O Padilha fez os comentários na nota do editor.Marino escreveu:Recomendo a leitura.
Há duas observações imediatas que poderiam ser feitas, mas deixo os amigos lerem primeiro.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=19024
Porta-Aviões
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Re: Porta-Aviões
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Porta-Aviões
Quisera eu que tivéssemos a mesma celeridade e objetividade dos chineses. Mas cada um no seu quadrado...
abs.
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Re: Porta-Aviões
Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.
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Re: Porta-Aviões
Numa hipotética hipotese dessas, como ficaria a MB?Marino escreveu:Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Porta-Aviões
Igual ao previsto no PAEMB.
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Re: Porta-Aviões
Eu já acho que haveria mais.
O PAEMB foi desenvolvido para a realidade, principalmente económica, Brasileira. Se houvesse mais dinheiro, como há na China, os planos talvez fossem mais ousados.
É o que acho.
O PAEMB foi desenvolvido para a realidade, principalmente económica, Brasileira. Se houvesse mais dinheiro, como há na China, os planos talvez fossem mais ousados.
É o que acho.
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Re: Porta-Aviões
Quisera eu, na verdade, que nós (GF e sociedade) tivéssemos a decência e a hombridade de parar de dizer que não há dinheiro, ou que não vemos ou entendemos a necessidade de investir em defesa.Marino escreveu:Quisera eu que liberassem os recursos que os chineses liberam.
A MB faria milagres.
Porque dinheiro, ou melhor dizendo, a sua falta, nunca foi o motivo real para estarmos do jeito que estamos. O que sempre nos faltou foi, e é, outra coisa, e de partes a partes.
Mas isso, infelizmente, não tem celeridade e nem objetividade no mundo que dê jeito.
Não fosse assim não teríamos copa e olimpíadas por aqui.
abs.
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Re: Porta-Aviões
Veja que eu nao disse que falta dinheiro.
Disse que ele nao é liberado para a MB e as outras FA.
Disse que ele nao é liberado para a MB e as outras FA.
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Re: Porta-Aviões
Existem vinculações de porcentagem de valores arrecadados que, por lei, deveriam ser repassados às FFAA. Mas, como sempre, acabam como "letra morta". A grana fica toda no "caixa único do governo".
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Porta-Aviões
Concordo. Este é justamente o maior, senão na verdade, o pior de nossos empecilhos.Marino escreveu:Veja que eu nao disse que falta dinheiro.
Disse que ele nao é liberado para a MB e as outras FA.
Afinal, não é só nas escolas e hospitais deste país que o dinheiro não chega... ou é desviado.
abs.
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Re: Porta-Aviões
Por que os EUA ainda precisam de porta-aviões? Defendendo o emprego de porta-aviões pela US Navy
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=19220
LIMA: BZ!
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Re: Porta-Aviões
Marino,
O ProNAe já foi aprovado pelo Governo?
Vc não acha que esse projeto não vá prejudicar a construção de escoltas, algo mais básico e necessário que o NAe, pois seriam usados na proteção do tráfego maritimo no nossos portos?
Nós temos cerca de 30 portos importantes ao longo de 7.000 km de costa, por onde ocorrem 95% do nosso comércio exterior. Alvos interessantíssimos para submarinos adversários a fim de enfraquecer nossa economia.
Um adverdsário sul-americano, como uma Argentina, um Peru, Venezuela ou Chile, colocando uns 3 submarinos ao longo da nossa costa, sendo reabastecidos por navios mercantes em rotas no meio do imenso Atlântico, poderiam dar uma grande dor de cabeça a nós...
O ProNAe já foi aprovado pelo Governo?
Vc não acha que esse projeto não vá prejudicar a construção de escoltas, algo mais básico e necessário que o NAe, pois seriam usados na proteção do tráfego maritimo no nossos portos?
Nós temos cerca de 30 portos importantes ao longo de 7.000 km de costa, por onde ocorrem 95% do nosso comércio exterior. Alvos interessantíssimos para submarinos adversários a fim de enfraquecer nossa economia.
Um adverdsário sul-americano, como uma Argentina, um Peru, Venezuela ou Chile, colocando uns 3 submarinos ao longo da nossa costa, sendo reabastecidos por navios mercantes em rotas no meio do imenso Atlântico, poderiam dar uma grande dor de cabeça a nós...
- Marino
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Re: Porta-Aviões
Lembre que o GF determinou à MB apresentar estudos para duas Esquadras, cada uma nucleada em NAe.
Mesmo que a 2a Esquadra fique como planejamento, a MB precisa se preparar para substituir o SP por volta de 2025, como previsto.
Assim, é sua obrigação fazer um estudo, um planejamento, uma programação consistente, sólida, realizável.
Para isto o PRONAE.
A próxima prioridade da MB é o PROSUPER. Isto está claro, definido, divulgado pela MB e citado sempre que possível pelo CM.
Então, um programa não vai afetar ao outro.
Vamos ver o cenário que vc propôs.
O Brasil possui 75 portos organizados (de memória).
Quais dos 75 seriam bloqueados pelos 3 subs?
