoio logístico.

Não tem como defender usando a desculpa do mais barato se nesta época o que mais tinha era dinheiro.




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Re: tanques e blindados

#2328 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 12, 2016 7:34 am

gabriel219 escreveu:Mas pelo que deu pra perceber, esse SABRA turco não possui nenhum sistema de detecção do laser emitido pelo lançador inimigo. Foram 14 segundos do lançamento até o blindado ser destruído, granadas de fumaça modernas cobrem o blindado em 10 e com sistema de detecção de laser detecta logo no ato.
Uma pergunta, que míssil que foi disparado? Como você tem tanta certeza que a guiagem era laser?




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Re: tanques e blindados

#2329 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 12, 2016 7:49 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Mas pelo que deu pra perceber, esse SABRA turco não possui nenhum sistema de detecção do laser emitido pelo lançador inimigo. Foram 14 segundos do lançamento até o blindado ser destruído, granadas de fumaça modernas cobrem o blindado em 10 e com sistema de detecção de laser detecta logo no ato.
Uma pergunta, que míssil que foi disparado? Como você tem tanta certeza que a guiagem era laser?
O que é dito que foi um Kornet, então é guiado por laser.

Os mais comuns neste cenários são os mísseis Russos (Kornet, Metis, Fagot...), que são guiados por laser, os outros são Red Arrow e TOW que são por fibra óptica. Mas a informação paira entre Metis e Kornet, creio mais que tenha sido o mesmo, se fosse algum guiado por IR o tradicional seria Top Attack (sei que nem todos são, mas se houver exemplares do mesmos devem ser muito escassos) e se fosse TOW ou Red Arrow veríamos alguns fios no momento do lançamento.

Claro, isso supondo de um vídeo, mas deve ter sido um Kornet.




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Re: tanques e blindados

#2330 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 12, 2016 9:43 pm

Como será que está a situação de alguns M1A1 na reserva do EUA? Se não for muito caro de adquirir e de fazer as modernizações, talvez seja uma boa alternativa (teria que trocar aquela turbina e atualizar sistemas eletrônicos e de pontaria).

Seria mais uma alternativa a novas aquisições do M60, caso não houver 348 2A4 disponíveis por ai.

EDIT: havia 98 Challanger II na reserva do Exército Britânico e aparentemente colocaram mais 60 viaturas. Poderiam ser uma ótima opção para adquiri-los para a 5ª Cav Blind (108, sobrando 50, que poderiam ser destinados 2 para o CIBlind e 48 para o CFN) e comprava 236 2A4 para complementar as demais unidades (RCB's e RCC's).




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Re: tanques e blindados

#2331 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Set 15, 2016 12:19 pm

gabriel219 escreveu:Como será que está a situação de alguns M1A1 na reserva do EUA? Se não for muito caro de adquirir e de fazer as modernizações, talvez seja uma boa alternativa (teria que trocar aquela turbina e atualizar sistemas eletrônicos e de pontaria).
Seria uma boa opção para rentabilizar o Pré-Sal... haja combustível!
Seria mais uma alternativa a novas aquisições do M60, caso não houver 348 2A4 disponíveis por ai.
Onde é que iriam adquirir Leopards 2 A4?
EDIT: havia 98 Challanger II na reserva do Exército Britânico e aparentemente colocaram mais 60 viaturas. Poderiam ser uma ótima opção para adquiri-los para a 5ª Cav Blind (108, sobrando 50, que poderiam ser destinados 2 para o CIBlind e 48 para o CFN) e comprava 236 2A4 para complementar as demais unidades (RCB's e RCC's).
Adquirir CC que só são usados por um único país? Acho uma má opção.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

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Re: tanques e blindados

#2332 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 15, 2016 3:34 pm

cabeça de martelo escreveu:
Seria uma boa opção para rentabilizar o Pré-Sal... haja combustível!
Ora se substituir aquela turbina bebedoura resolve o problema.
cabeça de martelo escreveu:Onde é que iriam adquirir Leopards 2 A4?
A partir de 2020 haverá mais opções do mesmo, além da Alemanha ainda há alguns no estoque a serem vendidos.
cabeça de martelo escreveu:Adquirir CC que só são usados por um único país? Acho uma má opção.
Claro que não, por isso sempre sugeri dois tipos de carros de combate para substituir nossos atuais.




