Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
É interessante notar que essa entrevista do Brig Bueno é de cinco anos atrás. Neste ano, sempre que se tocou no assunto, foi dito que a aeronave era para escolta do CSAR.
Abraços,
Abraços,
Carpe noctem!
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Piffer, já que tu é guaribado no assunto, qual a sua opinião sobre a [loucura] de usar Helicopteros de Ataque para combater o narcotráfico, como sugere alguns? Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades. Os helis de ataque deveriam ir para o EB, mas como você já disse, vamos ficar um tempão de Fennec.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.
Abraços,
Abraços,
Carpe noctem!
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2493 vezes
Piffer escreveu:Eu tenho idéias diferentes tanto quanto ao narcotráfico quanto ao CSAR, mas o Brig Bueno e o Brig Saito são bem mais espertos que eu eu sabem o que fazem. Não estou sendo irônico, não. Acho nem sempre vê o todo e isso acontece direto comigo que sou meio devagar.
Abraços,
Piffer,
Para C-Sar, é necessário que um heli tenha um bom alcance, uma característica que um heli que ataque não possui. Só se colocássemos tanques extras.
O Mangusta teria esta capacidade? Se tiver, não seria arriscado colocar esses tanques?
Att
Knight7
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Quem deve operar no ambiente amazonico com mais frequência deverão ser os UH-60L armados com Miniguns, os AW-129 tb poderão operar com certa frequência mas sua função primária dentro da FAB será a escolta armada.
.
- Lucius Clay
- Intermediário
Piffer escreveu:A autonomia do Mangusta é de 510 a 560 km, dependendo da fonte. Do Mi-35 é de 450 a 500 km.Lucius Clay escreveu:
Sou mais o Mi-35 mesmo, poderoso, com um alcance razoável, coisa que o Mangusta não tem.
Tem mais que o dobro do peso, mas não tem o dobro da potência do Mangusta. A relação do Mangusta é melhor.Helicóptero bom, tem que ter potência,
O Mangusta também tem.artilharia poderosa e moderna
É verdade.ter velocidade (um bichão daqueles é mais rápido que o mangusta!)
Além das lendas que o russo tem manutenção simplificada, quais são os números?e ter manutenção simplificada
O motor, por exemplo, tem bem mais manutenção. O Isotov TV-3-117 do Mi-35 tem um TBO de 1000 horas. O RR LHTEC CTS800 do AW129 (e toda a linha T800, o mesmo motor do Future Lynx e do finado Comanche) tem um TBO on-condition estimado para 6000 horas.
O que é isso, exatamente? Operar em clima quente? Tecnicamente, o termo "temperaturas muito altas" significam atmosfera ISA + 35 graus. O Esquilo, o Pantera e o Cougar são homologados para isso.equipamentos adaptados ao ambiente, coisa que o Mi-35 tem.
Esse tal de "hot and high" está na moda e todos os helis agora dizem que vem otimizados para isso. O Mangusta e Mi-35 não são exceção.
Um ponto que não foi tocado, mas que é de vital importância é a autonomia (em tempo, não em distância). É um fator essencial em missões de vigilância, escolta de comboios, reconhecimentos, etc. Principalmente se a missão se estender e houver uma manutenção do esforço. O AW129 tem condições de ficar até 3 horas em operação. O Mi-35 fica perto de 2h10. Se estiver em sua velocidade de cruzeiro normal, fica menos de duas horas (velocidade de 295 km/h, alcance de 450 km).
Abraços,
Olá Piffer,
Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....
Abraço,
"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
- Lucius Clay
- Intermediário
Vinicius Pimenta escreveu:Não. Quando ele diz "modelo", é modelo de atuação, não modelo de aeronave.Lucius Clay escreveu:Será que o que ele quis dizer não foi que o clássico é também tradicional? o Mangusta tem tecnologia e estrutura clássica, mas é um modelo sem tradição, relativamente novo, já o Mi-35 é um modelo clássico, de pronto emprego, e testado em combate!
