TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Strike7
Intermediário
Intermediário

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21286 Mensagem por Strike7 » Sex Out 16, 2009 3:25 pm

czarccc escreveu:
Strike7 escreveu: Não o Gripen NG possui um novo radar, um novo motor, novas dimensões e novos sistemas... O suficiente para capacitar a industria nacional. Ou seja cumprirá com o seu papel.

Em 2028 começa o desenvolvimento de um novo caça. E em 2035 eles começam a substituir os caças do Brasil...

Já Portugal deve operar o F-16 até 2025, e depois comprar um caça usado, tipo o Super Hornet. Ex-USAF.

Portugal deve comprar F-35, quando e se este ficar pronto, como a maioria dos operadores de F-16 mundo afora.

Agora, Super Hornet ex-USAF foi brabo... :roll:

Se não sabes, Portugal comprou 20 F-16 novos em 1992 :shock: que devem operar até 2030 :lol: :lol: e outros 25 F-16, que são ex-USAF.... :wink:

Editado pela última vez por Strike7 em Sex Out 16, 2009 3:26 pm, em um total de 1 vez.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6767 vezes
Agradeceram: 7071 vezes
Contato:

#21287 Mensagem por Túlio » Sex Out 16, 2009 3:26 pm

Strike7 escreveu:
Túlio escreveu:
Está ficando embaralhada essa charla do Gripen... :?
Eu já expliquei isto.

E pela milesima vez, parem de achar que são o dono da verdade e que todos que são a favor do gripen trabalham para a SAAB.

Existem empresas Brasileiras que tambem estão interessadas nesta parceria, na verdade todas estão porque a opção pela SAAB geraria renda e capacitação de industria brasileiras. Assim como faz os EUA e como faz a França o Brasil só será uma potência quando desenvolver seus equipamentos. Hoje eu só vejo a SAAB com uma oferta proxima ao esperado. Assim como só via a Eurocopter no caso dos Helicópteros e como só via a DCN no caso dos submarinos.

Ei, amigo, apenas estranhei a mudança súbita nos números, oras. No momento em que postas em público, teus posts (não tua pessoa) estão expostos a críticas, correto? Fiz a minha sem a mínima maldade, se assim entendeste, minhas desculpas por me expressar mal. Ademais, não me acho dono da verdade ( :twisted: MENTIRA, acho sim, tinha que ser FLANKER! :twisted: ) e em momento algum sequer dei a entender que acho que TODOS os que são a favor do Gripen são empregados da SAAB, aliás, EU MESMO o defendo como parte LO de um HI-LO-MIX para o qual só agora parece que alguns colegas parecem estar acordando...

De qualquer forma, não me leves a mal, não estava te zoando, só achei mesmo estranha aquela mudança de números, nem dá bola, kôza de véio mesmo... :wink: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Strike7
Intermediário
Intermediário

#21288 Mensagem por Strike7 » Sex Out 16, 2009 3:27 pm

soultrain escreveu:Strike7,

Há verdades que não são minhas nem suas, como a USAF não operar SH, nem Portugal operar F-16 até 2025, porque simplesmente não é possível.

Caso não saiba a FAP comprou o primeiro lote de F-16OCU novos.

Para quem comete tantos erros deveria ser muito mais cuidadoso e menos presunçoso no que diz, que já vimos passa um pouco ao lado da realidade.

[[]]'s
Que erros?

A é verdade, os 64 caças indianos que eu não citei...

A é mesmo, eu coloquei USAF, quando deveria ter colocado USNAVY... Força do habito... Perdão, me jogue aos demonios pelos erros graves que cometi.

Editado pela última vez por Strike7 em Sex Out 16, 2009 3:32 pm, em um total de 1 vez.
soultrain
Sênior
Sênior

#21289 Mensagem por soultrain » Sex Out 16, 2009 3:32 pm

Reality check:

FX2- 36 caças
MRCA- 126 caças mais 64 de opção.

A USAF não opera SH.

A FAP não vai manter os F-16 até 2025.

O NG nunca vai ser fabricado até 2025.

Ninguem faz planos nesta área para COMEÇAR o desenvolvimento de um novo caça daqui a 18 anos, isso só existe na sua cabeça.

e por ai a fora...

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Strike7
Intermediário
Intermediário

#21290 Mensagem por Strike7 » Sex Out 16, 2009 3:35 pm

soultrain escreveu:Reality check:

FX2- 36 caças

A USAF não opera SH. Olha nobre colega, tens razão, me queime...

A FAP não vai manter os F-16 até 2025. Não sei, quem deve saber isto é você.

O NG nunca vai ser fabricado até 2025. Como não? Você controla a linha de produção da SAAB? Quandos anos faz que a linha de produção do F-16 esta aberta? E a do F-15? E a do Su-27? E a do Mig-29? O que difinirá isto é o volume de encomendas. A Brasileira já é suficiente.

