PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Animação 3D muito bem desenhada com com animações relativamente simples, e efeitos sonoros questionáveis. Não acho que seja uma animação oficial, será?
Um abraço!
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Testes de novos caças vão quintuplicar.
O número de caças russos de quinta geração T-50 do programa para as Forças Aéreas Táticas (PAK-FA na sigla russa) envolvidos em voos de teste vai quintuplicar até 2015, informou o comandante da Força Aérea da Rússia coronel-general Aleksandr Zelin.
O primeiro voo do PAK-FA foi realizado em 29 de janeiro de 2010 em Komsomolsk do Amur. O segundo modelo de voo foi lançado na mesma cidade no início de março 2011. Atualmente, estão a ser efetuados trabalhos em toda a gama de testes em solo e em voo. A primeira demonstração pública do caça foi realizada a 17 de agosto de 2011 no salão internacional de aviação e espaço MAKS-2011 em Jukovsky, perto de Moscou.
“Agora estamos testando três aviões e num futuro próximo esperamos juntar a eles outros três. O número total de aeronaves planejadas para testes é de 14 unidades”, disse Zelin.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/02/13/65947365.html
O número de caças russos de quinta geração T-50 do programa para as Forças Aéreas Táticas (PAK-FA na sigla russa) envolvidos em voos de teste vai quintuplicar até 2015, informou o comandante da Força Aérea da Rússia coronel-general Aleksandr Zelin.
O primeiro voo do PAK-FA foi realizado em 29 de janeiro de 2010 em Komsomolsk do Amur. O segundo modelo de voo foi lançado na mesma cidade no início de março 2011. Atualmente, estão a ser efetuados trabalhos em toda a gama de testes em solo e em voo. A primeira demonstração pública do caça foi realizada a 17 de agosto de 2011 no salão internacional de aviação e espaço MAKS-2011 em Jukovsky, perto de Moscou.
“Agora estamos testando três aviões e num futuro próximo esperamos juntar a eles outros três. O número total de aeronaves planejadas para testes é de 14 unidades”, disse Zelin.
http://portuguese.ruvr.ru/2012/02/13/65947365.html
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Rússia aumentará o número de caças T-50 para testes de voo.
O número de caças russos de 5ª geração Sukhoi T-50 envolvidos em testes de voo será aumentando de 3 para 14 até 2015, disse o comandante da Força Aérea Russa, o coronel-general Alexander Zelin.
"Há três caças já em testes, outros três são esperados para ser testado no futuro próximo. O número total de aeronaves previstas para vôos de teste é de 14", disse Zelin.
O novíssimo caça russo foi apresentado ao público pela primeira vez no último dia 17 de agosto, durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2011, que aconteceu nos arredores de Moscou.
O T-50 é um caça de superioridade aérea, com peso de decolagem de mais de 30 toneladas e de dimensões medianas, semelhantes as medidas do caça Su-27. Seu desenho desfruta da tecnologia de baixa detecção (stealth).
Comparado aos caças de geração anterior, o T-50 tem muitas características únicas e conjuga funções de ataque e de caça, ou seja, é um caça multi-função. Ele está equipado com uma aviônica moderna, o que reduz o trabalho do piloto, sendo assim, o piloto pode se concentrar no comprimento das tarefas táticas.
O T-50 pode alçar voo e aterrizar em pistas de 300-400 metros. Será capaz de voar a uma distância de 5.500 km, pode ser reabastecido em voo e pode desenvolver uma velocidade de 2,500 km/h (Mach 2+). O T-50 poderá portar até oito mísseis R-77 ou duas bombas guiadas de 1.500 quilos, assim como dois mísseis de longo alcance Novator K-100, que é capaz de abater aeronaves de alerta antecipado e controle de voo (AWACS) a uma distância de 400 km.
Zelin também disse que o T-50 russo superou os análogos americanos e chineses.
