Sobre o projeto Corveta:
''As Corvetas Classe “Barroso” (CCB) são Navios-Escolta versáteis, sofisticados e de elevado poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e, desse modo, serão empregados na defesa e segurança marítima da “Amazônia Azul”, em áreas costeiras e oceânicas.
No desempenho de sua missão, participarão de variadas operações e ações navais, contribuindo para a consecução das quatro tarefas básicas do Poder Naval: negar o uso do mar; controlar área marítima; projetar poder sobre terra; e contribuir para a dissuasão.
O Projeto contribuirá para ampliar e consolidar a capacidade da construção naval militar brasileira e consistirá de um aperfeiçoamento do bem-sucedido projeto da Corveta “Barroso”. As CCB serão totalmente projetadas e construídas por engenheiros brasileiros, em estaleiros nacionais, incorporando melhorias e desenvolvimentos tecnológicos aos desenhos daquela Classe.
A MB tem como meta a busca da nacionalização, principalmente de componentes com elevado grau de complexidade técnica, desenvolvendo a Base Industrial de Defesa. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo será superior a 60%, com destaque para o Sistema de Controle Tático, o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, o Sistema de Controle da Propulsão e o Sistema de Armas.
Após a construção de quatro Corvetas Classe “Inhaúma” e uma CCB e das avaliações operacionais a que estes meios foram submetidos, foram elaborados os REM e os RAN, levando em consideração os aperfeiçoamentos que se mostraram necessários.
Sendo assim, a fim de que as novas CCB possam cumprir suas missões, de acordo com o definido pela MB, algumas das características básicas são:
- calado: não superior a 6,5m (plena carga);
- comprimento: 110m;
- deslocamento: 3.000 t;
- velocidade máxima: 25 nós;
- operação de helicópteros embarcados de alta performance, o que lhes proporcionará um extraordinário incremento às suas capacidades de detecção, reação, poder de combate e flexibilidade;
- incorporação de tecnologia visando à minimização de sua seção reta radar e de sua assinatura infravermelha (padrão stealth);
- propulsão baseada em motores de combustão, o que permitirá maior flexibilidade na utilização destes, aumentando o tempo entre revisões gerais dos motores, além de propiciar maior autonomia e menores níveis de emissão infravermelha; e
- a adoção de um Sistema de Armas acrescido de Mísseis Superfície-Ar (MAS).
Em relação ao quantitativo de meios, concebeu-se, inicialmente, a construção de quatro Corvetas.
Vale ressaltar que esse projeto tem potencial para gerar em torno de 250 empregos diretos e 1.000 indiretos.''
Sds
Lord Nauta