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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#226 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 14, 2013 5:04 pm

Marino escreveu:Está previsto o início da construção das novas Corvetas em dez/2014.
-------------
- Fruto do excelente desempenho da Corveta “Barroso” na Avaliação Operacional, a que o navio vem sendo submetido, e a sua participação em comissões no País e no exterior, o Ministério da Defesa autorizou dar continuidade no planejamento da construção de quatro unidades da Classe, em estaleiro nacional, a ser iniciada, possivelmente, ao final de 2014;
[/quote]

São esses tipos de palavras nas entrelinhas que me revoltam as víceras... :roll:

abs.




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Pedro Gilberto
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#227 Mensagem por Pedro Gilberto » Dom Dez 15, 2013 11:26 am

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu: O que vai acontecer durante 2014 e a revisão do projeto. Para isso já foi escolhida, via licitação, o escritório projetista.O valor empenhado, cerca de R$ 900.000,00 já foi alocado. Em dezembro do próximo ano vai acontecer o corte da quilha da primeira corveta. Construção mesmo e partir de 2015. Este navio deverá estar pronto em 2017. Os testes de cais e mar devem acontecer em 2018/19.
Após as avaliações e que será iniciada a construção dos outros três navios. As quilhas dos mesmos devem ser cortadas em 2019. Os novos navios devem ser recebidos até 2025. Simultaneamente deve acontecer o PROSUPER.
Sds
Lord Nauta
Ok Lord, obrigado pela info.

Agora, estes R$ 900 mi (US$ 389 mi no dólar de sexta), são para a construção em si do navio, já com a configuração total fechada, ou somente para a revisão do projeto e custas iniciais da construção e/ou adaptação do estaleiro construtor?

Em todo caso, se for o valor integral do navio, está saindo barato mesmo. Vamos ver se este custo se mantém para as próximas unidades, o que é pouco provável, posto que haverá de certeza modificações em vista das avaliações por que passará esta primeira CV-3.

Que bons ventos soprem para a MB neste empreitada.

abs.
Não são R$ 900 milhões, são 900 mil e pelo que o Nauta descreveu, contratou-se uma empresa de consultoria naval para ajudar a MB na revisão do projeto da Barroso NG.

Para a construção espero que a MB estude alguma engenharia financeira para não ficar ao sabor da liberação de verbas orçamentárias. O ideial é fazer algo semelhante ao PROSUB, ou seja, seja feita um contrato com alguma empresa e a MB pagará um sinal + parcelas como cada etapa cumprida. A empresa por sua vez, buscará algum financiamento para estruturação e construção do navio.

Aos especialistas, a ENGEPROM poderia ser essa empresa contratada para a construção da Barroso?

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#228 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 15, 2013 1:42 pm

Olá Gilberto, grato pela correção.
A sua proposta é interessante. A depender o financiamento destes navios do orçamento da MB, realmente tão cedo não poderemos esperar que saiam.
Mas a MB já tem a experiência da Barroso. Não acredito que eles queiram a repetir. A lição deve ter sido apreendida.

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#229 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 24, 2013 7:42 pm

Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
:mrgreen:

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#230 Mensagem por alex » Qua Dez 25, 2013 12:39 am

finalmente, 3.000 toneladas....




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#231 Mensagem por henriquejr » Qua Dez 25, 2013 2:26 am

Uma Fragata disfarçada de Corveta, para não "concorrer" com o PROSUP....




.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#232 Mensagem por bcorreia » Qua Dez 25, 2013 2:42 am

Lord Nauta escreveu: Sobre o projeto Corveta:


''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
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Já existe alguma definição sobre o i Mast




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#233 Mensagem por eagle » Qua Dez 25, 2013 9:40 am

Está confirmado que o helicóptero embarcado das novas corvetas será o SH-60 ?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#234 Mensagem por LeandroGCard » Qua Dez 25, 2013 11:28 am

Lord Nauta escreveu:Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Com este comprimento, deslocamento, armamento e forma de propulsão já não se está falando de nenhuma "Barroso Improved", mas de uma classe completamente nova com outras características e capacidades. O projeto mais próximo que conheço é a classe Kamorta da Índia, embora o navio indiano tenha uma velocidade máxima muito superior. Um barco deste porte poderia ser projetado para cumprir missões muito mais longas ou ofensivas do que uma corveta típica, como escolta AS de comboios de longo curso com helis orgânicos ou longas patrulhas em litorais distantes (e pensando bem, alguns pontos do nosso próprio litoral como o extremos norte e sul podem ser considerados "distantes").

