osolamaalua escreveu:Com certeza uma aeronave bimotor é mais perigosa que quadrimotor (em teoria), alguem lembra de caso de apagamento de ambas turbinas de aeronave bimotora no oceano e sua queda? Desconheço. Agora nossa presidenta como sabemos tem medo de voar, logo na cabeça dela uma aeronave Quadrimotor é melhor. Acredito que ela se reelegendo sai o avião novo na sequencia, senão fica o que está.
Negativo.
Se isso fosse verdade veriamos aeronaves hoje em dia com 10, 12 ou 20 motores.
Alias, confundir numero de motores com nivel de segurança é um erro comum, porem baseado em premissas falsas.
A primeira delas é a de que um quadrimotor sustentaria o vôo normalmente com 3 motores em todas as situações, ou mesmo com 2 motores e por isso teria 2 motores de "vantagem" sobre um bimotor.
Esquecem porem de raciocinar que uma aeronave não são só os motores; e portanto fiar a sua confiabilidade apenas nesse quesito é igonorar por completo a redundância de sistemas, a capacidade de detecção de anomalias, a ergonomia, a confiabilidade de seus sistemas de navegação, de seus sistemas anemobarometricos, de seus processadores, de seus softwares, do treinamento exigido da tripulação, da qualidade dos simuladores e mais uma infinidade de coisas que devem ser levadas em conta.
E claro o mais importante: as agencias reguladoras.
Ninguem é doido de homologar algo que não seja confiavel, e até onde sei não existe um item dizendo que a aeronave A é mais confiavel que a aeronave B, e sim que TODAS devem atingir um minimo necessário; que hoje está na casa do 10 elevado a -9 de acontecer durante um determinado periodo, onde se espera que a falha não ocorra durante a vida util do material ou da frota.
Portanto uma aeronave necessita ser quadrimotor para atingir a tais necessidades, outras podem ser bimotores ou trimotores para isso, mas todas atingem o requisito minimo.
Logo vemos que a quantidade de motores está ligado ao tipo de missão que a aeronave se propõe a fazer e não a uma maior ou menor confiabilidade.
quem tiver interesse em ler um pouco mais sobre o assunto:
http://www.ipev.cta.br/ssv-apresentacoe ... EIBULL.pdf