Estes subs não esperariam medidas defensivas, como minagem de portos, uso de aeronaves, navios patrulha, etc, a cada entrada e saída de comboios?
Em alto mar, as rotas costumeiras seriam "divertidas", este é o nome para desvio da derrota dos NM, e outros pontos focais apareceriam, e seriam mudados a cada nova saída.
HOJE já controlamos o AS, SABEMOS os NM que trafegam no mesmo.
Será que abastecedores conseguiriam cumprir sua missão?
As bases destes subs estariam livres de ataques da MB, ainda mais nossos subs incorporando mísseis?
O MAN-SUB vem aí.
Então, eu creio que os programas estão bem delineados pela MB.
Um não vai interferir com o outro.
Mesmo que a 2a Esquadra fique como planejamento, a MB precisa se preparar para substituir o SP por volta de 2025, como previsto.
Assim, é sua obrigação fazer um estudo, um planejamento, uma programação consistente, sólida, realizável.
Para isto o PRONAE.
A próxima prioridade da MB é o PROSUPER. Isto está claro, definido, divulgado pela MB e citado sempre que possível pelo CM.
Então, um programa não vai afetar ao outro.
Vamos ver o cenário que vc propôs.
O Brasil possui 75 portos organizados (de memória).
Quais dos 75 seriam bloqueados pelos 3 subs?
Estes subs não esperariam medidas defensivas, como minagem de portos, uso de aeronaves, navios patrulha, etc, a cada entrada e saída de comboios?
Em alto mar, as rotas costumeiras seriam "divertidas", este é o nome para desvio da derrota dos NM, e outros pontos focais apareceriam, e seriam mudados a cada nova saída.
HOJE já controlamos o AS, SABEMOS os NM que trafegam no mesmo.
Será que abastecedores conseguiriam cumprir sua missão?
As bases destes subs estariam livres de ataques da MB, ainda mais nossos subs incorporando mísseis?
O MAN-SUB vem aí.
Então, eu creio que os programas estão bem delineados pela MB.
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Re: Porta-Aviões
Vamos lá:Marino escreveu:Lembre que o GF determinou à MB apresentar estudos para duas Esquadras, cada uma nucleada em NAe.
Mesmo que a 2a Esquadra fique como planejamento, a MB precisa se preparar para substituir o SP por volta de 2025, como previsto.
Assim, é sua obrigação fazer um estudo, um planejamento, uma programação consistente, sólida, realizável.
Para isto o PRONAE.
A próxima prioridade da MB é o PROSUPER. Isto está claro, definido, divulgado pela MB e citado sempre que possível pelo CM.
Então, um programa não vai afetar ao outro.
Vamos ver o cenário que vc propôs.
O Brasil possui 75 portos organizados (de memória).
Quais dos 75 seriam bloqueados pelos 3 subs?
Estes subs não esperariam medidas defensivas, como minagem de portos, uso de aeronaves, navios patrulha, etc, a cada entrada e saída de comboios?
Em alto mar, as rotas costumeiras seriam "divertidas", este é o nome para desvio da derrota dos NM, e outros pontos focais apareceriam, e seriam mudados a cada nova saída.
HOJE já controlamos o AS, SABEMOS os NM que trafegam no mesmo.
Será que abastecedores conseguiriam cumprir sua missão?
As bases destes subs estariam livres de ataques da MB, ainda mais nossos subs incorporando mísseis?
O MAN-SUB vem aí.
Então, eu creio que os programas estão bem delineados pela MB.
Um não vai interferir com o outro.
Eu sou o adversário.
Tenho 3 IKL 209 nas costas brasileiras, estou em conflito com o Brasil. Pretendo prejudicar a economia brasileira afundando grandes navios que se comunicam com os 35 maiores portos, diminuindo abastecimento e evitar que importem dos brasileiros pela possibilidade de afundamento.
Meus submarinos tem 11000 milhas de autonomia, podem navegar por 8000 mihas em snorquel, tenho 5000 km de oceano até a Africa, onde eu posso colocar navios mercantes abaastecedores navegando no meio do imenso oceano em direçao a portos dos Estados Unidos e voltando por portos africanos, a mais de 3000km das costas brasileiras.Dou uma paradinha no meio para abastecer meus subs.
A MB tem suas 18 escoltas, 1 em cada porto. Eu ainda tenho mais 17 portos livres delas. Nesses outros há os navios patrulha. Mas eles não tem sonar, e eu posso navegar por 4 dias submerso enquanto espero atacar. A FAB tem poucas aeronaves ASW e esclarecedoras para cuidar efetivamente e agir de forma decisiva no conflito nesses 16 portos sem escoltas. Há os risco de perda de um sub?Claro! Mas estamos em guerra e se perder, eu tenho outros 2.
Eu sei que as escoltas não vão fazer muitos rodízios, pois o movimento de navios nos portos é alto. Nào dá para ficar trocando de porto devido a demanda contínua.
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Bom, acredito que a MB não teria tempo nem verba para produzir milhares de minas de modo a tornar a área segura nos portos que não teriam escoltas para a passagem do comboio até o alto mar.É o mesmo caso da FAB com as sonoboias.