Ninguem faz planos nesta área para COMEÇAR o desenvolvimento de um novo caça daqui a 18 anos, isso só existe na sua cabeça. Na minha e na da FAB... E na da USAF com o F-22, e na da Russia com o PaK-Fa... Xi são muitas...

e por ai a fora...
Quantos erros nobre colega, que vergonha.... :wink:

Editado pela última vez por Strike7 em Sex Out 16, 2009 3:39 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#21291 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 16, 2009 3:39 pm

Qual a diferença entre Gripen-NG e PAk-FA????
Sim, por que defender uma e não a outra me parece por demais óbvio, até prá mim que sou um mero leigo e não posso posar de phodão por ter acesso as propostas e condições do FX.
Aliás, se algum forista (daqui ou de qualquer outro fórum) teve acesso a estas propostas, então o programa todo é uma piada em termos de sigilo e, portanto, os serviços de informação dos países envolvidos estão sabendo muito mais que isso.

Agora os custos voltaram a ser irrelevantes, já que vamos ter de montar uma fábrica de NGs aqui, para exportá-los para o mundo, sedentos por caças leves d 4ºG.
O caça que começou o FX custando uns meros 30 milhões subiu, subiu e agora deve estar passando dos cem, coma tal fábrica no bolo.
Eu é que devolvo a pergunta, vocês tem que decidir se custos são ou não o mais importante nessa estória afinal.
Antes tudo se resumia a menos querosene e motores. Agora é a capacitação na construção de um caça de 4ºG.

Ainda outra coisa que eu não consigo entender.
Só se pode aprender algo se fizermos esse algo, ou melhor, uma asa deste algo?
Prá que servem as escolas, universidades, centros de pesquisa, indústrias capacitadas a fazer coisas e que podem receber a tecnologia de fabricação E PROJETO de aeronaves e suas partes, tudo isso não serve de mais nada, agora somente e apenas montando o NG aqui com 40% de partes nacionais é que se poderá aprender esses 40%? Sim, porque se de acordo coma nova teoria se aprende apenas "on the job", e se vamos fazer 40%, logo a tecnologia será de 40% do total.

E comparar o Rafale enquanto plataforma e vetor com o Gripen ????

Tá ficando engraçado de novo isso aqui, estamos voltando àquela semana crítitca. :roll: :lol:

E depois querem imputar a mutabilidade de opinião aos flankeristas. :lol: :lol: :lol: :lol:

soultrain
Sênior
Sênior

#21292 Mensagem por soultrain » Sex Out 16, 2009 3:40 pm

Strike7 escreveu:
soultrain escreveu:Reality check:

FX2- 36 caças

A USAF não opera SH. Olha nobre colega, tens razão, me queime...

A FAP não vai manter os F-16 até 2025. Não sei, quem deve saber isto é você.

O NG nunca vai ser fabricado até 2025. Como não? Você controla a linha de produção da SAAB? Quandos anos faz que a linha de produção do F-16 esta aberta? E a do F-15? E a do Su-27? E a do Mig-29? O que difinirá isto é o volume de encomendas. A Brasileira já é suficiente.

Ninguem faz planos nesta área para COMEÇAR o desenvolvimento de um novo caça daqui a 18 anos, isso só existe na sua cabeça. Na minha e na da FAB...

e por ai a fora...
Então se sou eu que sei porque foi você que afirmou????

Quanto ao resto vamos ver, eu faço alguma ideia do que escrevo.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
gaitero
Sênior
Sênior

#21293 Mensagem por gaitero » Sex Out 16, 2009 3:45 pm

soultrain escreveu:
Strike7 escreveu:
Então se sou eu que sei porque foi você que afirmou????

Quanto ao resto vamos ver, eu faço alguma ideia do que escrevo.

[[]]'s
Eu tive acesso a um documento em 1996 que era sobre o FX-Br. :lol: :lol:

Este programa nacional é fato. Mas é claro, assim como o SNB, existem muitos problemas a serem superados.

Além disso, eu li em uma revista de defesa algo sobre o FX-BR tambem, o Marino que publicou a notícia la nos navais. Pelo que me lembre a data era 2030 ou algo assim. ( Na revista ).

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
soultrain
Sênior
Sênior

#21294 Mensagem por soultrain » Sex Out 16, 2009 3:48 pm

Carlos,

O problema é que os verdadeiros defensores do Gripen e que sabem muuuiiito acerca do mesmo, não participam.

Há muitos colegas aqui que têm um conhecimento extraordinário sobre o assunto, mas temos que passar o tempo a corrigir dados de outros que pensam que sabem.

[[]]'s

NJ
Carlos Mathias

#21295 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 16, 2009 3:50 pm

Pois é, Soultrain. :?