“Depois de uma análise comparativa das características do caça “invisível” americano F-22 Raptor e o também invisível caça chinês J-XX, podemos concluir que o PAK-FA excede os análogos estrangeiros em velocidade máxima, autonomia de voo, peso máximo de decolagem em valor de sobrecarga”, disse o comandante da VVS.
http://codinomeinformante.blogspot.com/ ... -t-50.html
O número de caças russos de 5ª geração Sukhoi T-50 envolvidos em testes de voo será aumentando de 3 para 14 até 2015, disse o comandante da Força Aérea Russa, o coronel-general Alexander Zelin.
"Há três caças já em testes, outros três são esperados para ser testado no futuro próximo. O número total de aeronaves previstas para vôos de teste é de 14", disse Zelin.
O novíssimo caça russo foi apresentado ao público pela primeira vez no último dia 17 de agosto, durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2011, que aconteceu nos arredores de Moscou.
O T-50 é um caça de superioridade aérea, com peso de decolagem de mais de 30 toneladas e de dimensões medianas, semelhantes as medidas do caça Su-27. Seu desenho desfruta da tecnologia de baixa detecção (stealth).
Comparado aos caças de geração anterior, o T-50 tem muitas características únicas e conjuga funções de ataque e de caça, ou seja, é um caça multi-função. Ele está equipado com uma aviônica moderna, o que reduz o trabalho do piloto, sendo assim, o piloto pode se concentrar no comprimento das tarefas táticas.
O T-50 pode alçar voo e aterrizar em pistas de 300-400 metros. Será capaz de voar a uma distância de 5.500 km, pode ser reabastecido em voo e pode desenvolver uma velocidade de 2,500 km/h (Mach 2+). O T-50 poderá portar até oito mísseis R-77 ou duas bombas guiadas de 1.500 quilos, assim como dois mísseis de longo alcance Novator K-100, que é capaz de abater aeronaves de alerta antecipado e controle de voo (AWACS) a uma distância de 400 km.
Zelin também disse que o T-50 russo superou os análogos americanos e chineses.
“Depois de uma análise comparativa das características do caça “invisível” americano F-22 Raptor e o também invisível caça chinês J-XX, podemos concluir que o PAK-FA excede os análogos estrangeiros em velocidade máxima, autonomia de voo, peso máximo de decolagem em valor de sobrecarga”, disse o comandante da VVS.
http://codinomeinformante.blogspot.com/ ... -t-50.html
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Re: PAK FA - VOOU!!!
http://www.areamilitar.net/noticias/not ... NrNot=1169
Documentos de Patentes mostram pormenores do T-50
Analistas confirmam relação entre Su-27 e caça Stealth russo
15.02.2012
Documentos publicados no fim de Janeiro de 2012 (embora os dados já tivessem sido entregues pelo gabinete Sukhoi aos responsáveis russos de patentes industriais), representam a mais completa e oficial fonte de informação sobre o novo caça russo T-50, a proposta do gabinete Sukhoi à especificação PAK-FA da força aérea russa.
A informação divulgada, não é especialmente significativa nem revolucionária, nem foram revelados segredos industriais ou de estado, mas as conclusões que se podem retirar da análise dos documentos e das patentes relacionadas como caça Sukhoi T-50, vêm confirmar as análises feitas anteriormente.
Provavelmente a conclusão mais curiosa feita nos últimos 15 dias por vários analistas, é a da confirmação de algo que já tinha há muito sido veiculado por várias análises publicadas nos últimos anos, que mantinham que ainda que muito modificado, o Sukhoi T-50 é na realidade uma versão modificada do caça Su-27 «Flanker» e de maneira nenhuma, o novo super-caça de quinta-geração destinado a competir com o americano F-22 conforme foi divulgado aquando da apresentação da aeronave.
Desde que as primeiras imagens do T-50 foram tornadas públicas, que se tornou evidente que várias características da aeronave russa demonstravam que o seu comportamento em termos de sistema «Stealth» estava longe de ser ótimo.
Os dados agora divulgados vêm apenas confirmar as suspeitas de que em termos de comparação o caça russo não poderia defrontar de igual para igual o F-22.
