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Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 9:51 pm
por Bender
Carlos Lima escreveu:
soultrain escreveu:Para mim é claro, o C/D evoluiu em dois ramos, o E/F e o NG, para ambos foi feito um demonstrador de tecnologia o DEMO.

O E/F, é quase idêntico ao DEMO e com a célula do C/D, o NG é quase outra aeronave. O NG é para o C/D equivalente ao Super Hornet, para o Hornet.
:) Perfeito!

[]s
CB_Lima
É uma boa leitura soultrain! :)

SDS.

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 9:52 pm
por Penguin
Estamos nos prendendo a detalhes, ou seja a nomenclatura.

Ninguém está contradizendo que do programa Gripen derivarão duas possibilidades que poderão conviver simultaneamente:

1) Upgrade dos atuais Gripen (A e C) utilizando tecnologias desenvolvidas no âmbito do programa Next Generation

2) Uma nova versão com as tecnologias desenvolvidas no âmbito do programa Next Generation.

Qual das duas se chamará Gripen E ou outra denominação me parece ser detalhe sem maior importância.

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:12 pm
por soultrain
É de maior importância porque as células são diferentes e portanto é a diferença do mundo, desde quase todo o hardware e software, as poucas coisas em comum são o cockpit, o motor, radar e outros subsistemas.

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:18 pm
por Penguin
soultrain escreveu:É de maior importância porque as células são diferentes e portanto é a diferença do mundo, desde quase todo o hardware e software, as poucas coisas em comum são o cockpit, o motor, radar e outros subsistemas.
Vc tem dúvida que algum potencial cliente não saiba o que esta sendo negociado?!
Com certeza eles sabem e muito bem. Se não sabem não são clientes em potencial.

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:19 pm
por knigh7
soultrain escreveu:Para mim é claro, o C/D evoluiu em dois ramos, o E/F e o NG, para ambos foi feito um demonstrador de tecnologia o DEMO.

O E/F, é quase idêntico ao DEMO e com a célula do C/D, o NG é quase outra aeronave. O NG é para o C/D equivalente ao Super Hornet, para o Hornet.
Não sei se vai ser tanta diferença assim.

O Gripen E/F, que é o Suíço, terá a turbina F 414 G. E vai ter outros sistemas em comum, como o radar e a aviônica.

O design do Gripen Demo é o mesmo do NG. Falta questões de certificação, terminar a composição das estruturas. Aliás, já foi testado autonomia (4% maior que o planejado inicilamente para o NG), super cruise, etc.

Vou colocar uma foto lado a lado da versão D com o Demo:

Imagem

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:21 pm
por Penguin
Promotoria suíça vai investigar vazamento de relatório sobre caças
2 de dezembro de 2011, em Concorrências Internacionais, Noticiário Internacional, por Fernando "Nunão" De Martini
http://www.aereo.jor.br/2011/12/02/prom ... bre-cacas/

Promotores suíços iniciaram um inquérito sobre a violação de segredo oficial, após relatórios relacionados à compra de novos caças vazarem à mídia. A informação foi dada à Agência France Presse (AFP) nesta sexta-feira por uma fonte da justiça.

O Ministério Publico (prosecution office) Federal confirmou o início da investigação à AFP, após reportagens nos jornais locais Tages-Anzeiger e Bund. A investigação está relacionada a dois relatórios confidenciais da Força Aérea Suíça que faziam críticas às aeronaves suecas Gripen, fabricados pela Saab, e que foram mandados para um outro jornal, o Basler Zeitung.

Os relatórios foram publicados apenas dias antes da decisão do Governo Suíço sobre o tipo de aeronave de combate que compraria. Apesar das reportagens prejudiciais, o Governo Suíço optou pelo Gripen no acordo que é estimado em mais de três bilhões de francos suíços (aproximadamente 3,25 bilhões de dólares).

FONTE: Agência France Presse via The Local (edição Suíça)

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:40 pm
por PRick
Carlos Lima escreveu:
soultrain escreveu:Para mim é claro, o C/D evoluiu em dois ramos, o E/F e o NG, para ambos foi feito um demonstrador de tecnologia o DEMO.

