Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Nov 03, 2009 6:27 pm
Sobre a parte em que você diz que empregos gerados para montar caças não é tão expressivos, bem, então alguém tem que avisar rapidamente ao governo, pois sua tese se aplica aos três caças e todos eles, sem exceção, propõe exatamente isso, montagem local com possibilidade de aquisição de tecnologias a médio e longo prazo. E não é preciso ler proposta alguma para se concluir o óbvio, sim, o Brasil não tem hoje condições alguma de fabricar peças e equipamentos de ponta de qualquer caça que está na concorrência, isto demanda tempo e grandes investimentos.helio escreveu: Na verdade, a criação de empregos para a montagem dos caças, não é um numero significativo de vagas.
A Dassault por exemplo, fabrica partes do Rafale em 6 fábricas diferentes espalhados pela França, e quando tudo estiver pronto, estes componentes vão para Bordeaux, para a montagem final.
A montagem final demora 6 meses, e mais 2 meses para testes de voo e um para a entrega, dando um total de nove meses. A cadeia de entregas é de 11 por ano.
Na proposta entregue ao Brasil, contempla montar no Brasil a partir do sétimo avião, com duração de montagem de 6 meses(mão de obra brasileira). Os testes de voo e cheques pré-entrega serão realizados por técnicos franceses. O numero de mão-de-obra envolvidos de forma direta não ultrapassaria meia centena.
comentei isto pois é muito comum confundir montagem com fabricação de caças.
Quanto a quem vai pagar a conta,o governo ou o empresariado, sou da opinião que o governo deveria assumir e capitanear toda transferencia de tecnologia, pois ao deixarmos na mão de empresas privadas, correriamos o risco de perder este know how se porventura a empresa falir (ENGESA ). Acredite se quiser o CTEx não possui arquivados nada do que se refere aos produtos ENGESA. O caso da Motopeças, apesar da empresa ainda existir não querem mais investir na área militar, e consequentemente todo o projeto do Charrua por exemplo foi pro espaço.
Assim acho de suma importancia que tenha uma clausula obrigando que todo projeto desenvolvido através desta transferencia de tecnologia seja feita em conjnto com o CTA .
Ábraços
Hélio
Não me preocupo em saber quem transfere mais ou menos, a única coisa que me interessa no momento é tentar vislumbrar como serão as coisas daqui a 10, 15 e 20 anos, no que diz respeito a tal fabricação/montagem. Quero ver se a coisa vai realmente acontecer ou se teremos uma espécie de Helibras e/ou Embraer no que diz respeito ao AMX. Digo isso para qualquer um dos três, ou seja, minha dúvida é a mesma independentemente do caça escolhido.
Sobre a parte em que você diz que prefere que o governo banque a conta, ok, compreendo seu ponto de vista, coerente até, mas discordo do mesmo. Uma coisa é o governo investir em P&D para se ter importante retorno em defesa e segurança, outra coisa é o governo bancar o financiamento de tecnologias prontas que irão para a iniciativa privada. No segundo caso o governo pagaria dobrado, primeiro pela tecnologia em si, segundo por vias indiretas ao adquirir o produto finalizado. Duvido que algum governo opte por este caminho, ou seja, estatizar estas coisas não me parece o caminho que seguiremos, mas...
O que disse sobre as empresas e o que aconteceu com elas, verdade, inclusive tenho um amigo que segura as pontas e faz de tudo para manter estes documentos vivos, ou seja, ele tem mais documentos em mãos sobre estas empresas do que o EB. E se ele conseguiu e tem conseguido, pergunto: por que o EB não se interessou????
Grande abraço,
Orestes