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Enviado: Ter Fev 19, 2008 9:23 am
por Pedro Gilberto
Boeing anuncia construção do segundo 787 Dreamliner de testes
18/02/2008 - 10h50
SÃO PAULO - A Boeing anunciou ter iniciado a construção final do segundo avião de teste modelo 787 Dreamliner em sua fábrica em Everett, no estado norte-americano de Washington. Em conjunto com a primeira, essa aeronave será utilizada para realizar os vôos de teste de sistemas e de certificação pela Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA.
Embora este avião esteja sendo fabricado para funcionar como segundo avião de testes, ele é o quarto 787 em construção pela Boeing. Dois desses aviões servirão para avaliações estáticas e de fadiga e nunca voarão. No total, serão construídos seis aviões de teste.
Nos últimos seis meses, a Boeing anunciou dois atrasos, cada um de cerca de um semestre, no cronograma de fabricação do 787. Segundo a companhia, muitas peças chegavam sem terem sido completadas pelos fornecedores, o que agravou a situação já complicada por dificuldades na operacionalização das linhas de montagem do avião.
Incluindo as aeronaves de teste, a Boeing afirma que há no total 21 unidades do 787 em construção no momento, cada uma delas num estágio diferente de acabamento. Desde que foi lançado, em abril de 2004, a companhia já recebeu 857 pedidos firmes de compra de 56 companhias aéreas, num valor total de US$ 144 bilhões.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/02/18/ult1913u83806.jhtm
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Enviado: Ter Fev 19, 2008 1:08 pm
por Pedro Gilberto
Iraque compra 46 aviões da Boeing e da Bombardier
BAGDÁ, 19 Fev 2008 (AFP) - O Iraque vai comprar 40 aviões comerciais da companhia americana Boeing e outros seis da canadense Bombardier, anunciou nesta terça-feira o governo iraquiano.
Além disso, outros quatro aparelhos de segunda mão também serão comprados da Boeing, segundo a fonte.
A companhia naciional Iraqi Airways só tem atualmente dois aviões de passageiros e aluga outros dois para prestação de serviços.
http://economia.uol.com.br/ultnot/afp/2008/02/19/ult35u58137.jhtm
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Enviado: Qua Fev 20, 2008 9:49 am
por Pedro Gilberto
O títulozinho mais chifrin....
Airbus testa com sucesso hidrogênio em sistemas hidráulico e elétrico de aviões
Paris, 19 fev (EFE).- A Airbus afirmou hoje que testou em vôo, e com sucesso, a tecnologia da célula a combustível para alimentar os sistemas hidráulico e elétrico de seus aviões.
Os testes, realizados este mês, permitiram comprovar que o dispositivo da célula a combustível, a partir de oxigênio e hidrogênio, gerou até 20 quilowatts de potência sem produzir outras emissões a não ser de água. Durante o vôo foram gerados cerca de dez litros de água.
A energia gerada com o dispositivo da célula a combustível permitiu alimentar o motor elétrico da bomba do avião e o circuito hidráulico, além de acionar os aerofólios.
O sistema foi colocado à prova em condições com fortes oscilações de gravidade, o que de acordo com a Airbus confirmou sua "força".
Os testes foram desenvolvidos no âmbito dos planos da fabricante aeronáutica européia para uma indústria de aviação "ecoeficiente".
O vice-presidente da seção de engenharia da Airbus, Patrick Gavin, destacou que "a célula a combustível oferece um tremendo potencial ambiental e reduções de gastos operacionais".
"Esse é outro exemplo de como a Airbus se coloca na liderança para uma indústria ecoeficiente, que agrega valor com menos impacto ao meio ambiente", acrescentou Gavin.
http://economia.uol.com.br/ultnot/efe/2008/02/19/ult1767u114279.jhtm
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Enviado: Qua Fev 20, 2008 9:50 am
por Pedro Gilberto
Companhias aéreas asiáticas comprarão 3 mil aviões nos próximos 20 anos
Kuala Lumpur, 20 fev (EFE).- As companhias aéreas do Sudeste Asiático e do subcontinente indiano gastarão nos próximos 20 anos cerca de US$ 103 bilhões na compra de aproximadamente 3 mil aviões, segundo um comunicado divulgado hoje pela americana Boeing.