Como te sentes prestes a usar F-16MLUUUUUU até 2090???? :roll: :mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#21296 Mensagem por Túlio » Sex Out 16, 2009 3:50 pm

Senhores, apenas como colega, venho solicitar mais calma e cordialidade ao debate. O fígado não é um conselheiro dos buenos nessa hora... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Mathias

#21297 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 16, 2009 3:52 pm

Eu tô na boa, depois de ser bógus, o resto é festa. :lol:

gaitero
Sênior
Sênior

#21298 Mensagem por gaitero » Sex Out 16, 2009 3:53 pm

Carlos Mathias escreveu:Qual a diferença entre Gripen-NG e PAk-FA????
Sim, por que defender uma e não a outra me parece por demais óbvio, até prá mim que sou um mero leigo e não posso posar de phodão por ter acesso as propostas e condições do FX.
Aliás, se algum forista (daqui ou de qualquer outro fórum) teve acesso a estas propostas, então o programa todo é uma piada em termos de sigilo e, portanto, os serviços de informação dos países envolvidos estão sabendo muito mais que isso.

Agora os custos voltaram a ser irrelevantes, já que vamos ter de montar uma fábrica de NGs aqui, para exportá-los para o mundo, sedentos por caças leves d 4ºG.
O caça que começou o FX custando uns meros 30 milhões subiu, subiu e agora deve estar passando dos cem, coma tal fábrica no bolo.
Eu é que devolvo a pergunta, vocês tem que decidir se custos são ou não o mais importante nessa estória afinal.
Antes tudo se resumia a menos querosene e motores. Agora é a capacitação na construção de um caça de 4ºG.

Ainda outra coisa que eu não consigo entender.
Só se pode aprender algo se fizermos esse algo, ou melhor, uma asa deste algo?
Prá que servem as escolas, universidades, centros de pesquisa, indústrias capacitadas a fazer coisas e que podem receber a tecnologia de fabricação E PROJETO de aeronaves e suas partes, tudo isso não serve de mais nada, agora somente e apenas montando o NG aqui com 40% de partes nacionais é que se poderá aprender esses 40%? Sim, porque se de acordo coma nova teoria se aprende apenas "on the job", e se vamos fazer 40%, logo a tecnologia será de 40% do total.

E comparar o Rafale enquanto plataforma e vetor com o Gripen ????

Tá ficando engraçado de novo isso aqui, estamos voltando àquela semana crítitca. :roll: :lol:

E depois querem imputar a mutabilidade de opinião aos flankeristas. :lol: :lol: :lol: :lol:
Ao contrário de muitos aqui eu nunca analizei as capacidades do caça. Mesmo tendo optado pelo Su-35 e depois pelo rafale.

Na verdade eu também sou cético sobre o Gripen, mas não pelo caça em si, na verdade eu considero que o gripen é tão capaz quanto o rafale. :roll:

Eu sou cético com relação ao Gripen, porque não sei se o Brasil esta preparado para tal empretada, e não sei se a FAB esta pronta para enfrentar eventuais atrazos e problemas que sempre aparecem nos novos equipamentos. Basta ver os atrazos do rafale, Su-35, F-35, F/A-18. Quero dizer, isto é uma realidade, o gripen custará mais e demorará mais. Porém o retorno tecnologico é sim interessante.

Com relação ao Rafale, bem o que eu vejo de interessante é o apoio da França. Não a tecnologia a ser transferida. Para se ter uma idéia muitas das empresas que a Dassault diz que terá como parceira, nem mesmo conversaram com a Dassault.

O que eu sei é que a França tem muito a nos oferecer, e eu creio que este é o diferencial. Porém vou voltar para a varanda, estou me sentindo melhor agora que não comento mais... :wink:

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#21299 Mensagem por Túlio » Sex Out 16, 2009 3:54 pm

Colhendo o ensejo, sossegues o flood, Mr. Flanker, para pegares o Prepe ele tem que quebrar todos os dedos dos pés e das mãos e levar um ou dois anos para se recuperar, POWS!!!

soultrain
Sênior
Sênior

#21300 Mensagem por soultrain » Sex Out 16, 2009 3:54 pm

gaitero escreveu: Eu tive acesso a um documento em 1996 que era sobre o FX-Br. :lol: :lol:

Este programa nacional é fato. Mas é claro, assim como o SNB, existem muitos problemas a serem superados.

Além disso, eu li em uma revista de defesa algo sobre o FX-BR tambem, o Marino que publicou a notícia la nos navais. Pelo que me lembre a data era 2030 ou algo assim. ( Na revista ).
Gaiteiro,

Acredito que se tenha posto a data numa apresentação para servir de guide line, mas 18 anos em caças de combate é muito tempo, veja que o AMX foi produzido até há cerca de 20 anos e hoje (sem modernização) praticamente não tem valor militar. Daqui a 20 anos alguém sabe de certeza que vão continuar a haver caças tripulados?

O tempo médio para desenvolver requisitos sobre um novo caça é relativamente curto, o maio tempo dispendido é no desenvolvimento e pré-produção.

[[]]'s

NJ
Responder