Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#2191
Mensagem
por Skyway » Ter Jan 10, 2012 12:12 pm
Vergonhoso e até hilário isso.

Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

Editado pela última vez por
Skyway em Ter Jan 10, 2012 12:26 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
-
GDA_Fear
- Sênior

- Mensagens: 2088
- Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Agradeceram: 1 vez
#2192
Mensagem
por GDA_Fear » Ter Jan 10, 2012 12:13 pm
Ta mais fácil reativar a linha Raptor e tentar navalizar o mesmo

-
LeandroGCard
- Sênior

- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#2193
Mensagem
por LeandroGCard » Ter Jan 10, 2012 12:44 pm
Skyway escreveu:Vergonhoso e até hilário isso.

Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

Pensei nisso também, mas aí a ponta do gancho ficaria extendida para fora da extremidade traseira da fuselagem quando ele estivesse recolhido? Isso provavelmente arruinaria as características stealth do avião.
Teria que ser desenvolvida uma carenagem mais longa para cobrir o gancho, ou um gancho extensível, com o consequente aumento do custo, da complexidade e do peso, isso em um projeto que já está no limite.
Se uma simples mudança do desenho do gancho não resolver, vai ficar complicado.
Leandro G. Card
-
alexmabastos
- Sênior

- Mensagens: 809
- Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 7 vezes
#2194
Mensagem
por alexmabastos » Ter Jan 10, 2012 1:23 pm
LeandroGCard escreveu:Skyway escreveu:Vergonhoso e até hilário isso.

Mas sendo verdade, não seria algo "fácil" de resolver? Não sou engenheiro e muito menos tenho conhecimento do projeto estrutural do avião, mas penso eu que não precisaria mudar a posição do gancho, seria só aumentar o comprimento dele e diminuir o ângulo de inclinação, não?

Pensei nisso também, mas aí a ponta do gancho ficaria extendida para fora da extremidade traseira da fuselagem quando ele estivesse recolhido? Isso provavelmente arruinaria as características stealth do avião.
Teria que ser desenvolvida uma carenagem mais longa para cobrir o gancho, ou um gancho extensível, com o consequente aumento do custo, da complexidade e do peso, isso em um projeto que já está no limite.
Se uma simples mudança do desenho do gancho não resolver, vai ficar complicado.
Leandro G. Card
Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...
-
LeandroGCard
- Sênior

- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
#2195
Mensagem
por LeandroGCard » Ter Jan 10, 2012 2:01 pm
alexmabastos escreveu:Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...
Não conheço este tipo de projeto em detalhe, mas pelo que sei a junta neste ponto é uma rótula, que não transmite momento. Então a direção da força em si provavelmente não seria um grande problema. Mas a alavanca entre o ponto de engate e o de fixação do gancho seria maior, e no pouso a tendência poderia ser de o avião demorar mais a baixar o bico. Mas talvez isto fosse até bom (por aliviar o impacto no trem de pouso dianteiro).
Leandro G. Card
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#2196
Mensagem
por Skyway » Ter Jan 10, 2012 3:05 pm
Editado pela última vez por
Skyway em Ter Jan 10, 2012 4:19 pm, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
-
Bolovo
- Sênior

- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#2197
Mensagem
por Bolovo » Ter Jan 10, 2012 4:03 pm
Foto linkada do f-16.net não abre, Skyway.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#2198
Mensagem
por Skyway » Ter Jan 10, 2012 4:19 pm
Bolovo escreveu:Foto linkada do f-16.net não abre, Skyway.
Mudei lá, ta aparecendo agora?
AD ASTRA PER ASPERA
-
Bolovo
- Sênior

- Mensagens: 28558
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
#2199
Mensagem
por Bolovo » Ter Jan 10, 2012 5:38 pm
Agora tá. Gracias!
Interessante esse gancho do F-35... tão moderno e tão ineficiente ao mesmo tempo. É até contraditório!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Carlos Lima
- Sênior

- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
#2200
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Jan 10, 2012 6:03 pm
É muita inovação ao mesmo tempo com custos gigantes que de uns tempos para cá todo mundo tenta apertar... daí essas coisas bizarras acontecem.
Esse foi um projeto muito mal gerenciado, que tentou utilizar a filosofia da era "Reagan" aonde o $$$$ vinha de todo o canto... mas o problema é que o mundo é outro e daí... todos esses problemas.
Algo semelhante aconteceu no ínicio do 787, mas pelo visto foi resolvido, mas o tal do KC novo da USAF parece que está indo para o mesmo caminho

(não aprenderam a lição).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima

-
tykuna
- Sênior

- Mensagens: 1086
- Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
#2201
Mensagem
por tykuna » Ter Jan 10, 2012 11:35 pm
LeandroGCard escreveu:alexmabastos escreveu:Tem outra coisa Leandro. Não sou engenheiro mas aumentando o comprimento do braço ( gancho ) as forças que agem alí junto à fuselagem vão mudar de ângulo...A tração será absorvida de maneira diferente...
Não conheço este tipo de projeto em detalhe, mas pelo que sei a junta neste ponto é uma rótula, que não transmite momento. Então a direção da força em si provavelmente não seria um grande problema. Mas a alavanca entre o ponto de engate e o de fixação do gancho seria maior, e no pouso a tendência poderia ser de o avião demorar mais a baixar o bico. Mas talvez isto fosse até bom (por aliviar o impacto no trem de pouso dianteiro).
Leandro G. Card
Isso aumentaria muito o movimento de torque. Quando utilizamos um extensor para a chave de roda, é para que nossa força seja melhor utilizada na porca de nossa roda. O mesmo princípio acontece com o gancho de parada, se aumentarmos o seu comprimento, a força exercida sobre aquele ponto (junção do engate com a aeronave) crescerá violentamente. É preciso considerar esse problema.
Editado: desde que existe movimento de torção. Se o momento sempre pro no eixo do engate, não teria problema.
-
Skyway
- Sênior

- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#2202
Mensagem
por Skyway » Qua Jan 11, 2012 1:56 am
E estamos falando de um gancho de parada, não de uma peça qualquer. Se uma gambiarra porca for feita, muita gente não vai aceitar essa trozoba, principalmente os pilotos que vão estar em potência full batendo no convoo esperando que essa porcaria agarre um cabo pra não ter que acabar ejetando depois de trocentas tentativas. Isso SE a gambiarra não quebrar.

AD ASTRA PER ASPERA
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62357
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6552 vezes
- Agradeceram: 6914 vezes
-
Contato:
#2203
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2012 8:30 am
Não é UM cabo qualquer, é o TRÊS (que é o primeiro)...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
P44
- Sênior

- Mensagens: 55707
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2895 vezes
- Agradeceram: 2558 vezes
#2204
Mensagem
por P44 » Qua Jan 11, 2012 8:32 am
GDA_Fear escreveu:Ta mais fácil reativar a linha Raptor
e tentar navalizar o mesmo

ou mesmo o Gripen...

*Turn on the news and eat their lies*
-
Túlio
- Site Admin

- Mensagens: 62357
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6552 vezes
- Agradeceram: 6914 vezes
-
Contato:
#2205
Mensagem
por Túlio » Qua Jan 11, 2012 8:35 am
Ou o Typhoon...
Para mim é tudo gambiarra, sendo o JSF a maior de todas, uma gambiarra
stealth...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)