O vice-presidente para Vendas da Boeing, Dinesh Keskar, informou que 1.067 aviões serão destinados a satisfazer a demanda das companhias aéreas do subcontinente indiano e que os outros 1.940 aparelhos serão adquiridos por companhias aéreas do Sudeste Asiático, sobretudo por empresa de Indonésia e Malásia.
Keskar, presente na Feira Internacional Aeroespacial de Cingapura, afirmou que as companhias aéreas de baixo custo realizarão a maior parte dos pedidos previstos para os próximos 20 anos.
As companhias de baixo custo asiáticas se encontram em processo de expansão, o que implica um barateamento das viagens.
O responsável comercial da Boeing afirmou que a liberalização do espaço aéreo na Índia permitirá aos que antes viajavam de trem pagar uma passagem de uma companhia aérea de baixo custo.
Keskar disse que está previsto que as companhias aéreas indianas invistam em conjunto cerca de US$ 86 bilhões nos próximos 20 anos para adquirir 911 aviões, tanto da Boeing como da Airbus.
Segundo Keskar, a Boeing está reduzindo a parcela de mercado da Airbus na Índia.
Está previsto, de acordo com Keskar, que as companhias aéreas da Malásia e Indonésia façam pelo menos 740 pedidos de aviões comerciais, o que representaria 38% de todas as encomendas que as empresas do Sudeste Asiático realizarão.
http://economia.uol.com.br/ultnot/efe/2008/02/20/ult1767u114321.jhtm
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Enviado: Qua Fev 20, 2008 9:40 pm
por Pedro Gilberto
Garuda Indonesia compra quatro 777-300ERs da Boeing por US$ 1 bilhão
20/02/2008 - 17h59
SÃO PAULO - A companhia aérea Garuda Indonesia, sediada em Jacarta, anunciou hoje durante o Airshow de Cingapura a compra de quatro aviões 777-300ER fabricados pela Boeing. O valor dessa compra, a preços de tabela, excede US$ 1 bilhão.
A empresa também confirmou a compra de sete unidades do 737-800, contabilizados em 2007 na carteira da fabricante, mas sem a identificação do comprador. Por fim, a Garuda também anunciou a troca de 18 de seus pedidos de 737-700s para 737-800s e seis de suas ordens para comprar 777-200ERs por aeronaves 777-300ERs.
"Estamos muito satisfeitos com o suporte dado pela Boeing para reestruturar nossos pedidos anteriores", disse o presidente e executivo-chefe da companhia, Emirsyah Satar. "Isso permite a Garuda melhorar de forma estratégica seu plano de renovação e expansão de frota para estar pronta a atender às demandas de um mercado em constante mudança", completou.
Originalmente, a empresa da Indonésia havia comprado seis 777-200ERs em 1996 e 18 737-700s em 1999. Com o anúncio de hoje, a empresa agora tem pedidos firmes para 25 unidades do 737-800 e 10 do 777-300ER. O negócio de hoje também inclui a aquisição de direitos de compra de outros 25 737-800s e dez 777-300ERs.
"Estamos honrados que a Garuda tenha selecionado os jatos da Boeing para realizar a modernização estratégica de sua frota", disse o vice-presidente de Vendas da Boeing, Dinesh Keskar.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/02/20/ult1913u83974.jhtm
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Enviado: Qua Fev 20, 2008 9:42 pm
por Pedro Gilberto
Boeing fecha venda de 56 aviões 737-900ER, por US$ 4,4 bilhões, com a indonésia Lion Air
20/02/2008 - 16h28
SÃO PAULO - A norte-americana Boeing anunciou a venda de 56 aviões 737-900ER à Lion Air, da Indonésia. A preços de tabela, o negócio tem valor total de mais de US$ 4,4 bilhões. Com essa nova ordem de serviço, a companhia indonésia agora tem pedidos firmes para 178 unidades do avião - além de 50 direitos de compras para esse modelo.
