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Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 07, 2011 5:54 pm
por Wolfgang
Do twitter do Valor Econômico, agora pouco:
valor_economico Valor Econômico
Jobim: "Brasil não pode transitar de potência regional para grande potência sem ampliação de nossas parcas capacidades militares atuais".
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 07, 2011 9:16 pm
por Boss
Vejam, Jobim descobriu a América.
Tomara que passe o mapa para o MRE e para o GF chegarem até lá. Mas tem que ter cuidado na hora de passar o mapa. Se o corte tiver afetado os papéis higiênicos dos banheiros lá de Brasília, lá se vai o caminho para a América...
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 07, 2011 11:10 pm
por Booz
O gaudério começou a mijar novamente onde considera os limites do seu território para marcá-lo. Pode ser apenas para exalar um pouco de testosterona política ou por estímulo da tia em seu discurso aos generais. Vá lá se saber!
Não o julgo mal, ao contrário, sua posição é de aguardar e de suas mãos as rédeas (mesmo retóricas) foram tiradas. O problema é saber se quem às tirou vai morder o freio e disparar em direção contrária ou, efetivamente, fazer alguma coisa.
Rumino que ele não reprsenta ameaça política a ela, portanto melhor seria ela tratá-lo com o mesmo jeito que o tio. Ele produz mais e cabe no cargo como uma luva.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sex Abr 08, 2011 9:29 am
por Wolfgang
Odebrecht cria empresa para atuar em defesa
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CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
Após comprar o controle da Mectron, fabricante de mísseis e produtos de alta tecnologia para o mercado aeroespacial, o grupo Odebrecht anunciou ontem a criação de uma empresa para atuar na área de defesa e segurança: a Odebrecht Defesa e Tecnologia.
"Queremos ser líder nesse mercado e disputar novos negócios em regiões em que o grupo Odebrecht já atua, como América Latina e África", diz Roberto Simões, que vai comandar a empresa.
A principal concorrente é a Embraer, que recentemente adquiriu a divisão de radares da empresa Orbisat para incrementar sua atuação.
Segundo o executivo, a ideia é reunir sob a Odebrecht Defesa e Tecnologia as iniciativas que já existem.
Uma delas é a parceria com a empresa francesa DCNS para implementar o complexo de estaleiro e base naval onde serão construídos e operados quatro submarinos convencionais e um nuclear para o governo brasileiro. O contrato vai até 2020 e movimenta entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões.
Outra iniciativa que ficará sob o comando da nova empresa é a criação de projetos, em parceria com EADS Defence & Security, para fornecer soluções integradas em sistemas para as Forças Armadas e para a segurança civil. "A joint venture prevê a criação de uma base industrial brasileira, mas operará também em outros países."
Simões diz que a nova empresa também tem interesse em expandir a atuação da Mectron para áreas como engenharia industrial e petroquímica. "A meta é crescer 20% ao ano.
SCALP BR e Meteor BR já!
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sex Abr 08, 2011 6:47 pm
por Carlos Mathias
Mas com preço de "Fabricado-no-Brasil".
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sex Abr 08, 2011 8:12 pm
por DELTA22
Humm... "Joint venture"? Isso me preocupa um pouco...
[]'s a todos.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Seg Abr 11, 2011 11:42 am
por marcelo l.
http://www.militarytimes.com/news/2011/ ... um=twitter
F-22 upgrade set for later this year
By Dave Majumdar - Staff writer
Posted : Monday Apr 11, 2011 5:39:31 EDT
The F-22 Raptor is a work in progress.
The Air Force is pushing hard to upgrade the planes to Increment 3.1, a hardware and software upgrade scheduled to be operational later this year.
Increment 3.1 will:
•Add synthetic aperture radar.
•Add the ability to drop Small Diameter Bombs.
•Add electronic attack capabilities.
The operational test force has been putting Increment 3.1 through its paces at Nellis Air Force Base, Nev., since November.
But even once Increment 3.1 is installed, the F-22 still will only be able to designate two targets in total for its eight SDBs. And the upgrade will not resolve the Raptor’s basic inability to connect with other aircraft.
A future upgrade, Increment 3.2, was originally supposed to include the Multifunction Advanced Data-link developed for the F-35 Joint Strike Fighter, but the Air Force canceled funding for the F-22 data link last year.
Canceling it was a huge mistake, said retired Air Force Lt. Gen. David Deptula, the service’s former intelligence chief.
