FAB NEWS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 3041 vezes
- Agradeceram: 1220 vezes
Re: FAB NEWS
Ontem mostrei para um rapaz aqui da empresa o vídeo do aéro-modelo do Rafale, falei que o Brasil esta estudando comprar este avião, ele respondeu de pronto: "mas o Brasil já não tem caças???", a população em geral não faz idéia da real situação da FAB, eles pensam que o F-5 ainda dá caldo, e com essas propagandas ufanistas mostrando o F-5 como o "suprassumo" vai continuar pensando, equanto o Fantástico, ou o Globo Reporter não fizer uma reportagem especial sobre o F-X ou as implicações reais para a defesa do país e do pré-sal, vão continuar pensando que o F-5 dá conta do recado...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Estamos no final de 2011. Qual a data de fabricação dos caças F5 jordanianos? Qual a data de fabricação das turbinas? Qual a vida útil dos componentes? Vai ficar com uma aviônica de primeira, 0 km e o resto?
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
-
- Avançado
DOU 06/10/2011, seção 3, pg 19.
PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE SÃO PAULO
EXTRATOS DE PERMISSÃO DE USO
Processo Administrativo de Gestão no-67115.008162/2011-31.
Modalidade: Dispensa de licitação.
Permissionária: Focaleng Engenharia e Manutenção Ltda, CNPJ 11.267.488/0001-34.
Objeto: Permissão de uso, a título precário e oneroso do banco de provas de motores do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Referente ao Motor GE J85-21C, da Aeronave F-5, NORTHROP, número de série E226400.
Valor: R$ 25.220,00 (vinte e cinco mil, duzentos e vinte reais).
Data de Assinatura: 09 SET 2011. Vigência: 12 a 14 SET 2011 .
Processo Administrativo de Gestão no-67115.008163/2011-85.
Objeto: Permissão de uso, a título precário e oneroso do banco de provas de motores do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Referente ao Motor GE J85-21C, da Aeronave F-5, NORTHROP, número de série E226027.
Data de Assinatura: 09 SET 2011. Vigência: 16 a 18 SET 2011.
Processo Administrativo de Gestão no-67115.007982/2011-13.
Objeto: Permissão de uso, a título precário e oneroso do banco de provas de motores do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Referente ao Motor GE J85-21C, da Aeronave F-5, NORTHROP, número de série E226057.
Data de Assinatura: 14 SET 2011. Vigência: 23 a 25 SET 2011 .
Processo Administrativo de Gestão no-67115.007981/2011-61.
Objeto: Permissão de uso, a título precário e oneroso do banco de provas de motores do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Referente ao Motor GE J85-21C, da Aeronave F-5, NORTHROP, número de série E226322.
Data de Assinatura: 14 SET 2011. Vigência: 29 SET 2011 a 01 OUT 2011.
Saudações,
Luciano.
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Nenhuma venda de equipamento ocorre sem a anuencia dos governos envolvidos, mas concordo que pode se tratar de uma fonte alternativa de suprimento.AlbertoRJ escreveu:Pessoal, tenho a mesma opinião do Justin. Contrato CLS é firmado com empresas e o dos M2000 brasileiros foi firmado com a Dassault/Thales/Sagem.
Esse contrato em questão está sendo firmado diretamente com a República Francesa (Ministério da Defesa).Dois detalhes são tão importantes quanto as datas: O objetivo que é "cessão onerosa" (juridicamente significa compra e venda) e a designação "Lote 2 Complementar".
Muito provavelmente trata-se apenas da compra de peças dos estoques da AdLA.
E pode ser também que a vigência do contrato não tenha relação com uma data para desativação dos Mirages.
E pode ser que não tenha a ver com a desativação, mas que a data bate com o anunciado bate.
Editado pela última vez por sapao em Dom Out 09, 2011 1:21 am, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
Sapão, foi só uma opinião mesmo.
Não parece ser contrato tipo CLS. Lembro bem quando foi contratado para os F-2000 mas esse não deve ter sido renovado.
Esse caso parece ser uma compra de material ainda dentro do acordo firmado em 2006.
Deve ser para um último sopro de vida.
[]'s
Não parece ser contrato tipo CLS. Lembro bem quando foi contratado para os F-2000 mas esse não deve ter sido renovado.
Esse caso parece ser uma compra de material ainda dentro do acordo firmado em 2006.
