Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Porta-Aviões

#2221 Mensagem por Marino » Qui Mai 02, 2013 8:14 pm

Marino escreveu:Recomendo a leitura.
Há duas observações imediatas que poderiam ser feitas, mas deixo os amigos lerem primeiro.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=19024
O Padilha fez os comentários na nota do editor. :idea:




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Porta-Aviões

#2222 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 03, 2013 10:40 am

Quisera eu que tivéssemos a mesma celeridade e objetividade dos chineses. Mas cada um no seu quadrado... :roll:

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2223 Mensagem por Marino » Sex Mai 03, 2013 12:52 pm

Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.




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Re: Porta-Aviões

#2224 Mensagem por joao fernando » Sex Mai 03, 2013 1:21 pm

Marino escreveu:Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.
Numa hipotética hipotese dessas, como ficaria a MB? [006]




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Porta-Aviões

#2225 Mensagem por Marino » Sex Mai 03, 2013 1:22 pm

Igual ao previsto no PAEMB.




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Re: Porta-Aviões

#2226 Mensagem por Andre Correa » Sex Mai 03, 2013 7:02 pm

Eu já acho que haveria mais.
O PAEMB foi desenvolvido para a realidade, principalmente económica, Brasileira. Se houvesse mais dinheiro, como há na China, os planos talvez fossem mais ousados.

É o que acho.

[009]




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Re: Porta-Aviões

#2227 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 03, 2013 7:47 pm

Marino escreveu:Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.
Quisera eu, na verdade, que nós (GF e sociedade) tivéssemos a decência e a hombridade de parar de dizer que não há dinheiro, ou que não vemos ou entendemos a necessidade de investir em defesa.
Porque dinheiro, ou melhor dizendo, a sua falta, nunca foi o motivo real para estarmos do jeito que estamos. O que sempre nos faltou foi, e é, outra coisa, e de partes a partes.
Mas isso, infelizmente, não tem celeridade e nem objetividade no mundo que dê jeito.
Não fosse assim não teríamos copa e olimpíadas por aqui.

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2228 Mensagem por Marino » Sex Mai 03, 2013 8:50 pm

Veja que eu nao disse que falta dinheiro.
Disse que ele nao é liberado para a MB e as outras FA.




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Re: Porta-Aviões

#2229 Mensagem por Alcantara » Sex Mai 03, 2013 10:33 pm

Existem vinculações de porcentagem de valores arrecadados que, por lei, deveriam ser repassados às FFAA. Mas, como sempre, acabam como "letra morta". A grana fica toda no "caixa único do governo".




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Re: Porta-Aviões

#2230 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 04, 2013 7:27 pm

Marino escreveu:Veja que eu nao disse que falta dinheiro.
Disse que ele nao é liberado para a MB e as outras FA.
Concordo. Este é justamente o maior, senão na verdade, o pior de nossos empecilhos.
Afinal, não é só nas escolas e hospitais deste país que o dinheiro não chega... ou é desviado. :oops:

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2231 Mensagem por Marino » Seg Mai 06, 2013 3:35 pm

Por que os EUA ainda precisam de porta-aviões? Defendendo o emprego de porta-aviões pela US Navy
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=19220

LIMA: BZ!




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Re: Porta-Aviões

#2232 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 07, 2013 12:04 am

Marino,

O ProNAe já foi aprovado pelo Governo?

Vc não acha que esse projeto não vá prejudicar a construção de escoltas, algo mais básico e necessário que o NAe, pois seriam usados na proteção do tráfego maritimo no nossos portos?

Nós temos cerca de 30 portos importantes ao longo de 7.000 km de costa, por onde ocorrem 95% do nosso comércio exterior. Alvos interessantíssimos para submarinos adversários a fim de enfraquecer nossa economia.

Um adverdsário sul-americano, como uma Argentina, um Peru, Venezuela ou Chile, colocando uns 3 submarinos ao longo da nossa costa, sendo reabastecidos por navios mercantes em rotas no meio do imenso Atlântico, poderiam dar uma grande dor de cabeça a nós...




