JIPES
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: JIPES
E o centro-oeste, interior de SP, lados de Brasilia, Goiás e Nordeste ficam sem blindados? E o que 20º BIB faz aqui do lado de casa em região cercada de montanhas?
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Será que isto tem algum interesse militar?
Óbvio que é (há) interesse militar, está especificado, com valor alto, em todos os ROB de Vtr SR.
" Capacidade de desenvolver velocidade menor ou igual a 04 km/h por tempo indeterminado".
Aptidão essa valiosissíma em uma MchAprox, numa rocada de meios e efetivos ou em uma Op de substituição, principalmente noturnas, quando as Vtr que transportam os meios mais pesados, têm condições de acompanhar a tropa a pé num movimento discreto e silencioso.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6670 vezes
- Contato:
Obrigado, Cel Jauro! É mais difícil para mim me expressar de maneira tão precisa mas o senhor expressou exatamente o que eu queria dizer.
Obrigado novamente.
Obrigado novamente.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
A conversa não é comigo, mas vou tentar lhe responder.Bourne escreveu:E o centro-oeste, interior de SP, lados de Brasilia, Goiás e Nordeste ficam sem blindados? E o que 20º BIB faz aqui do lado de casa em região cercada de montanhas?
Você deve morar perto do CICBA (Campo de Instrução Cel Brasilguarani Arruda), próximo à descida da Serra da Graciosa.
Pois é, várias vezes já estive lá, e é o único CI que o (Vinte) tem próximo (42km) a Curitiba. Daí então, a razão de treinar entre montanhas e tão próximo a elas. Fora deste, só em Três Barras (CIMH a 160 km), na divisa com SC. Mas mesmo assim, ele consegue realizar todo o Período Básico, o de Qualificação e o de Adestramento de Pelotões, no CICBA, ficando apenas o Adestramento das Cia e do Btl, como um todo, para o CIMH (Campo de Instrução Marechal Hermes).
Quanto à primeira parte da sua pergunta, é uma questão estratégica e até política.
Política, pois isso mexe com quase todos os fatores do Poder Nacional, pois ter blindados em todos os quadrantes do país seria em primeiro lugar uma decisão de Estado e de Governos, depois uma decisão econômica (O Brasil tem poderes e pecúnia para tanto?) e isso sem dúvida repercutiria no social: educação, saúde, opinião pública etc.
A Questão Estratégica vem em função dos meios que se tem. E os meios impõem que se defenda o país na fronteira ou na sua Faixa de Fron (150km). Também numa decião estratégica está a Defesa da Fronteira Marítima, seja ela no N, NE, L ou no S, estará sempre a cargo , da MB e da FFN, em uma primeira instância. (Se numa HC, alguma força adversa colocar, desembarcar meios blindados na costa brasileira, algo está errado). Não é combatendo em terra, que vai se recuperar aquilo que se perdeu no mar. Da mesma forma, se uma Força Adversa, partindo de Oeste, chegar ao interior Paulista ou ao Planalto Central com Bld, algo não foi bem desde o ínício, lá na fronteira e então é melhor começar a pensar num bom armistício ou acordo.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Sem saber sobre o que falo, sendo isso mera observação após ler o que o Jauro escreveu, a maior ameaça que possa precisar de blindados vem da Argetina, não é por nada não mas, Bolívia? Paraguai? Peru? Quem se importa com eles? E os dois mais bem armados, Colombia e Venezuela, estão atrás de uma floresta.Túlio escreveu:Tipo assim, onde? Sei lá mas alguma razão deve haver para que a quase totalidade dos CCs Brasileiros esteja concentrada aqui no Sul, com amplas planícies...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- arcanjo
- Sênior
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
El Ejército Nacional de Uruguay busca adquirir más Land Rover tácticos
03/05/2013
(Infodefensa.com) G. Porfilio, Montevideo – Una delegación del Ejercito Nacional de Uruguay acompañada por representantes locales de la firma Land Rover visitaron la planta armadora de vehículos de la referida compañía en Brasil para analizar la adquisición de entre 30 y 40 vehículos Land Rover tácticos adicionales.
