Projetos Recentes Marinha do Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Um mês não, um ano.
Prazo de execução: 11/01/2011 a 10/01/2012
O serviço deve ser a utilização de satélites para a retransmissão dos sinais.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM
SÃO PAULO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA Nº 29/2011
Objeto: Construção civil da fundação e superestrutura do Prédio Auxiliar
Controlado (PAC), do Laboratório de Geração Nucleoelétrica
(LABGENE). Apresentação das propostas e abertura dos envelopes
contendo os documentos de habilitação dia 29 de março de 2011, às
10h00 (dez horas). Local: Av. Prof. Lineu Prestes, 2.468, Cidade
Universitária, São Paulo - SP. O edital poderá ser retirado no endereço
acima mediante a apresentação de um dispositivo para gravação
de dados, para que os arquivos sejam copiados, gratuitamente,
a partir de 09 de fevereiro de 2011, das 08h30 às 11h30 e das 13h30
às 16h30 horas.
CMG(EN) ANDRÉ LUIS FERREIRA MARQUES
Presidente da Comissão de Licitação
SÃO PAULO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRENCIA Nº 29/2011
Objeto: Construção civil da fundação e superestrutura do Prédio Auxiliar
Controlado (PAC), do Laboratório de Geração Nucleoelétrica
(LABGENE). Apresentação das propostas e abertura dos envelopes
contendo os documentos de habilitação dia 29 de março de 2011, às
10h00 (dez horas). Local: Av. Prof. Lineu Prestes, 2.468, Cidade
Universitária, São Paulo - SP. O edital poderá ser retirado no endereço
acima mediante a apresentação de um dispositivo para gravação
de dados, para que os arquivos sejam copiados, gratuitamente,
a partir de 09 de fevereiro de 2011, das 08h30 às 11h30 e das 13h30
às 16h30 horas.
CMG(EN) ANDRÉ LUIS FERREIRA MARQUES
Presidente da Comissão de Licitação
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Wingate
- Sênior
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Marino, um esclarecimento por gentileza:
Os novos submarinos para a MB terão a capacidade de transporte e colocação de minas?
Wingate
Os novos submarinos para a MB terão a capacidade de transporte e colocação de minas?
Wingate
- LeandroGCard
- Sênior
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Obrigado pelo esclarecimento. Eu não tinha percebido a mudança do ano , se o período é esse então o serviço nem é tão caro assim.Marino escreveu:Um mês não, um ano.
Um abraço,
Leandro G. Card
- Marino
- Sênior
Sim, com certeza.Wingate escreveu:Marino, um esclarecimento por gentileza:
Wingate
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Ok... Muito obrigado pelas informações. Fico muito contente com essas informações. Tomara que a fibra nossa tenha a mesma resistência das fibras japonesas.WalterGaudério escreveu:Túlio, e V Soares, este projeto está andando muito bem... , e já extrapolou seus objetivos iniciais. Não era só a EMBRAER que estava de olho, outras indústrias estarão se beneficiando brevemente...V.Soares escreveu:
Exatamente Túlio. Cheguei a ler a matéria sobre a fibra de carbono que foi postada aqui, mas, pelo que li na matéria, o projeto ainda era bastante incipiente.
Na época ouvi falar que a Embraer estava de olho nesse projeto para usar fibra de carbono nos seus jatos.
Depois não vi mais nenhuma matéria sobre o assunto, nenhuma noticia a respeito. Então, eu só queria saber se o projeto da marinha deu resultados satisfatórios, se já solucionaram seus problemas, se a fibra é similar ao importado,em fim, se deu tudo certo e se a importação da fibra foi substituida pela fibra da marinha.
Porém o colega Marino disse que não pode falar então tudo bem.
Muito obrigado e até mais!