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Re: tanques e blindados

#2333 Mensagem por Crisaman » Qui Set 15, 2016 11:28 pm

gabriel219 escreveu:Como será que está a situação de alguns M1A1 na reserva do EUA? Se não for muito caro de adquirir e de fazer as modernizações, talvez seja uma boa alternativa (teria que trocar aquela turbina e atualizar sistemas eletrônicos e de pontaria).

Seria mais uma alternativa a novas aquisições do M60, caso não houver 348 2A4 disponíveis por ai.

EDIT: havia 98 Challanger II na reserva do Exército Britânico e aparentemente colocaram mais 60 viaturas. Poderiam ser uma ótima opção para adquiri-los para a 5ª Cav Blind (108, sobrando 50, que poderiam ser destinados 2 para o CIBlind e 48 para o CFN) e comprava 236 2A4 para complementar as demais unidades (RCB's e RCC's).
Existem milhares de M1A1,M1A2 estocados nos EUA. Depois que eles vão para a reserva ou voltam de combate eles são colocados nesses enormes depósitos onde eles esperam para serem "refabricados". O CC é totalmente desmontado, o motor zerado as peças desgastadas são substituídas e recebe novo primer e nova pintura. Eles podem voltar para o exército americano ou serem vendidos para países aliados. A última venda que eu tenho notícia foi para o Marrocos e saiu 5 milhões de dólares por carro (M1A1). Só para efeito de comparação o preço estimado do Armata é 3.7 milhões de dólares.




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Re: tanques e blindados

#2334 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 16, 2016 5:59 am

gabriel219 escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
Seria uma boa opção para rentabilizar o Pré-Sal... haja combustível!
Ora se substituir aquela turbina bebedoura resolve o problema.
cabeça de martelo escreveu:Onde é que iriam adquirir Leopards 2 A4?
A partir de 2020 haverá mais opções do mesmo, além da Alemanha ainda há alguns no estoque a serem vendidos.
cabeça de martelo escreveu:Adquirir CC que só são usados por um único país? Acho uma má opção.
Claro que não, por isso sempre sugeri dois tipos de carros de combate para substituir nossos atuais.
Gabriel, é impossível substituir uma pequena turbina por um grande motor a diesel, não há simplesmente espaço para isso.

Em relação aos Leopard Alemães, acho que são uma grande incógnita, visto que com o aumento de tensão com a Rússia o governo Alemão mandou reactivar unidades e o Exército está a usar 100 Leopards que estavam encostados. Penso que se as coisas continuarem assim, haverá mais países a comprarem os Leopards Alemães, visto que muitos governos reduziram brutalmente as suas unidades de CC, ou pura e simplesmente acabaram com as mesmas (ex.: Bélgica).




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Sex Set 16, 2016 8:30 am, em um total de 1 vez.
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Re: tanques e blindados

#2335 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Set 16, 2016 8:27 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: tanques e blindados

#2336 Mensagem por akivrx78 » Sex Set 16, 2016 2:36 pm

Imagem
Teste de blindagens utilizando munição Heat tipos de materiais da esquerda para direita, aço maciço, titânio misturado com aço, composto de alumínio 98Mpa, composto de alumínio 539Mpa, composto de alumínio 294Mpa.

Imagem
Munição Heat utilizada para o teste.


Imagem
Teste de blindagem com espaço, parte frontal.

Imagem
Parte traseira da blindagem com espaço.

Imagem
Teste de blindagem interna, parte frontal.

Imagem
Parte traseira da blindagem interna, embora a cor não ajude o material interno é FRP, este tipo de blindagem é para ser instalado na parte de dentro do veiculo, embora seja leve ocupa bastante espaço.

Imagem




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Re: tanques e blindados

#2337 Mensagem por gabriel219 » Sáb Set 17, 2016 1:35 am

cabeça de martelo escreveu:
gabriel219 escreveu: Ora se substituir aquela turbina bebedoura resolve o problema. A partir de 2020 haverá mais opções do mesmo, além da Alemanha ainda há alguns no estoque a serem vendidos.
Claro que não, por isso sempre sugeri dois tipos de carros de combate para substituir nossos atuais.
Gabriel, é impossível substituir uma pequena turbina por um grande motor a diesel, não há simplesmente espaço para isso.

Em relação aos Leopard Alemães, acho que são uma grande incógnita, visto que com o aumento de tensão com a Rússia o governo Alemão mandou reactivar unidades e o Exército está a usar 100 Leopards que estavam encostados. Penso que se as coisas continuarem assim, haverá mais países a comprarem os Leopards Alemães, visto que muitos governos reduziram brutalmente as suas unidades de CC, ou pura e simplesmente acabaram com as mesmas (ex.: Bélgica).
Na verdade há como sim, mas precisaria mexer na estrutura onde há a turbina, seria um pouco trabalhoso mas é possível fazer.