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Re: Porta-Aviões

#2233 Mensagem por Marino » Ter Mai 07, 2013 2:50 pm

Lembre que o GF determinou à MB apresentar estudos para duas Esquadras, cada uma nucleada em NAe.
Mesmo que a 2a Esquadra fique como planejamento, a MB precisa se preparar para substituir o SP por volta de 2025, como previsto.
Assim, é sua obrigação fazer um estudo, um planejamento, uma programação consistente, sólida, realizável.
Para isto o PRONAE.
A próxima prioridade da MB é o PROSUPER. Isto está claro, definido, divulgado pela MB e citado sempre que possível pelo CM.
Então, um programa não vai afetar ao outro.
Vamos ver o cenário que vc propôs.
O Brasil possui 75 portos organizados (de memória).
Quais dos 75 seriam bloqueados pelos 3 subs?
Estes subs não esperariam medidas defensivas, como minagem de portos, uso de aeronaves, navios patrulha, etc, a cada entrada e saída de comboios?
Em alto mar, as rotas costumeiras seriam "divertidas", este é o nome para desvio da derrota dos NM, e outros pontos focais apareceriam, e seriam mudados a cada nova saída.
HOJE já controlamos o AS, SABEMOS os NM que trafegam no mesmo.
Será que abastecedores conseguiriam cumprir sua missão?
As bases destes subs estariam livres de ataques da MB, ainda mais nossos subs incorporando mísseis?
O MAN-SUB vem aí.
Então, eu creio que os programas estão bem delineados pela MB.
Um não vai interferir com o outro.




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Re: Porta-Aviões

#2234 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 07, 2013 5:03 pm

BZ, MB! :mrgreen:




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Re: Porta-Aviões

#2235 Mensagem por knigh7 » Qua Mai 08, 2013 1:51 am

Marino escreveu:Lembre que o GF determinou à MB apresentar estudos para duas Esquadras, cada uma nucleada em NAe.
Mesmo que a 2a Esquadra fique como planejamento, a MB precisa se preparar para substituir o SP por volta de 2025, como previsto.
Assim, é sua obrigação fazer um estudo, um planejamento, uma programação consistente, sólida, realizável.
Para isto o PRONAE.
A próxima prioridade da MB é o PROSUPER. Isto está claro, definido, divulgado pela MB e citado sempre que possível pelo CM.
Então, um programa não vai afetar ao outro.
Vamos ver o cenário que vc propôs.
O Brasil possui 75 portos organizados (de memória).
Quais dos 75 seriam bloqueados pelos 3 subs?
Estes subs não esperariam medidas defensivas, como minagem de portos, uso de aeronaves, navios patrulha, etc, a cada entrada e saída de comboios?
Em alto mar, as rotas costumeiras seriam "divertidas", este é o nome para desvio da derrota dos NM, e outros pontos focais apareceriam, e seriam mudados a cada nova saída.
HOJE já controlamos o AS, SABEMOS os NM que trafegam no mesmo.
Será que abastecedores conseguiriam cumprir sua missão?
As bases destes subs estariam livres de ataques da MB, ainda mais nossos subs incorporando mísseis?
O MAN-SUB vem aí.
Então, eu creio que os programas estão bem delineados pela MB.
Um não vai interferir com o outro.
Vamos lá:

Eu sou o adversário.

Tenho 3 IKL 209 nas costas brasileiras, estou em conflito com o Brasil. Pretendo prejudicar a economia brasileira afundando grandes navios que se comunicam com os 35 maiores portos, diminuindo abastecimento e evitar que importem dos brasileiros pela possibilidade de afundamento.

Meus submarinos tem 11000 milhas de autonomia, podem navegar por 8000 mihas em snorquel, tenho 5000 km de oceano até a Africa, onde eu posso colocar navios mercantes abaastecedores navegando no meio do imenso oceano em direçao a portos dos Estados Unidos e voltando por portos africanos, a mais de 3000km das costas brasileiras.Dou uma paradinha no meio para abastecer meus subs.

A MB tem suas 18 escoltas, 1 em cada porto. Eu ainda tenho mais 17 portos livres delas. Nesses outros há os navios patrulha. Mas eles não tem sonar, e eu posso navegar por 4 dias submerso enquanto espero atacar. A FAB tem poucas aeronaves ASW e esclarecedoras para cuidar efetivamente e agir de forma decisiva no conflito nesses 16 portos sem escoltas. Há os risco de perda de um sub?Claro! Mas estamos em guerra e se perder, eu tenho outros 2.
Eu sei que as escoltas não vão fazer muitos rodízios, pois o movimento de navios nos portos é alto. Nào dá para ficar trocando de porto devido a demanda contínua.

-------------------------------

Bom, acredito que a MB não teria tempo nem verba para produzir milhares de minas de modo a tornar a área segura nos portos que não teriam escoltas para a passagem do comboio até o alto mar.É o mesmo caso da FAB com as sonoboias.




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