Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pm
Nesse caso começamos errado, se aerotransportabilidade é essencial para o nosso país (e nem digo que não é) então a prioridade deveria ser a aviação estratégica.
Terei que citar oturo país mais uma vez, nos EUA, a aviação estratégica com mais de 200 aeronaves já existia antes das brigadas Stryker, e pretendem manter (e suportar) apenas 7 brigadas Stryker, aqui já começaram falando em 6 brigadas mecanizadas com requisito de aerotransportabilidade, para só depois pensar nos aviões, e é facil de deduzir que com apenas 28 transportes táticos fica dificil mover essas 6 brigadas..
Cara, que absurdo...
Ninguém está falando na movimentação de uma Divisão inteira mas sim UMA Brigada.
Outra, mais uma vez insistindo no EUA. Estamos falando do T.O Brasileiro, a mobilidade estratégica para o EUA é mover uma Brigada Stryker pra outro continente e não para outra zona EM TERRITÓRIO NACIONAL como o Brasil.
É incrível como você finge não entender isso!
Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pmAgora você fez uma comparação descabida, p**** um M-60? Uma das grandes vantagens de uma viatura sobre rodas é que ela não precisa subir num caminhão para passear!
Por estradas esse trecho é feito em menos de 3 dias, esse deve ser o tempo que uma brigada mecanizada demora para se deslocar por meios próprios, e aqui fica claro qual a vantagem dela em relação as blindadas.
Veja o trecho de translado do M60:
Foram 3 dias de estrada com o M60 e seu caminhão, o Guarani vai mais rápido que isso? Sim, mas quanto?
Ele precisaria sim dos caminhões logísticos, mas não significa que vão em pranchas.
Explicando abaixo:
Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pm
E eles vão se teletransportar de volta? Pode dobrar o tempo de viagem, eles precisam voltar, e tenho dúvidas sobre quantas viagens eles podem fazer sem manutenção.
Ai um Btl demora quase 1 dia, a brigada inteira, com 3 ou 4 Btl mais todas as unidades de suporte vamos para os 5 dias, talvez mais.
Para deslocar um grande número de viaturas por terra acaba sendo mais rápido, já que todas as viaturas se deslocam ao mesmo tempo.
E até agora estamos falando de, no máximo, uma brigada, quando hoje o EB planeja 4, para comparação (você pode não gostar, mas é inevitável) o objeto com as brigadas Stryker era posicionar uma força com o tamanho de uma divisão (mais ou menos metade das brigadas Stryker que eles possuem e metade do que o EB planejou inicialmente, e quase tudo com o que o EB sonha agora) em qualquer lugar do mundo em até 120 horas, claro que para isso ser possível eles contam com os mais de 200 aviões de transporte estratégicos.
Marechal, me perdoe, mas a impressão que tenho é você fingir não entender algo de forma proposital, mas tudo bem vou explicar novamente o que eu disse:
4 horas seria o translado de 26 viaturas VBTP somente a ida, citei 11:14 citando o total das 72 viaturas somente contabilizando a
IDA. EM MOMENTO algum eu citei ida e volta, apenas o tempo de ida, pra isso fazer o cálculo total é apenas adicionar 3xo tempo de vôo.
Tanto que eu citei em seguida um tempo de de 4 á 5 dias para o
TRANSLADO TOTAL, isso incluindo ida do KC-390 + volta e 30 minutos de descanso/abastecimento, sendo o dobro do que utilizei (11:14 horas para ida de 72 viaturas, com cerca de 3 viagens cada KC-390), ou seja, 22:28 horas ao todo para 72 viaturas, arredondando pra 24 horas necessárias para mover um Btl Inteiro, como uma Bda Inf Mec é quartenária, são 4 dias, se contar o GAC fazem 5 dias.
Ou seja, são 120 horas para se transportar uma Brigada com 5 OM's (1x RCM, 3x Btl Inf Mec e 1xGACap). Como RCM e GACAp possuem um número menor de viaturas, as de apoio das outras OM's poderiam ser transportadas para cobrir o tempo de 24 horas (sendo 22:28 horas totais de serviço).
