F-32 foi só uma brincadeira...
O F-16 é uma aeronave que para qualquer Força Aérea faz bom trabalho em quase tudo que faz (dependendo do gosto do cliente ou se ele é Bi place ou monoplace ele faz uma coisa ou outra um pouco melhor)... o Am-x faz um trabalho muito bem feito no que diz respeito a ataque e nada mais.
O problema é que a maioria das F Aéreas hoje em dia não se podem dar ao luxo de ter uma aeronave tão especializada que depende de supremacia aérea para se sair razoavelmente bem.
Além disso a tecnologia diminuiu muito a distância entre o que o Am-x faz muito bem e o F-16 faz razoavelmente bem (ataque) - por exemplo. E não existem provas de que realmente um Am-X seria tão superior assim a um F-16 em uma missão de ataque.
Aeronaves como o Su-30/Rafale/S Hornet/Typhoon e algumas versões do F-15 já são outra história...
E olha que eu nem gosto do F-16,
mas reconheço que ele entre ele e o Am-X, ela é uma aeronave que pode cumprir muito mais papéis e estar muito mais disponível para todas as etapas de um conflito e ainda fazer um ótimo trabalho.
Já com relação a história dos Balcans, o Am-X não se arriscou a voar baixo em áreas aonde o F-16 foi utilizado e tinha que voar muito alto por conta dos SAM e ainda fez SEAD. Nessas áreas o Am-X teria que voar tão alto quanto e correr o risco de não ser tão eficiente caso os Sérvios tivessem uma F Aérea de verdade voando.
Enfim, se tivessemos uma industria que estivesse recebendo investimentos de verdade do Governo e programas realmente fossem para frente, certo ou errado, eu acho que seria ótimo experimentar e desenvolver uma aeronave tão especializada.
Hoje em dia eu acho que é mais fácil que desenvolvamos um LIFT que faz ataque (caso exista interesse do governo nisso).
[]s
CB_Lima