O IRST está em teste em alguma outra aeronave? Já que o Su-35BM ainda não está disponível.
Desculpe, deixei passar esta.
O OLS-35 está pronto. Qualquer SU-30 novo pode usá-lo, assim como os MIG-35.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Born , nenhum dos candidatos do FX-2 ESTÁ VOANDO. Rafale F-3 NÃO EXISTE . Gripen N NÃO EXISTE . EF multi-role com AESA NÃO EXISTE . SU-35BM NÃO EXISTE . F-16 E F-18 COM AESA JÁ EXISTEM OPERACIONAIS , mas estão fora do páreo segundo dizem nossas doutas fontes.born escreveu:Me digam,
Por que vocês falam tanto que o Su-35BM é um grande candidato para o F-X, se nem voou ainda.
Também tem que considerar o Gripen N (a super pulga alada), que também não voou ainda.
Obs: o Su-35BM deve ser um caça fantastico ou será
Bolovo escreveu:Koslova escreveu:projeto escreveu:
Sobre minha mensagem, pense que foi uma brincadeira voltada para uns Flankeiros "doentes" (entre aspas). Diga a verdade, você é Flankeira?
Desculpe se pareceu uma resposta à sua colocação, que foi de altíssimo nível (a minha foi de baixíssimo).
Ola Alberto. Sem problemas, eu entendi a sua brincadeira.
Se sou "Flankeira"?
Eu defendo o seguinte.
A FAB deveria ter um caça pesado. E ai pode ser o Rafale, Flanker, EF-2000 ou Super-Hornet.
Destes particularmente me agrada o EF-2000 embora acredite que ele não cabe no bolso da FAB, portando é uma paixão utópica.
Porem entre o que eu acho que a FAB deveria ter e o que ela tem capacidade de ter a distância é enorme.
A aviação de caça não é a alma da FAB, operando F-5 e A-1 temos uma força area de caças pequenos simples e razoavelmente baratos, que mesmo assim estão atrasados em modernização, estocados em bases etc....
Operar o Rafale ou Flanker não é só comprar 3 duzias deles e pronto.
Isto é o primeiro passo, e acredito que não sera o mais dificil.
Ao operar um caça avançado como estes citados, uma FA tem que se orientar em relação a ele.
Grandes forças aéreas são construidas de cima pra baixo. Primeiro se escolhe seus caças, depois seus armamentos, depois o nivel dos parques de suporte a operação, a politica industrial etc..
Ai com o o que sobra se constroi os outros degraus.
Comprar caças avançados como o Rafale ou Flanker, mas ao mesmo tempo querer bancar o C-390, comprar armamentos ASW para o P-3, helicopteros de ataque para apoiar os A-29, ter seus comandantes dando entrevistas todos os dias sobre fila em aeroporto e paralisação de controlador. Ai meus amigos o resultado é o seguinte.
Os caças novos ficariam desarmados como os AMX são por exemplo, os 20 C-390 supostamente encomendados seriam reduzidos para 10, os P-3 não teriam torpedos ou sonoboias, os helicopteros de ataque virariam lenda, e assim por diante...
Foco, foco, foco...
Isto é mais dificil do que arrumar uns US$2bi e comprar 3 duzias de caças.
Minha idéia é parecida. Querer por querer eu gostaria do EF-2000, mas é caro de verdade, esse é item de luxo, daí partiria para o Gripen C, mas agora penso no Gripen N que será mais poderoso e mais compatível dentro da realidade brasileira de território e aquela coisa toda que falam por aqui. Quanto ao resto, concordo. È só ver aqui as minhas criticas a tal história de helis russos na FAB, C212 no lugar dos Banderas, mais Mirage 2000C e outras falcatruas que só existe aqui. Tomara que o novo caça da FAB traga a maior e melhor coisa que ela pode esperar: uma nova mentalidade.
Koslova, aí na Rússia também acontece o que acontece aqui no Brasil? Ou aí vocês são sérios?!
Cara, o Brasil é brincadeira demais... as vezes parece que é mentira.
Abs.