O E/F, é quase idêntico ao DEMO e com a célula do C/D, o NG é quase outra aeronave. O NG é para o C/D equivalente ao Super Hornet, para o Hornet.
:) Perfeito!

[]s
CB_Lima
É isso que faz mais sentido, o Gripen E é praticamente um DEMO. Já o NG é outro DEMO. :twisted: :twisted:

[]´s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:43 pm
por PRick
Penguin escreveu:Promotoria suíça vai investigar vazamento de relatório sobre caças
2 de dezembro de 2011, em Concorrências Internacionais, Noticiário Internacional, por Fernando "Nunão" De Martini
http://www.aereo.jor.br/2011/12/02/prom ... bre-cacas/

Promotores suíços iniciaram um inquérito sobre a violação de segredo oficial, após relatórios relacionados à compra de novos caças vazarem à mídia. A informação foi dada à Agência France Presse (AFP) nesta sexta-feira por uma fonte da justiça.

O Ministério Publico (prosecution office) Federal confirmou o início da investigação à AFP, após reportagens nos jornais locais Tages-Anzeiger e Bund. A investigação está relacionada a dois relatórios confidenciais da Força Aérea Suíça que faziam críticas às aeronaves suecas Gripen, fabricados pela Saab, e que foram mandados para um outro jornal, o Basler Zeitung.

Os relatórios foram publicados apenas dias antes da decisão do Governo Suíço sobre o tipo de aeronave de combate que compraria. Apesar das reportagens prejudiciais, o Governo Suíço optou pelo Gripen no acordo que é estimado em mais de três bilhões de francos suíços (aproximadamente 3,25 bilhões de dólares).

FONTE: Agência France Presse via The Local (edição Suíça)
Pelo jeito a Força Aérea Helvética vai ter que engolir o saco de pulgas :mrgreen: :mrgreen: , mas eles não devem estar nada contentes, afinal sofrer empalamento pulguento não deve ser nada agradável. :twisted: :twisted:

[]´s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:48 pm
por eu sou eu
Imagem

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:51 pm
por Olinda
PRick escreveu:
Carlos Lima escreveu: :) Perfeito!

[]s
CB_Lima
É isso que faz mais sentido, o Gripen E é praticamente um DEMO. Já o NG é outro DEMO. :twisted: :twisted:

[]´s

Não foi cogitada a possibilidade de uma empresa Brasileira desenhar o Gripen NG ?

Acredito que o Gripen DEMO seja já o E/F. Pois na proposta da SAAB fala-se em desenvolvimento para o NG, ou já está pronto?

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sáb Dez 03, 2011 8:04 am
por Túlio
knigh7 escreveu:
soultrain escreveu:Para mim é claro, o C/D evoluiu em dois ramos, o E/F e o NG, para ambos foi feito um demonstrador de tecnologia o DEMO.

O E/F, é quase idêntico ao DEMO e com a célula do C/D, o NG é quase outra aeronave. O NG é para o C/D equivalente ao Super Hornet, para o Hornet.
Não sei se vai ser tanta diferença assim.

O Gripen E/F, que é o Suíço, terá a turbina F 414 G. E vai ter outros sistemas em comum, como o radar e a aviônica.

O design do Gripen Demo é o mesmo do NG. Falta questões de certificação, terminar a composição das estruturas. Aliás, já foi testado autonomia (4% maior que o planejado inicilamente para o NG), super cruise, etc.

Vou colocar uma foto lado a lado da versão D com o Demo:

Imagem

Se olharem bem, verão que a junção da asa com a fuselagem está mais 'grossa', o que deve significar mais combustível a bordo...