Cabe recordar que recientemente el Ejército adquirió una partida de 40 vehículos tácticos Land Rover entregados directamente desde el Reino Unido por un total de casi tres millones de dólares y que previamente se habían comprado otros 60 pero de modelos no tácticos, que incluían soft y hard top, en ese caso la compra superó apenas los dos millones de dólares.
A diferencia de estas 100 unidades anteriores es intención del Ejército Nacional adquirir la nueva partida a la planta armadora que existe en Brasil.
Paralelamente y para este último grupo de vehículos se ha abierto una licitación para adquirir 30 bacas del tipo G4 Expedicionarias para Land Rover Defender 110SW con sus correspondientes escaleras, anclajes para faros y otros elementos, 60 posa pies traseros para ser ubicados a cada lado de los Land Rover Defender 110 soft top y 120 ganchos de amarre también para estos últimos vehículos. Esta licitación será abierta el próximo 13 de mayo.
http://www.infodefensa.com/?noticia=el- ... r-tacticos
Srs.
Com relação ao grifo meu, creio que estejam falando da Karmann Ghia em São Bernardo do Campo. Estou certo?
arcanjo
03/05/2013
(Infodefensa.com) G. Porfilio, Montevideo – Una delegación del Ejercito Nacional de Uruguay acompañada por representantes locales de la firma Land Rover visitaron la planta armadora de vehículos de la referida compañía en Brasil para analizar la adquisición de entre 30 y 40 vehículos Land Rover tácticos adicionales.
Cabe recordar que recientemente el Ejército adquirió una partida de 40 vehículos tácticos Land Rover entregados directamente desde el Reino Unido por un total de casi tres millones de dólares y que previamente se habían comprado otros 60 pero de modelos no tácticos, que incluían soft y hard top, en ese caso la compra superó apenas los dos millones de dólares.
A diferencia de estas 100 unidades anteriores es intención del Ejército Nacional adquirir la nueva partida a la planta armadora que existe en Brasil.
Paralelamente y para este último grupo de vehículos se ha abierto una licitación para adquirir 30 bacas del tipo G4 Expedicionarias para Land Rover Defender 110SW con sus correspondientes escaleras, anclajes para faros y otros elementos, 60 posa pies traseros para ser ubicados a cada lado de los Land Rover Defender 110 soft top y 120 ganchos de amarre también para estos últimos vehículos. Esta licitación será abierta el próximo 13 de mayo.
http://www.infodefensa.com/?noticia=el- ... r-tacticos
Srs.
Com relação ao grifo meu, creio que estejam falando da Karmann Ghia em São Bernardo do Campo. Estou certo?
arcanjo
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Mas eles até já foram vendidos (a KG do Brasil)
Ou viria um lote em CKD para montagem na KG do Brasil?)
Ou viria um lote em CKD para montagem na KG do Brasil?)
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Interessante, a Agrale bem ali do lado do Uruguai e o exercito deles vem comprar LR no Brasil. E nós só olhando. Vai entender.
abs.
abs.
Carpe Diem
- arcanjo
- Sênior
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Também gostaria de entender...FCarvalho escreveu:Interessante, a Agrale bem ali do lado do Uruguai e o exercito deles vem comprar LR no Brasil. E nós só olhando. Vai entender.
abs.
arcanjo
- FCarvalho
- Sênior
Bem, esta AM200 não é um jipe, mas na minha humilde ignorância de leigo no assunto, ela seria mais do que uma ótima substituta para tudo quanto é pickup civil que o EB tem adquirido ate hoje. Faz o papel dos burocratas sem se importar de por os pés na lama.
abs.
abs.
Carpe Diem
-
- Novato
- Agradeceram: 1 vez
arcanjo escreveu:Também gostaria de entender...FCarvalho escreveu:Interessante, a Agrale bem ali do lado do Uruguai e o exercito deles vem comprar LR no Brasil. E nós só olhando. Vai entender.
abs.
arcanjo
O motivo principal pode ter sido porque será utilizado em missões da ONU. Explico: a configuração do Land Rover Defender oferecido ao Exercito Uruguaio é o único com experiência comprovada no combate real, pois é o mesmo modelo que está sendo utilizado no Iraque, Afeganistão e outras zonas de guerra ao redor do mundo (sem falar do sistema logístico de peças de reposição a nível mundial já existente da LR).