Bolovo escreveu:Carlos Mathias escreveu:O OLS-35 tem um CEP de 5m a 30KM, é pouco? Errar uma alvo por no máximo 5m? O IRST do SU-35BM é excelente, só se o cara quer iluminar alvo lá na conchinchina. Aí é melhor usar outra arma.
Ah, sei lá Carlos. Alguma explicação tem! POWS!
Mas tem uma coisa que eu nunca entendi, com que um IRST que está na frente do HUD, na parte de cima do bico, localiza algo que está embaixo do avião? A posição para um IRST não deveria mais natural onde será o IRST do F-35, na parte de baixo do bico da aeronave?!?
Entenderam alguma coisa?!
Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Carlos Mathias escreveu:O OLS-35 tem um CEP de 5m a 30KM, é pouco? Errar uma alvo por no máximo 5m? O IRST do SU-35BM é excelente, só se o cara quer iluminar alvo lá na conchinchina. Aí é melhor usar outra arma.
Ah, sei lá Carlos. Alguma explicação tem! POWS!
Mas tem uma coisa que eu nunca entendi, com que um IRST que está na frente do HUD, na parte de cima do bico, localiza algo que está embaixo do avião? A posição para um IRST não deveria mais natural onde será o IRST do F-35, na parte de baixo do bico da aeronave?!?
Entenderam alguma coisa?!
Sempre me perguntei a mesma coisa Bolovo!
Carlos Mathias escreveu:Koslova, Koslova...The OLS-35 is an advanced infrared search and track (IRST) fire control system designed for the 4+ generation Su-35 fighter aircraft replacing the OEPS-27 sight system. OLS-35 comprises a heat-seeker, a laser rangefinder/designator and a TV camera along with new algorithms and advanced software to outperform its predecessor installed on the Su-27/Su-30 aircraft family. The Su-35 IRST is superior to the OEPS-27 in terms of range, precision and reliability.
The OLS-35 provides a coverage of +/-90 in azimuth and +60/-15 in elevation with a target acquisition range for non-afterburning aerial targets of 50 km facing up to target's front hemisphere and 90 km facing up to rear hemisphere. The laser rangefinder features a five-meter Circular Error Probable (CEP) and ranges up to 20 km for aerial targets and 30 km for targets on the ground.
O que está escrito mostra que um designador laser é redundante ou opcional num SU-35BM, ou mesmo num SU-30MKI, que pode iluminar alvos à ~15Km. Mas aí eu pergunto, quais caças ocidentais tem um sistema destes? Acredito que nenhum, pois que é praxe levar casulos designadores nestes.
Vou tirar "a frase" então.
E eu falei que ia parar...
Bolovo escreveu:
Koslova, aí na Rússia também acontece o que acontece aqui no Brasil? Ou aí vocês são sérios?!
Cara, o Brasil é brincadeira demais... as vezes parece que é mentira.
Abs.
Jacobs escreveu:Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Carlos Mathias escreveu:O OLS-35 tem um CEP de 5m a 30KM, é pouco? Errar uma alvo por no máximo 5m? O IRST do SU-35BM é excelente, só se o cara quer iluminar alvo lá na conchinchina. Aí é melhor usar outra arma.
Ah, sei lá Carlos. Alguma explicação tem! POWS!
Mas tem uma coisa que eu nunca entendi, com que um IRST que está na frente do HUD, na parte de cima do bico, localiza algo que está embaixo do avião? A posição para um IRST não deveria mais natural onde será o IRST do F-35, na parte de baixo do bico da aeronave?!?
Entenderam alguma coisa?!
Sempre me perguntei a mesma coisa Bolovo!
Na verdade vocês confundiram o IRIST com um Pod designador de alvos...
O Pod é usado para ataques terrestes e designação de alvos com laser.
O IRIST é usado pra combate aéreo (identificação visual).
Autonomous operations for Eurofighter Typhoon will be greatly enhanced by the addition of on-board target detection, recognition and identification, using the latest Electro-Optic sensor technology. This is complemented by on-board laser tracking supporting target designation for self or third party operations.
Koslova escreveu:Bolovo escreveu:
Koslova, aí na Rússia também acontece o que acontece aqui no Brasil? Ou aí vocês são sérios?!
Cara, o Brasil é brincadeira demais... as vezes parece que é mentira.