A transação foi anunciada ontem durante o Airshow de Cingapura, que vai até o fim da semana.
"O 737-900ER é o avião certo para nossa companhia, nossos clientes e nossa crescente estrutura de rotas", disse o fundador e presidente da Lion Air, Rusdi Kirana.
O primeiro pedido por esses aviões pela empresa indonésia foi feito em julho de 2005, mês de lançamento do programa da aeronave pela Boeing. Na ocasião, a Lion Air adquiriu 30 unidades do 737-900ER.
"A Lion Air, maior operadora do mundo dos 737-900ERs, está sendo alavancada pela economia, confiabilidade e valor geral sem paralelos garantidos por esse avião", disse o vice-presidente de Vendas da fabricante norte-americana, Dinesh Keskar.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/02/20/ult1913u83965.jhtm
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Enviado: Sex Fev 22, 2008 11:48 am
por Pedro Gilberto
Bombardier vai buscar clientes para jatos CSeries
22/02/2008 - 09h10
TORONTO (Reuters) - A Bombardier informou na sexta-feira que autorizou sua unidade aeroespacial a buscar clientes para seu novo jato de passageiros CSeries.
A companhia informou que vai tomar a decisão final sobre se prossegue com o desenvolvimento do aparelho este ano, com a entrada em serviço sendo esperada para 2013.
A Bombardier é a principal rival da brasileira Embraer no mercado de jatos regionais.
(Reportagem de Scott Anderson)
http://economia.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/22/ult29u60033.jhtm
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Enviado: Sex Fev 22, 2008 4:55 pm
por WalterGaudério
Pedro Gilberto escreveu:Bombardier vai buscar clientes para jatos CSeries22/02/2008 - 09h10
TORONTO (Reuters) - A Bombardier informou na sexta-feira que autorizou sua unidade aeroespacial a buscar clientes para seu novo jato de passageiros CSeries.
A companhia informou que vai tomar a decisão final sobre se prossegue com o desenvolvimento do aparelho este ano, com a entrada em serviço sendo esperada para 2013.
A Bombardier é a principal rival da brasileira Embraer no mercado de jatos regionais.
(Reportagem de Scott Anderson)http://economia.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/22/ult29u60033.jhtm[]´s
What??????
Esses manos ainda vão insistir com esta história????
Eu até gosto do canadá, mas acho que a Bombardier tinha que entrar noramo de velocípedes ...
Enviado: Sex Fev 22, 2008 8:45 pm
por Pedro Gilberto
cicloneprojekt escreveu:Pedro Gilberto escreveu:Bombardier vai buscar clientes para jatos CSeries22/02/2008 - 09h10
TORONTO (Reuters) - A Bombardier informou na sexta-feira que autorizou sua unidade aeroespacial a buscar clientes para seu novo jato de passageiros CSeries.
A companhia informou que vai tomar a decisão final sobre se prossegue com o desenvolvimento do aparelho este ano, com a entrada em serviço sendo esperada para 2013.
A Bombardier é a principal rival da brasileira Embraer no mercado de jatos regionais.
(Reportagem de Scott Anderson)http://economia.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/22/ult29u60033.jhtm[]´s
What??????
Esses manos ainda vão insistir com esta história????
Eu até gosto do canadá, mas acho que a Bombardier tinha que entrar noramo de velocípedes ...
Pois é Walter, a Bombardier vai procurar um bom samaritan..cóf,cóf,cóf...cliente (©Mr.Flanker) para sua nova aeronave.
Agora duro vai ser esse cidadão esperar até 2013 para receber a dita cuja, se brincar o F-35 sai antes...
Uma outra notícia com mais info:
Bombardier fica mais perto de lançar aviões CSeries22/02/2008 - 13h26
Por Robert Melnbardis
MONTREAL (Reuters) - O conselho da Bombardier autorizou a unidade aeroespacial do grupo a buscar clientes para sua nova família de jatos comerciais CSeries, um projeto com custo de pesquisa e desenvolvimento estimado pela fabricante canadense em 2,5 bilhões de dólares.