Quanto aos Leopard, vai ser difícil aumentar as quantidades de leopard operando só por conta do Armata. Foi mais uma resposta política que militar.

Sem falar que andam dizendo por ai que a Bundeswerh não anda muito bem das pernas.




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Re: tanques e blindados

#2338 Mensagem por gabriel219 » Sáb Set 17, 2016 1:44 am

akivrx78 escreveu:Imagem
Teste de blindagens utilizando munição Heat tipos de materiais da esquerda para direita, aço maciço, titânio misturado com aço, composto de alumínio 98Mpa, composto de alumínio 539Mpa, composto de alumínio 294Mpa.

Imagem
Munição Heat utilizada para o teste.


Imagem
Teste de blindagem com espaço, parte frontal.

Imagem
Parte traseira da blindagem com espaço.

Imagem
Teste de blindagem interna, parte frontal.

Imagem
Parte traseira da blindagem interna, embora a cor não ajude o material interno é FRP, este tipo de blindagem é para ser instalado na parte de dentro do veiculo, embora seja leve ocupa bastante espaço.

Imagem
Interessante material. Não creio que os compostos de alumínio consigam vingar também nas blindagens compostas quanto o Al-Ti, dadas as propriedades dessa liga.

Seria legal ver os mesmos testes com a blindagem AMAP-B, que diz ser composta por Al-Ti, CNT-MMC (nanocerâmica e nanotubos) e uma liga de aço nanométrico. Esta que equipa o Puma e a modernização do Leopard 2A4, seja REVO (a que sempre falo), EVO (Polônia e Indonésia) e NG (Turquia), com exceção do 2A4M (Canadenses) que utiliza MEXAS.

Uma vez li que o Type 10 utilizaria um composto chamado Nano Armour, seria interessante saber os materiais utilizados.




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Re: tanques e blindados

#2339 Mensagem por akivrx78 » Sáb Set 17, 2016 4:25 pm

Algumas soluções adotadas para reduzir o peso do Type 10 sem diminuir a capacidade de proteção comparada com a do Type 90 que dizem ter nível de proteção similar ao Leo 2a4, a maioria das informações foram colhidas de fóruns na net onde coreanos e japoneses trocam farpas sobre quem tem o melhor MBT.

http://www.freepatentsonline.com/y2006/0127266.html
Dizem que a blindagem do carro é composta por aço de nano cristal, que é um sistema de revestimento do aço por plasma quase amorfo complicado de se produzir, este tipo de aço é mais duro, mais resistente e leve que o convencional, mas devido ao complicado processo de fabricação dizem que não é o mais indicado na relação custo/beneficio.
Procurei bastante informações sobre este tipo de aço e somente encontrei informações sobre derivados para serem utilizados como condutores elétricos, provavelmente somente será liberado maiores informações se outros países produzirem blindagem similar.

Imagem
Imagem
Embora a imagem não ajude se comenta que o Type 10 é bem apertado internamente, muito mais que qualquer MBT atual, vale lembrar que ele é menor também externamente, provavelmente um Ocidental teria mais dificuldades de operar um Type 10.

Imagem
Blindagem modular externa, as amarelas são do tipo espaço a vermelha é de material composto, dizem ser de 1cm de titânio na parte externa com uma camada de fibra de carbono e blocos de cerâmica interna na da blindagem vermelha, sem a amarela e vermelha pesa aproximadamente 40t, com as duas 44t, o projeto foi desenvolvido para ser ampliado a blindagem até 48t sem grande perda de desempenho.

Imagem
A parte escura da blindagem é composta e a mais clara é blindagem em espaço de um M1A2, o projeto segue a mesma filosofia.

Imagem
http://www.youtube.com/watch?v=uDB2f2LJFpI
http://www.youtube.com/watch?v=umCTvbjGulI&t=0s
Torre do Type 90 é praticamente igual ao do Type 10 somente um pouco mais estreita, o projeto foi desenvolvido para se caso a munição sofrer danos a explosão seja dirigida para cima, protegendo a tripulação, por ser mais estreita leva um pouco menos de munição que a do Type 90, 4:48 do segundo vídeo mostra o compartimento da munição do Type 90, o Type 90 transporta 9+9=18 munições na torre, mais 18 munições em um compartimento na frente do comandante do carro e 4 unidades na frente do lado esquerdo do atirador totalizando 40 unidades, o Type 10 dizem ser 7+7=14 na torre, 14 munições em um compartimento abaixo da torre na parte traseira do lado do comandante do carro e 2 unidades em um compartimento atrás do atirador abaixo da torre e mais 6 unidades em um compartimento no piso dentro do carro, totalizando 36 unidades, se pode carregar as munições do sistema automático da torre por dentro do carro ou manualmente direto no canhão, se o sistema apresentar defeito.

