TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Rodrigoiano
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22156 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Out 30, 2009 3:32 am

Carlos Mathias escreveu:Olha, aos que consideram chato e ficam entrando aqui só prá cuspir nos colegas, pois cuspir no que se escreve é cuspir nos autores, eu acho que muito mais produtivo seria simplesmente não entrar, ou ao entrar, postar algo que "preste", algo digno de suas imensas capacidades superiores.

Como dizia minha lusitana bisavó, quem gosta menos, come menos.

Seguindo...

Como ficamos agora com o "aval de boa fé" da Boeing a respeito dos F-18E, após essa reviravolta do congresso americano contra nós, por termos gasto a gigantesca quantia de 20 milhões no Irã?
Seria esse já um aperitivo do que vem pela frente em relação aos atritos comerciais e dos interesses estratégicos?

Vamos operar os FX por 40 longos anos e por isso acho que o olhar deve ser apontado lá para o fim destes 40 anos, prevendo onde estaremos, quem serão nossos adversários/inimigos no futuro, quem vai competir conosco e quem vai ficar prá trás, quem vai ter seus interesses comprometidos por nosso poderio econômico/militar.

Essa semana bati um papo com um submarinista americano, tripulava SSNs e disse-me algo que deve ser analisado.
Um SSN é virtualmente IMPOSSÍVEL de ser localizado uma vez mergulhado. Nem a marinha deles conseguia achar seus próprios SSNs, que tinham de usar geradores de ruído para que fossem localizados e perseguidos.
Mesmo os sub russos, àquela época mais ruidosos, eram assim, fantasmas que punham qualquer coisa que esteja nos mares como um alvo, nada além disso.

A França concordou em nos ceder tecnologia estratégica nessa área e sabemos que batemos à porta dos EUA pedindo o mesmo, ainda que sabendo que receberíamos um NÃO.
Ora, a negativa em relação à essa tecnologia deve/pode ser usada como parâmetro para avaliar o comprometimento dos EUA conosco nessa nossa arrancada rumo a independência estratégica ?
A pergunta que devemos formular é se realmente será ali que vamos beber, se é ali que vamos achar alguém que nos acompanhará, que precisa partilhar interesses ou ainda manter alguns e se esses interesses, nossos e deles, são conflitantes ou complementares, agora e numa janela de 40 anos, ou mais.

Repetidamente a conversa aqui sai desse escopo e retorna ao hardware, todos nós embarcamos nela, e quem não embarca fica de longe, alguns jogando pedra, mas também não faz o necessário esforço para retornarmos ao assunto chave nisso tudo, no tema que verdadeiramente vai definir quem seremos no futuro.

O grande passo foi dado, e por este passo indicou-se que caminharemos JUNTO com a França, lado a lado. Se foi o melhor acordo ou não, somente o futuro dirá, mas creio que foi o acordo possível e viável, aquele que menos nos comprometerá no cenário global atual e quiçá futuro.

Outros países podem nos acompanhar, ou poderemos acompanhar outros países? Certa e até previsivelmente sim, esse é o caminho mais lógico.

Enquanto não respondemos a estas questões, sempre dentro das nossa limitadas capacidades e conhecimentos, debatamos por agora o hardware, e aqueles que acham o debate vazio, apresentem o cheio, o melhor, coloquem as proposições e questões ditas importantes, de outra forma, observem, mas acredito que desfazer dos amigos sem nada acrescentar não seja bom passo para quem quer "subir o nível" do debate. Lembrando sempre que esse "nível" depende muito de quem observa, o que é alto para um, pode ser baixo para outro.

Até lá, pelo menos já sabemos que o Gripen não tem IRST, nem vai ter tão cedo. :mrgreen:

Abraços enlameados daqui do Mangue! :mrgreen:
Prezado CM, amigo mangueano :mrgreen: , estive fora alguns dias prestando concursos e trabalhando, o que foi esta sanção americana em relação a nós e ao Irã? Se puder esclarecer ou remeter ao tópico, pois não consegui acompanhar todas as páginas que perdi nos dias que estive out.

Grande abraço!