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sáb Dez 03, 2011 9:17 am
por NovaTO
As modificações estruturais do Programa Gripen NG foram aplicadas no Gripen D (Demo). Entre elas podemos ver a disposição dos trens de pouso e o que não podemos ver é o aumento da capacidade de combustível interno, e quase que imperceptíveis, como a entrada de ar maior. Além da estrutura e asas reforçadas. Tudo isso estará nos Gripen E/F.

ps. A Suécia receberá seus 10 primeiros E/F na mesma configuração da Suiça a partir de 2015, do mesmo modo que era a proposta do Gripen NG no FX-2.

http://cavok.com.br/blog/?p=43178



[]'s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sáb Dez 03, 2011 11:14 am
por PRick
NovaTO escreveu:As modificações estruturais do Programa Gripen NG foram aplicadas no Gripen D (Demo). Entre elas podemos ver a disposição dos trens de pouso e o que não podemos ver é o aumento da capacidade de combustível interno, e quase que imperceptíveis, como a entrada de ar maior. Além da estrutura e asas reforçadas. Tudo isso estará nos Gripen E/F.

ps. A Suécia receberá seus 10 primeiros E/F na mesma configuração da Suiça a partir de 2015, do mesmo modo que era a proposta do Gripen NG no FX-2.

http://cavok.com.br/blog/?p=43178



[]'s
Não, a proposta do NG para o Brasil não é o DEMO, nem GRIPEN E/F. Como a SAAB mesmo dizia que haveria um desenvolvimento, e novas asas e estrutura central, e a comunabilidade final com o Gripen C em termos de estrutura seria menor que 50%. Isso foi anunciado aqui aos 04 ventos.

Nem acho mesmo que isso será feito dos Gripen C Suecos, duvido que façam uma modificação igual ao DEMO neles, porque a Suécia não vai gastar uma fortuna, depois que já está gastando mais de 14 milhões para atualizar cada Gripens A, para o padrão C. O bom senso indica que farão uma atualização de sistemas, sem troca de turbinas. Uma modificação desse tipo vai sair a 30 milhões de dólares pelo jeito, e não vale fazer isso para aviões usados, porque a Suécia não precisa de mais alcance. Podem fazer isso num pequeno lote, para mostra bandeira e servir de propaganda, e só.

Como podemos ver a propaganda se contradiz com ela mesma, e com a realidade. E nem sabemos de fato qual será a versão comprada pela Suíça, a própria SAAB já havia dito que isso ainda vai ser negociado, só mesmo com a assinatura do contrato poderemos ter certeza, por hora temos muito chute.

Esse é o tipo de estorinha que quanto mais se explica, menos se entende, menos faz sentido.

[]´s

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sáb Dez 03, 2011 1:13 pm
por P44
Swiss socialists want public vote on fighter jet deal
afp



On Saturday 3 December 2011, 22:37

Swiss socialists want to hold a referendum on the government's 3.1 billion franc (2.5 billion euro) purchase of a new fighter jet fleet if the deal affects spending elsewhere, it was reported on Saturday.

The Federal Council revealed on Wednesday its proposal to buy 22 Swedish-made Gripen planes to replace its ageing F5 fighters.

Socialists fear the deal will mean a rise in military spending that could translate into budget restrictions in other departments, notably education, transport and agriculture.

Meeting in Lucerne on Saturday, party members unanimously passed a resolution on the matter after a document outlining the group's position was approved in October, ATS news agency reported.

The party rejects the prospect of a spending rise all the more because there was no public vote on the plane deal, described as a "scandal" by National Council (parliament) member Eric Voruz.

It will launch a referendum if parliament seeks a legal base to justify budgetary restrictions or requests a rise in military spending to cover the acquisition.

If such a referendum does not halt the deal the socialists will call for a moratorium on the purchase until 2025.

The Gripen deal will be put to parliament as part of the government's 2012 arms programme.

Parliamentary decisions can be put to a public vote in Switzerland if a sufficient number of votes are collected.

http://sg.finance.yahoo.com/news/Swiss- ... 4.html?x=0

Re: Gripen vence o concurso suíço

Enviado: Sáb Dez 03, 2011 1:36 pm
por P44
Swiss Air Force to Get Swedish Jets


(Source: SwissInfo; posted Dec 1, 2011)






Switzerland has chosen the Gripen fighter jet manufactured by Sweden’s Saab group to replace the Air Force’s fleet of US-made F5 Tigers. The decision, based on the recommendation of Defence Minister Ueli Maurer, has drawn fire in the Thursday newspapers.

One of the main criticisms is that the jet, which is still a prototype, might not get enough takers to ensure that it and its parts are actually available when needed.

"One is bound to a manufacturer for 40 years when purchasing aircraft. But the Gripen might be discontinued if there are too few orders," pointed out the Tages-Anzeiger newspaper.