Olá Vinícius!
Havia entendido diferente, deve ser a vontade de ver o monstrão do Hind por essas bandas, mas como já disse ao Bolovo, acredito na avaliação do pessoal de nossas Forças.
Cordialmente.
"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Uma coisa que nem sempre fica muito clara para quem é de fora é o que a aeronave tem que fazer.Lucius Clay escreveu:
Olá Piffer,
Agradeço as informações adicionadas, excelentes, se a hora de manutenção do Hind é essa mesmo, passo a concordar contigo... Confio na avaliação das FAs....
Abraço,
Ao invés de comparar números, se compara possibilidades e limitações.
Um exemplo (pura diarréria mental):
- É adaptado para OVN? Para os OVN que usamos atualmente?
- Tem autonomia de XX horas ou raio de XX quilômetros?
- Voa IFR (a maioria dos helis de ataque usam procedimentos próprios e não os procedimentos IFR comuns que usamos aqui)?
- Tem velocidade para acompanhar as nossas aeronaves de emprego geral?
- Tem condições de fazer vôo desenfiado? (o Mi-24 não tinha, o Mi-35 sim)
- Os rádios falam com os rádios das nossas aeronaves e com a força terrestre? (neste caso pode-se entrar na seara dos data-links).
- Tem bagageiro? (pode parece besteira, mas não é. O Apache, por exemplo, não tem. Onde ele vai, tem que ir outra aeronave/viatura junto com a escova de dente e cueca de muda dos pilotos, manuais, ferramentas básicas etc).
Os números são bem menos importantes do que parecem. Estaremos muito bem com qualquer uma das duas aeronaves.
Acredito que o apoio que será dado pelo fabricante e a capacidade de operar continuamente é bem mais importante do que comparar número a número.
Abraços,
Carpe noctem!
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Show de bola Piffer
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
O ponto de vista de quem ta por dentro do assunto é outra coisa!!!
.
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
Para caças também é o mesmo procedimento
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Para submarinos tb, mas dá para levar a cueca do pessoal todinho.crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Os UH-1H e os Super Pumas da FAB não vão permanecer por muito tempo em uso. Creio que em termos de C-SAR, a FAB padronizará a frota em dois modelos, um para transporte (que eu espero seja o UH-60L, mas que pode ser também o EC-725 de "prástico" que o pessoal tanto gosta de sacanear ou até mesmo o sucatão Mi-171. Aliás, em termos de licitação, o 171 costuma ganhar) e outro para escolta armada.Como escolta C-SAR eu acho até uma boa idéia, mas sequer temos um heli C-SAR dedicado e o grosso dos helis da FAB são os Super Puma e Huey, todos antigos, então fica complicado, parece existir uma inversão de prioridades.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Olha, essa proposta do EC-725 fabricado realmente é muito tentadora. E como disse o NJ, se for fabricado aqui, paga-se até mais caro. Mas quanto mais caro????
Pelo que se tem dito aqui, é muito mais caro. Mas será que o aporte tecnológico compensa?
Pffer, uma pergunta de quem não conhece.
Este MTBO dos motores russo, segundo dizem, é sem nenhum procedimento intermediário, No caso dos motores do mangusta, há que se fazer algo neste interim?
Sobre o alcance, o Mi-35 pode levar muito combustível extra, inclusive um tanque na caçapa. Até onde vai um Hind assim?
Pelo que se tem dito aqui, é muito mais caro. Mas será que o aporte tecnológico compensa?
Pffer, uma pergunta de quem não conhece.
Este MTBO dos motores russo, segundo dizem, é sem nenhum procedimento intermediário, No caso dos motores do mangusta, há que se fazer algo neste interim?
Sobre o alcance, o Mi-35 pode levar muito combustível extra, inclusive um tanque na caçapa. Até onde vai um Hind assim?
- soultrain
- Sênior
Mais ao menos, existem tanques (parecem de combustivel) para transporte.crubens escreveu:Para caças também é o mesmo procedimento
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