Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#226 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2013 5:37 pm

Alcantara escreveu:
FCarvalho escreveu:Já que a concorrência dos KC foi para a Boeing, quem sabe um prêmio de consolação para a Airbus... 8-]
Que é isso? Rainbow One? Parece que pertence a um grupo ativista GLS, ou ao Greenpeace! :lol:
WalterGaudério escreveu:Baitola one!!!
Senhores, lembrem-se sempre que são tempos modernos... e politicamente corretos.
[018]

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#227 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 14, 2013 3:57 pm

Buscando informações sobre os 767MMTT um fato interessante a notar na motorização destas aeronaves é que das três possíveis versões de turbina que podem ser usadas, a PW4060 parece ser a que mais se destaca na questão de alcance e MTOW, dentre outras características que fazem dela uma boa indicação, senão a melhor, para equipar os futuros REVOS estratégicos da FAB.

http://www.airliners.net/aircraft-data/ ... ain?id=104

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRolSpxQIqG17fh5PIkFKs7TmVzU2LS_Ljjm8QFLTWmMcv_BP6ojA

E aqui uma possível, e entendo, necessária modernização/customização do painel das mesmas aeronaves com sistemas análogos ao KC-390.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTYI0TjKwTO6p4ZrdlAO4x9wnSdDs8vXiRdPKjE8Qf-qb-YP3qs

E também esta possibilidade de winglets, que também bem podem ajudar na melhoria do desempenho da aeronave.

Imagem

Acho que é o básico... :mrgreen:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#228 Mensagem por Alcantara » Ter Mai 14, 2013 4:24 pm

Show! Pena não contar com a lança. Para reabastecer aeronaves grandes (outro KC, por exemplo), o sistema Boom é melhor. Fora o fato de facilitar as ações conjuntas (em treinos... ou não!).




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#229 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 14, 2013 7:16 pm

Acho eu Alcantara que a lança é só questão de tempo, e de juntar a necessidade com a conveniência. Com a FAB tendo de ir cada vez mais longe para apoiar EB/CFN em missões no exterior, e também, nas cada vez mais e maiores operações conjuntas com outras forças aéreas, aqui e lá fora, é só mesmo uma questão de tempo até ela ser adotada. O próprio KC-390 tem sob análise esta possibilidade de lançar mão deste tipo de Revo.

Vamos aguardar e ver como as coisas evoluem. Eu acredito que vai sair, cedo tarde. Aguardemos.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#230 Mensagem por BrasilPotência » Seg Mai 27, 2013 11:14 pm

Srs. Quando vamos receber a primeira unidade :?:




Brava Gente, Brasileira!!!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#231 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mai 28, 2013 9:26 am

BrasilPotência escreveu:Srs. Quando vamos receber a primeira unidade :?:
2015/16




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#232 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2013 3:15 pm

Talvez até antes, com a situação dos KC-137 se deteriorando, ainda mais, com 04 saindo de cena. Restaram dois somente. :(
E a FAB não tem como manter os dois voando juntos. Ou um ou outro.

abs.




Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#233 Mensagem por sapao » Ter Mai 28, 2013 3:33 pm

osolamaalua escreveu:Com certeza uma aeronave bimotor é mais perigosa que quadrimotor (em teoria), alguem lembra de caso de apagamento de ambas turbinas de aeronave bimotora no oceano e sua queda? Desconheço. Agora nossa presidenta como sabemos tem medo de voar, logo na cabeça dela uma aeronave Quadrimotor é melhor. Acredito que ela se reelegendo sai o avião novo na sequencia, senão fica o que está.
Negativo.
Se isso fosse verdade veriamos aeronaves hoje em dia com 10, 12 ou 20 motores.
Alias, confundir numero de motores com nivel de segurança é um erro comum, porem baseado em premissas falsas.
A primeira delas é a de que um quadrimotor sustentaria o vôo normalmente com 3 motores em todas as situações, ou mesmo com 2 motores e por isso teria 2 motores de "vantagem" sobre um bimotor.

Esquecem porem de raciocinar que uma aeronave não são só os motores; e portanto fiar a sua confiabilidade apenas nesse quesito é igonorar por completo a redundância de sistemas, a capacidade de detecção de anomalias, a ergonomia, a confiabilidade de seus sistemas de navegação, de seus sistemas anemobarometricos, de seus processadores, de seus softwares, do treinamento exigido da tripulação, da qualidade dos simuladores e mais uma infinidade de coisas que devem ser levadas em conta.

E claro o mais importante: as agencias reguladoras.

Ninguem é doido de homologar algo que não seja confiavel, e até onde sei não existe um item dizendo que a aeronave A é mais confiavel que a aeronave B, e sim que TODAS devem atingir um minimo necessário; que hoje está na casa do 10 elevado a -9 de acontecer durante um determinado periodo, onde se espera que a falha não ocorra durante a vida util do material ou da frota.

Portanto uma aeronave necessita ser quadrimotor para atingir a tais necessidades, outras podem ser bimotores ou trimotores para isso, mas todas atingem o requisito minimo.
Logo vemos que a quantidade de motores está ligado ao tipo de missão que a aeronave se propõe a fazer e não a uma maior ou menor confiabilidade.

quem tiver interesse em ler um pouco mais sobre o assunto:
http://www.ipev.cta.br/ssv-apresentacoe ... EIBULL.pdf




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#234 Mensagem por sapao » Ter Mai 28, 2013 3:38 pm

BrasilPotência escreveu:Srs. Quando vamos receber a primeira unidade :?:
SE VIER, 2013/2014.
Parece que a coisa tinha dado para trás, após o acidente não sei...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#235 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2013 3:43 pm

sapão, mas ainda nem deu tempo de assinar nada e já deu problema? :shock: :roll:
sem querer parecer funesto, mas as vezes há males que vem para o bem. pelo menos espero que este seja o caso para a FAB em relação aos KC.

abs.




Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#236 Mensagem por sapao » Ter Mai 28, 2013 3:48 pm

Na FAB as previsões tem validade de iogurte aberto e fora da geladeira...
Eu só acredito vendo!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38982
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3364 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#237 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 28, 2013 4:53 pm

vixe... mas alegria de pobre neste país dura pouco mesmo. :(

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#238 Mensagem por BrasilPotência » Ter Mai 28, 2013 5:01 pm

Se tiver dado pra trás serás mais um vexame para a já péssima reputação da FAB e GF.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#239 Mensagem por osolamaalua » Ter Mai 28, 2013 10:52 pm

Nao deu pra trás, porém apos o corte de orçamento, os prazos de execução podem ser dilatados.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#240 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 29, 2013 8:26 am

BrasilPotência escreveu:Se tiver dado pra trás serás mais um vexame para a já péssima reputação da FAB e GF.
Porra, eu fico puto com isso. Como assim "mais um vexame para a já péssima reputação da FAB e GF"? A FAB está deixando de comprar algo com recursos próprios?

Na hora de espalhar merda, o GF some. Sempre sobra para a FAB botar a cara.
Foda isso, viu?


Abraços. :|




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Responder