TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: F35: DUPLA MANGA / BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ?

#2146 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:01 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Sim e não, Carlos. Explico, o que está sendo assinado é aquilo que eu disse tempos atrás aqui no DB, aquela proposta russa contendo um "telefone vermelho" entre os ministros de assuntos estratégicos dos dois países (o MG atualmente) e o convite para participarmos do projeto PAK-FA. Mas ainda falta detalhar a assinatura dos caças para o FX-2, que naturalmente não pode ser o PAK-FA porque este ainda está muito distante. Digamos que portas se abriram (ou escancararam??).

Abração,

Orestes

Pronto, estão vendo, o Professor Orestes acabou de confirmar que a Rússia levou o FX-2 :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]s
Nem vem, não disse nada disso! :lol: :lol: :lol:

orestespf
Sênior
Sênior

#2147 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:03 pm

RenaN escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Na realidade foi o Renan quem pediu pra eu escrever isso, Professor, então a culpa é dele :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s
:shock: :shock:

Não fala isso nem brincando, se ele acredita eu to F!@#$%¨!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: [003] :roll: :cry: :oops:

Sds. :wink: :D
Já acreditei!!!! Pode comprar um tonel de vaselina, porque o f... vai entrar. [082] [082] [082]

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2148 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 15, 2008 8:03 pm

Wolfgang escreveu:
orestespf escreveu: Pode até ser rica, mas aguentar o mesmo "oh yeah" de sempre, não dá. :twisted: :twisted: :twisted:
Ah, mas dá umas espancadinhas sincronizadas com os 'oh yeah'!... :mrgreen: Cousa buena como diria o esgui Túlio véio...
Com o estimulo apropriado o vocabulário aumenta que é uma beleza...

Tanto em russo, quanto em Inglês, quanto em Francês... :wink: Umas línguas mais do que as outras!

Enough said :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior

#2149 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:07 pm

RenaN escreveu:
orestespf escreveu:Putz! quando eu li "el pacto", pensei logo venderam a alma para o d.... Quer dizer, para os russos! :twisted: :twisted:

Perai que vou pegar minha vodka russa e tomar uns goles, mas dado "el pacto", se a mesma acabar, tomo a nacional mesmo, agora é uma coisa só. :twisted: :twisted: :twisted:
Ai você vai ter amnésia alcoólica e vai acordar amanhã sem lembrar que os Russos venceram. :twisted: :twisted:

Sds.
Esquenta não, Renan. O pior é o bafo amanhã na hora da aula de Cálculo IV e às 8 da manhã. :lol: :lol: :lol:

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#2150 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 15, 2008 8:07 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2151 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 15, 2008 8:08 pm

A Russia assinou um acordo tão inútil quanto aquela que assinamos com a França meses atrás.

Foi a mesma euforia, oohh vai vir Rafale!! Agora é o mesmo, só que com Flanker e Ghost-Fighter.

Acho que esse ano vai passar e nada de FX... :|

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2152 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Abr 15, 2008 8:08 pm

orestespf escreveu:
cicloneprojekt escreveu: O PAK lá na Frente é certo(aparentemente) agora.

Já o Su-35-1, não sei.
Sem querer jogar um balde de água fria, Walter, mas o que foi assinado é um documento dizendo que o Brasil se interessa em participar do programa do PAK-FA. Para isso se consolidar é necessário que uma empresa (Embraer?) entre na parada. Nada sobre o FX-2 em si está definido e o Brasil não pode se dar ao luxo de esperar o PAK-FA ficar pronto para depois comprá-lo, isso demora muito ainda.

Mas uma coisa é certa, se ficar consolidado a participação no Brasil no PAK-FA, o F-35 vai para a geladeira de vez, não faz sentido dois caças de 5ªG, ainda mais concorrentes.

Dúvida restante: qual será o caça para o FX-2, supondo que esta carta de intenções se transforme em um contrato de fato?

Grande abraço,

Orestes
Caso se confirme a participação no PAK-FA, o mais provável será a FAB segurar com o que tem hoje, modernizando dentro do possível, e isso inclusive foi adiantado pelos Ministros para essa hipótese.

A compra de um outro caça de 4a geração, mesmo de "prateleira", sairia cara demais a médio/longo prazo. Talvez o Su-35-1 seja uma exceção, já que é do mesmo fornecedor. Poderia ser até um Su-30.

É o meu chute.

Abraços

Alberto

Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior

#2153 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:08 pm

Tigershark escreveu:
RenaN escreveu: Ai você vai ter amnésia alcoólica e vai acordar amanhã sem lembrar que os Russos venceram. :twisted: :twisted:

Sds.
é mesmo,Mestre,pelo menos a "mobília" da sala já está ok :Já temos dois SOFAs.

Abs,

Tigershark

Pows, Tigershark, começou a beber antes de mim??? :shock: :shock: :D :D :D

orestespf
Sênior
Sênior

#2154 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:09 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:Nova enquete no DB:

Quem será esse???