[]'s
Alberto -
- Justin Case
- Sênior
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Amigos,
Não há problema técnico que impeça a continuidade da vida operacional dos nossos F-2000. A modernização dos Mirage 2000 indianos é confirmação deste fato.
O caso é que os nossos aviões estão prestes a vencer inspeções grandes (tipo VP), o que não ocorreria caso tivessem voado apenas pelo tempo inicialmente planejado, pois estaríamos prestes a receber nossos F-X.
A realização dessas inspeções tem custo e requer imobilização da aeronave por uns dois meses, mais ou menos. Após essa inspeção, cada aeronave tem direito a mais 900/1000 horas, o que é suficiente para voar mais cinco anos.
Nossos aviões vencem essas inspeções entre 2011 e 2013, eu acho. É só decidir se vale a pena cumpri-las, quando fazer e em quantos aviões. Isso depende do calendário de recebimento do F-X. Para os motores, o conceito é semelhante.
Sem parâmetro confiável quanto à data de efetiva desativação (chegada do F-X), é difícil decidir o que fazer com relação ao futuro dos Mirage 2000.
Após essas inspeções, é possível que seja necessário realizar revisão geral. Acho que só valeria a pena caso essa fosse acompanhada de uma modernização aviônica e de sistemas de armas. Não creio que os custos não recorrentes sejam aceitáveis, considerando a pequena quantidade de aeronaves de que dispomos.
Outro problema é que, se investirmos pesado nos F-2000, o Governo pode considerar o problema imediato como resolvido e, nesse caso, aguardemos mais uma década para ter F-X.
Acho que a atitude da FAB está coerente. Mantem-se a capacidade operacional mínima no GDA e não se programam grandes investimentos no F-2000 enquanto não se decide o F-X.
Abraços,
Justin
Não há problema técnico que impeça a continuidade da vida operacional dos nossos F-2000. A modernização dos Mirage 2000 indianos é confirmação deste fato.
O caso é que os nossos aviões estão prestes a vencer inspeções grandes (tipo VP), o que não ocorreria caso tivessem voado apenas pelo tempo inicialmente planejado, pois estaríamos prestes a receber nossos F-X.
A realização dessas inspeções tem custo e requer imobilização da aeronave por uns dois meses, mais ou menos. Após essa inspeção, cada aeronave tem direito a mais 900/1000 horas, o que é suficiente para voar mais cinco anos.
Nossos aviões vencem essas inspeções entre 2011 e 2013, eu acho. É só decidir se vale a pena cumpri-las, quando fazer e em quantos aviões. Isso depende do calendário de recebimento do F-X. Para os motores, o conceito é semelhante.
Sem parâmetro confiável quanto à data de efetiva desativação (chegada do F-X), é difícil decidir o que fazer com relação ao futuro dos Mirage 2000.
Após essas inspeções, é possível que seja necessário realizar revisão geral. Acho que só valeria a pena caso essa fosse acompanhada de uma modernização aviônica e de sistemas de armas. Não creio que os custos não recorrentes sejam aceitáveis, considerando a pequena quantidade de aeronaves de que dispomos.
Outro problema é que, se investirmos pesado nos F-2000, o Governo pode considerar o problema imediato como resolvido e, nesse caso, aguardemos mais uma década para ter F-X.

Acho que a atitude da FAB está coerente. Mantem-se a capacidade operacional mínima no GDA e não se programam grandes investimentos no F-2000 enquanto não se decide o F-X.
Abraços,
Justin
- marcelo bahia
- Sênior
- Agradeceu: 16 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
Matou a pau, Justin!
Sds.

Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
AlbertoRJ escreveu:Sapão, foi só uma opinião mesmo.
[]'s
Concordo contigo.
[justificar]“ Se não eu, quem?
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Reconheço que algumas eu chutei mas mesmo assim acertei 8 de 10. Pensava estar bem pior. Nada mal pra apenas um curioso 

-
- Sênior
Também fiquei com 8 de 10.
Acho que o FDB esta fazendo escola!
Acho que o FDB esta fazendo escola!
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
- guilhermecn
- Sênior
- Agradeceu: 61 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
7 

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Winston Churchill

- Fábio Nascimento
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato: