JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#226 Mensagem por chm0d » Dom Set 10, 2006 4:03 pm

Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:
Sideshow escreveu:
chm0d escreveu:E o problema do REVO?

Abs.

Qual mesmo?

Imagem

Voce nao leu os comentarios ne? pois bem, eu vou falar para voce... o pessoal da FAB estava reclamando o fato da sonda de reabastecimento ficar MUITO proxima a entrada de AR e que um erro poderia causar GRANDES perdas.

Abs.

SE OS PILOTOS DA FAB NÃO CONSEGUEM FAZER UM SIMPLES REVO E MELHOR ACABAR COM A FAB LOGO.

Imagem
Gripen - Flanker Killer

Eh, mais nem sempre o revo sai 100%, vento, turbulencia... pode causar desastres... todo mundo aqui ja deve ter visto o video do F-14 arrancando a cesta de um KC... imagina se fosse um gripen? HEIM?

Abs.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#227 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2006 4:07 pm

chm0d escreveu:Eh, mais nem sempre o revo sai 100%, vento, turbulencia... pode causar desastres... todo mundo aqui ja deve ter visto o video do F-14 arrancando a cesta de um KC... imagina se fosse um gripen? HEIM?

Abs.

É isso é verdade, mas esse problema da sonda do Gripen me cheira a mito.

A BAe, a SAAB e a Força Aérea Sulafricana não seriam tão irresponsaveis de fazer um sistema defeituoso, né? :roll:

Ou será que a toda poderosa FAB achou mais um pelo em ovo..................

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#228 Mensagem por Alitson » Dom Set 10, 2006 4:07 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:Voce nao leu os comentarios ne? pois bem, eu vou falar para voce... o pessoal da FAB estava reclamando o fato da sonda de reabastecimento ficar MUITO proxima a entrada de AR e que um erro poderia causar GRANDES perdas.

Abs.

Só a FAB encontra esses problemas.

O F-16 não pode operar no Brasil porque as pistas são sujas (detalhe, no Afeganistão eles voam com tempestade de areia...), não pode voar Flanker porque o parafuso gira ao contrario, não pode ser Gripen porque a sonda fica muito perto da entrade de ar... :roll:

Acho que o negocio da FAB é ficar com F-5 mesmo, pqp viu, meio mundo usa as tais aeronaves e a FAB diz "mas no Brasil blá blá blá".

Tomara que fechem a FAB. :evil:

só os pilotos da FAB não podem operar este tipo REVO... os americanos, os britanicos, entre varios outros operam

http://www.youtube.com/watch?v=eDYyNscXq-o

video do Gripen em REVO...[/img]

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#229 Mensagem por Matheus » Dom Set 10, 2006 4:10 pm

Luís Henrique escreveu:
E o problema do REVO?

Que problema? A versão C do Gripen tem sonda revo e é compatível com os reabastecedores do Brasil...

Pelo menos pode ser operado decentemente...but, coleira por coleira prefiro F-16...a não ser que tenha uma promoção tipo "na compra de um C novo leve 2 A de brinde."

Por quê prefere o F-16?

menor custo de aquisição, quantidade fabricada, alcance/capacidade de carga e dos sistemas. Grande disponibilidade de aeronaves usadas para complementar a frota ou eventual canibalização.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#230 Mensagem por chm0d » Dom Set 10, 2006 4:13 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:Voce nao leu os comentarios ne? pois bem, eu vou falar para voce... o pessoal da FAB estava reclamando o fato da sonda de reabastecimento ficar MUITO proxima a entrada de AR e que um erro poderia causar GRANDES perdas.

Abs.

Só a FAB encontra esses problemas.

O F-16 não pode operar no Brasil porque as pistas são sujas (detalhe, no Afeganistão eles voam com tempestade de areia...), não pode voar Flanker porque o parafuso gira ao contrario, não pode ser Gripen porque a sonda fica muito perto da entrade de ar... :roll:

Acho que o negocio da FAB é ficar com F-5 mesmo, pqp viu, meio mundo usa as tais aeronaves e a FAB diz "mas no Brasil blá blá blá".

Tomara que fechem a FAB. :evil:

só os pilotos da FAB não podem operar este tipo REVO... os americanos, os britanicos, entre varios outros operam

http://www.youtube.com/watch?v=eDYyNscXq-o

video do Gripen em REVO...[/img]

Concordo com voce e ja vi varias vezes esse video do gripen fazendo revo, mais o brasil nao pode arriscar($) muito ne? ja nao tem muito piloto e caca.

Abs.

Bolovo
Sênior
Sênior

#231 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2006 4:18 pm

chm0d escreveu:Concordo com voce e ja vi varias vezes esse video do gripen fazendo revo, mais o brasil nao pode arriscar($) muito ne? ja nao tem muito piloto e caca.

Abs.

Pode-se dizer o mesmo da Africa do Sul, República Tcheca e Hungria.

Repito: a FAB encontrou mais um pelo em ovo.

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#232 Mensagem por Sideshow » Dom Set 10, 2006 4:25 pm

A melhor maneira de evitar algum acidente e melhorando o treinamento dos pilotos e para melhorar o treinamento os pilotos tem que voar mais e para voar mais o caça tem que ter um custo hora/vôo baixo......

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#233 Mensagem por Skyway » Dom Set 10, 2006 4:26 pm

Conversa para boi dormir essa de ser problema a sonda estar "perto" da estrada de ar....