Sukhoi T-50, como o Sukhoi T-10 (Su-27), é um caça feito para a manobrabilidade.
A documentação publicada, frisa especialmente o fato de o T-50 ser uma aeronave propositadamente concebida para garantir uma grande manobrabilidade, que lhe é conferida pela configuração das várias superfícies e pelos motores com vetorização de impulso.
Os documentos russos, reconhecem também que o desenho de uma aeronave especialmente idealizada para combate aéreo a curta distância e grande manobrabilidade, não são compatíveis com uma aeronave aprimorada para a redução ao máximo possível da assinatura-radar.
As afirmações incluidas na documentação sobre patentes, levam a concluir que as especificações russas se detalham nas características que já eram importantes no Sukhoi Su-27, relegando claramente para segundo plano as características Stealth que são por definição a mais importante característica de um caça de 5ª geração.
No entanto, ainda que se confirme a sua inferior performance Stealth, é ainda assim claro que os responsáveis do gabinete de engenharia Sukhoi, aprimoraram bastante a estrutura base do Su-27 para o transformar numa aeronave muito mais furtiva.
O trabalho realizado é aliás deveras interessante, já que não há provavelmente aeronave menos furtiva que os caças da família Su-27 a Su-35. A redução da gigantesca assinatura-radar de uma aeronave deste tipo constitui em si um feito extraordinário.
O Sukhoi T-50, beneficia também da inclusão de estruturas em materiais compositos. No entanto, a substituição de materiais base, não altera as característica base da aeronave.
Índia, quer o T-50, mas há dúvidas sobre a configuração
Já depois do inicio de 2012, a India confirmou publicamente a sua intenção de desenvolver a sua versão do caça T-50, adaptado para as necessidades indianas.
No entanto, as imagens preliminares do T-50 indiano, acabaram levando a mais duvidas que a esclarecimentos pois mostram uma aeronave que é em grande medida parecida com o Su-27.
Sabe-se que a Índia tem planos para modernizar os seus caças Su-30MKI, que são os Sukhoi mais modernos em operação. A Índia aparenta estar interessada nos sistemas e na modernização estrutural dos caças, nos novos sistemas de radar e motores, que aparentemente se espera sejam os mesmos que vão equipar o T-50 indiano.
A relação entre o T-50 e o Su-27 «Flanker» foi referida logo que as primeiras imagens do novo caça russo foi mostrado. Entre as razões que permitiam concluir tratar-se de uma adaptação de um caça mais antigo estava o custo do programa, estimado em 6,000 milhões de dólares americanos.
O desenvolvimento de um novo caça de raiz, custaria de 40,000 a 60,000 milhões.
Documentos de Patentes mostram pormenores do T-50
Analistas confirmam relação entre Su-27 e caça Stealth russo
15.02.2012
Documentos publicados no fim de Janeiro de 2012 (embora os dados já tivessem sido entregues pelo gabinete Sukhoi aos responsáveis russos de patentes industriais), representam a mais completa e oficial fonte de informação sobre o novo caça russo T-50, a proposta do gabinete Sukhoi à especificação PAK-FA da força aérea russa.
A informação divulgada, não é especialmente significativa nem revolucionária, nem foram revelados segredos industriais ou de estado, mas as conclusões que se podem retirar da análise dos documentos e das patentes relacionadas como caça Sukhoi T-50, vêm confirmar as análises feitas anteriormente.
Provavelmente a conclusão mais curiosa feita nos últimos 15 dias por vários analistas, é a da confirmação de algo que já tinha há muito sido veiculado por várias análises publicadas nos últimos anos, que mantinham que ainda que muito modificado, o Sukhoi T-50 é na realidade uma versão modificada do caça Su-27 «Flanker» e de maneira nenhuma, o novo super-caça de quinta-geração destinado a competir com o americano F-22 conforme foi divulgado aquando da apresentação da aeronave.
Desde que as primeiras imagens do T-50 foram tornadas públicas, que se tornou evidente que várias características da aeronave russa demonstravam que o seu comportamento em termos de sistema «Stealth» estava longe de ser ótimo.
