Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.LeandroGCard escreveu:O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.FCarvalho escreveu:As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.
Leandro G. Card
Porta-Aviões
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Porta-Aviões
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
FCarvalho escreveu:O Mig-29 K/KUB podem/poderiam ser operados apenas a partir do elevador de ré, visto que o seu comprimento o impede de fazê-lo no elevador de vante.
Ele só é 30 cm maior que o elevador central. Isso é muito pouco e pode ser resolvido.
A questão do peso pode ser resolvida facilmente, uma vez que, por padrão e lógica operacional, as aeronaves embarcadas em Nae são sempre abastecidas e municiadas no convés de vôo. O hangar é utilizado primariamente para manutenção e guarda das aeronaves.
As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.
Os Mig-29K/KUB tem um comprimento de 17,30 mts, com 8 mts de largura com asas flexadas, e uma área total de 43m2. Neste sentido, como o hangar do Nae SP possui cerca de 185 x 24, e uma área de 3.300m2, pode-se presumir que, numa missão real, este espaço possa abarcar até vinte caças, mantendo-se os padrões de segurança e espaçamento entre as aeronaves para operação no hangar e demais aeronaves do grupo aéreo embarcado, como os Helos e Revo/Cargo. Em todo caso, como podem ser operados somente a partir do elevado de ré, este número seria algo menor, entre 12 a 16 caças, tendo em vista a distribuição de peso x espaço no hangar. Mas enfim, numa missão real, podem ser levados além destes, ao menos mais 6 a 8 caças no convés de vôo, perfazendo 18 a 24 caças.
Como eu havia dito , mas sua explicação foi melhor que a minha, convenhamos.
Para um Nae de outros tempos, com caças também de outros tempos, até que é uma capacidade nada desprezível. Mas isso, lembrando, numa missão real, pouco ou nada provável de ser ver no caso do Nae SP.
Contudo, se ele já conseguisse levar uns 8/12 Mig-29 KUB em missões de treinamento e operacionais, com vista à formação de nossos quadros de aviadores navais, já estaria com certeza de bom tamanho.
abs
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
O gancho para BAR, ou seja, arrebatamento por cabos durante o pouso, já possuem. O que só falta é modificar um pouco a estrutura frontal para ser operado por catapulta.bcorreia escreveu:Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.LeandroGCard escreveu:O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.
Leandro G. Card
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
Poderia com uma modificação frontal, reforçando sua estrutura.LeandroGCard escreveu:O Mig-29/35 pode mesmo operar através de catapultas? Tentar isso não vai acabar arrancando fora o trem de pouso ou mesmo a frente inteira do avião? Pelo que sei ele foi projetado com reforços da estrutura aplicados para suportar pousos e decolagens usando rampas Sky Jump, e não catapultas.FCarvalho escreveu:As catapultas, como certa vez colocou o Marino aqui, podem ter a sua capacidade de lançamento revistas, se for o caso, por aqui mesmo no Brasil. Mas isso demandaria altos custos com os quais a MB não pode arcar de seu próprio bolso. Somente com verba federal específica para tal seria possível a revisão de ambas as catapultas para poderem lançar o Mig-29 em peso máximo de missão, e que está na faixa das 24,5 tons.
Leandro G. Card
A Rússia chegou a cogitar que seu próximo NAe seria com catapultas e a Mikoyan relatou que poderia fazer tais modificações nos MiG-29K's, apenas reforçando a estrutura frontal, trem de pouso frontal e parte da fuselagem. Para uma aeronave já existente, ficaria mais caro, pois teria que desmonta-la, mas para Mig's novos, poderiam já virem de fábrica com tais modificações, seria um pouco mais caro que um MiG-29K normal, mas ainda sim seria barato.
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Porta-Aviões
Não, para serem catapultadas mesmo.gabriel219 escreveu:O gancho para BAR, ou seja, arrebatamento por cabos durante o pouso, já possuem. O que só falta é modificar um pouco a estrutura frontal para ser operado por catapulta.bcorreia escreveu: Acho que se esse avião fosse operado em catapulta, o mais provável é que operasse igual aos A4, com aquelas barras/ganchos no dorso do avião do que o gancho no trem frontal.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
Ah, entendi, desculpe.
Mas esse gancho pode ser colocando no próprio trem de pouso, assim como nos F/A-18.
Mas esse gancho pode ser colocando no próprio trem de pouso, assim como nos F/A-18.
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: Porta-Aviões
Vamos ficar com os AF-1 até o próximo PA chegar.
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
Mas isso já sabemos, só estamos discutindo o que seria melhor.
Por exemplo, quando chegar o 2ª NAe (1ª do PRONAe), deveríamos enviar o A-12 para São Luís e a 2ª frota, enquanto o 3ª NAe não chegar.
O A-12, com aquele upgrade, dá um belo caldo ainda.
Por exemplo, quando chegar o 2ª NAe (1ª do PRONAe), deveríamos enviar o A-12 para São Luís e a 2ª frota, enquanto o 3ª NAe não chegar.
O A-12, com aquele upgrade, dá um belo caldo ainda.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38287
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5828 vezes
- Agradeceram: 3306 vezes
Re: Porta-Aviões
Bem, como já foi dito, o Mig-29 K/KUB poderiam ser adaptados para operar com as catapultas. Mas isso como sempre, demandaria custos de alteração estrutural que estão bem acima do que a MB poderia prover via orçamento próprio, no projeto.
Segundo a Wiki, embora não confiável, a versão naval custa em torno de US$ 32 mi. Se tal mudança fosse feita, talvez aumentasse para uns US$ 35/36 milhões. Ainda assim, bem mais em conta do que se tem por aí em termos de caça naval. E que não são muitas, aliá.
abs.
Segundo a Wiki, embora não confiável, a versão naval custa em torno de US$ 32 mi. Se tal mudança fosse feita, talvez aumentasse para uns US$ 35/36 milhões. Ainda assim, bem mais em conta do que se tem por aí em termos de caça naval. E que não são muitas, aliá.
abs.
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13956
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 774 vezes
- Agradeceram: 2416 vezes
Re: Porta-Aviões
Mas, com a compra de uns 18, poderíamos compra outros 40 depois, para equipar 2 NAe's om 24 caças cada.
-
- Sênior
- Mensagens: 1253
- Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Porta-Aviões
Pode, a maioria dos aviões lançados de catapulta usam o gancho no trem frontal, mas esses nasceram como aviões com esse tipo de lançamento, e nesse caso, como seria uma modificação, acho que vai ser mais barato reforçar a estrutura dorsal e colocar as amarras do que modificar estrutura e trem.gabriel219 escreveu:Ah, entendi, desculpe.
Mas esse gancho pode ser colocando no próprio trem de pouso, assim como nos F/A-18.
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Porta-Aviões
Amigos,
Belíssimo vídeo em alta definição sobre as operações no CDG. Inclui imagens em câmera lenta.
Abraços,
Justin
Belíssimo vídeo em alta definição sobre as operações no CDG. Inclui imagens em câmera lenta.
Abraços,
Justin
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 2990
- Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
- Localização: Conceição das Alagoas-MG
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Re: Porta-Aviões
irlan escreveu:O A-12 não se locomove.
Já nem considero o A12 um NAe, apenas um aeroporto em alto relevo.