Bourne escreveu:sapao escreveu:
3-E existe ainda espaço para um "guerra de verdade" no mundo?
Sugiro que leia mais o noticiário internacional, especialmente referente a Ásia e Oriente médio. Também as discussões sobre as deficiências de combate aéreo do F35 e a rápida defasagem do F22. Se não existe "guerra de verdade" estás preocupações são irrelevantes.
Primeiro o que estamos considerando como uma guerra de verdade?
Vou partir do principio que estamos falando de um conflito classico, uma "continuação da politica por outros meios" nos moldes de da Trinidade de Clausewitz.
Sugiro então que leia sobre a primeira Guerra do Golfo para mim a "de verdade" mais relevante que tivemos nas ultimas decadas.
Meses de mobilização de tropas, realocação de equipamentos e aprovisionamento.
Onde isso está acontecendo agora?
O que eu vejo sim é uma constante preocupação americana com a China e um tendencia cada vez maior de deixar de ser influenciado por Israel na questão Iraniana.
Isso quer dizer que vai haver uma guerra simetrica de Estado contra Estado?
Eu acho que não, pelo menos não na administração Obama neste primeiro mandato.
Isso não quer dizer que não se deva preparar para ela, da mesma maneira que construir ogivas nucleares e misseis balisticos foram uma preparação para algo que não ocorreu e esperamos que não ocorra.
Sobre as deficiencias do F-22 e do F-35, como você disse são DISCUSSÕES e não fatos; assim como temos das deficiencias dos equipamentos russos, chineses, norte-coreanos, indianos, paquistaneses, etc...
Assim como temos tambem falando bem do F-22, do F-35 e dos equipamentos russos, chineses, norte-coreanos, indianos, paquistaneses, etc...
E porque isso não e irrelevante?
Porque poder militar faz parte de uma politca externa, mas dai a dizer que vai haver uma guerra de verdade vai muito alem.
A Russia sobrevive da venda de oleo e gás para a Europa, portanto JAMAIS vai entrar em conflito com eles (OTAN inclusa);
a China tem uma grande parte dos titulos da divida americana fora o que ganha com a venda de produtos entre os dois países, uma guerra entre os dois iria ser a PIOR coisa para ambos porque iam ficar sem dinheiro;
a França e o UK JAMAIS vão agir sem consultar seus parceiros europeus, que a essa altura querem mais e arrumar emprego e não guerra;
e assim se acabam os 5 grandes da U.N., e sem o CONSENTIMENTO deles guerra de verdade NENHUMA ocorre no mundo.
O que ocorre sim, são aqueles jogos de cenario para o publico interno e externo, mas nada além disso. Aqui mesmo na Venezuela temos um exemplo claro disso.
Em epoca de vacas magras (e eles sabem bem mais do que nós, talvez com exceção dos EUA, o que é isso) cada um quer e cuidar do seu e não se meter em briga.
Em resumo a construção de novas armas visa EVITAR uma guerra de verdade e não se preparar para ela; o que pode parecer um paradoxo mas não é.
Na minha opinião, claro...