Até mais.
tenso escreveu:Na natureza o urânio é normalmente encontrado composto de 99,7% do isótopo U238 e de apenas 0,3% do isótopo desejado U235. Para seu uso na geração de energia o Urânio deve ser enriquecido para contar com pelo menos 20% de U238 e para isso são usadas no Brasil as ultracentrífugas. O design das ultracentrifugas brasileiras é inspirado no projeto original da Alemanha adquiridos na década de 70. O compartimento giratório do projeto alemão era feito de alumínio e pesava 700 gramas, girando à velocidade de 33000 RPMs. No novo modelos, desenvolvidos no país pela Marinha, ele foi substituído por uma nova peça criado inteiramente em fibra de carbono e pesando menos de 100g, podendo girar a impressionantes 66000 RPMs sobre um revolucionário mancal eletromagnético. Segundo o Almirante Fragelli, uma destas ultracentrífugas esta girando ininterruptamente em Aramar, no interior paulista, a mais de 15 anos. Dezenas das centrífugas já se encontram em produção industrial na planta da INB, mas, interessantemente, os equipamentos, em si, são 100% de propriedade da Marinha, estando meramente cedidos à INB, que paga à MB por seu uso.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... mas-chaves
Matéria interessante. Agora o que eu queria saber sobre essas centrífugas é o seguinte:
1. Se as centrífugas comuns giram a 33000 RPM e as centrífugas magnéticas giram a 66000 RPM, isso significa que o uránio pode ser enriquecido duas vezes mais rápido nas centrífugas magnéticas?
2. As vantagens da centrífuga nacional é somente o fato delas terem a manutensão reduzida ou ela também enriquece urânio mais rápido que as estrangeiras?
Outra coisa, aí na matéria fala que a centrífuga está rotacionando ininterruptamente a mais de 15 anos. Então uma centrifuga está funcionando a mais de 15 anos com uma quantidade de urânio dentro, isto significa que o urânio já foi tão enriquecido que já ficou milionário. A conclusão que chego após muita meditação é que temos a bomba!
Veja só, a centrífuga girando a mais de 66000 RPM com um bocado de urânio, claro, por que não ía ficar lá funcionando sem nada dentro e a mais de 15 anos,ou seja, desde 1996. o Almirante Fragelli entregou o ouro.
kkkkkk
Me digam se estou correto em minha análise.
Abraços.
- Marino
- Sênior
UMA centrífuga faz parte de uma cascata de centrífugas, com o urânio sendo progressivamente enriquecido conforme passa pelas centrífugas da cascata.
Uma centrífuga somente não "faz verão".
O funcionamento de 15 anos só demonstra que a tecnologia de levitação magnética isenta de manutenções constantes e troca de centrífugas por desgaste mecânico.
Uma centrífuga somente não "faz verão".
O funcionamento de 15 anos só demonstra que a tecnologia de levitação magnética isenta de manutenções constantes e troca de centrífugas por desgaste mecânico.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Marino,
não sei se você teria a resposta, mas, aproveitando a deixa sobre as centrífugas....pergunto:
Existe uma limitação de enriquecimento(nível %) do urânio no Brasil por tratado internacional, muito bem...quando os requisitos(devia ter algum!!) para construção das centrífugas foram emitidos, imagino que foram previsto algum "limite" no nível de enriquecimento. A dúvida é....as centrífugas formam projetadas para enriquecer "X"%, mas, em caso de necessidade.. ...poderiam enriquecer a 2,3,4..."X"% a mais? Não existe uma limitação tecnica do projeto para que uma mesma centrífuga tenha seu uso acima do que foi projetado(contaminação, deterioração de material, sei lá o que mais )? Ou.... em todo o projeto já se pensou nas contingências.. ? pra facilitar a pergunta....no caso de precisarmos dar um basta na vira-latice, nossas centrifúgas não dariam chabú para um uso...digamos..."maior"?