Os dados agora divulgados vêm apenas confirmar as suspeitas de que em termos de comparação o caça russo não poderia defrontar de igual para igual o F-22.
Sukhoi T-50, como o Sukhoi T-10 (Su-27), é um caça feito para a manobrabilidade.
A documentação publicada, frisa especialmente o fato de o T-50 ser uma aeronave propositadamente concebida para garantir uma grande manobrabilidade, que lhe é conferida pela configuração das várias superfícies e pelos motores com vetorização de impulso.
Os documentos russos, reconhecem também que o desenho de uma aeronave especialmente idealizada para combate aéreo a curta distância e grande manobrabilidade, não são compatíveis com uma aeronave aprimorada para a redução ao máximo possível da assinatura-radar.
As afirmações incluidas na documentação sobre patentes, levam a concluir que as especificações russas se detalham nas características que já eram importantes no Sukhoi Su-27, relegando claramente para segundo plano as características Stealth que são por definição a mais importante característica de um caça de 5ª geração.
No entanto, ainda que se confirme a sua inferior performance Stealth, é ainda assim claro que os responsáveis do gabinete de engenharia Sukhoi, aprimoraram bastante a estrutura base do Su-27 para o transformar numa aeronave muito mais furtiva.
O trabalho realizado é aliás deveras interessante, já que não há provavelmente aeronave menos furtiva que os caças da família Su-27 a Su-35. A redução da gigantesca assinatura-radar de uma aeronave deste tipo constitui em si um feito extraordinário.
O Sukhoi T-50, beneficia também da inclusão de estruturas em materiais compositos. No entanto, a substituição de materiais base, não altera as característica base da aeronave.
Índia, quer o T-50, mas há dúvidas sobre a configuração
Já depois do inicio de 2012, a India confirmou publicamente a sua intenção de desenvolver a sua versão do caça T-50, adaptado para as necessidades indianas.
No entanto, as imagens preliminares do T-50 indiano, acabaram levando a mais duvidas que a esclarecimentos pois mostram uma aeronave que é em grande medida parecida com o Su-27.
Sabe-se que a Índia tem planos para modernizar os seus caças Su-30MKI, que são os Sukhoi mais modernos em operação. A Índia aparenta estar interessada nos sistemas e na modernização estrutural dos caças, nos novos sistemas de radar e motores, que aparentemente se espera sejam os mesmos que vão equipar o T-50 indiano.
A relação entre o T-50 e o Su-27 «Flanker» foi referida logo que as primeiras imagens do novo caça russo foi mostrado. Entre as razões que permitiam concluir tratar-se de uma adaptação de um caça mais antigo estava o custo do programa, estimado em 6,000 milhões de dólares americanos.
O desenvolvimento de um novo caça de raiz, custaria de 40,000 a 60,000 milhões.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Seria de se prever mesmo.vplemes escreveu:No entanto, ainda que se confirme a sua inferior performance Stealth, é ainda assim claro que os responsáveis do gabinete de engenharia Sukhoi, aprimoraram bastante a estrutura base do Su-27 para o transformar numa aeronave muito mais furtiva.
O trabalho realizado é aliás deveras interessante, já que não há provavelmente aeronave menos furtiva que os caças da família Su-27 a Su-35. A redução da gigantesca assinatura-radar de uma aeronave deste tipo constitui em si um feito extraordinário.
Caberia então uma diferenciação, sobre o que são caças "stealth" e "muito furtivos".
Caças como o Rafale, Gripen NG e F-15 Silent Eagle seriam possuidores de características furtivas, mas não seriam necessariamente furtivos, nem muito furtivos e menos ainda stealthy.
Aeronaves stealthy (como o F-22, F-35 e F-117) teriam sido concebidas desde o início levando o fato da furtividade como um fim em si. Caças de 3ª e 4ª geração podem, eventualmente, contar com meios e características de furtividade sem, contudo, serem aeronaves furtivas.
