Luís Henrique escreveu:1) poderia compartilhar conosco suas fontes para os valores. O Roberto Lopes publicou uma matéria no Poder Aéreo e eu apresentei os valores aqui.
Você disse que ele pegou estes valores sem base nenhuma. Poderia mostrar a sua base?
Como disse, não posso compartilhar a fonte.
Luís Henrique escreveu:não falta são exemplos para demonstrar que os equipamentos russos são na MAIORIA DOS CASOS mais baratos que os análogos ocidentais.
Quanto a isso, até podemos concordar, mesmo olhando a minha lista de preços, olha lá, o Mi 28 por US$30 milhões e o Tiger por US$ 36 milhões, ou mesmo o nanico do Mangusta por US$22 milhões, um helicóptero como o Mi 28 por US$ 30 milhões é uma pechincha, por US$ 16 milhões seria uma grande estupidez, e os russos sabem disso, mesmo que os russos só gastassem US$10 milhões para fabricar cada unidade (o que, de qualquer jeito, não acredito que seja o caso, mas não interessa o custo de fabricação, só o de venda nesse caso) eles não venderiam tão mais barato que os concorrentes porque sabem que os compradores estão dispostos a pagar mais então os russos preferem lucrar mais.
Então ok, o Mi 28 é barato, concordamos com isso, o problema é o quanto, na hora de quantificar acho que você está completamente fora da realidade, não da para comprar 2 ou 3 Mi 28 pelo preço de um Tiger, o Mi 28 é barato mas dentro de um 20% ou 30% do preço dos concorrentes, e, provavelmente isso mais caro que o Mangusta que está praticamente uma classe abaixo.
Luís Henrique escreveu:Quem não quer enxergar, não tem como. Eu coloquei vários outros exemplos nos demais posts. Os russos fabricam submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos com mesmo preço de submarinos diesel elétricos do ocidente.....Coloquei o exemplo dos helicópteros, pagamos U$ 60 mi por cada EC-725 e os indianos pagaram U$ 16,75mi (quase 4x menos) pelos Mi-17.
E como falei, não da para comparar Mi-17 com EC-725, é outro nível tecnológico, alias, parece que os iraquianos pagaram bem mais pelos seus Mi-17.
Luís Henrique escreveu:
Quer mais um exemplo:
Modernização dos MiG-29 e Mirage 2000 indianos.
MiG-29 custou U$ 15,3 mi cada (U$ 969 mi para 63 aeronaves)
Mirage 2000 custou U$ 46,15 mi cada (U$ 2,4 bi para 52 aeronaves, chega em U$ 3,3 bi incluindo infra-estrutura montada na Índia e armamentos)
Contrato de modernização não quer dizer nada porque não se sabe quanto foi modernizado, dizem que trocaram praticamente tudo dos Mirage 2000 exceto a carcaça.
E além do mais, mesmo a modernização sendo cara não acha estranho a India ter optado por modernizar esses Mirage por esse valor absurdo ao invés de comprar (ou fabricar) Su 30 pela bagatela de US$ 30 milhões?
Luís Henrique escreveu:
Em 2004 a Índia comprou 16 MiG-29K por U$ 730 mi (U$ 45,62 mi cada).
Em 2010 a Índia comprou 29 MiG-29K por U$ 1,2 bi (U$ 41,37 mi cada).
Em 2009 a Rússia comprou 24 MiG-29K por U$ 1 bi (U$ 41,66 mi cada).
O contrato dos Mig-29 com a Índia fazem parte de um contrato maior no valor total de US$ 4 bilhões, não vou dizer que cada Mig-29 custou quase US$ 100 mi a unidade como você faz com qualquer equipamento ocidental, mas não serei cego a ponto de ignorar que a Rússia só vendeu esses Mig-29 a preço de custo por causa dos US$ 2,3 bilhões para modernizar o porta aviões (alias, quase o preço de um novo).
Luís Henrique escreveu:
Veja casos em anos próximos de modelos ocidentais:
Em 2007 a Austrália comprou 24 Super Hornet por U$ 4,6 bi (U$ 191,66 mi cada).
E ano passado a US Navy pagou UD$ 60 mi para repor alguns Super Hornet, sabe o que mais veio no pacote da Austrália?
Luís Henrique escreveu:
Em 2003 Austria comprou 18 Eurofighter por E$ 1,962 bi (E$ 109 mi cada) em 2007 reduziu para 15 aeronaves USADAS e o preço subiu para E$ 114 mi cada. (Ou U$ 134,52 mi cada)
O negócio com aeronaves usadas foi muito contestado na Áustria, mas acredito que cada Eurofighter custa ~US$100 milhões, ele está em um nível de desempenho totalmente diferente dos demais aviões citados aqui.
Luís Henrique escreveu:Portanto pelo postado pelo rcolistete, temos na proposta para a Coreia do Sul em 2012:
36 APACHE = U$ 3,6 bi --> U$ 100 mi unitário
36 AH-1Z = U$ 2,6 bi --> U$ 72,22 mi unitário
e pelo contrato do Iraque
30 Mi-28 = U$ 2 bi --> U$ 66,66 mi unitário
Novamente, comparando pacotes diferentes, sabemos que em nenhuma das duas concorrências esses preços se referem só aos aparelhos, mas não sabemos o que veio junto.
Luís Henrique escreveu:Todos eles contemplam treinamento e sobressalentes.
Sim, mas quanto? Um país pode pedir um adicional de 4 mísseis por avião, o outro pode pedir 16 mísseis por avião, outro pode pedir a fábrica junto.
Luís Henrique escreveu:Eles afirmaram que só porque o Mi-28 é mais pesado, mais potente e mais blindado não teria como ser mais barato.
É uma suposição bem razoável...
Alias, em um outro post você citou um Su 30 (ou Su 34, não lembro bem) por 30 e poucos milhões, de onde veio o valor? Pessoalmente duvido que você ache qualquer contrato de caças novos da família Su 27 após 2010 por menos de US$ 50 milhões a unidade, fica o desafio.