The La Liberté newspaper featured a political cartoon showing Maurer struggling with tools, instructions and a tower of IKEA boxes – hinting that the jets might not be the bargain they appear to be. Le Temps ran a similar cartoon

Parliament has to approve the choice before the order can be placed.

"Yet even if they clear the parliamentary hurdles, it is uncertain whether the 22 Gripen will ever land in Switzerland," said Der Bund newspaper, echoing the fears of the Tages-Anzeiger.

"Clever" choice

The Gripen was in competition with the Rafale, made by the French Dassault company and the Eurofighter of the EADS group – a European consortium headquartered in Paris and Munich.

Le Temps described Maurer as clever for selecting the more "modest and reasonable" option, noting that the Rafale would have been shot down for its "excessive" price and because of "verbal attacks and the arrogant attitude of French leaders toward Switzerland".

“In opting for the Saab Gripen, the government chose a fighter jet that meets military requirements while also going for a solution that is financially acceptable for the defence ministry and for the armed forces, in both the medium and long term,” a ministry statement explained.

Maurer told a media conference on Wednesday that the Gripen was by far the cheapest option of the three aircraft in contention. He put the total cost of the fleet of 22 aircraft at about SFr3.1 billion ($3.4 billion).

While not questioning the capabilities of the other two aircraft, Maurer pointed out that the extra cost would have left less room for manoeuvre in the overall defence budget, which has also to cover the operation of an army of 100,000 and the upgrade of equipment.

“The best army in the world does not consist of the world’s best aircraft plus halberds,” he said.

The government had wanted to defer the purchase of the fighters while looking for a method to finance it, but had come under pressure from parliament to take a decision.

Properties unclear

The Gripen had not been chosen because it was the “latest and most up to date fighter”, Maurer said, but rather because it was the one "most suitable" for Switzerland.

He added that it had come out better in some areas than in others in the evaluation, but he refused to be drawn on details, saying that the government was bound by an agreement with the three companies not to publish the results of the assessment.

As yet the Gripen model that the Swiss will buy exists only on paper. It is to be developed on the basis of an already existing jet, and it is possible that final assembly will take place in Switzerland.


Muted enthusiasm

There has been a mixed reaction to the decision in Switzerland.

Those who had been calling for a speedy purchase were muted in their enthusiasm for the choice, but welcome the fact that a decision had been made.

Position papers by the Swiss Officers’ Society and the rightwing People’s Party described it as “an important step towards the procurement of a new fighter jet and the implementation of parliament’s most recent decisions on the army”.

The two groups do not go into details about the qualities of the Gripen, although the officers say they presume the jet has “the qualities needed by a modern air force”.

But both warn that the purchase of the aircraft must not be at the expense of other parts of the army, stressing that shortcomings in equipment need to be made good.

The centre-right Christian Democratic Party, which has been split over the need for the new fighters, told the Swiss News Agency that as far as it was concerned the decisive issue was the financing of the purchase.

Gleam of hope

Opponents of any purchase of fighter jets want the decision to be put before Swiss voters. If necessary, the pacifist group Group for Switzerland without an Army (GSoA) and the Greens say they will launch an initiative calling for a moratorium on the purchase.

They had previously collected the requisite 100,000 signatures needed to call a vote on the issue, but had withdrawn it when the government announced that it would postpone buying the jets.

But the opponents see a gleam of hope in Wednesday’s decision.

A Green Party statement claimed that it is “an open secret” that the Gripen was bottom of the list for most members of the Air Force.

“So it is conceivable that the government, which does not want to buy any fighters at the moment, chose the Gripen because it is the one with least support in parliament,” the party said.


Winners and losers

The winning manufacturer, Saab, said on its website that it was “both proud and delighted” at having been chosen.

"The Swiss type-selection confirms that Saab is a market-leader in the defence and security industry and that Gripen is a world-class fighter system that provides the best value for money,” it quoted Saab president and CEO Håkan Buskhe as saying.

It added that the programme would create a long-term partnership between the two countries “aimed at creating sustainable high tech jobs, transferring technology and generating export business”.

Saab shares ended the day 10.96 per cent up.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... eried.html