Mas por outro lado, agora será mesmo que o projeto fica pronto para início da construção em dezembro do próximo ano como estava previsto? Acho que fica difícil, não.


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#235 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 25, 2013 11:47 am

eagle escreveu:Está confirmado que o helicóptero embarcado das novas corvetas será o SH-60 ?


Prezado Colega,

O maior comprimento da Barroso Batch II vai permitir um convés de voo maior, consequentemente poderá receber o SH-60 com maior segurança. Entretanto por algum tempo o heli padrão das corvetas vai continuar a ser o Super Lynx. Nove Super Lynx serão modernizados, incluindo uma nova motorização. Os 8 SH 60 em principio só são suficientes para guarnecer o A12.


Sds


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#236 Mensagem por Lord Nauta » Qua Dez 25, 2013 11:49 am

Já existe alguma definição sobre o i Mast[/quote]




Existe uma forte tendencia em se adotar o mastro integrado, neste caso o I Mast 100 em função de uma futura padronização com as fragatas de 6.000 ton.


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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#237 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 25, 2013 12:08 pm

Acho que o estabelecimento das dimensões e deslocamento do casco básico, é um grande avanço no projeto das CV-3.

Sabendo-se da intencionalidade de que a maior parte dos sistemas a bordo sejam de procedência nacional ou sob seu domínio em atenção a END, tendo em vista as missões que serão delegadas a este navio, e com certeza podendo receber os novos SH da marinha, pode-se passar à definição com mais segurança dos sistemas de armas e de C4ISR que serão adotados.

Neste sentido, eu acredito particularmente que a I-Mast 100 tem uma boa chance de vir a ser a torre escolhida para estas "corvetas", já que a MB tem a intenção de lançar mão o mais que possível da limpeza das linhas de construção deste projeto, como dito.

A princípio, acho que podemos imaginar, com uma boa dose de certeza, quanto ao armamento, algo assim:

Canhão de Proa: Oto Melara 76/62 Super Rapid ou o 127/64LW;
Canhão CIWS/AAe: Bofors 40/70 Mk IV
Metralhadoras laterais: MSI DS-25M/Mk-242 Bushmaster de 25 mm e/ou Browing 12,7 mm (.50)
Sistema AAe Míssil: Umkhonto IR-ER

Para um navio novo, este projeto tem tudo para ser, além de um grande laboratório, uma afirmação da inteligência com que o planejamento do nosso poder naval vem sendo feito nestes últimos anos, e uma síntese, também, de todo um aprendizado feito ao longo dos anos, em cima das experiências,e dos erros e acertos do projeto/construção das Inhaúma/Barroso e da modernização das fragatas Niterói e F-22.

Um bravo zulu para a MB e aos nossos planejadores navais, que com celeridade e parcimônia tem procurado, apesar dos pesares, manter a nossa marinha em dia com o que há de melhor na guerra naval.

O Brasil merece. [009]

abs.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#238 Mensagem por eagle » Qua Dez 25, 2013 6:41 pm

Lord Nauta escreveu:
eagle escreveu:Está confirmado que o helicóptero embarcado das novas corvetas será o SH-60 ?


Prezado Colega,

O maior comprimento da Barroso Batch II vai permitir um convés de voo maior, consequentemente poderá receber o SH-60 com maior segurança. Entretanto por algum tempo o heli padrão das corvetas vai continuar a ser o Super Lynx. Nove Super Lynx serão modernizados, incluindo uma nova motorização. Os 8 SH 60 em principio só são suficientes para guarnecer o A12.


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Obrigado pela resposta.Tenho mais uma dúvida : O hangar da nova corveta será capaz de apoiar a operação continuada de um SH-60 ?




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#239 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 25, 2013 7:34 pm

Amigo Lord, sobre a padronização do I-Mast com fragatas 6.000 ts, nós integraríamos ou ja há proposta de algum concorrente com I-Mast?

Grato.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#240 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 25, 2013 7:38 pm

Lord Nauta escreveu:Existe uma forte tendencia em se adotar o mastro integrado, neste caso o I Mast 100 em função de uma futura padronização com as fragatas de 6.000 ton.


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Não conheço nenhuma fragata de 6000 tons que utilize hoje a família Thales I-Mast...




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