A sonda do Gripen fica na altura e "ao lado" da cabine do piloto quando extendida, uma posição que facilita a manobra de REVO, já que o piloto tem plena visão do Probe e da Cesta.

http://www.fmv.se/ImageVault/Images/id_ ... ndler.aspx
Na foto, pode ser vista a distância da sonda para a entrada de ar.

Para que algo seja sugado pelo motor, o piloto deveria subir e avançar com a aeronave em cima da cesta, algo MUITO difícil de ocorrer em um abastecimento.

E se fosse tão perigoso assim, nós já teriamos perdido alguns A-1, por que o Probe do AMX fica exatamente NA FRENTE da entrada de ar do motor, sendo necessario apenas o piloto avançar sobre a cesta para ter o um problemão.

Tem até um vídeo, se não me engano no Youtube, de um AMX italiano tentando acoplar o Probe a cesta, quando a cesta se solta da mangueira e fica presa no Probe, se a cesta se solta do Probe, as chances de ser sugada pelo motor são mil vezes maiores do que se fosse num Gripen, onde ela simplesmente passaria por cima da asa da aeronave.

Um Abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#234 Mensagem por chm0d » Dom Set 10, 2006 4:33 pm

Skyway escreveu:Conversa para boi dormir essa de ser problema a sonda estar "perto" da estrada de ar....

A sonda do Gripen fica na altura e "ao lado" da cabine do piloto quando extendida, uma posição que facilita a manobra de REVO, já que o piloto tem plena visão do Probe e da Cesta.

Para que algo seja sugado pelo motor, o piloto deveria subir e avançar com a aeronave em cima da cesta, algo MUITO difícil de ocorrer em um abastecimento.

E se fosse tão perigoso assim, nós já teriamos perdido alguns A-1, por que o Probe do AMX fica exatamente NA FRENTE da entrada de ar do motor, sendo necessario apenas o piloto avançar sobre a cesta para ter o um problemão.

Tem até um vídeo, se não me engano no Youtube, de um AMX italiano tentando acoplar o Probe a cesta, quando a cesta se solta da mangueira e fica presa no Probe, se a cesta se solta do Probe, as chances de ser sugada pelo motor são mil vezes maiores do que se fosse num Gripen, onde ela simplesmente passaria por cima da asa da aeronave.

Um Abraço!

Eu nunca fiz revo, mais virtualmente falando, fazer REVO eh FODA!!!, ja fez revo no LockonFC usando um Su-33? eh muito dificil... mais realmente, a chance de acontecer eh muito pequena.

Abs.

Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#235 Mensagem por Jet Crash® » Dom Set 10, 2006 4:36 pm

Falando emREVO, foi testado recentemente nos EUA, um sistema automático de reabastecimento em vôo.

Jet Crash®

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#236 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2006 4:36 pm

chm0d escreveu:Eu nunca fiz revo, mais virtualmente falando, fazer REVO eh FODA!!!, ja fez revo no LockonFC usando um Su-33? eh muito dificil... mais realmente, a chance de acontecer eh muito pequena.

Abs.

Fazer REVO no Lomac é impossivel AEUHAEUH

Consegui só algumas poucas vezes, o foda é ficar alinhado o vôo todo com a cesta, credo, é impraticavel aquilo lá.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#237 Mensagem por chm0d » Dom Set 10, 2006 4:37 pm

Bolovo escreveu:
chm0d escreveu:Eu nunca fiz revo, mais virtualmente falando, fazer REVO eh FODA!!!, ja fez revo no LockonFC usando um Su-33? eh muito dificil... mais realmente, a chance de acontecer eh muito pequena.

Abs.

Fazer REVO no Lomac é impossivel AEUHAEUH

Consegui só algumas poucas vezes, o foda é ficar alinhado o vôo todo com a cesta, credo, é impraticavel aquilo lá.

Eu treino isso todo dia :), mais realmente, eh muito foda...

Abs.

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#238 Mensagem por Alitson » Dom Set 10, 2006 4:50 pm

Skyway escreveu:Conversa para boi dormir essa de ser problema a sonda estar "perto" da estrada de ar....

Um Abraço!

o modelo de sonda de REVO retratil do JAS-39 é o mesmo do que o F-4J/S, do Harrier GR.3/5, ou seja, uma sonda dobravel sobre a entrada de ar... já é usada entaum desde a década de 60/70 e em pleno ano 2000 a FAB encontra problemas... vai entender,,,

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#239 Mensagem por Alcantara » Dom Set 10, 2006 5:50 pm

Alitson escreveu:o modelo de sonda de REVO retratil do JAS-39 é o mesmo do que o F-4J/S, do Harrier GR.3/5, ou seja, uma sonda dobravel sobre a entrada de ar... já é usada entaum desde a década de 60/70 e em pleno ano 2000 a FAB encontra problemas... vai entender,,,

É que a FAB está se especializando em operar equipamentos agrícolas... reabastecimento, só dos tratores na(s) fazenda(s) da FAB.
:lol:

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Contato:

#240 Mensagem por Jet Crash® » Dom Set 10, 2006 5:52 pm

Alcantara escreveu:
Alitson escreveu:o modelo de sonda de REVO retratil do JAS-39 é o mesmo do que o F-4J/S, do Harrier GR.3/5, ou seja, uma sonda dobravel sobre a entrada de ar... já é usada entaum desde a década de 60/70 e em pleno ano 2000 a FAB encontra problemas... vai entender,,,

É que a FAB está se especializando em operar equipamentos agrícolas... reabastecimento, só dos tratores na(s) fazenda(s) da FAB.
:lol:

Abraços!!!

Segundo as más línguas já tem até umas cabeças de gado.

Jet Crash®

Imagem
Responder