Qual a diferença entre Gripen-NG e PAk-FA????
Sim, por que defender uma e não a outra me parece por demais óbvio, até prá mim que sou um mero leigo e não posso posar de phodão por ter acesso as propostas e condições do FX.
Aliás, se algum forista (daqui ou de qualquer outro fórum) teve acesso a estas propostas, então o programa todo é uma piada em termos de sigilo e, portanto, os serviços de informação dos países envolvidos estão sabendo muito mais que isso.
Agora os custos voltaram a ser irrelevantes, já que vamos ter de montar uma fábrica de NGs aqui, para exportá-los para o mundo, sedentos por caças leves d 4ºG.
O caça que começou o FX custando uns meros 30 milhões subiu, subiu e agora deve estar passando dos cem, coma tal fábrica no bolo.
Eu é que devolvo a pergunta, vocês tem que decidir se custos são ou não o mais importante nessa estória afinal.
Antes tudo se resumia a menos querosene e motores. Agora é a capacitação na construção de um caça de 4ºG.
Ainda outra coisa que eu não consigo entender.
Só se pode aprender algo se fizermos esse algo, ou melhor, uma asa deste algo?
Prá que servem as escolas, universidades, centros de pesquisa, indústrias capacitadas a fazer coisas e que podem receber a tecnologia de fabricação E PROJETO de aeronaves e suas partes, tudo isso não serve de mais nada, agora somente e apenas montando o NG aqui com 40% de partes nacionais é que se poderá aprender esses 40%? Sim, porque se de acordo coma nova teoria se aprende apenas "on the job", e se vamos fazer 40%, logo a tecnologia será de 40% do total.
E comparar o Rafale enquanto plataforma e vetor com o Gripen ????
Tá ficando engraçado de novo isso aqui, estamos voltando àquela semana crítitca.
E depois querem imputar a mutabilidade de opinião aos flankeristas.