É falado estritamente na mobilidade de uma Brigada e não 4 ou 5, até por isso que defendo uma nova Bda Inf Blind e espalhar as Inf Mec e Cav Mec, potencializar as tropas leves e transformar os PEF's. Além de helis de ataque e aumento do armamento dos A-29 (consequentemente espalhando-os ao longo da fronteira).
A Bda Inf Mec/Cav Mec chegaria como reforço e uma apenas bastaria e sobra!
Se você não entender depois disse, infelizmente não posso deixar mais claro e não quero perder tempo explicando o que já está claro.
Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pm
Rapaz, ta ruim de conta hoje, hein?
Sério? 4 horas de translado aerotransportado (3,28 horas de vôo + 30 minutos de preparação e ainda sobra) versus 408 horas (17 dias), sendo 3 dias de transporte rodoviário, 10 fluviais e 3 dias de transporte rodoviário final + 24 horas entre descanso, preparação e reabastecimento.
1% de 408 = 4,08 horas. Tempo de vôo de Dourados á Boa vista = 4 horas...
No caso dos meus cálculos para atestar 305:05 horas de translado híbrido (terrestre e fluvial), o translado aerotransportado representa cerca de 1,4% do tempo.
Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pm
Acho que é sim, frete aéreo é caro para burro, para qualquer lugar que se queira contratar frete mandar de caminhão sai mais barato do que mandar de avião.
A comparação com os EUA mandando Stryker de navio serve justamente para mostrar que eles também estão preocupados com o custo de frete aéreo.
A ida e a volta de cada KC-390 deve consumir umas 20 toneladas de querosene, ve o custo disso, assumindo que, de alguma forma, haverá querosene suficiente lá.
Por seus próprios meios um Guarani deve gastar uns 10% disso em diesel, talvez um pouco mais, uns 20% pelo caminho dificil, e o salário do motorista não chega para tirar a diferença.
Então, é, acho que por terra seria bem mais barato. E isso para um dos trechos mais complicados que possamos imaginar.
Você deve achar que um Guarani é carro de passeio, está esquecendo que vai precisar de caminhões-tanque, caminhões pra carregar a Infantaria e mais outro pra carreguar os suprimentos, como comida, munição e até blindagem extra.
Some a isso transporte de combustível para o Guarani, viaturas de apoio, balsas...
O Guarani não vai sozinho igual carro de passeio, de Dourados até Porto Velho, utilizando a rodovia BR-070
são 2.409 km de estrada e o Guarani possui 600 km de alcance, precisará ser abastecido no mínimo 4 vezes, vai precisar de apoio logístico pra isso. Ou seja, mais $$$ e tempo durante as pausas (sem falar que ninguém vai dirigir durante 24 horas).
Se viajar, sem parar, com um carro de passeio há 75 km/h são cerca de 32 horas de viagem (isso já é 8 VEZES maior que de translado aerotransportado de uma viatura de Dourados pra Boa Vista). Considerando que o Guarani vai viajar no máximo há 60 km/h, passa a ser 40 horas de estrada + 4 paradas obrigatórias (2 horas de descanso, abastecimento e refeição, isso pra ser o mínimo, chegam a recomendar bem mais que isso), são 48:15 horas totais.
Contando 10 dias de Rio via balsa (some combustível, alimentação e pessoal) e mais 17:05 horas entre Manaus e Boa Vista via BR-174.
Ou seja, são 4 horas de translado aéreo vs 305:02 horas de translado terrestre.
A infantaria precisaria ir nos caminhões (poderia ir em aeronaves, como KC-767 ou mesmo C-295 da FAB no caso do transporte aerotransportado), fora o resto...
Marechal-do-ar escreveu: ↑Seg Jul 09, 2018 5:38 pm
Já eu extinguiria por completo as Bda Cav Mec.
Já tinha lido esse artigo antes, começo discordando de diversas das premissas e da metodologia.
Ai é sua opinião e poderia colocar os argumentos pra melhor entendimento.