malmeida escreveu:Túlio escreveu:O que estranhei é que tinha lido que os sistemas eram redundantes (triplicados, se não me engano), creio que caiu mais uma lenda, pois bastou uma josta de urubu e quase ficamos com um AMX a menos...
touché!
MAlmeida
Claro que os sistemas são redundantes... Por exemplo, o cabo que leva o comando elétrico para acionamento do aileron, por exemplo, é duplicado e caminham por regiões diferentes da aeronave, assim como tubos hidráulicos. As fontes elétricas tem redundância (gerador x baterias), e com certeza computadores e outros itens também tem.
Mas existem coisas para as quais não existe a tal redundância... no caso do AMX as óbvias são o motor e o piloto. Aliás, no AMX e num montão de aeronaves por aí... isso não é demérito algum.
A redundância tem aí dois objetivos... reduzir a probabilidade de uma falha simples de um componente "derrubar a aeronave" (que é a mesma redundância do projeto de uma avião comercial); e a redundância que visa reduzir a probabilidade de perda da aeronave por danos de combate.
Vejam bem, reduzir a probabilidade... afinal não existe avião imune a danos que o possam derrubar. Um simples tiro de fuzil, dependendo de onde acertar, pode derrubar qualquer aeronave. Mas as chances são mínimas. Já um impacto de arma de grosso calibre (um 30mm explosivo) por exemplo, num impacto direto, dependendo de onde acertar derruba um avião, seja ele qual for.
O mesmo vale para um urubu... Os aviões são projetados para suportar impactos de pássaros (tanto é que existem ensaios com os tais "canhões de frango"). As partes da aeronave mais suscetíveis a impactos com pássaros são projetadas para suportar estes impactos de modo que os danos gerados (claro que existirão danos) não sejam suficientes para derrubar o avião.
Entretanto existem parâmetros para isso... parâmetros de peso do pássaro, velocidade da aeronave e etc... Se o choque ocorrer acima destes parâmetros, os danos serão maiores que o previsto, e suas consequências também.
Vide ocaso do A320 no rio Hudson... Os motores são projetados para suportar o impacto não de um, mas de diversos pássaros... mas naquele dia, naquelas condições os dois motores foram pro espaço!!!