O Sukhoi T-50 teria sido projetado desde o início para que fosse, sim, furtivo, além de outras coisas, como baixo custo.
É claro que a furtividade é apenas uma das facetas do desempenho em combate de uma aeronave de caça.
Mais do que nunca, a eletrônica de bordo é, de fato, o que vai definir a vida do caça durante o combate. E o PAK-FA promete inovações nesta seara, como a utilização de múltiplos radares e sensores em várias frequências.
Por não ser, essencialmente, um caça stealthy, o Sukhoi T-50 poderia ser colocado em uma 'linhagem evolutiva' paralela à 5ª geração, já que pertenceria a uma classe de aeronaves mais recente do que a 4ª geração.
abraços]
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Brasileiro escreveu:Seria de se prever mesmo.vplemes escreveu:No entanto, ainda que se confirme a sua inferior performance Stealth, é ainda assim claro que os responsáveis do gabinete de engenharia Sukhoi, aprimoraram bastante a estrutura base do Su-27 para o transformar numa aeronave muito mais furtiva.
O trabalho realizado é aliás deveras interessante, já que não há provavelmente aeronave menos furtiva que os caças da família Su-27 a Su-35. A redução da gigantesca assinatura-radar de uma aeronave deste tipo constitui em si um feito extraordinário.
Caberia então uma diferenciação, sobre o que são caças "stealth" e "muito furtivos".
Caças como o Rafale, Gripen NG e F-15 Silent Eagle seriam possuidores de características furtivas, mas não seriam necessariamente furtivos, nem muito furtivos e menos ainda stealthy.
Aeronaves stealthy (como o F-22, F-35 e F-117) teriam sido concebidas desde o início levando o fato da furtividade como um fim em si. Caças de 3ª e 4ª geração podem, eventualmente, contar com meios e características de furtividade sem, contudo, serem aeronaves furtivas.
O Sukhoi T-50 teria sido projetado desde o início para que fosse, sim, furtivo, além de outras coisas, como baixo custo.
É claro que a furtividade é apenas uma das facetas do desempenho em combate de uma aeronave de caça.
Mais do que nunca, a eletrônica de bordo é, de fato, o que vai definir a vida do caça durante o combate. E o PAK-FA promete inovações nesta seara, como a utilização de múltiplos radares e sensores em várias frequências.
Por não ser, essencialmente, um caça stealthy, o Sukhoi T-50 poderia ser colocado em uma 'linhagem evolutiva' paralela à 5ª geração, já que pertenceria a uma classe de aeronaves mais recente do que a 4ª geração.
abraços]
Do ponto de vista de design, o T-50 pode ser considerado um caça Stealth sim. Só notar a semelhança que existe entre ele e o YF-23 por exemplo. O que ele não tem, é o design completo, ou seja focaram mais a parte frontal. Mas o uso de baias internas para armas, a geometria das asas, indicam que é um caça Stealth. Talvez não chegue no nível do F-22, nem F-35, mas deve ser bem superior aos caças de 4.5 geração.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Pesa também o fato de que estamos discutindo o mérito não de um caça funcional, mas de três protótipos ocos.NovaTO escreveu: Do ponto de vista de design, o T-50 pode ser considerado um caça Stealth sim. Só notar a semelhança que existe entre ele e o YF-23 por exemplo. O que ele não tem, é o design completo, ou seja focaram mais a parte frontal. Mas o uso de baias internas para armas, a geometria das asas, indicam que é um caça Stealth. Talvez não chegue no nível do F-22, nem F-35, mas deve ser bem superior aos caças de 4.5 geração.
[]'s

Obviamente que as medições estão sendo feitas. Especialmente a porção traseira dele é a parte que parece mais longe da ideal, sob o crivo da furtividade, e talvez seja por isso a que mais passará por transformações até 2015/2016. Convenhamos, tem muito, mas muito chão até lá.
abraços]
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Re: PAK FA - VOOU!!!
É isso mesmo que estamos lendo, que o PAK é um SU-27 tunado?
Ninguém questiona?
Ninguém questiona?
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Marino escreveu:É isso mesmo que estamos lendo, que o PAK é um SU-27 tunado?
Ninguém questiona?
E para quê gastar bits? Não viste a fuente?
Já começa 'escorregando' ao colocar o PAK como rival 'não à altura' do F-22, que todo mundo sabe que nem atira e quando finalmente estiver em condições de fazê-lo já estará, na melhor das hipóteses, servindo na ANG.
Eu nem dou bola para isso, viagem do Reader's Digest, para variar...
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Mas é bom questionarmos pois nem todos os foristas possuem conhecimentos suficientes para duvidarem.
Mesmo eu, um simples marinheiro que nada entende de aeronaves, fiquei chocado com a falta de réplica.
Mesmo eu, um simples marinheiro que nada entende de aeronaves, fiquei chocado com a falta de réplica.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
É, eis aí um ARGUMENTO! Tomara que acabem logo os dias de geladeira do CM porque francamente não tenho mais sacola para rebater as viagens na maionese da Voz da América...





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Re: PAK FA - VOOU!!!
Concordo com o Marino. Quem aqui chegue em busca de informação e com parcos conhecimentos do assunto, ao ver uma declaração destas sem haver rebate, assume a mesma como verdadeira e por muito menos várias falácias se tornaram "verdades inquestionáveis". Contudo colocar um "ideologista" a rebater outro é meio caminho andado para não se chegar a lado nenhum




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Re: PAK FA - VOOU!!!
Eu acho que a maior "réplica" para isso é que estamos todos falando de um primeiro protótipo, estamos comparando um protótipo totalmente oco com um caça que já está em operação há um certo tempo. Eles sequer estão equipados com os motores definitivos, que só estarão disponíveis daqui alguns anos. Justamente a parte traseira do T-50, onde residem os relatados problemas em relação à furtividade.Marino escreveu:Mas é bom questionarmos pois nem todos os foristas possuem conhecimentos suficientes para duvidarem.
Mesmo eu, um simples marinheiro que nada entende de aeronaves, fiquei chocado com a falta de réplica.
Aliás, um protótipo que está a pelo menos meia década de se tornar um verdadeiro caça. Tempo para que muita água passe por debaixo da ponte.
Este texto parece confundir algumas coisas. Diz-se que consta nos documentos da Sukhoi que o novo caça realmente compromete a otimização de sua furtividade em função de melhor desempenho em vôo. Mas isso não é o mesmo que dizer que pegaram um Su-27 (que é reconhecido pelas suas qualidades de vôo e manobra) e colocaram nele uma casca nova.
O texto diz também que, para o novo projeto, foram valorizadas as características que já eram peculiares e importantes ao Su-27. Preservar estas qualidades no novo projeto ainda assim não é o mesmo que simplesmente aperfeiçoar um antigo projeto.
E no final, ele conclui dizendo que o custo de projeto (cerca de 6 bilhões de dólares) é evidência de que não foi de fato projetado uma aeronave nova.
A título de comparação, o KC-390 está sendo desenvolvido a 1,3 bilhões de dólares.
Quero dizer, projetar uma "casca" totalmente nova é relativamente barato. E para projetar essa 'casca' de PAK-FA que vemos nas fotos não deve ter ficado muito mais caro do que isso.
Os outros 5 bilhões ficam por conta da eletrônica de bordo, o novo motor, a furtividade, etc. Ao meu ver, compatível com os preços praticados na Rússia.
abraços]
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Re: PAK FA - VOOU!!!
FoxTroop escreveu:Concordo com o Marino. Quem aqui chegue em busca de informação e com parcos conhecimentos do assunto, ao ver uma declaração destas sem haver rebate, assume a mesma como verdadeira e por muito menos várias falácias se tornaram "verdades inquestionáveis". Contudo colocar um "ideologista" a rebater outro é meio caminho andado para não se chegar a lado nenhum![]()
Verdade. Não tinha pensado nisso...

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