A Bombardier, principal rival da brasileira Embraer no mercado de jatos regionais, informou nesta sexta-feira que quer ter pedidos firmes pelo avião antes de iniciar formalmente o desenvolvimento do projeto.
A companhia informou que vai tomar a decisão final sobre se prossegue com o CSeries este ano, com a entrada em serviço dos jatos sendo esperada para 2013.
O projeto original do CSeries remonta de 2004 e foi adiado diversas vezes. A família de aviões CSeries, capaz de transportar entre 110 e 130 passageiros, colocaria a Bombardier também em competição direta com Boeing e Airbus .
A família CSeries tem como alvo a faixa inferior do mercado de aviões de 100 a 149 lugares. A Bombardier estima demanda total por 5.900 aeronaves desse porte nos próximos 20 anos, com valor estimado de 250 bilhões de dólares. A empresa canadense quer abocanhar metade desse mercado.
A Bombardier já tinha anunciado promessa de financiamento governamental do Canadá para o CSeries, bem como da província de Quebec e da Inglaterra.
A fabricante tem um acordo com a estatal China Aviation Industry Corp I para construir a fuselagem dos aviões.
A Pratt & Whitney, uma unidade da United Technologies, forneceria um novo motor que reduziria o consumo de combustível em 20 por cento em relação à tecnologia atualmente disponível nas turbinas de aviões.
O CSeries terá estrutura de liga de alumínio composto, aviônica "fly-by-wire" (sistema de vôo comandado por computador) e será mais silencioso e menos emissor de poluentes que os jatos comparáveis em operação, segundo a Bombardier.
A fabricante disse que companhias aéreas ao redor do mundo pediram propostas comerciais do avião.
(Reportagem adicional de Scott Anderson)
http://economia.uol.com.br/ultnot/reuters/2008/02/22/ult29u60039.jhtm
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Enviado: Sex Fev 22, 2008 8:47 pm
por Pedro Gilberto
Airbus vende cinco aeronaves A330-200F de carga à empresa de leasing aeronáutico asiática BOC
22/02/2008 - 09h54
SÃO PAULO - A Airbus fechou a venda de cinco aviões A330-200F de carga para a BOC Aviation, principal companhia de leasing aeronáutico da Ásia, sediada em Cingapura. Embora o valor do negócio não tenha sido divulgado, a preço de tabela, a versão para passageiros de um A330 tem custo de cerca de US$ 183 milhões. Caso todos esses cargueiros tenham sido vendidos por preço semelhante a esse, a transação teria valor total de US$ 915 milhões.
Anteriormente conhecida como Singapore Aircraft Leasing Enterprise, a BOC tem importantes clientes em países da Europa e nos EUA. Ela é totalmente controlada pelo Bank of China.
"Esse pedido reflete nossa confiança na forte demanda futura por aviões de fuselagem larga adaptados para carga", disse o executivo-chefe da companhia, Robert Martin. "A capacidade de carga e o alcance do A330F faz dele uma ótima escolha na categoria de aviões de médio porte e estamos certos que a aeronave nos vai dar um forte retorno sobre o investimento", completou.
A frota de aviões de propriedade da BOC é uma das mais jovens no segmento de leasing aeronáutico. Entre suas aeronaves fabricadas pela Airbus estão modelos das famílias A320 e unidades do A330 para passageiros.
"Estamos satisfeitos em dar as boas-vindas a mais um novo cliente para nosso mais recente avião de carga, o A330-200F", comentou o executivo-chefe de Operações e Clientes da Airbus, John Leahy.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/02/22/ult1913u84100.jhtm
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Enviado: Sex Fev 22, 2008 8:49 pm
por Pedro Gilberto
Empresa francesa vai fabricar peças para aviões em Portugal
Lisboa, 22 fev (Lusa) - A empresa francesa Lauak assina nesta sexta-feira um contrato para produzir, a partir de agosto, componentes elétricos para o avião Airbus 340. A produção será nas antigas instalações da fábrica da Renault, em Setúbal.
A assinatura do contrato de investimento, que acontece em Setúbal, coincide com a realização em Lisboa do 3º Encontro de Alto Nível entre os governos de Portugal e da França.
A Lauak vai firmar um contrato de arrendamento de uma área de 11.630 metros quadrados, que permitirá reocupar parcialmente as instalações locais.
Segundo fonte do Executivo português, a assinatura deste acordo reforça a Península de Setúbal como "zona de localização de investimentos empresariais".
Empresa
A Lauak portuguesa pertence ao grupo francês Lauak Aerostructures, que registrou faturamento anual de 30 milhões de euros (R$ 76 milhões) e emprega mais de 300 empregados especializados.
Em Portugal, a Lauak está sediada em Palmela (região de Lisboa) desde 2003 e é especializada na produção de todo o tipo de peças com aplicação na indústria aeronáutica.
De acordo com dados do governo de Lisboa, a Lauak já participou de projetos aeroespaciais com construção de painéis em alumínio que constituem o escudo de proteção do "Node2" da Estação Espacial Internacional (ISS).
A fábrica da empresa em Palmela emprega cerca de cem operários e possui equipe própria de engenheiros, concebe moldes e ferragens, e fabrica diariamente entre 120 e 150 peças diferentes a partir de chapas em ligas de alumínio e titânio.
A Lauak produz alguns dos mais importantes componentes estruturais de aviões como os Embraer 145, 170 e 190, os Airbus A320, A330 e A340, o caça Rafale e o jato Falcon 7x, da Piaggio Aero.
http://economia.uol.com.br/ultnot/lusa/2008/02/22/ult3679u3268.jhtm
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Enviado: Seg Fev 25, 2008 8:16 pm
por alcmartin
Avião faz pouso de emergência após morte de co-piloto
Fonte: Últimos Segundo – IG
O co-piloto de um vôo de Manchester, Grã-Bretanha, para o Chipre morreu durante o vôo no domingo, obrigando o piloto do avião a fazer um pouso de emergência.
O Airbus A320 da GB Airways, uma subsidiária da companhia britânica British Airways, levava 156 passageiros e seis tripulantes para a cidade de Paphos e teve que ser desviado para Istambul, na Turquia.
"O avião (...) deixou Manchester no horário, às 14h20 no domingo (horário local). O co-piloto se sentiu mal durante o vôo. O comissário de bordo administrou os primeiros socorros enquanto o capitão desviava o vôo para Istambul", afirmou a GB Airways em uma declaração.
Segundo a companhia aérea, ao chegar a Istambul, paramédicos prestaram o atendimento ainda dentro da aeronave.
"A morte do co-piloto foi anunciada pelas autoridades turcas. A pedido da família não foram divulgados detalhes pessoais", informou a companhia.
"Em nenhum momento a aeronave, passageiros ou tripulantes correram perigo. Os passageiros passaram a noite em um hotel e planejamos voar para Paphos com uma tripulação substituta hoje (nesta segunda-feira)", afirmou a GB Airways em sua declaração à imprensa.
Fonte: Últimos Segundo – IG (25/02/08)
![[073]](./images/smilies/073.gif)
Enviado: Ter Fev 26, 2008 5:58 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:Avião faz pouso de emergência após morte de co-piloto
Fonte: Últimos Segundo – IG
O co-piloto de um vôo de Manchester, Grã-Bretanha, para o Chipre morreu durante o vôo no domingo, obrigando o piloto do avião a fazer um pouso de emergência.
O Airbus A320 da GB Airways, uma subsidiária da companhia britânica British Airways, levava 156 passageiros e seis tripulantes para a cidade de Paphos e teve que ser desviado para Istambul, na Turquia.
"O avião (...) deixou Manchester no horário, às 14h20 no domingo (horário local). O co-piloto se sentiu mal durante o vôo. O comissário de bordo administrou os primeiros socorros enquanto o capitão desviava o vôo para Istambul", afirmou a GB Airways em uma declaração.