Além disso, a Agrale retirou uma oferta que tinha entregado ao Exercito Uruguaio antes da decisão final dos uruguaios. Na realidade, seria interessante saber do motivo da Agrale ter retirado a oferta.
E quanto aos preços oferecidos ao Exército Uruguaio:
Agrale Murrua versão AM10 completa USD 50.000 a unidade
Land Rover Defender USD 30.000 a unidade
P.S.: os LR sao novos e serao importados do Reino Unido.
- FCarvalho
- Sênior
Afrika, além do preço, que simplesmente nos revela mais uma das não poucas idiossincrasias da industria nacional de defesa , a questão da retirada da oferta não seria, também, justamente em função essa falta do abits tipo 'provado em combate' que a maioria dos produtos da BID não possui, visto que nem sequer em missões da ONU em teatros mais quentes nós temos participação para podermos enviar estes mesmos produtos, a fim de certificá-los com essa chancela, que aliás, qualquer exercito ou empresa do ramo sabe de cor, que para poder vender qualquer coisa, mesmo para exércitos pequenos como o do Uruguai, mas que sabem, por força da própria experiencias em missões "quentes" da ONU, que qualquer material, por mais provado em testes e exercícios que seja, como os nossos, jamais terá força para impor-se frente a um que já viu combates de verdade?Afrika Korps escreveu:O motivo principal pode ter sido porque será utilizado em missões da ONU. Explico: a configuração do Land Rover Defender oferecido ao Exercito Uruguaio é o único com experiência comprovada no combate real, pois é o mesmo modelo que está sendo utilizado no Iraque, Afeganistão e outras zonas de guerra ao redor do mundo (sem falar do sistema logístico de peças de reposição a nível mundial já existente da LR).arcanjo escreveu: Também gostaria de entender...
arcanjo
Além disso, a Agrale retirou uma oferta que tinha entregado ao Exercito Uruguaio antes da decisão final dos uruguaios. Na realidade, seria interessante saber do motivo da Agrale ter retirado a oferta.
E quanto aos preços oferecidos ao Exército Uruguaio:
Agrale Murrua versão AM10 completa USD 50.000 a unidade
Land Rover Defender USD 30.000 a unidade
P.S.: os LR sao novos e serao importados do Reino Unido.
Quem sabe com Congo, Líbano e Mali por ai surgindo como propostas de participação nossa, quem sabe em fim, podemos obter esta tão importante chancela para os nossos produtos. Ao menos para mim, serão excelentes vitrines. Resta saber se estamos dispostos a investir nisso. A Agrale e as demais empresas sabem disso. Só não sabemos se o MD vai querer ou poder bancar a empreitada.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
Este é o AM10REC da Agrale na LAAD 2013 em cores desérticas muito sugestivas.
E eu que tinha perguntado dia desses, faz tempo, se os Marruá se prestariam as dunas dos desertos, parece que alguém lá me ouviu...
abs.
E eu que tinha perguntado dia desses, faz tempo, se os Marruá se prestariam as dunas dos desertos, parece que alguém lá me ouviu...
abs.
Carpe Diem
- eligioep
- Sênior
- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Coisa que Ranger, L 200 e S10 fazem por preço inferior..... E mais conforto!!FCarvalho escreveu:Bem, esta AM200 não é um jipe, mas na minha humilde ignorância de leigo no assunto, ela seria mais do que uma ótima substituta para tudo quanto é pickup civil que o EB tem adquirido ate hoje. Faz o papel dos burocratas sem se importar de por os pés na lama.
abs.
Aliás, sabes o preço dela?
Regard's!
- FCarvalho
- Sênior
Depende dos confortos que tu quiseres nela...
Mas acho que posso fazer um 'precinha camarada' pra ti...
Além do que, eu num "caibo" direito nestas jostas de pickup civil, feita pra gente miúda endinheirada...
abs.
Mas acho que posso fazer um 'precinha camarada' pra ti...
Além do que, eu num "caibo" direito nestas jostas de pickup civil, feita pra gente miúda endinheirada...
abs.
Carpe Diem