Prêmio: uma garrafa de vodka :mrgreen:

Imagem
Ainda bem que esta foto não foi tirada pelo ângulo do "lado de lá"... :shock: :shock: :lol: :lol:

RenaN
Sênior
Sênior

#2155 Mensagem por RenaN » Ter Abr 15, 2008 8:11 pm

orestespf escreveu:Não, não pode! Mas paro por aqui. :wink:

Abraços,

Orestes
Se eu captei, acredito que não seria a curto prazo né? Melhor dizendo, não seria neste governo.

orestespf escreveu:Já acreditei!!!! Pode comprar um tonel de vaselina, porque o f... vai entrar. [082] [082] [082]
Sai fora! :twisted: Se for pra manter minha honra tomo pau quantas vezes for preciso. :twisted: :twisted: :lol: :lol: [004]

Sds.

[<o>]
orestespf
Sênior
Sênior

#2156 Mensagem por orestespf » Ter Abr 15, 2008 8:12 pm

Wolfgang escreveu:
orestespf escreveu: Pode até ser rica, mas aguentar o mesmo "oh yeah" de sempre, não dá. :twisted: :twisted: :twisted:
Ah, mas dá umas espancadinhas sincronizadas com os 'oh yeah'!... :mrgreen: Cousa buena como diria o sumido Túlio véio...
Aí é que está a diferença, na hora da "pancadinha" a americana diz assim: ai, ai, stupid! Já a russa: continua, não pára (traduzido do cirílico para evitar "problemas". hehehe). :D :D

soultrain
Sênior
Sênior

#2157 Mensagem por soultrain » Ter Abr 15, 2008 8:14 pm

Vou dar a minha opinião muito pessoal sobre o que foi postado aqui e o acordo que o Pêpe transcreveu.

Esse memorando não é relacionado com caças, é muito mais que isso, abre uma caixa de pandora (com isto não quero dizer que seja necessariamente mau) só é preciso alguém com vontade de a abrir.

Na minha opinião o Brasil não se devia unir a nenhum bloco, mas ser em si um líder de um novo bloco (da AS por exemplo).

Como torcedor comprarem o SU-35 ou o PAK é natural, é uma transacção comercial de armas, mas o tal memorando é muito mais que isso. Pela minha afinidade vejo o Brasil como o país mais Europeu do continente, do norte e do sul, acho que o mais natural é a aproximação à Europa por inúmeros factores e questões culturais.

Comprar caça Europeu era a manutenção de uma neutralidade antiga, sem grandes questões politicas por de trás, comprar F-35 era atrelar politicamente a um bloco, este memorando é muito mais que isso.

Estarei a fazer uma leitura errada?

[[]]'s

Editado pela última vez por soultrain em Ter Abr 15, 2008 8:16 pm, em um total de 1 vez.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#2158 Mensagem por Wolfgang » Ter Abr 15, 2008 8:15 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

rafa_rop
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez

#2159 Mensagem por rafa_rop » Ter Abr 15, 2008 8:18 pm

Pra mim esse PAK-FA é desculpa pra continuarmos de F-5EM... Vamos usar o dinheiro do FX com o desenvolvimento e lá pra 20@# o FX volta na forma do PAK-FA. Duvido que comprem FLANKERS pra cobrir esse GAP, duvide-o-dó! Afinal, na cabeça do NJ, pra que gastar com um 4a geração, se estamos na era do quinta!

[]'s

SI VIS PACEM, PARA BELLUM
Anderson TR
Sênior
Sênior

#2160 Mensagem por Anderson TR » Ter Abr 15, 2008 8:20 pm

orestespf escreveu:
RenaN escreveu: O SP pode operá-lo?
Não, não pode! Mas paro por aqui. :wink:

Abraços,

Orestes
O SP não pode operar o MIG29 professor???Mesmo sem a necessidade de catapulta como fala esse artigo abaixo??

Além do novo motor, o avião russo conta também com o advento de um novo sistema de radar, o Zhuk-AE, que lhe permite efetuar simultaneamente várias funções, desde identificar aeronaves inimigas, guiar mísseis, efetuar comunicações com outros aviões, ou interferir nas comunicações e sensores de aeronaves adversárias.

Outro argumento apresentado, é a possibilidade de a Índia operar uma outra aeronave da família, o MiG-29UKB, que sendo também um avião da família do MiG-29/35, está especialmente adaptado para operar a partir de porta-aviões. O MiG-29UKB, é visto como uma das melhores opções para apetrechar os futuros porta-aviões indianos.

Como aeronave naval, o MiG-29UKB, não tem rivais diretos, uma vez que ele opera em porta-aviões desprovidos de catapultas, o que implica que o único concorrente direto é o americano F-35, um caça que voou pela primeira vez há apenas algumas semanas, tem um custo considerado excessivo e parte das suas características «Stealth» são tão secretas que os Estados Unidos querem vender o F-35 com essas características reduzidas, e isto mesmo para países aliados.

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Responder