Abs.
A Rússia não é o paraiso militar que muitos imaginam, como também não é a casa da mãe joana onde só tem gente corrupta e incompetente.
Existem toda sorte de problemas que temos no Brasil por exemplo. Oficiais que querem levar dinheiro para escolher determinados equipamentos, programas que não andam como deveriam andar porque os recursos não são suficientes. Instalações militares com falta de equipamentos etc...
Mas também existe um outro contrapeso importante.
Existe na Rússia uma cultura militar, e isto fas toda a diferença do mundo.
Quando se passaram 10 anos do final da URSS, depois do colapso absoluto, existiam pessoas com preparo intelectual e existia no bojo da sociedade uma visão de que a nova Rússia não era a URSS e que teria que se adaptar aos novos e dificeis tempos.
A somatória de pessoas preparadas, uma sociedade com valores associados a presença de FA's fortes com uma cultura militar vasta é a diferença no caso russo.
Muita coisa não esta boa, muita coisa precisa ser feita, mas os resultados são sim para se comemorar.
O que sempre digo é o seguinte.
Problemas todos tem, os EUA por exemplo estão com problemas de toda ordem das suas FA's, como também tiveram no pós Vietnã, mas o que eles tem são uma capacidade de reação e readequação as novas realidades muito acima da média.
A Russia também tem problemas, e esta reagindo.
Muitos paises, e cito a Espanha como o melhor exemplo nas ultimas duas décadas construiram belissimos modelos de FA's, muito adequadas a modernização economica e social que experimentou.
E a lista segue...
No Brasil temos uma inércia muito grande, todo mundo fala que vai mudar, que a FAB vai comprar 36 Rafales, a MB vai ganhar dinheiro para o SNA que o A-12 vai ser substituido pelo A-13, que o EB vai fabricar 500 URUTU-III e por ai vai.
Eventualmente, Lula pode fornecer as FA's 5 ou 6 bilhões de dolares para dar o pontapé inicial em tudo isto. Lula pode fazer com Jobin o que FHC fez com Serra, deu condições de vizibilidade a pasta da Defesa.
Bom para o Brasil, graças a aposta de FHC em Serra tivemos bons programas da área de saúde. Graças a uma possivel aposta de Lula em Jobim podemos ter novos hardwares nas FA's.
Mas a vitória não é plena.
Tal qual a saúde no Brasil continua a mesma calamidade de sempre após a passagem propagandista de Serra pela sua pasta. Podemos ter daqui a 10 anos os Rafales parados, o SNA pela metade, as escoltas reduzidas de 6 para 2 e assim por diante.
Porque?
Porque comprar é um ato politico e manter é um ato administratico / gerencial.
Sem mudar a visão de FA não adianta ter Rafale ou coisa que o valha.
Ai existem os bem intencionados.
"Mas as FA's serão modernizadas, melhor geridas etc.."
Ai cada qual tem a sua opinião.
A minha é que esta suposta boa vontade para com eficiencia de gestão vai até o momento que tiver que mudar efetivo, fechar hospital militar, desativar uma base aérea ou mudar nas regras de previdencia.
Quando é para abrir mão de algo, ai volta a serem as mesmas FA's que nos acompanham por toda a história republicana.
A grande diferença no caso russo é que a transformação das FA's foi antes operacional depois de equipamentos, no Brasil os equipamentos são necessarios e são a parte mais facil (ou menos dificil) do problema e ai, cultura militar faz toda a diferença do mundo.
Dieneces escreveu:Born , nenhum dos candidatos do FX-2 ESTÁ VOANDO. Rafale F-3 NÃO EXISTE . Gripen N NÃO EXISTE . EF multi-role com AESA NÃO EXISTE . SU-35BM NÃO EXISTE . F-16 E F-18 COM AESA JÁ EXISTEM OPERACIONAIS , mas estão fora do páreo segundo dizem nossas doutas fontes.born escreveu:Me digam,
Por que vocês falam tanto que o Su-35BM é um grande candidato para o F-X, se nem voou ainda.
Também tem que considerar o Gripen N (a super pulga alada), que também não voou ainda.
Obs: o Su-35BM deve ser um caça fantastico ou será