Imagem
Um prototipo da torre do Type 10.

Imagem
Torre do Type 10 sem a blindagem modular lateral.

Imagem
Esquerda o prototipo, direita modelo de produção.

Imagem
Canhão embora siga as mesmas dimensões do L44 original não foi fabricado com o mesmo material do L44 alemão utilizado no Type 90, mas como manteve as mesmas dimensões se pode trocar por um L55 se acharem necessário.

Imagem
Comparação do L44 alemão e do prototipo do utilizado no Type 10 ele é mais leve e tem maior poder de perfuração que o L44 original.

Imagem
A munição também não é a mesma do canhão L44 original, acima a munição do Type 90 fabricada sob licença.

Imagem
Imagem
Munição utilizada no Type 10, por causa do canhão ser diferente os 2 tipos de munição utilizadas no Type 90 não podem ser utilizadas no Type 10 e vice versa.

A parte mecânica e suspensão também são completamente diferentes do Type 90 e 10.
http://www.youtube.com/watch?v=_B-4XOh_r1I

http://www.youtube.com/watch?v=yukhwljeRsA
Motor do Type 90.

Imagem
Motor do Type 10.

Imagem
Peças com aplicação de cerâmica do motor do Type 10.

==================================================================
http://toyokeizai.net/articles/-/66905?page=4
http://www.mag2.com/p/news/140969

2 artigos japoneses detonando o Type 10 diz que ele é forte na parte frontal mas é fraco nas laterais, provavelmente seria facilmente imobilizado por um RPG-7 se atacado na parte lateral ou traseira, se critica ter alterado o canhão perdendo a comunalidade de munição com a do Type 90, se critica não terem incluído o ar-condicionado no projeto, e por fim se critica os custos totais cerca de US$8 Bilhões, (US$484 milhões para desenvolver os protótipos) envolvidos no projeto para fabricar poucas unidades.
Por outro lado o artigo diz que se fosse projetado levando em conta todas estas deficiências apontadas acima, o custo unitário provavelmente chegaria perto de US$20 milhões a unidade.

http://www.youtube.com/watch?v=yFEv8vzJxxo
0:19 do vídeo observe de onde o soldado tira a bolsa...

Imagem
Um a solução que poderia ser aplicada no Type 10 nas laterais para poder melhorar a blindagem, eu pessoalmente acho pouco provável que eles modifiquem a blindagem atual, isto somente ocorreria se for necessário enviar o carro para participar em algum conflito no exterior.

http://www.youtube.com/watch?v=0TWkrhm-N1M
http://www.youtube.com/watch?v=IKCy5m8pnWY
As únicas vantagens que o Type 10 apresenta comparado com outros blindados atualmente é a capacidade de transferência de dados em tempo real, onde um carro pode transmitir o local exato do alvo a outros carros tipo como se fosse um radar de pontaria, ao mesmo tempo também para um centro de comando de operação, e a capacidade atacar o alvo mesmo com o veiculo fazendo movimentos em qualquer direção para desviar de tiros do oponente também em movimento.
Pelo que os japoneses dizem os MBTs atuais tem a precisão de atacar alvos com o veiculo em movimento somente quando o chassis esta quase alinhado reto com o canhão na horizontal ou vertical, eles dizem que o Type 10 não perde a precisão com o chassis em movimento em qualquer direção mesmo com o oponente também estando em movimento.
Outra vantagem que eles dizem do C4I do Type 10 é do sistema definir em tempo real qual veiculo do grupo no campo de batalha deve efetuar o ataque ao alvo, levando em conta os dados de distancia do alvo, condições atmosféricas,etc.

Segundo os críticos estas vantagens podem ser útil em uma batalha clássica "entre carros de combate" mas nestes conflitos recentes de guerrilha contra insurgentes...




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Re: tanques e blindados

#2340 Mensagem por akivrx78 » Seg Set 19, 2016 7:34 pm

http://www.youtube.com/watch?v=40zz3I_Kuxc

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