Gerson
não sei se você teria a resposta, mas, aproveitando a deixa sobre as centrífugas....pergunto:
Existe uma limitação de enriquecimento(nível %) do urânio no Brasil por tratado internacional, muito bem...quando os requisitos(devia ter algum!!) para construção das centrífugas foram emitidos, imagino que foram previsto algum "limite" no nível de enriquecimento. A dúvida é....as centrífugas formam projetadas para enriquecer "X"%, mas, em caso de necessidade.. ...poderiam enriquecer a 2,3,4..."X"% a mais? Não existe uma limitação tecnica do projeto para que uma mesma centrífuga tenha seu uso acima do que foi projetado(contaminação, deterioração de material, sei lá o que mais )? Ou.... em todo o projeto já se pensou nas contingências.. ? pra facilitar a pergunta....no caso de precisarmos dar um basta na vira-latice, nossas centrifúgas não dariam chabú para um uso...digamos..."maior"?
Gerson
Editado pela última vez por Gerson Victorio em Sáb Fev 12, 2011 11:09 am, em um total de 1 vez.
de volta a Campo Grande - MS.
- Marino
- Sênior
Basta aumentar o nº de centrífugas na cascata.
A centrífuga, em si, não tem limitações de enriquecimento.
Hoje, já podemos enriquecer no nível que quisermos, mas nos auto-limitamos a 20% para cumprirmos tratados assinados por nossos políticos.
A centrífuga, em si, não tem limitações de enriquecimento.
Hoje, já podemos enriquecer no nível que quisermos, mas nos auto-limitamos a 20% para cumprirmos tratados assinados por nossos políticos.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
1- Não. A relação não é direta. É melhor que isso.V.Soares escreveu:
Matéria interessante. Agora o que eu queria saber sobre essas centrífugas é o seguinte:
1. Se as centrífugas comuns giram a 33000 RPM e as centrífugas magnéticas giram a 66000 RPM, isso significa que o uránio pode ser enriquecido duas vezes mais rápido nas centrífugas magnéticas?
2. As vantagens da centrífuga nacional é somente o fato delas terem a manutensão reduzida ou ela também enriquece urânio mais rápido que as estrangeiras?
Outra coisa, aí na matéria fala que a centrífuga está rotacionando ininterruptamente a mais de 15 anos. Então uma centrifuga está funcionando a mais de 15 anos com uma quantidade de urânio dentro, isto significa que o urânio já foi tão enriquecido que já ficou milionário. A conclusão que chego após muita meditação é que temos a bomba!
Veja só, a centrífuga girando a mais de 66000 RPM com um bocado de urânio, claro, por que não ía ficar lá funcionando sem nada dentro e a mais de 15 anos,ou seja, desde 1996. o Almirante Fragelli entregou o ouro.
kkkkkk
Me digam se estou correto em minha análise.
Abraços.
2- A centrífuga em questão é de teste. Roda para teste de fadiga e outros. As centrífugas funcionam em cascata, com o gás fluindo de uma para outra. O material para a bomba é plutônio e não urânio (por uma série de questões práticas) e este é produzido em reatores alimentados com urânio. Ter a bomba é muito mais do que enriquecer urânio ou produzir plutônio. É estabelecer modelos matemáticos complexos de sua detonação e criar mecanismos de detonação eficientes. Isso dá um tremendo trabalho.
Nossa fibra de carbono vai muitíssimo bem, obrigado.
[]'s
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
E todos sabem que sabemos fazer e podemos fazer em pouquíssimo tempo... Isso é o que preocupa aos bisbilhoteiros externos que desejam que assinemos novos termos no TNP, coisa que enquanto estivermos com a nossa honrada PresidentA, jamais será permitida, pois nenhum tratado tem maior valor do que nossa Constituição.
Audaces Fortuna Iuvat
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 219 vezes
Amigo marino...
Perguntinha para ti.
Os programas de modernização das FAs estão mesmo comprometidos?
Já era, tipo, fudeu tudo com a rapa que vão fazer nas contas?
Perguntinha para ti.
Os programas de modernização das FAs estão mesmo comprometidos?
Já era, tipo, fudeu tudo com a rapa que vão fazer nas contas?
- Marino
- Sênior
Eu ACHO que os programas em 2011 serão congelados.
Talvez algo possa ser assinado, como o FX, desde que não traga encargos financeiros para este ano.
Mas é achismo.
Talvez algo possa ser assinado, como o FX, desde que não traga encargos financeiros para este ano.
Mas é achismo.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco