soultrain escreveu:PRick escreveu:Este video, e esta foto ai embaixo. Mostra de modo claro as limitações de uma escolta para atuar em mar grosso, nestas condições nada de helo e sonar. Ou seja, se torna presa fácil de qualquer submarino na área.
A foto que se segue foi tirada de um NAE da US Navy, ele vai numa boa, já sua escoltazinha, coitada, vai ter sorte se chegar ao porto inteira, mas é assim mesmo com estes naviozinhos da US Navy.
O estado de mar deve estar em 10, na escala até 12. Nesta situação, temo muito a sobrevivência da Classe M ou qualquer outra escolta menor.
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Prick, o meu pai falava em ondas com 12~15m no Atlantico Norte, o estado do mar não depende só da altura das ondas e das vagas. Não me parece que essa fotografia seja em estado 10, em estado 10 o navio teria uma inclinação muito superior e não existiria quase visibilidade, talvez 5~6.
Existem ondas com 30m no Atlântico:
http://www.esa.int/esaCP/SEM8LDM26WD_Portugal_0.htmlPorque uma classe M não aguentaria?
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Soul Train,
Sempre existe um grau de subjetividade na leitura do mar, o tamanho da onda. etc.. O cara da US Navy que fez a foto falou em estado de mar 10 ou 11, olha o cara estava lá. Achei muito, me parece algo entre 9 e 10. Mas 5 ou 6 de modo nenhum. Tenho a escala aqui em mãos, e para um navio de 9.000 ser coberto por uma onda, como aparece na foto, posso dizer sem dúvida que a onda tem mais de 12 metros, e isto já e mar estado 9 pelo menos.
A Escala de Beaufort também é bem clara, acima de estado 7, quase todos os navios correm perigo, devem mudar a maneira de navegar e evitar de sair do porto ou rumar para um. O ventos deste estado são de 50 Km/H.
Os Estados de mar 9 e 10 tem ventos entre 72 e 84 km/h, as ondas são descritas como vagalhões, ou seja, algo acima de 10 metros, eu diria entre 12 e 20 metros. Existem ondas de 30 metros, mas são muito raras.
O únicos navios de guerra feitos para encarar estado de mar 11 e 12 são os NAe´s e couraçados. Por sinal, a US Navy designou a proa maciça e fechada dos NAe´s da década de 50 para cá, acho que começou com a Classe Forretal, de Proa Furação.
Já vi uma foto de um NAe de uma uma Classe maior que a Forrestal, ou seja, com mais de 80.000 toneladas, ter seu convés varrido por uma onda!
E o convés deles fica acima dos 30 metros. Não é só o tamanho da onda, temos que somar a velocidade dos ventos e a do navio.
Repito nesta condições de mar, qualquer escolta de 5.000 toneladas deve navegar para sobreviver, deixou de ser um navio de combate.
Estado de mar 5/6 eu já peguei, por sinal, já fiz umas loucuras no mar.
Não tem nada ver com esta foto, com certeza. Um "Tico", consegue operar em mar 5, deve até poder usar um helo. Não é o caso da foto.
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