NPaOc “Amazonas” completa mil dias de mar
26/04/2022
https://www.marinha.mil.br/noticias/npa ... ias-de-mar
Dentro do escopo de substituições a serem feitas no médio a longo prazo a Classe Amazonas é uma dentre as várias de navios que terão que passar por mais um ou dois PMG até sua total desativação.
O NaPaOc P-120 Amazonas, o primeiro da classe, entrou em operação na MB em junho de 2012, estando para completar 13 anos de incorporação à esquadra. Detalhe é que até agora não vi informações sobre o PMG deste navio. Os demais navios da classe foram incorporados em sequência e estão com idades entre 12 e 13 anos. Não consegui informações sobre o PMG destes navios também.
O Programa de Manutenção Geral é feito de acordo com o cronograma planejado ainda na fase de incorporação dos navios e, via de regra, é feito a cada 5 anos, podendo variar para mais ou para menos, dependendo da intensidade do uso que se faz do navio e da necessidade de sua presença na esquadra. Os três navios já deveriam ter passado ao menos por um grande PMG ao longo de suas vidas operacionais, o que eu não consegui constatar.
É importante ressaltar que estes três navios estão sendo usados até o osso pela MB nos últimos 10 anos, chegando mesmo a substituir as fragatas em algumas comissões externas, tendo em vista serem na prática dos poucos meios navais que estão em plenas condições de emprego, sem apresentar problemas e limitações com manutenção ou falta de peças.
De qualquer forma, a classe Amazonas possui mais 10 a 15 anos de vida operacional, se os PMG forem feitos adequadamente, e em tempo correto, a fim de evitar problemas de manutenção indevidos, em face do esforço excessivo. Neste sentido, parece sensato dizer que já na primeira metade da próxima década a MB se verá forçada a engajar-se definitivamente em buscar um substituto efetivo para esta classe de navios, de forma que eles possam retirados de serviço sem sobressaltos.
Caso a MB consiga mais 4 navios da classe Tamandaré, é possível vislumbrar a entrega final da última unidade em 2033, em não havendo interrupções nas entregas destes navios desde agora. Portanto, um contrato de compra para novos NaPaOc deve ser assinado entre 2031 e 2032, no caso de serem produzidos também em Itajaí, e evitar a descontinuidade do processo produtivo naquele estaleiro.
Considerando que o P-120 Amazonas e o P-121 APA foram incorporados em 2012, e o P-122 Araguari em 2013, podemos dizer que estes navios, se bem manutenidos, devem começar a ser retirados entre 2037 e 2043, com 25 a 30 anos de serviço. Vai depender de como a MB pretende dar respostas ao planejamento para a aquisição de 10 novas unidades de NaPaOc BR a serem construídas, em princípio, no Brasil.
A ver.