Hélio, os Leo 1A1 continuaram em serviço porque foram modernizados para 1A5, precisamente porque se tornariam caros de operar.soultrain escreveu:Soultrainsoultrain escreveu: Hélio,
Em relação ao que você escreveu eu não tenho nada a apontar, primeiro parece-me bastante lógico, segundo sinceramente não tenho conhecimento sobre o assunto. Nem sequer comentei isso, o que lhe perguntei é a lógica de comparar um CC de 1968 com outro de 1980? É bastante natural que o de 1968 não tenha mais peças no mercado.
[[]]'s
Os Leo 1 apesar de serem fabricados na decada de 60, através de vários upgrades, permaneceram como equipamento de primeira linha na Alemanha até o final da guerra fria. Sempre teve sobressalentes, inclusive existia uma confraria de usuarios de Leopard que faziam intercambio de sobressalentes e troca de informações acerca desta familia de blindados.
Entretanto o Brasil quando resolveu adquirir Leopard, adquiriu da Bélgica, mesmo sabendo do precario estado de conservação, contando com a existencia de sobressalentes. eles não repararam que o modelo utilizado pela bélgica possuia um sistema de tiros, singular adotado somente por este país. Quando necessitaram de sobressalentes, repararam que não havia mais peças no mercado. Pensou-se inicialmente fazer um upgrade trocando o sistema de tiro semelhante aos do Leo 1A5. Entretanto para torcar este componente, era necessario trocar toda a parte eletrica e eletronica da torre do CC. O preço não compensava, aliado ao estado da suspensão e dos motores.
Se na época o Brasil tivesse adquirido Leo 1A5 por exemplo não teriamos que trocar de CC.
Hélio
Assim não acho, pelo que sei, a comparação que vocês fizeram adequada. É o mesmo que comparar um M60 dos primeiros, ainda muito semelhantes com o M48, com o Leo 1A5.
Ou seja, pelo que percebo do que escreveram aqui, está correcto formalmente, mas a conclusão é completamente errada.
[[]]'s[/quote]
Soultrain
Na verdade fizemos uma comparação entre os 2 CC que o EB operava na época, o Leopard 1A5 ainda não tinha chegado, exceto os 10 para serem enviados aos Parques e Escolas. Se fizessemos o trabalho hoje sem duvida a comparação seria entre o Leo 1A5 e o M60A3 TTS.
Independente disto, se os Leo 1BE estivessem em bom estado seriam um ótimo carro, pareo para um TAM em confrontamentos. O problema é que a peça que está em falta é vital para o bom funcionamento do canhão, só isto.
De nada adianta ter um CC com boa blindagem, mobilidade se não consegue acertar os alvos.
Um abraço
Hélio