Exército apoia realização do curso “Fusiliers Commandos de L’Air” no Mali
Este apoio teve incidência nas seguintes áreas: Tiro Tático de Combate e Operações Militares em Terreno Urbano
Um militar do Exército Português, em conjunto com dois militares da Armada Portuguesa, integrado na Missão de Treino da União Europeia no Mali, apoiou de 10 a 21 de fevereiro a realização do curso “Fusiliers Commandos de L'Air" (FUSCO), da Força Aérea do Mali.
Este curso, liderado pelos militares da Força Aérea Portuguesa, decorreu no Campo de Treino em Koulikoro e contou com a participação de 32 elementos da Força Aérea do Mali.
O apoio prestado pelo militar do Exército teve incidência nas seguintes áreas: Tiro Tático de Combate e Operações Militares em Terreno Urbano.
Destaca-se o trabalho conjunto dos militares dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas na formação dos militares Malianos, que ajudará a fortalecer ainda mais o conhecimento dos seus elementos no desempenho das funções de segurança e defesa das suas Bases Aéreas.
Os militares portugueses continuam a apoiar o esforço da União Europeia na formação das forças armadas e de segurança do Mali, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades técnicas e táticas, permitindo-lhes melhorar a sua capacidade de resposta no decorrer das operações contra os grupos terroristas.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Sáb Fev 29, 2020 7:03 pm
por FCarvalho
Ensinar esse povo a atirar, quando mal tem para se vestir e comer deve ser uma complicação.
“if you can´t employ precision munitions, beyond visual range air-to-air missiles and operate all weather night and day, don´t bother coming to the fight”
Mas realça a diferença de voar "em paz, em treino" e o ter que voar em operações NATO, mesmo se for em "Air Policing" (ou em cursos, treinos multinacionais)... permite uma experiência talvez pouco visível mas extremamente importante para a qualidade das unidades - são HV muito importantes para os pilotos mas também para as unidades de apoio projetadas.
Interessante também a experiência de combate dos pilotos portugueses em intercâmbio na 350 Fighter Squadron belga ao serviço da ISAF.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Seg Mar 02, 2020 4:53 pm
por FCarvalho
Tem coisas na realidade da guerra que nenhum preparo, treino ou exercícios em tempos de paz por melhores que sejam são capazes de prover a uma organização militar.
Então, estar em permanente contato com quem voa operacionalmente pra valer, nem que seja para lhe fazer sombra, não é somente um plus a mais, mas uma demanda a que nenhuma força aérea pode se negar.
O que o oficial aí disse serve para a FAP e mais ainda para a FAB, que via de regra passa ao largo e equidistante da maioria das atividades das forças aéreas mais poderosas e ativas do mundo.
Uma realidade que talvez comece a mudar com a chegada do Gripen E e do KC-390.
Assim espero.
The latest issue of @fap_emfa official magazine 'Mais Alto' include a feature on Portuguese T-38A Talon advanced training jet program.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qui Abr 23, 2020 2:32 pm
por P44
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enviado: Qua Mai 13, 2020 8:56 am
por cabeça de martelo
Dedicaram-se 769:30 horas de voo à transição do pessoal navegante para a nova máquina com o objetivo de definir procedimentos e familiarização das novas capacidades e métodos de operação. Foram realizadas 54:50 horas de voo de instrução, 299:10 horas de treino, 313:50 horas de voo de qualificação e 101:40 horas de voo de uniformização, sendo executadas em várias zonas do país para possibilitar aos pilotos operar em vários cenários como o ambiente marítimo ou em montanha. Foram realizados cursos de conversão de pilotos operacionais, conversão de pilotos instrutores, cursos de qualificação operacional, qualificação de operadores de guincho e recuperadores salvadores. O treino para as missões futuras nesta aeronave contemplaram um contacto básico, missões com carga externa suspensa de 800Kg, recuperação de vítimas no mar, voo por instrumentos, navegação visual, voos em formação com outras aeronaves, voo noturno e voo de montanha.
A primeira missão operacional, coincidente com alguma atenção mediática, foi iniciada no dia 11 de agosto aquando da requisição civil para o transporte de matérias perigosas. A missão foi requerida pela Guarda Nacional Republicana que, através de elementos helitransportados da Brigada de Trânsito e do Grupo de Intervenção e Operações Especiais, acompanharam o transporte. O Koala tem sido empregue em missões operacionais e de treino que têm como objetivo assegurar as missões antes desempenhadas pelo Alouette III. Atualmente tem sido dada prioridade às missões de treino de busca e salvamento devido às poucas horas disponíveis nos Alouettes destacados no Aeródromo de Manobra n.º1, em Cortegaça, que garantem o alerta permanente.Prevê-se que o Koala assuma este destacamento em maio de 2020. Nos últimos meses realizaram-se missões de apoio ao aprontamento da 7.ª Força Nacional Destacada/Minusca para a República do Centro Africana, missões com Tactical Air Controllers nacionais, a missão de escolta na cimeira «Amigos da Coesão», missões de tiro real com atiradores helitransportados, entre outras, perfazendo um total de 74:25 horas de voo em missões operacionais. Num futuro próximo prevê-se a utilização do Koala no apoio a missões do Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea e o emprego no DECIR2020.
Charlie Jaguar escreveu:
Formação "Missing man" ontem de manhã em Lisboa sobre os Jerónimos em honra das vítimas nacionais da pandemia do Covid-19 (F-16AM 15114, 15136 e o "novo" 15143, F-16BM 15120).
Antes disso sobrevoaram a capital na companhia do P-3C CUP+ 14809.