“It’s doesn’t do a whole lot of good to build the world’s most advanced aircraft, and not then be able to share the data automatically with other aircraft in the constellation,” he said. “That’s penny-wise but pound-foolish.”
The B-2 is also supposed to receive the MADL upgrade, which would have enabled the entire Air Force stealth aircraft fleet to be connected during operations inside hostile airspace.
Other capabilities planned in the Increment 3.2 include:
•The ability to independently retarget eight SDBs at eight separate targets.
•Support the AIM-9X air-to-air missile, which allows pilots to target enemy aircraft off axis to the aircraft’s direction of flight.
•Integrate the new longer-range AIM-120D missile that improves upon the current AIM-120C.
That upgrade is included in the Air Force’s 2012 budget, and would upgrade all 150 F-22s currently coded for combat use.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Seg Abr 11, 2011 2:50 pm
por crubens
Por falar em F-22, noticia do poder aéreo
USAF empregará T-38 Talon como adversário do F-22 Raptor
Leia mais (Read More): Poder Aéreo - Part 3
Vários jatos de treinamento T-38 Talon da AFB Holloman estão sendo deslocados para a Base Aérea de Langley, por um período de 6 meses, para o Primeiro Grupo de Operações do “Adversary Air Program”.
Os T-38 vão servir de adversários em combate dissimilar com os F-22. O treinador à jato, ancestral do caça leve F-5, pode voar três missões por dia, por uma pequena fração do custo da hora de voo do Raptor.
Com a redução da disponibilidade de caças F-15 Eagle, é muito mais barato usar o T-38 como adversário, que tem a vantagem ainda de treinar a proficiência dos pilotos de F-22, já que o Talon é muito difícil de detectar.
Segundo o coronel Molloy da USAF, “o T-38 é pequeno, ágil e difícil de encontrar no ar. Soma-se a isso sua pequena seção-reta radar e baixas emissões eletromagnéticas, um T-38 pode punir um piloto de F-22 se este cometer erros.”
Uhuuuu!!! F-5 forever, abate até F-22 se vacilar.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Abr 12, 2011 12:59 pm
por renam oliveira
Embraer compra 50% da Atech por R$ 36 milhões
Embraer anunciou hoje a compra de 50% do capital da Atech Negócios em Tecnologias, produtora de sistemas de controle de tráfego e de defesa, por R$ 36 milhões. O negócio, realizado por meio da unidade Embraer Defesa e Segurança, visa o desenvolvimento de produtos e serviços na área de sistemas de comando, controle, computação, comunicações e inteligência (C4I).
A Atech, uma das principais fornecedoras para o Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (Sivam), fechou 2010 com um faturamento de R$ 50 milhões, o que deve ser duplicado em 2011, conforme comunicado da Embraer.
Criada em dezembro de 2009 a partir da cisão parcial da Fundação Atech, a empresa conta com 200 colaboradores. A Embraer espera obter sinergias desta aliança e “aumentar a oferta de produtos genuinamente brasileiros para os mercados de defesa e segurança nacional e no exterior.”
A transação será submetida à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 14, 2011 6:34 pm
por Thor
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6994
14/04/2011 - 17h20
Reequipamento é tema de entrevista do Comandante da Aeronáutica para revista
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, que participa da LAAD, comentou os planos de reequipamento da Força Aérea Brasileira. Entre os principais destaques, os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT), o programa espacial e a artilharia antiaérea. O Brigadeiro Saito comentou ainda sobre as comemorações dos 70 anos do Comando da Aeronáutica.
Revista Tecnologia e Defesa - No ano passado, a exemplo das demais Forças, a Aeronáutica apresentou ao governo o seu Plano Estratégico Militar da Aeronáutica, o PEMAER. Entre as metas constantes do documento, quais o senhor destacaria como vitais e inadiáveis?
TB Saito - O reaparelhamento é apenas um dos aspectos do planejamento futuro da Força Aérea Brasileira. Este é um dos itens do Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), um documento que resume o pensamento das necessidades da FAB para os próximos 15 anos. O PEMAER é fruto de um amplo diagnóstico, contemplando os meios operacionais e até as necessidades dos profissionais que atuam diariamente nas diversas missões da instituição. Inúmeros projetos estão em andamento para dotar a Força Aérea dos melhores recursos possíveis para a defesa do país.