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Matheus
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22157 Mensagem por Matheus » Sex Out 30, 2009 9:34 am

Mapinguari escreveu:Jp, é que não é algo simples colocar uma etiqueta de preço num caça. É algo complexo. Lembre-se que, há pouco tempo, o governo francês absorveu parte do custo de desenvolvimento do Rafale.
Além disso, a Dassault pode ter concordado em perder agora, emagrecendo sua margem de lucro, para garantir que o Rafale "desencante" e tenha a sua primeira vitória em termos de exportações e, quem sabe, lá na frente, possa ganhar mais algumas exportações e, assim, recuperar o que ela está deixando de ganhar agora.
Se a Dassault perde essa parada, que estava/está praticamente ganha, fica numa situação mais difícil do que a Saab, se o Gripen NG não emplacar. IMHO.

Da mesma forma que aconteceu com o Chile e seus Scorpene que saiu metade do preço vendido atualmente.




Editado pela última vez por Matheus em Sex Out 30, 2009 10:45 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22158 Mensagem por GIL » Sex Out 30, 2009 10:01 am

Mapinguari escreveu:
Benke escreveu: $ custo $

Caro Benke, agora ficamos a imaginar qual foi a engenharia financeira que a Dassault fez para fluidificar os custos do Rafale. Isto porque 36 caças, sem nenhuma firma tácita de maior venda posterior, não faz escala para redução de custos. E visto que os equipamentos franceses são proverbialmente de custos maiores (manutenção então...). É lícito fazermos algumas ilações do tipo: ou eles tinham muita gordura para cortar ou o governo francês pisou em impostos.
Jp, é que não é algo simples colocar uma etiqueta de preço num caça. É algo complexo. Lembre-se que, há pouco tempo, o governo francês absorveu parte do custo de desenvolvimento do Rafale.
Além disso, a Dassault pode ter concordado em perder agora, emagrecendo sua margem de lucro, para garantir que o Rafale "desencante" e tenha a sua primeira vitória em termos de exportações e, quem sabe, lá na frente, possa ganhar mais algumas exportações e, assim, recuperar o que ela está deixando de ganhar agora.
Se a Dassault perde essa parada, que estava/está praticamente ganha, fica numa situação mais difícil do que a Saab, se o Gripen NG não emplacar. IMHO.


França agora tem uma boa possibilidade de desencantar, não somente com Brasil, tambem em um par de países mais, já na Inidi, vejo a coisa complicada para eles.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22159 Mensagem por Mapinguari » Sex Out 30, 2009 7:09 pm

Matheus escreveu:
Mapinguari escreveu:Jp, é que não é algo simples colocar uma etiqueta de preço num caça. É algo complexo. Lembre-se que, há pouco tempo, o governo francês absorveu parte do custo de desenvolvimento do Rafale.
Além disso, a Dassault pode ter concordado em perder agora, emagrecendo sua margem de lucro, para garantir que o Rafale "desencante" e tenha a sua primeira vitória em termos de exportações e, quem sabe, lá na frente, possa ganhar mais algumas exportações e, assim, recuperar o que ela está deixando de ganhar agora.
Se a Dassault perde essa parada, que estava/está praticamente ganha, fica numa situação mais difícil do que a Saab, se o Gripen NG não emplacar. IMHO.

Da mesma forma que aconteceu com o Chile e seus Scorpene que saiu metade do preço vendido atualmente.
Porque concordaram em ser launch customer, aceitando os riscos daí inerentes. E, afirmam alguns, foram muitos os problemas.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22160 Mensagem por Penguin » Sex Out 30, 2009 7:38 pm

Super Hornet favourite in Indian and Brazilian tenders
http://www.janes.com/news/defence/air/j ... _1_n.shtml

By Reuben F Johnson
30 October 2009

The Boeing F/A-18E/F Super Hornet is well placed to fulfil both the Indian and Brazilian fighter requirements, the company and its industry partners said on 28 October.

Boeing and its Team Super Hornet partners – Raytheon and General Electric (GE) – presented a broad-ranging review of the F/A-18E/F's position in both the Indian Air Force's (IAF's) Medium-Multirole Combat Aircraft (MMRCA) programme for 163 aircraft plus 63 options and the Brazilian Air Force's F-X2 tender for the first 36 of what is projected to be a total of 120 fighters.

Boeing stated that two major factors make the Super Hornet competitive in both markets: the first one being that the economies of scale that result from both the aircraft and its major subsystems are still hot (active) production lines and hence have steadily reduced the unit cost of the aircraft; the other is that the modular nature of the aircraft's sensors and propulsion system permit technology insertion that dramatically increases performance at minimal expense.