Segundo a companhia aérea, ao chegar a Istambul, paramédicos prestaram o atendimento ainda dentro da aeronave.
"A morte do co-piloto foi anunciada pelas autoridades turcas. A pedido da família não foram divulgados detalhes pessoais", informou a companhia.
"Em nenhum momento a aeronave, passageiros ou tripulantes correram perigo. Os passageiros passaram a noite em um hotel e planejamos voar para Paphos com uma tripulação substituta hoje (nesta segunda-feira)", afirmou a GB Airways em sua declaração à imprensa.
Fonte: Últimos Segundo – IG (25/02/08)
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Lamentável. Deve dar um desespero danado um caso desses no resto da tripulação. Ter que profissionalmente continuar seu trabalho sabendo que uma crise desse tipo está acontecendo.
Enviado: Sáb Mar 01, 2008 1:41 pm
por Pedro Gilberto
Boeing entrega 1400ª unidade do jumbo 747, 40 anos após primeiro avião ser enviado ao comprador
29/02/2008 - 11h08
SÃO PAULO - A Boeing anunciou a entrega da 1400ª unidade do jumbo 747. O avião, um 747-400 cargueiro, foi enviado à empresa de leasing aeronáutico norte-americana GE Commercial Aviation Services (Gecas), que vai repassá-lo à AirBridgeCargo Airlines.
"Estamos honrados em receber o 1400º 747", disse o vice-presidente de Produção da companhia aérea, Gennady Pivovarov. "O 747 é um avião de alta qualidade e muito confiável, e tem sido importante para nosso sucesso", acrescentou.
O avião entregue é o sétimo 747 na frota da companhia. Além disso, a controladora da AirBridgeCargo, a Volga-Dnepr, tem ainda pedidos para outros cinco 747-8 de carga, a versão mais moderna do avião cargueiro.
"Esse marco mostra a solidez da fundação criada logo no começo do programa do 747", disse o vice-presidente e diretor geral do Programa do 747, Ross Bogue. "A Boeing entregou sete vezes mais aviões do que sua estimativa de mercado inicial de 200 unidades, feita na época em que o 747 entrou em serviço", completou.
Os 1.400 aviões desse modelo construídos na fábrica de Everett (estado de Washington, nos EUA) têm em conjunto um total de 17 milhões de vôos entre 1968 e 2007, com 89 milhões de horas de vôo, equivalente a 10 mil anos de vôo ininterrupto. Essas aeronaves, segundo a Boeing, já voaram cerca de 78 bilhões de quilômetros, o equivalente a 101,5 mil viagens de ida e volta à Lua.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor ... 84518.jhtm
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Enviado: Ter Mar 04, 2008 5:17 pm
por Pedro Gilberto
Bombardier vende dois aviões Q400 à canadense Porter Airlines por US$ 51 milhões
04/03/2008 - 10h11
SÃO PAULO - A canadense Bombardier, principal concorrente da fabricante brasileira de aviões Embraer, anunciou ter fechado a venda de duas aeronaves Q400 à Porter Airlines, também do Canadá. O valor do negócio, a preço de tabela, é de US$ 51 milhões, segundo a companhia.
Essa transação representa a conversão de duas de dez opções que a Porter tem com a Bombardier, adquiridas em 2006, na ocasião da compra de 10 unidades do Q400.
Com capacidade para 70 passageiros, o avião regional é concorrente do EMB 170, embora seja movido a hélices enquanto a aeronave brasileira é equipada com jatos.
"O Q400 é tudo o que gostaríamos que fosse e estamos muito satisfeitos em aumentar nossa frota (desses aviões)", comentou o presidente e executivo-chefe da Porter Airlines, Robert Deluce.
Com o exercício das opções, a Porter tem histórico total de 12 pedidos firmes do Q400 e opções para outros oito, segundo a Bombardier. Em sua carteira, a fabricante registra 282 pedidos firmes por essa aeronave, 190 das quais entregues até o fim de janeiro deste ano.
(José Sergio Osse | Valor Online)
http://economia.uol.com.br/ultnot/valor ... 84662.jhtm
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