Evidentemente, quando focamos especificamente na compra de novos meios aéreos, os projetos FX2 e KC-390 têm destaque. Basta lembrarmos, por exemplo, que temos a maior frota de aeronaves C-130 da América do Sul, terceira ou quarta do mundo, e o projeto do KC-390 representaria um importante passo para o futuro da aviação de transporte da FAB. O Projeto FX2 também significa a escolha do novo vetor responsável pelas principais missões de combate e, ao mesmo, que trará para a industrial nacional a possibilidade de obter know-how em áreas de ponta. Estes projetos também têm espaço para uma das prioridades do Comando da Aeronáutica, que é ampliar nossa capacitação científico-tecnológica e fortalecer a indústria aeroespacial e de defesa brasileira.
Um outro destaque é o uso de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs). Esta é uma das projeções do Comando da Aeronáutica para o futuro. Estamos atentos ao cenário mundial e nossas experiências em operações conjuntas demonstram a necessidade de incorporar essas tecnologias à FAB. Em 2009, foi recebido na Base Aérea de Santa Maria uma unidade do VANT Hermes 450. Trata-se de um produto israelense no estado da arte em tecnologia embarcada, empregado rotineiramente em operações de defesa e antiterror. O Hermes 450 também conta com a experiência de mais de 170.000 mil horas no Afeganistão, voando pelas forças do Reino Unido como parte do sistema Watchkeeper. Esse avião não-tripulado já permite que militares da FAB, auxiliados por profissionais da Elbit e Aeroeletrônica, aprofundem os estudos sobre a utilização deste tipo de aeronave. Outro aspecto relevante é que os testes do Hermes 450 permitem que a FAB obtenha informações necessárias para estabelecer regras para voos deste tipo de equipamento no país e sua inserção no conjunto de normas que regulam o tráfego aéreo sob responsabilidade brasileira.
Por fim, gostaria de destacar o trabalho do DCTA no Programa Espacial Brasileiro, que acontece nas suas unidades de pesquisa, em São José dos Campos (SP), e nos Centros de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN), e de Alcântara, no Maranhão. O DCTA continuará participando do processo de desenvolvimento e qualificação do Veículo Lançador de Satélites (VLS). Este projeto conta com um centro de lançamento cada vez mais modernizado, fundamental para alavancar o Brasil em seu processo de independência tecnológica, científica e econômica. Conhecimento é a moeda desse novo século, e a ciência, tecnologia e inovação praticadas no Comando da Aeronáutica geram, continuamente, fatos portadores de futuro.
Revista Tecnologia e Defesa - As Forças Armadas brasileiras, até o momento, não contam com sistemas de defesa antiaérea (mísseis superfície-ar) capazes de enfrentar ameaças à médias altitudes. No entanto, consta que a Força Aérea está planejando criar uma unidade especializada nesta tarefa. O senhor poderia comentar a respeito?
TB Saito - A 1a Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (CAAAD) foi fundamental para a criação de doutrinas de emprego e para mostrar a importância da Artilharia Antiaérea para a defesa das instalações e áreas de interesse para o cumprimento da nossa missão institucional, que é a defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro. Neste momento, temos projetos para criar novas Companhias e equipa-las com armamento de maior alcance que possa amplificar esta capacidade da FAB. Estudos estão em andamento em parceria com o Exército Brasileiro, importante parceiro neste campo, e a perspectiva é que esta aquisição aconteça tão logo seja possível.
Revista Tecnologia e Defesa - Uma questão que já se tornou redundante, mas é inevitável. Sobre o programa F-X2, o que a Força Aérea espera?
TB Saito - Vão ser incorporadas à primeira linha de defesa do país tecnologias de ponta que trarão aprendizados para toda a Força Aérea Brasileira. Quando os primeiros aviões do projeto F-X2 começarem a voar no 1° Grupo de Defesa Aérea, será iniciado um amplo processo de absorção de conhecimentos que vão da parte operacional à logística, com destaque para o aprendizado previsto nos contratos de transferência de tecnologia e no treinamento das equipagens. O efetivo deverá estar pronto para um esforço que superará os ocorridos nas décadas de 70 e 80 com as aquisições dos Mirage III, Xavante, F-5 e AMX. A tropa está muito motivada pelo reconhecimento do Estado Brasileiro à missão da FAB, e aguarda para que uma decisão seja tomada.
Revista Tecnologia e Defesa - Este ano assinala o 70º aniversário de criação do então Ministério da Aeronáutica, hoje Comando da Aeronáutica. O senhor poderia comentar a respeito de tão significativo número e quais as ações que a instituição pretende implementar em comemoração?