"The history of the F/A-18E/F's development has now seen a negative slope in terms of cost and a positive slope in terms of capability. For this reason we feel for the first time we are competing on even terms with the [Lockheed Martin] F-16 in terms of price," stated Boeing Military Aircraft IDS President Chris Chadwick.

Raytheon representatives, who also briefed during the New Delhi conference, emphasised that "Raytheon provided the first AESA [active electronically scanned array] radar sets to both the USAF [US Air Force] and USN [US Navy]", and that the company continues to leverage technological improvements across its product lines in improving the Super Hornet's AN/APG-79 radar.

263 of 509 words
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22161 Mensagem por DELTA22 » Sex Out 30, 2009 7:45 pm

Favorito???
Vou dar só aquela risadinha de terror: Muuuuuaaaaaahhhhhhaaaaaaaaahahahaha... [022]

Piada do ano! Tenho até que salvar esta noticia. :twisted: :twisted:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22162 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 30, 2009 7:54 pm

Quem diz isso são os próprios fabricantes.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Out 30, 2009 7:55 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22163 Mensagem por jumentodonordeste » Sex Out 30, 2009 7:54 pm

Eles estão vivendo no mesmo universo que eu ???

É O FAVORITO SIM...para perder.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22164 Mensagem por Penguin » Sex Out 30, 2009 8:11 pm

Postado no BM. Supostamente saiu na Revista Asas que logo depois a retirou do ar.
Não sei se é boato, mas saiu na revista asas:

http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 3&LE=atual

EXCLUSIVO: FAB teria eleito o Super Hornet para F-X2
(EXCLUSIVO, 28 de Outubro de 2009)
Segundo fontes não-oficiais ouvidas há poucos minutos por nossa reportagem, o Relatório Final da Aeronáutica relativo à concorrência F-X2 estaria já pronto e apontaria como vencedor o caça norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet.
A concorrência F-X2 é a mais importante da Força Aérea Brasileira (FAB) nos últimos 30 anos, e visa à escolha do principal vetor de defesa aérea do país, um caça multifuncional do qual a encomenda inicial prevista é de 36 unidades.
A notícia não está mais lá...
:?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22165 Mensagem por Penguin » Sex Out 30, 2009 8:15 pm

As finanças e o tal de custo-benefício não deveriam ser menosprezados...

Imagem

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22166 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 30, 2009 8:15 pm

Santiago escreveu:Postado no BM. Supostamente saiu na Revista Asas que logo depois a retirou do ar.
Não sei se é boato, mas saiu na revista asas:

http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 3&LE=atual

EXCLUSIVO: FAB teria eleito o Super Hornet para F-X2
(EXCLUSIVO, 28 de Outubro de 2009)
Segundo fontes não-oficiais ouvidas há poucos minutos por nossa reportagem, o Relatório Final da Aeronáutica relativo à concorrência F-X2 estaria já pronto e apontaria como vencedor o caça norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet.
A concorrência F-X2 é a mais importante da Força Aérea Brasileira (FAB) nos últimos 30 anos, e visa à escolha do principal vetor de defesa aérea do país, um caça multifuncional do qual a encomenda inicial prevista é de 36 unidades.
A notícia não está mais lá...
:?
Você não sabe se é boato? Se a própria revista tirou do ar...

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22167 Mensagem por Penguin » Sex Out 30, 2009 8:16 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu:Postado no BM. Supostamente saiu na Revista Asas que logo depois a retirou do ar.
:?
Você não sabe se é boato? Se a própria revista tirou do ar...

[]'s
Claro que pode ser boato. Que fique muito claro!

[]s

OBS.: Até que mudem as CNTP, o Rafale continua o "franco" favorito.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22168 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 30, 2009 8:54 pm

Santiago, custos são importantes sim, inclusive os subjetivos, se é que me entendes.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22169 Mensagem por Penguin » Sex Out 30, 2009 9:00 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, custos são importantes sim, inclusive os subjetivos, se é que me entendes.
Todos precisam ser pesados na balança. Todos.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#22170 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 30, 2009 9:01 pm

Sim, e estão sendo, eu creio.




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