TB Saito - Setenta anos é um marco realmente de grande significado para a Força Aérea Brasileira. Basta observar o passado para perceber como nos agigantamos no campo aeronáutico. Dos primeiros aviões da Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, aos modernos sistemas de interligação de dados das aeronaves, de sensores e de armamentos de hoje, houve um crescimento acentuado, muitas vezes surpreendente, na capacidade e no potencial da Força Aérea Brasileira.
Em 70 anos, por exemplo, a Aviação de Caça saiu dos potentes motores à combustão para os modernos jatos supersônicos, ao mesmo tempo em que a indústria aeronáutica nacional ganhou um estratégico espaço no cenário global e hoje exporta aviões brasileiros para o mundo. As mudanças e o próprio presente são resultados das decisões acertadas e das experiências de todos os homens e mulheres que participaram dessa caminhada, sobretudo daqueles que ajudaram a sinalizar o caminho.
Para celebrar este legado, devem ocorrer eventos comemorativos durante todo o ano, com destaque para o aniversário do CAN, criado como Correio Aéreo Militar em 1931, dez anos antes do Ministério da Aeronáutica. Também desenvolvemos uma campanha institucional para que todos os nossos públicos internos e externos possam não apenas celebrar, mas compreender e ressaltar a importância desses 70 anos.
Fonte: Revista Tecnologia e Defesa
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 14, 2011 8:22 pm
por Paulo Pantanal
Bancos de desenvolvimento dos Brics fecham acordo de cooperação
Objetivo é ampliar investimentos e comércio entre os países emergentes.
Líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul participam de cúpula.
Do G1, em São Paulo
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Os bancos de desenvolvimento dos países do Brics, grupo formado pelos emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, fecharam um acordo de cooperação para ampliar investimentos e comércio entre as potências emergentes.
Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o acordo terá prazo de vigência de cinco anos e prevê o fortalecimento da cooperação financeira entre as instituições signatárias e o desenvolvimento do relacionamento econômico e comercial entre os países dos BRICS.
saiba mais
* Brics defendem reforma no sistema monetário internacional
* Confira íntegra do comunicado conjunto da reunião do Brics
* Para Dilma, agenda dos Brics não prevê confronto com outros países
"O objetivo do grupo é propor, em 2012, duas medidas básicas: a criação de instrumentos que permitam a efetiva atuação conjunta das instituições, a fim de fomentar as relações comerciais entre os países, e mecanismos financeiros e operacionais que facilitem o apoio a projetos de interesse comum", informou o BNDES em comunicado.
O documento foi assinado na cidade de Sanya, na China, onde foi realizada a III Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos Brics. Na ocasião, também foi firmado um protocolo de acesso que formalizará a adesão do banco de desenvolvimento da África do Sul ao grupo.
Para dar andamento ao processo, será formado um grupo de estudos integrado por representantes das cinco instituições – BNDES, China Development Bank (CDB), Bank for Development and Foreign Economic Affairs (Vnesheconombank, Rússia), Export-Import Bank of India (Eximbank, Índia) e Development Bank of Southern Africa (DBSA).
"A atuação e peso dos BRICS na economia mundial têm sido cada vez maiores. A crise financeira internacional de 2008 mostrou o potencial destes países na sustentação do crescimento global, o que aumentou as perspectivas de que essas nações possam ampliar sua influência também na dinâmica sociopolítica do planeta", disse o BNDES.
"O BNDES surge como um dos agentes de desenvolvimento dotados de uma crescente relevância. Em 2010, o Banco desembolsou o equivalente a US$ 96,3 bilhões, cifra superior ao de outras instituições internacionais de fomento, como o Banco Mundial, que liberou US$ 18,6 bilhões; o Banco Interamericano de Desenvolvimento, US$ 11,4 bilhões; e a CAF - Corporação Andina de Fomento -, US$ 4,6 bilhões", acrescenta o texto.
Olha sera que surgiram coisas boas no futuro para nós brasileiros, com esse inicio de acordo financeiros,
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 14, 2011 8:55 pm
por Brasileiro
FAB assina carta de intenção para compra de quatro radares da Orbisat Documento para o fornecimento do SABER M60 foi assinado ontem (13) pelo comandante da Força Aérea, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito
A A A
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Força Aérea Brasileira (FAB) assinou uma carta de intenção para a compra de quatro radares Saber M-60, desenvolvidos pela brasileira Orbisat. O acordo foi fechado ontem, dia 13, durante reunião realizada na LAAD – Defence & Security, no Rio de Janeiro, entre a diretoria da empresa e o comandante da aeronáutica, Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. O Saber-M60 é o mais moderno e preciso radar da classe que integra busca e vigilância de baixa altura, e portáteis, em todo o mundo. A FAB deverá utilizar os equipamentos nas bases aéreas de Canoas (RS) e de Manaus (AM), sendo sua aplicação principal compor os elementos de Artilharia Anti-Aérea alocados ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro).
Segundo o diretor técnico da Orbisat, João Moreira Neto, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vem avaliando o Saber-M60 desde 2010. Este ano, o órgão repassou um parecer positivo ao Estado Maior da Aeronáutica, atestando que o equipamento cumpre com os requisitos operacionais da instituição.
Recentemente, o Saber-M60 foi certificado pelo Exército Brasileiro e o documento atesta que o equipamento cumpre com as normas militares, ambientais e de interferência eletromagnética.
Os radares Saber-M60 têm o protocolo de comunicação Asterix e pode ser diretamente ligado à rede do SISDABRA e, assim, integrado aos outros radares de vigilância da FAB. O próximo passo depois da carta de intenção é o detalhamento de proposta técnico-comercial, negociação e assinatura de contrato de fornecimento ainda para 2011.
Sobre a Orbisat
A OrbiSat é uma empresa privada, especializada em sensoriamento remoto e radares para vigilância aérea e terrestre. Recentemente, assinou contrato de venda de suas áreas de defesa e sensoriamento remoto para a Embraer Defesa e Segurança. O acordo estratégico foi firmado para garantir a continuidade das atividades dessas divisões da companhia, que agora ganha mais força com o impulso da Embraer.
A empresa domina a tecnologia de diversos radares: Interferométricos de Abertura Sintética, de Busca e Vigilância de alvos aéreos em três dimensões, de Vigilância embarcados com processamento em tempo real, de Secundários e Interrogadores Militares em todos os modos.
A capacitação tecnológica da OrbiSat é reconhecida internacionalmente e já foi adotada por países como Venezuela, Itália, Suíça, Alemanha, Israel, Estados Unidos e França.
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fonte: Defesanet
abraços]
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Abr 14, 2011 11:20 pm
por Penguin
DATE:14/04/11
SOURCE:Flight International
Japan launches F-X fighter RFP
By Stephen Trimble
Japan has formally launched its F-X fighter competition by sending a request for proposals to three potential bidders.
Boeing and Lockheed Martin have confirmed a US government representative has received Japan's RFP on behalf of the F/A-18E/F Super Hornet and F-35 Lightning II, respectively.
A UK representative is also understood to have picked up the RFP for a possible bid by the Eurofighter Typhoon.
Each bidder should receive a copy of the solicitation soon.
Japan has released the RFP just a few weeks after the country was hit by an earthquake, tsunami and nuclear crisis, leaving an estimated 26,000 people dead and public safety still at risk.
Damage caused by the disasters may have included an entire squadron of 18 Mitsubishi F-2B trainers, at least some of which were engulfed by seawater when the tsunami struck Matsushima air base.
Meanwhile, Japan has already started decommissioning its fleet of ageing McDonnell Douglas F-4 Phantom IIs, which it plans to replace with the F-X fighter.
Tokyo had originally expressed interest in importing the Lockheed Martin F-22A Raptor, but the US Congress decided not to waive or rescind the export ban on the fifth-generation air superiority fighter.
Instead, Japan has launched the F-X competition while funding internal development of the ATD-X stealth demonstrator.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sex Abr 15, 2011 8:38 am
por Booz
E o Jobin parece que também jogou a toalha em relação a um desfecho para o FX este ano.
Declarações dele na LAAD do amuado ministro fizeram-se assim entender.
R.I.P
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sex Abr 15, 2011 11:01 am
por Wolfgang
jp escreveu:E o Jobin parece que também jogou a toalha em relação a um desfecho para o FX este ano.
Declarações dele na LAAD do amuado ministro fizeram-se assim entender.
R.I.P
A Dilma não vai deixar de decidir o F-X, mas como a grande meta dela é deixar em 2014 os juros e as contas em níveis civilizados, eu apostaria em decisão só para o ano fiscal de 2012 mesmo.